Budweiser vs. Budweiser, o duelo do século!

Aproximadamente ha duas semanas atrás era transmitido nos EUA o Super Bowl e durante o disputadíssimo intervalo comercial veiculou o comercial mais comentado (odiado talvez) no mundo cervejeiro (assista no final do post), o ataque da Budweiser às cervejas artesanais! A coluna de nerdices cervejeiras vai explorar mais a fundo a história da cervejaria Anheuser-Busch e sobre a sua maior briga, o caso da Budweiser vs. Budweiser Budvar.

Budweiser

Leitores me desculpem pela ausência por 2 semanas seguidas, desta vez não foi descanso, mas sim problemas técnicos, que no caso me limitavam ao uso de um Smartphone. No meu micro-post, da semana passada, disse que quero sempre garantir um conteúdo de qualidade e por isso não coloco no ar um conteúdo sem esta característica de escrita e de edição. Sei que vários leitores aguardam e até perguntam sobre a coluna, fico muito feliz e agradeço a paciência . Hoje agradeço principalmente àqueles que até comentaram e me apoiaram no post de desculpas, além do amigo Cadú Zamoner que sugeriu o tema!

*Correções e Edição: Obrigado aos leitores José Augusto e Marcio Pierobom que ajudaram a melhorar este post, inclusive já disponibilizando o link para o comercial polêmico, que irei incorporar ao final também.

CapturarA Anheuser-Busch cervejaria que produz a Budweiser, e que atualmente faz parte do gigante conglomerado AB InBev, é de uma família tradicional e com origens alemãs, com uma vasta história que será resumida nos seus fatos mais notórios.

Fundada em 1876 por Adolphus Busch, alemão imigrante com conhecimento técnico em produção alimentícia, e seu sogro Eberhard Anheuser, também alemão de nascença, que tinha adquirido algum tempo antes uma pequena cervejaria local . Em parceria os sócios iniciaram uma nova atividade da cervejaria, Busch foi à Europa em busca de tendências nas técnicas de produção e de lá voltou também com o objetivo de fabricar uma light Bohemian lager. O estilo escolhido pela cervejaria para ser produzido de forma inovadora nos EUA foi de contra mão com a tendências pelas Ales fortes e escuras da época e “criando” assim a American Lager.

BudweiserEberhard batizou a cerveja de Budweiser, em homenagem a uma cidade chamada Ceske Budejovice (Budweis Tcheca), com o objetivo de ser facilmente pronunciada pelos alemães e americanos. A marca cresceu rapidamente no mercado e passou pela crise da proibição vendendo insumos e pela guerra auxiliando o governo, como toda a industria fez. Após cada crise ao invés de abalar a Anheuser-Busch como aconteceu com a maioria das cervejarias, esta sempre obteve um bom resultado de crescimento, pois os hábitos da cerveja se alteraram neste período, moldando o consumidor a beber uma cerveja mais leve e barata.

Rapidamente a Anheuser-Busch se tornou mundial, estando presente em mais de 80 países. Em 2008 com a grande recessão a cervejaria se viu obrigada a mudar a receita, colocando mais arroz e substituindo o lúpulo Hallertauer Mittelfrüh (de alta qualidade) por uma combinação de lúpulos mais baratos.

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A história das cervejarias de Budweis se iniciam no século 13 quando a cidade suposta inspiração de Eberhard para o nome foi criada pelo rei da Bohemia na então Tchecoslováquia. O rei também concedeu o direito da produção de cerveja à cidade, que logo se mostrou muito boa e estimulou o comércio local. A história e os moradores locais dizem que desde a época remota a cerveja já fora conhecida como Budweiser ou seja, como de costume para época, se referia ao local de origem da cerveja sendo Budweis (a cidade) + ER (sufixo usado em alemão).

A cidade de Budweis sempre foi muito ligada à Alemanha e no século 18 começou a ter uma grande influência na politica e no comércio, tendo ali muitos moradores germânicos. Foi em 1795 que se fundou a Bürgerliches Brauhaus Budweis (Cervejaria Pública de Budweis) pelos alemães ali residentes e desde 1871 esta vendia sua cerveja sob o nome de Budweiser,
inclusive iniciando exportações aos EUA.

Em 1895 uma segunda cervejaria da região chamada de Budějovický Budvar (Budweiser Budvar), mais conhecida no Brasil como Czechvarcomeçou também a exportar sua cerveja e sob o nome de Budweiser Budvar, dando início a guerra pelo direito do uso do nome pelas 3 cervejarias.

Budweiser

A cidade de Budweis foi bastante privilegiada ao longo do tempo pela sua qualidade na cerveja e acabou sendo bastante preservada durante as guerras, não prejudicando a maioria das cervejarias, mas tendo o controle das mesmas alterado após 1945 por conta do regime comunista. Atualmente, a Budweiser Budvar tornou-se uma das cervejas mais vendidas na República Tcheca e é exportada para mais de 60 países.

BudweiserNesta disputa pelo nome, a Budweiser Bürgerbräu (antiga Bürgerliches Brauhaus Budweis) deixou a disputa de lado logo após a guerra e passou a possuir diversos outros nomes comerciais, inclusive nos EUA. Atualmente esta cerveja é conhecida pelo ano de fundação da cervejaria, 1795 Budweiser Bier.

Desde 1907 a Anheuser-Busch Budweiser e a Budweiser Budvar vem disputando judicialmente o uso oficial do nome da cerveja em diversos países. Em 1939 um acordo comercial dizia que a cervejaria americana teria o direito do uso do nome em território nacional, enquanto a tcheca detinha o nome em quase toda Europa. Inúmeras vezes a justiça julgou o caso, hora a favor da cervejaria americana e hora a favor da cervejaria tcheca. A maior alegação da Budweiser Budvar é que o nome se refere ao local de origem da cerveja sendo este ponto reconhecido pela União Europeia como produto com proteção de indicação geográfica, assim como muitos estilos são nomeados.

BudweiserNão é em todo continente Europeu que a cervejaria tcheca possui atualmente uma hemogenia, tendo que dividir o mercado com a rival americana em diversos casos. Desta forma os americanos há algum tempo conquistaram o direito de chamar sua cerveja simplesmente de Bud em países onde a concorrente usa o nome oficial e, em contrapartida, há o uso do nome Czechvar em países onde a Anheuser-Busch pode usar oficialmente o nome. Há exemplos, como na Inglaterra e na Irlanda, onde as duas cervejas são vendidas sob o nome de Budweiser e neste caso prevalece quem tem o melhor marketing, algo bem explícito em termos de ataques entre as duas.

BudweiserCuriosamente a cerveja da A-B era proibida de ser vendida na Alemanha, não por causa do nome ou de uma ligação forte com a cidade de Budweis, mas porque não respeitava a Lei da Pureza.

Todo este caso soa intrigante em relação aos ataques da Anheuser-Busch Budweiser às cervejarias Artesanais, pois sua origem remete a uma cerveja que foi contra o que era o comum da época, buscou a perfeição na criação da bebida e possuía uma produção artesanal no seu início. A Anheuser-Busch é a pioneira na produção da American Lager, considerada atualmente um estilo leve e sem grandes propriedades cervejeiras mas que já foi um produto de qualidade superior aos demais concorrentes, que conquistou rapidamente o mercado.

Parece que a empresa perdeu esta ligação com sua própria história ou sente ainda muito o impacto da disputa judicial que não terá um fim tão próximo. Enquanto a cervejaria tcheca continua a seguir a tradição de boas cervejas, uma questão quase de honra no país, nada tem a temer em relação aos ataques mas sim pode acabar ganhando por ser atualmente a “verdadeira” Budweiser, pelo menos é aquela que realmente oferece um produto de qualidade.

Uma fonte amiga me disse parecer existir documentos que comprovam que o registro da Budweiser Budvar não ser tão antigo quanto os da Anheuser-Busch, o que daria a cervejaria americana o direito de uso!

Um aspecto intrigante é a questão da Anheuser-Busch atualmente fazer parte do grupo InBev (AmBev) formando a gigantesca AB InBev. Apesar da AB InBev ser muito criticada por suas cervejas de baixa qualidade possui em seu portfólio inúmeras cervejas que são consideradas como sendo clássicos e ótimas representantes de diversos países, como Bélgica, Holanda e EUA. Dentre elas: Stella Artois, Hoegaarden, Leffe, Goose Island, Hertog Jan, Franziskaner e as recem adquiridas 10 Barrel e Elysian Brewing.

Não é segredo o fato do grupo comprar uma pequena cervejaria (popular), baratear a receita e deixar o sabor mais “simples“, na maioria, as alterações não chegam a ser impactantes. O que muitos não sabem é que o mega grupo ajudou e ajuda pequenas cervejarias em crise financeira, de uma forma que ela acaba se apoderando futuramente da cervejaria, mas preserva o nome e as receitas, mantendo assim funcionando muitos ícones da bebida. Analisando o caso, a Anheuser-Busch acaba atacando diretamente os parceiros do grupo ao qual pertence, sendo contraditório e sem sentido. Ser excluído deste não é nada interessante para a Budweiser embora isto seja um cenário que não deve acontecer, o medo de perder mercado nesta disputa interna é iminente. Antes de criticar e falar de peito cheio que não bebe cerveja da AmBev certifique-se de dizer especificamente qual delas não bebe pois pode estar tomando algo do grupo e muitas vezes não sabe disto, portanto, não cometa o erro da Budweiser de criticar quem está ao seu lado.

https://youtube.com/watch?v=siHU_9ec94c