Hoje vamos falar de uma das cervejas da Bison Brewing, e não é só uma cerveja, é uma representante do movimento criado por eles.
Esta cervejaria da Califórnia foi fundada em 1989 e desde o principio tratou seu negócio como um movimento, um movimento em prol da sustentabilidade, saúde e qualidade de vida. Eles produzem somente cervejas orgânicas, criam parcerias com produtores locais, incentivam os micro produtores e fazem questão se colocar contra o uso de transgênicos na produção de cervejas e alimentos.
Uma informação muito interessante é que eles mensuram o impacto que a compra de um pack de cerveja pelo consumidor final ou a compra de chopp pelos estabelecimentos gera no produtor orgânico, caso tenham curiosidade de ver estes números segue o site : http://bisonbrew.com/sustainability/
O exemplar que escolhi é uma spiced beer feita com base em uma Porter, com adição de gengibre, noz moscada e canela.
Organic Ginger Bread
Cerveja: Organic Ginger Bread
Estilo: Spiced Beer (based on Porter)
Teor: 6,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Quando servimos encontramos uma cerveja praticamente negra com nuances castanho escuro e uma espuma clara e consistente que se mantêm no copo por um bom tempo.
No aroma encontramos em primeiro plano as notas de malte e gengibre que remetem a biscoito fresco, e em segundo plano encontramos especiarias e suaves notas de chocolate e lúpulo cítrico.
Quando começamos e beber notamos um liquido de corpo médio e boa carbonatação, e no sabor encontramos malte, gengibre e notas amadeiradas, seguidas em segundo plano por chocolate e especiarias, já o amargor é bastante suave.
No aftertaste as notas de gengibre ganham mais destaque e são acompanhadas pelo crescimento das notas de especiarias que passam a remeter a noz moscada e pimenta, fechando o paladar com uma leve adstringência.
Esta é uma cerveja com notas de gengibre e especiarias equilibradas com o malte, densa e saborosa, indicada para acompanhar dias mais frios.
Quando vamos pensar na harmonização, temos que convir que esta cerveja tem a cara de um dia de inverno. Podemos pensar inicialmente em algum bolo ou torta doce por conta das notas de gengibre, mas vou indicar uma costelinha de porco na manteiga para esta cerveja.
Ela tem um bom teor alcoólico para acompanhar um prato com mais gordura, e as notas de gengibre, pimenta e noz moscada farão uma ótima combinação com aquela suculenta carne de porco que se desprende do osso.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Fala Guzzon, proposta muito legal da cervejaria e a cerveja em si parece deliciosa… logo pensei em festa Junina rs.
Abraços
Luquita, é realmente muito boa e essa pegada de gengibre e tempero vai muito bem numa noite de festa junina sim!
Abç
Guzzon
Guzzon, onde comprou essa beleza ai???
Renato, essa eu comprei quando estava nos EUA.
Optei por comprar algumas marcas mais regionais, coisa que seria bem mais dificil de encontrar por aqui… apesar que até as Samuel Adams que eu comprei são bem dificeis de encontrar por aqui… rs
Abç
Guzzon
Muito bom Guzzon. O sabor picante é bem marcante ou passa suavemente? O Brasil tem um movimento de cultivo de orgânicos com pequenos produtores já bem representativo, mas acho que essa preocupação pouco chegou a cerveja por aqui. Você sabe por que a Eisenbhan Orgânica agora é chamada de Natural? Será que não atinge o mínimo de orgânicos exigidos por lei?
Anselmo, o sabor picante é suave e no final do gole, não chega a ser agressivo.
E de fato no Brasil existe o crescimento de uma cultura organica, mas ela ainda esta nos primeiros passos, tornando os produtos dos produtores disponiveis diretamente para o publico final.
E no caso da Eisenbahn, é uma história interessante, ela foi lançada como Natural em 2004, porem houve uma mudança na legislação perto de 2010 (salvo engano) que não permitia mais vender o produto como organico, houve reformulação no liquido e agora ele tem o rotulo de Eisenbahn Organica, inclusive com o selo de produto organico emitido pelo Ministério da Agricultura. O problema é que a grande maioria das imagens que achamos na internet ainda são referentes ao rotulo antigo. Segue um link com uma reportagem que cita a cerveja que tem a foto do rotulo atualizado:
http://screamyell.com.br/blog/2013/03/13/de-blumenau-eisenbahn-parte-1/