Boa Cerveja-Feira…. com Kriek Boon

Esta semana iremos falar de um caso claro de cerveja endêmica, a Kriek Boon é uma Fruit Lambic e como todas as Lambics sua fermentação é espontânea. E esta fermentação é realizada por uma série de leveduras e bactérias, mas as características mais marcantes vêm da levedura do gênero Brettanomyces.

E quando falamos que cerveja endêmica, é pelo fato de que as Lambics e os demais estilos correlatos como Gueuze e Fruit Lambics foram originadas na região do Vale do Rio Senne, por conta da composição de leveduras e bactérias presentes na região.

Falando especificamente da Kriek Boon, ela é feita pela Boon Brewery da vila de Lembeek em barris de carvalho e para a composição desta cerveja são misturadas duas idades de cerveja, uma mais antiga e por conseqüência com notas sensoriais mais presentes e uma mais nova para agregar a carbonatação e após isso são inseridas as cerejas ainda inteiras e levemente maceradas, para uma segunda fermentação.

Um fato curioso é que a cervejaria usa cerca de 250g de cereja para cada litro de cerveja produzido.

Kriek Boon

Dados Técnicos:

2014.08.08 Kriek BoonCerveja: Kriek Boon
Estilo: Fruit Lambic
Teor: 4,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 375 ml

Visualmente encontramos uma cerveja vermelho rubi intenso com uma leve opacidade e uma espuma levemente rosada e com bolhas pequenas.

No aroma as notas de cereja em calda são as primeiras a serem notadas, trazendo um tom quase adocicado, porem logo temos a percepção das notas ácidas e rústicas da Lambic que remetem a couro e suor surgindo em segundo plano.

No paladar temos um liquido leve e de média carbonatação, com um paladar muito equilibrado entre o dulçor frutado da cereja e a acidez da lambic, as notas de cereja em calda se destacam no inicio, porem logo temos o crescimento das notas mais ácidas e animalescas com um final seco, frutado, ácido e levemente azedo.

O amargor é praticamente inexistente nesta cerveja.

Esta é uma cerveja complexa, e mesmo sendo ácida é refrescante com notas de cereja muito presentes, porem com a presença das notas animalescas e de couro em segundo plano.

Para harmonizar esta cerveja com notas frutadas e ácidas vou sugerir um foundi de chocolate branco, porem sem o uso de frutas pois este será o papel da kriek boon: entrar com todas as notas ácidas e levemente doces para compor o sabor. No lugar das frutas vou usar um pão doce cortado em cubos para ser colocado no founde.

Prost!

Fabrizio Guzzon