Pint of Science: um festival que reúne cerveja, ciência e boa informação

pintofscience

No bar, todo mundo é especialista de alguma coisa. Alguns se aventuram em falar sobre esporte, outros são “verdadeiros cientistas políticos”. Mas quando o tema é ciência, nem todo mundo se sente seguro em discutir. As razões são variadas: desde falta de conhecimento sobre o assunto, medo de falar alguma besteira ou até achar que esse tipo de discussão mais parece aquela aula chata da escola. Infelizmente, temos a impressão de que a ciência é algo distante e difícil de entender. Mas e se você tivesse a oportunidade de conhecer um cientista, bater um papo e tomar uma cervejinha com ele?

Sim! Essa oportunidade existe e vai acontecer entre os dias 23 e 25 de maio. É o Pint of Science 2016, um festival de divulgação científica que mobilizará mais de 100 cidades em 12 países. Durante cada uma das noites, pesquisadores e especialistas de diversas áreas da ciência estarão em bares, restaurantes e cafés para falar um pouco de seus trabalhos e a relevância deles para a vida de cada um de nós. Os assuntos são os mais variados, que passam por áreas como medicina, biologia, astronomia, paleontologia e muito mais. Temas mais específicos, como a formação de um cientista e a aplicação da ciência no mercado de trabalho também não ficarão de fora.

A motivação do festival surgiu em 2012, quando dois pesquisadores da Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, promoveram o Encontro com Pesquisadores. Na ocasião, pessoas que sofrem de Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e de esclerose múltipla puderam visitar os laboratórios de cientistas que desenvolvem tratamentos e pesquisas sobre estas doenças. O encontro deu certo – e inspirou os dois cientistas a promover um evento mais amplo, em que os próprios pesquisadores poderiam sair de seus ambientes acadêmicos para falar sobre ciência de forma mais acessível. E qual local é ideal para esse tipo de bate-papo informal, mas com qualidade? Acertou quem pensou em uma mesa de bar! E assim, um ano depois, a primeira edição do Pint of Science aconteceu na Inglaterra.

Palestra apresentada no Pint of Science na Inglaterra. Fonte: Pint of Science.

Palestra apresentada no Pint of Science na Inglaterra. Fonte: Pint of Science.

O sucesso do Pint se espalhou pelas redes sociais e, aos poucos, foi ganhando espaço e notoriedade na comunidade científica, incentivando outros países a promoverem o festival. Este ano, o Pint of Science será celebrado em 12 países.

No Brasil, o primeiro país latino-americano a participar, o Pint of Science está sendo organizado por um grupo de voluntários, que terão apoio de várias instituições. Bares, cafés e restaurantes vão ceder seus espaços para o encontro entre os pesquisadores e o público. Algumas cervejarias, como a Invicta, Nacional e a Lund, também vão apoiar o Pint, cedendo seus espaços. Afinal, cerveja também é um dos temas centrais dos bate-papos. O evento é gratuito, e você só pagará aquilo que for consumido.

O líquido sagrado também não fica de fora desses debates científicos. No dia 23 de maio, o físico David Figueira falará sobre a ciência da cerveja no Almanaque Café, em Campinas. No dia 25, haverá uma palestra sobre tecnologia e produção de cervejas artesanais na cidade de Dourados.

São iniciativas de divulgação científica como o Pint of Science que mostram que a ciência faz parte das nossas vidas, nos faz refletir sobre nossa existência e importância, e merece espaço em nosso cotidiano – até mesmo em uma mesa de bar. Se você está interessado em saber um pouquinho mais sobre ciências, comer coisa boa e harmonizar tudo isso com uma excelente cerveja, o Pint of Science é imperdível! Você pode conferir toda a programação e os locais que sediarão o festival no site e na página do facebook. Venha fazer um brinde à ciência!