Depois de ouvir o @surradelupulo desta semana com o @jocemar.gross da @dudebrewing falando sobre cerveja e café resolvi provar uma das novas versões da 120 da invicta que recebe adição de café e avelã como adjunto. O esperado seria uma elevação da percepção de café, mas encontramos um conjunto tão integrado e harmônico que desvendar todas as notas e suas interações é um exercício longo e muito agradável.
Nova 120 Café
Cerveja: Nova 120 Café
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 12,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,50
Aparência: Cerveja completamente fechada e preta. A espuma tem ótima formação e uma duração inacreditável, mesmo deixando o liquido em descanso se manteve estável por muito tempo.
Aroma: Aroma com notas de café, suave presença oleaginosa por conta da avelã, tosta e torrefação trazendo um pano de fundo. As notas licorosas agregam uma suave presença de dulçor e o alcoólico surge discreto e sedutor.
Paladar: Corpo alto e carbonatação média baixa. Enquanto que no paladar encontramos notas de café expresso, torrefação e suave de presença de avelã. O alcoólico surge com uma leve picância no paladar e todas as percepções e sabores se apresentam tão integrados que apreciar a cerveja demanda tempo.
Aftertaste: No aftertaste a percepção alcoólica e a suave picância ganha protagonismo e potência juntamente com as notas de café expresso e chocolate amargo.
Harmonização: Como estamos tratando de uma cerveja intensa e marcante devemos levar isto em conta. Minha sugestão é harmonizar com um brownie com creme de avelã. O dulçor da sobremesa será contrastado pelo amargor de tosta e alcoólico da cerveja, deixando as notas de café e avelã ganharem ainda mais destaque.
Prost!
Fabrizio Guzzon