A Holanda não é conhecida pela sua cerveja da mesma forma que os vizinhos Bélgica e Alemanha. Também não leva estilos de cerveja com seu nome como os outros dois países beberrões. Talvez o único jeito hoje em dia de associar de primeira cerveja com Netherlands seja por causa da Mega Super Heineken, queridinha em muitos bares no mundo e também por lá. Não é a toa que um dos principais passeios turísticos de Amsterdam seja um tour tecnológico por uma antiga fábrica da cervejaria: o Heineken Experience. Mas não estou aqui para falar disso. Amsterdam é uma cidade com excelentes bares e magníficas cervejas artesanais. Tenho cinco dicas de lugares onde bebi, conversei sobre e comprei cervejas de primeira, todos na região central da cidade ou bem pertinho dali. Uma moleza pra ir a pé (como eu fiz), ônibus, metrô ou bicicleta:
De Bekeerde Suster
Decoração de bar antigo, balcão, mesas espalhadas em dois salões e equipamentos cervejeiros de cobre como decoração. Fica lotado de holandeses (claro, é a cidade deles, mas o que quero dizer é que não vi muitos turistas por lá, já que a cidade também”é desses”), mesmo assim não tivemos problemas para pegar um lugar em uma mesa alta. A maioria da galera tinha jeitão de quem acabava de largar o serviço. Dava para notar pela vestimenta, mas também pelos sorrisos estampados de quem chegou a um lugar melhor que de onde havia saído. Provamos pães e queijos, mas servem pratos como um restaurante também. O atendimento foi atencioso e rápido, provei os chopes produzidos na própria casa e gostei de tudo que experimentei. Destaques para:
Witte Antonia, Witbier, 5,4% ABV
De Blonde Barbier, Belgian Ale, 6,2 ABV
De Manke Monnik, Tripel, 7,2% ABV
Endereço:
Kloveniersburgwal, 6
www.debekeerdesuster.nl

De Bekeerde Suster: um bom local para o happy hour se você trabalhar na cidade. O menu descreve bem as cervejas da casa.

De Bekeerde Suster: como na maioria dos lugares na Holanda, aqui as cervejas são servidas nos copos corretos.
Arendsnest
Beerpub em formato corredorzão, sobe-se uma escadinha e entra-se em uma construção estreita com balcão do lado esquerdo e mesas coladas à parede do lado direito. Um local agradável com garçonetes relativamente simpáticas. A especialidade do lugar é cerveja holandesa e essa foi a minha principal motivação para conhecê-lo. Valeu a pena. Você pode escolher os chopes do dia em lousa de giz bem no meio do salão e pedir uma boa variedade de queijos e frios para beliscar. Meus destaques vão para:
Kink Koos Ginger & Basil, Cervejaria 2 Chefs, Saison/Farm House ale, 5,1% ABV
Koene Rider, Cervejaria Rock City,Tripel, 8% ABV
Endereço:
Herengracht, 90
www.arendsnest.nl
Brouwerij De Prael
Esse não é um bar, mas sim uma microcervejaria com loja própria. Show room na frente e equipamentos no fundo. Pessoal atencioso e bastante disposto a falar sobre suas cervejas. Produzem vários estilos e disseram que era melhor eu não levar a garrafa de Stout que tinha na mão porque aquela havia tomado sol, por engano, perto da vitrine. Gostei! Comprei várias garrafas, menos a Stout ensolarada, e esses são meus destaques:
De Prael Zwarte Riek, Milk Stout, 4,9% ABV
De Prael Mary, Barley Wine, 9,6% ABV
De Prael Willeke, Tripel, 7,5% ABV
De Prael Johnny, Russian Imperial Stout, 8,5% ABV
Endereço:
Oudezijds Voorburgwal, 30
www.deprael.nl
Bier Fabriek
