Em nossa ciranda cervejeira pela Samuel Adams, hoje iremos falar de mais uma sazonal deles.
A Winter Lager da Samuel Adams é voltada para o inverno do hemisfério norte, e sua composição trás o conceito das “winter warmers” que falamos na ultima coluna.
Feita esta breve apresentação vamos a cerveja.
Samuel Adams Winter Lager
Dados Técnicos:
Cerveja: Samuel Adams Winter Lager
Estilo: Winter Speciality Spiced Beer
Teor: 5,6%
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml
Assim que servimos encontramos um liquido de cor rubi intensa e aparência cristalina com uma boa formação de espuma.
O aroma nos trás as notas de malte e caramelo em primeiro plano, mas em segundo plano temos um miríade de aromas que vão surgindo, as notas frutadas de frutas vermelhas e frutas secas, ameixa, passa, condimentos e um suave cítrico compõe esta complexidade aromática.
Quando provamos, sentimos um liquido corpo e carbonatação médios.
No sabor temos o caramelo e as frutas secas equilibradas com as notas de malte em primeiro plano, enquanto que em segundo plano as notas cítricas, condimentos e um suave dulçor do malte fazem presença.
O amargor surge no aftertaste, mas ainda assim de maneira discreta e muito bem harmonizado com as notas cítricas de laranja e grappefruit que ganham força juntamente com as notas de especiarias e canela. O leve aquecimento que a cerveja gera é muito mais por conta das especiarias do que pelo álcool que é imperceptível.
Temos aqui uma cerveja de corpo médio, com sabor complexo que se inicia com as notas de malte, caramelo e frutas secas e se desenvolve até um final cítrico e condimentado.
Esta cerveja tem várias semelhanças com a Old Fizziwig Ale que comentei na semana passada, inclusive a adição de casca de laranja, gengibre e canela é comum as duas, porem nesta cerveja temos uma construção mais robusta que favorece as notas frutas e do malte caramelo.
Por conta disto vamos buscar uma harmonização que favoreça estas notas de malte e caramelo, o corpo da cerveja, mas sem deixar de lado as notas de especiarias. Neste caso eu aconselho um bom corte de T-Bone, uma carne forte e saborosa que sempre se favorece de ser grelhada com o osso e será muito bem equilibrada pelas características da cerveja.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Parece excelente Guzzon. Mas sempre que leio spiced no estilo ou descrição, fico esperando algum apimentado evidente. Não o caso nessa, né?
Não Anselmo, o spyce esta mais para algo temperado do que apimentado. Talvez mais próximo da sensação de beber um vinho com gengibre do que algo com pimenta.
Essa série de Sams ta matando Guzzon, vamos voltar as Americans Standards? Rs…
Parecem realmente uma melhor que a outra e a harmonização abriu o apetite para o almoço de agora!
Relaxa Luquita… ainda tem a saideira… rsrs
Muito bom!
Pena que é impossível conseguir uma Sam Adams aqui em Floripa (e pela internet não tá fácil também).
Abraço
Não só em Floripa Daniel… em SP tbm não é uma tarefa fácil achar um Samuel Adams, ainda mais quando falamos dos rotulos sazonais deles…
Abç
Guzzon
Realmente ela é bem parecida com a da semana passada… Enquanto lia achei que estava lendo o mesmo post rs
Parece ótima, e como o “winter is coming” é uma boa pedida pros próximos meses.
Abraço Guzzon, amanhã está no encontro né?
Vinicius, sim ela é bem parecida, até por que eles usam casca de laranja, gengibre e canela em ambas. No final as diferentes são mais sutis, eu diria que esta é menos “temperada” e mais maltada.
E sim, pretendo aparecer no encontro amanhã!
Abç
Guzzon