Duff Beer, Ooooh Yeah!

A Duff Beer é, com certeza, a cerveja mais conhecida no mundo dos desenhos animados e entre os Nerds. Qual fã dos Simpsons nunca teve vontade de beber a cerveja favorita de Homer e a mais popular de Springfield? Esse desejo fez com que a Duff já fosse lançada inúmeras vezes em diversos locais no mundo e seguindo o estilo a risca!

Duff Beer

Hoje vou falar de uma cerveja tipicamente americana, com pouco sabor e bem barata, conforme o desenho animado. A diferença da cerveja no mundo animado para a real é que o preço, nem sempre era atrativo. Porém essa cerveja se vende só pelo nome, ninguém nem ao menos pergunta o preço.

Vale lembrar, de início, que as versões da Duff não são oficialmente licenciadas e por isso costuma ter pequenos detalhes para diferenciar-la da “original”. A única versão oficial é vendida no parque temático da Universal Studios (detentora dos direitos da animação), na atração do Simpsons.

Bud Man

Bud Man

A cerveja tem como apelo, no mundo dos Simpsons, um marketing bem agressivo e seu slogan é “Can’t Get Enough of That Wonderful Duff” (Não consigo ter o suficiente desta maravilhosa Duff ou algo como Não consigo enjoar desta maravilhosa Duff). A cerveja possui um mascote, conhecido como Duffman, que ganha a vida no desenho por Arthur Duff, e é uma sátira ao Bud Man dos anos ’70.  O personagem no desenho tem 3 atores diferentes, pois 2 já morreram por alcoolismo, e no mundo animado a fora possui personagens similares com trejeitos e trajes do local de origem, como o Duffmensch da Alemanha e o Le Duff francês, sempre traduzindo sua frase bordão “Oh Yeah!“.

 

DuffA cerveja, inventada por Henry K. Duff, possui algumas variações que aparecem no desenho como Duff, Duff Light, Duff Dry (que são reveladas como sendo exatamente a mesma cerveja), Duff Dark, Duff Gummy Beers, Raspberry Duff, Lady Duff e Tartar Control Duff, Duff Adequate (supostamente a melhor), Duff Stout (que tornou a Irlanda famosa), Düff (versão escandinava), Malaysian Duff (feita com Shoyo), Le Duff avec Codeine (versão Canadense), Henry K. Duff’s Private Reserve, Duff Zero e por final a Pawtucket (cerveja do desenho Family Guy mas que na verdade é a mesma cerveja em outra embalagem).

O nome Duff, supostamente foi criado por Matt Groening em homenagem ao baixista do Gun’s and Roses, Duff McKagan, que era conhecido por beber muito e pelos produtores serem fãs da banda. Porém essa afirmação é do próprio baixista e foi desmentida por Matt Groening, sendo que este criou o nome baseado em cervejas com nome monossilábica, como Bud, e por essa fazer uma ótima rima com o slogan principal da cerveja.

LegendaryA cerveja não é oficialmente licenciada a nenhuma cervejaria por questões de os produtores não quererem incentivar o consumo da bebida a crianças. No entanto nos EUA ela é feita pela Duff’s Famous Wings em NY, que a vende em chope, e pela Bilbo’s Pizza and Brewery em Michigan, que vende a sua versão em forma de energético para atender a todo o público.

Os outros locais aonde a Duff pode ser encontrada é na Alemanha, feita pela Eschweger Klosterbrauerei que segue a lei da pureza, e vendida a vários locais da Europa, pertencendo a marca a Duff Beer UG. No Reino Unido onde é feita pela Daleside Brewery, que tem como concorrente a cerveja da Duff Beer UG e que lá a vende como The Legendary Duff Beer.

Curiosamente a Duff não ganhou mercado na França, aonde começou a ser vendida pela Duff Beer UG, por não ter grande associação ao nome da marca com o desenho, pois a lei francesa tem grandes restrições a propaganda de bebida e desta forma no seriado a cerveja tem seu logo desfocado e o personagem Duffman passou a ser o Uffman.

Duff Beer AustraliaNa Austrália nos anos ’90, feita pela Lion Nathan brewery, que na verdade tinha nenhuma associação com o desenho (a não ser o nome) e que teve sua produção caçada pela FOX, tornando a lata um item bastante colecionável e sendo a versão mais cara que se pode adquirir.

Na Nova Zelândia a Duff Brewery, uma pequena cervejaria local, já vendia a cerveja muito antes dela aparecer no desenho. Porém mais uma vez a FOX foi buscar os direitos autorais e por se tratar uma pequena cervejaria abriu a mão do nome e mudando a para McDuff.

 

Energy DrinkA versão mais realista, feita em lata, que é a forma mais comum de embalagem no desenho e não em garrafa, é feita pela Boston America Corp e também é um energético vendido na Universal e importado para alguns locais selecionados.

Duff MéxicoNo México, feito por Rodrigo Contreras em parceria com a cervejaria belga Haacht Brewery, que se aproveitou de uma brecha de registro de patente para criar a cerveja exatamente como a do desenho animado. Essa versão Mexicana, lançada na Espanha em 2007,  é exportada inclusive para os EUA mas sofre com processos judiciais imposto pela FOX e com algumas questões de interpretação de lei no próprio México. Contudo a marca cresceu e em 2009 foi criada a Duff Sudamérica, depois de largamente exportada para a Europa, sendo lançada em outros países da America Latina como Chile, Paraguai, Brasil e a sede na Colômbia.

Duff BrasilAqui no Brasil a cerveja teve uma rápida e estrondosa passagem, lançada em 2011 pela Duff do Brasil e fabricada pela Saint Bier, a cerveja fez um grande sucesso sendo vendida como uma Premium Lager e a um preço nada barato. Porém mesmo assim ela se vendia só pelo nome e era facilmente encontrada em diversos locais badalados, principalmente em São Paulo. Os consumidores chegavam a tomar a cerveja aos montes, mesmo ela sendo apenas uma lager “premium” de 355ml. Nas comemorações do Saint Patrick’s Day ainda foi feita uma versão com rótulo verde mas que era exatamente a mesma cerveja, sendo mais um apelo de marketing.

Vale também lembrar que em cada local a produção da cerveja é diferente, como podem ver na imagem abaixo:
Duff Chart