Boa Cerveja-Feira…. com Samuel Adams Winter Lager

Em nossa ciranda cervejeira pela Samuel Adams, hoje iremos falar de mais uma sazonal deles.

A Winter Lager da Samuel Adams é voltada para o inverno do hemisfério norte, e sua composição trás o conceito das “winter warmers” que falamos na ultima coluna.

Feita esta breve apresentação vamos a cerveja.

Samuel Adams Winter Lager

Dados Técnicos:

2014.05.16 Samuel Adams Winter AleCerveja: Samuel Adams Winter Lager
Estilo: Winter Speciality Spiced Beer
Teor: 5,6%
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml

Assim que servimos encontramos um liquido de cor rubi intensa e aparência cristalina com uma boa formação de espuma.

O aroma nos trás as notas de malte e caramelo em primeiro plano, mas em segundo plano temos um miríade de aromas que vão surgindo, as notas frutadas de frutas vermelhas e frutas secas, ameixa, passa, condimentos e um suave cítrico compõe esta complexidade aromática.

Quando provamos, sentimos um liquido corpo e carbonatação médios.

No sabor temos o caramelo e as frutas secas equilibradas com as notas de malte em primeiro plano, enquanto que em segundo plano as notas cítricas, condimentos e um suave dulçor do malte fazem presença.

O amargor surge no aftertaste, mas ainda assim de maneira discreta e muito bem harmonizado com as notas cítricas de laranja e grappefruit que ganham força juntamente com as notas de especiarias e canela. O leve aquecimento que a cerveja gera é muito mais por conta das especiarias do que pelo álcool que é imperceptível.

Temos aqui uma cerveja de corpo médio, com sabor complexo que se inicia com as notas de malte, caramelo e frutas secas e se desenvolve até um final cítrico e condimentado.

Esta cerveja tem várias semelhanças com a Old Fizziwig Ale que comentei na semana passada, inclusive a adição de casca de laranja, gengibre e canela é comum as duas, porem nesta cerveja temos uma construção mais robusta que favorece as notas frutas e do malte caramelo.

Por conta disto vamos buscar uma harmonização que favoreça estas notas de malte e caramelo, o corpo da cerveja, mas sem deixar de lado as notas de especiarias. Neste caso eu aconselho um bom corte de T-Bone, uma carne forte e saborosa que sempre se favorece de ser grelhada com o osso e será muito bem equilibrada pelas características da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon