Esta semana vamos conhecer uma cerveja que trás a resposta para a vida, o universo e tudo o mais, a Wäls 42.
Produzida pela mineira Wäls em parceria com a google américa latina em uma iniciativa que começou nos EUA entre o Google de lá e a cervejaria Dogfish Head para produzir uma cerveja usando as ferramentas de tecnologia da Google.
O resultado desta parceria aqui foi a Wäls 42, uma Farmhouse Ale com adição de abacaxi, limão Tahiti, amêndoas e café, além de leveduras de champagne.
O nome da cerveja é uma referência ao universo nerd, mais especificamente ao “Guia dos Mochileiro das Galáxias” foi uma brincadeira realizada pelos funcionários da Google América Latina que participaram da construção da receita, uma maneira sutil (ou não) de trazer a cultura nerd para dentro deste universo cervejeiros.
Agora vamos pegar nossas toalhas e partir para a degustação.
Wals 42
Dados Técnicos:
Cerveja: Wals 42
Estilo: Farmhouse Ale
Teor: 6,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
A Wals 42 se apresenta uma cerveja amarela intensa, opaca com algumas poucas partículas em suspensão. A espuma se forma consistente, uniforme e branca sem mantendo por um bom tempo e terminando como uma nevoa fina sobre o liquido.
Aroma frutado com notas de abacaxi, cítrico e maça com leve toque rústico e ácido enquanto que em segundo plano temos notas de café verde, que são mais perceptíveis quando a cerveja se encontra mais quente.
Ao provarmos encontramos um líquido de corpo baixo e bem carbonatado enquanto que o sabor tem a predominância das notas de frutas brancas como abacaxi e maça alem da presença da acidez bem pontuada e com o dulçor de malte e frutado bem inseridos.
O retrogosto já apresenta as notas frutadas ficando menos intensas e encontramos um equilíbrio entre o frutado, a acidez e o dulçor fechando com uma sensação levemente amanteigada que nos remete a presença de amêndoas na receita.
A Wals 42 é uma cerveja leve, frutada e adocicada com acidez equilibrada e final levemente sedoso.
Para esta harmonização vamos respeitar a leveza da cerveja e valorizar
os ingredientes que dão personalidade a ela, como a inclusão de abacaxi, limão e amêndoas a receita.
Eu proponho harmonizar com file de tilápia fresco grelhado acompanhado por creme de maça e cebola. A tilápia é um peixe de carne suave e o creme de maça e cebola trará um toque cítrico ao prato.
A carne da tilápia tem seu sabor destacado pelas notas cítricas e ácidas da cerveja enquanto que as notas frutadas e cítricas do creme reforçam ainda mais as notas frutadas da cerveja e suavizam o dulçor equilibrando com o sabor do peixe.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Luquita,
Fui o diretor de arte do rótulo, caso queira saber alguma coisa entre em contato abçs.
Grande Adriano,
Legal saber disso!
Você ainda esta na Wäls? Na próxima coluna que trouxer uma cerveja deles entrarei em contato com você para ter saber como foi a criação do rótulo.
Abç
Guzzon
Não cara, foi um freela pra uma agência aqui de BH.
Desculpe a demora mas não recebi notificação por email.
Pode entrar em contato no adrianopcoelho@gmail.com
abçs
Grande Guzzon,
Cara eu já tentei fazer contato por todas as formas com o pessoal da Wäls para saber melhor sobre a história dessa breja, iria colocar ela na coluna de nerdices, mas infelizmente nunca consegui nada.
A cerveja eu acho um espetáculo a parte e como toda belga, ela precisa amadurecer para trazer características únicas, talvez por isso o Daniel não tenha pegado nada, cerveja jovem.
Valeu por trazer essa maravilha, faz tempo que não bebo.
Abraços
Pode ser mesmo, Luquita.
Talvez seja o caso de eu comprar uma e guardar alguns anos.
Grande Luquita,
Tive que buscar algumas fontes para conseguir achar um pouco mais desta história, mas com certeza se você falar com o pessoal da Wäls vai ter muito coisa a acrescentar neste história…
E a cerveja é muito boa, me surpreendeu positivamente. E como você disse, talvez o tempo de guarda tenha apurada algumas notas dela sim…
Abç
Guzzon
O problema é falar com esses caras, principalmente agora rs.
Grande Guzzon!
Cara, já provei essa cerveja 2x, uma lá no bar da Wals on tap e outra esses tempos em casa na garrafa. Vou te dizer que não lembro de ter sentido nenhum desses aromas que vc descreveu hehehe
O que escrevi no Untappd nessa última vez foi: “Tem amêndoas, café, abacaxi e limão, mas só sinto aroma de levedura belga.”
No checkin anterior: “Drinkability excepcional”.
Ambas as vezes dei 4 tampinhas pra ela. É muito boa, mas acho que preciso de um pouco mais de treino. Isso que é legal de cerveja, a gente tá sempre apurando os sentidos e as percepções.
Não sabia da história dessa cerveja. Explica melhor aí como que pulou de Google + Dogfish Head pra Wals hehehe
A Dogfish também faz a 42 lá nos EUA?
Don’t Panic!
Grande Daniel,
Os aromas de abacaxi, citrico e maça eu percebi de inicio… o café e a amêndoa eu só percebe ao final da garrafa, com a cerveja mais quente e mesmo assim, a amêndoa surgiu muito mais como textura do que como sabor ou aroma.
Pelo que pesquisei a Dogfish head fez um cerveja com a Google, mas não era nem o mesmo estilo ou nome, só uma cerveja em parceria, foi a Google America Latina que resolveu dar um toque mais nerd a essa brincadeira… rsrs
Abç
Guzzon