Estilo choperia, como vemos aqui no Brasil, com ambiente moderno, gente jovem em maioria e mesas de madeira para grupos grandes. Fabricam três cervejas, além de servirem alguns pratos rápidos típicos holandeses. Pedimos uns bolinhos chamados Bitterballen. Muito bons. Outra peculiaridade é que quando você chega deixam uma porção de amendoins, com casca e tudo, sobre a mesa. Não sei se tínhamos direito a mais, mas como tinha gente pegando de um saco pendurado na parede, fizemos o mesmo. Faz uma sujeira desgraçada, mas vai muito bem com a cerveja. Minhas indicações:
Puur, Pilsner não pasteurizada, 5,2% ABV
Rosso, Ruby Red Ale, 5,6% ABV
Nero, Porter, 5,8% ABV
Endereço:
Rokin, 75
www.bierfabriek.com
Brouwerij ‘t IJ
O moinho de vento mais legal de Amsterdam. É uma microcervejaria que produz ali mesmo suas cervejas. Eles têm uma boa variedade que você pode harmonizar com queijos e outros petiscos. O lugar é bem legal, mas provavelmente melhor no verão quando deve ser mais agradável sentar nas mesas do lado de fora. O interior, bem no pé do moinho, é mais acanhado, mas mesmo assim interessante. Ali você pode dividir um mesão coletivo com a galera que, no dia em que estivemos lá, era composta por holandeses saindo do trabalho, pais que acabaram de pegar os filhos na escola, estudantes matando aula e alguns turistas. Minhas sugestões:
Zatte, Tripel (orgânica), 8% ABV
Rode Bok, Autumn Bock, 6% ABV
Ijbok, Autumn Bock Roasted, 6,5% ABV
Enrederço:
Funenkade, 7
www.brouwerijhetij.nl
.
Há muito mais, os holandeses adoram cerveja e há como bebê-la por todos os cantos da cidade. Se já conhece Amsterdam ou se você for pra lá e se aventurar a descobrir novos lugares bacanas, conte pra mim. Está nos meus planos ainda voltar.
Qdo eu ficar muito velho quero ser como vc! Rs… dicas muito válidas!
Bonito, elegante e aparentando ser muito mais jovem. Boa escolha!
Fala Anselmo!
Belas dicas. Vou tentar conhecer alguns desses lugares agora em Março quando for pra lá.
Já estive no Brouwerij t’Ij e era Agosto/Setembro. Tempo meio quente já lá e tava lotadaço nas mesas de fora. Bem legal e a maioria eram locais.
Detalhe que eles criam as vacas com o resto do malte da produção de cerveja.
Abraço!
Legal Daniel, vai pegar frio dessa vez. Em novembro fazia uns 5º, mas eu gosto dessa temperatura e a cerveja continua tão saborosa quanto no verão. Gostei de todos esses lugares que listei, mas existem muitos outros legais. Bom, você já esteve lá e sabe disso. Conte depois como foi.
E agora entendi o motivo das vacas holandesas terem um ar tão saudável!
Abs!
Este post quebrou um galho pra mim. Vou pra lá em maio e essa dicas me acompanharão no bolso 🙂
Alex, se puder te dar mais uma dica, passe no De Bierkoning.
Uma loja de cervejas que tem muita coisa legal, fiquei igual mulher em loja de sapato lá dentro hahaha
Fica na Paleisstraat 125, umas duas quadras a oeste da praça Dam.
Boa viagem!
Valeu, Daniel. Tá anotado!
O De Bierkoning estava também na minha lista, mas não tive tempo de ir.
Legal Alex! Todos os endereços são fáceis de achar, com um mapa do centro de Amsterdam você não terá dificuldade. E vale muito a pena a visita. Conte depois como foi. Abs.
Outra coisa Alex, o site http://www.ducsamsterdam.net/ tem ótimas dicas sobre a cidade. É de um brasileiro que mora em Amsterdam com a família há vários anos. Inclusive alguns dos bares que visitei peguei a indicação lá.