Beercast Brasil https://beercast.com.br/ Um podcast onde Cerveja é o tema principal. Toda Quarta-Feira! Thu, 15 May 2025 02:43:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2017/06/logo_bc_500x500-150x150.jpg Beercast Brasil https://beercast.com.br/ 32 32 Um podcast semanal onde cerveja é o tema principal, degustamos as melhores e piores cervejas do mundo, contamos o que achamos e damos boas risadas. <br /> <br /> Se você adora cervejas e quer estar por dentro deste mundo, o convidamos a ouvir nossos programas. Beercast Brasil false episodic Beercast Brasil contato@beercast.com.br podcast BeerCast Brasil Beercast Brasil http://beercast.com.br/wp-content/uploads/2020/02/logo_beercast_1400x1400.png https://beercast.com.br TV-MA São Paulo, SP São Paulo, SP Weekly 178092575 Boa Cerveja-Feira #583… Kapibara https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-583-kapibara/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-583-kapibara/#respond Fri, 16 May 2025 03:45:20 +0000 https://beercast.com.br/?p=22611 Em tempos em que o soft power se fortalece como ferramenta de diplomacia cultural, a cerveja ocupa um espaço curioso nesse cenário, funcionando como elo silencioso entre povos, paladares e tradições. A relação entre Brasil e Japão é exemplo disso: dois países separados por um oceano, mas conectados por uma longa história de intercâmbio que...

O post Boa Cerveja-Feira #583… Kapibara apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Em tempos em que o soft power se fortalece como ferramenta de diplomacia cultural, a cerveja ocupa um espaço curioso nesse cenário, funcionando como elo silencioso entre povos, paladares e tradições. A relação entre Brasil e Japão é exemplo disso: dois países separados por um oceano, mas conectados por uma longa história de intercâmbio que ocorre em diversas áreas. E, num plano mais simbólico, talvez nada represente melhor essa afinidade inusitada do que a popularidade da capivara. Do Brasil ao Japão, o animal virou ícone da cultura pop: calmo, sociável e carismático, um verdadeiro embaixador informal. E é nesta carismática figura que este rótulo se apoia.


Kapibara

KapibaraDados Técnicos:

Cerveja: Kapibara
Cervejaria: Japas Cervejaria
Estilo
: Fruited Gose
Teor: 4,4 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,50


Aparência: Líquido em tom dourado escuro com leve reflexo acobreado. Espuma branca de ótima qualidade e formação.

Aroma: Encontramos no aroma notas frutadas de melancia em primeiro plano, seguido por notas acéticas suaves, leve herbal e gengibre.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto no paladar encontramos acidez média e notas de melancia, herbal suave e leve presença de candy sugar.

Aftertaste: Aftertaste com leve dulçor equilibrado com a acidez, notas frutadas com final limpo trazendo uma suave presença de gengibre.

Harmonização: Para a harmonização irei sugerir cubos de cação salteados com gergelim. Iremos agregar a acidez ao sabor do peixe, trazendo o leve frutado e ao final as notas de gengibre irão salientar o gengibre e trazer destaque a estas notas ao paladar.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #583… Kapibara apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-583-kapibara/feed/ 0 22611
Boa Cerveja-Feira #582… Orval https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-582-orval/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-582-orval/#respond Fri, 09 May 2025 03:45:38 +0000 https://beercast.com.br/?p=22605 Em meio a um mercado cada vez mais dinâmico e saturado de lançamentos, edições limitadas e experimentações extremas, é fácil se perder no turbilhão de novidades do universo cervejeiro. Mas, de tempos em tempos, é essencial dar um passo atrás, desacelerar e revisitar as origens. Voltar aos estilos clássicos e aos rótulos que marcaram época...

O post Boa Cerveja-Feira #582… Orval apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Em meio a um mercado cada vez mais dinâmico e saturado de lançamentos, edições limitadas e experimentações extremas, é fácil se perder no turbilhão de novidades do universo cervejeiro. Mas, de tempos em tempos, é essencial dar um passo atrás, desacelerar e revisitar as origens. Voltar aos estilos clássicos e aos rótulos que marcaram época não é apenas um exercício de nostalgia, é uma forma de recalibrar o paladar, relembrar fundamentos e valorizar a base sobre a qual toda a revolução cervejeira foi construída. Esta semana busquei uma garrafa de deixei de guarda por meia década para degustar o resultado da sua evolução.


Orval

OrvalDados Técnicos:

Cerveja: Orval
Cervejaria: Brasserie D’Orval
Estilo
: Belgian Pale Ale
Teor: 6,2 %
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,50


Aparência: Cerveja em tom âmbar intenso com reflexos acobreados e levemente opaca. Espuma branca de bolhas pequenas e média duração, deixando uma fina camada residual sobre a cerveja.

Aroma: No aroma as notas selvagens surgem em primeiro plano, trazendo percepção de celeiro, feno e couro. Em segundo plano notas de frutas amarelas, leve presença de pão e caramelo.

Paladar: Corpo médio e alta carbonatação. Enquanto no paladar temos uma acidez selvagem nos recebendo em primeiro plano trazendo notas selvagens equilibradas com a percepção de frutas amarelas como damasco. Em segundo plano suave presença de caramelo, laranja e especiarias como pimenta preta.

Aftertaste: No aftertaste as notas frutadas e condimentos surgem no início, porem logo dão espaço que um final marcado pelas brettanomyces que trazem um final seco e pautado pelas notas de feno, couro e estábulo sem abrir mão do frescor.

Harmonização: A experiência que esta cerveja proporciona nos leva a pensar em uma harmonização que seja somente um empurrão em seus sabores, no caso irei sugerir uma harmonização com o queijo limburger jovem que irá trazer notas mais adocicadas e uma presença condimentada baixa, mas que irá salientar ainda mais as notas frutadas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #582… Orval apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-582-orval/feed/ 0 22605
BC#601 – Tracking das Favelas com Emília Rabello https://beercast.com.br/programas/bc601-tracking-das-favelas-com-emilia-rabello/ https://beercast.com.br/programas/bc601-tracking-das-favelas-com-emilia-rabello/#respond Wed, 07 May 2025 02:21:32 +0000 https://beercast.com.br/?p=22593 Hoje a entrevista é com Emília Rabello, fundadora da NÓS - Inteligência e Inovação Social, uma holding de publicidade que conecta marcas e periferias em todo o Brasil. São eles os criadores do Tracking das Favelas que mapeia o comportamento de comunidades periféricas do Brasil em 10 categorias, entre elas, nossa querida cerveja.

O post BC#601 – Tracking das Favelas com Emília Rabello apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Hoje a entrevista é com Emília Rabello, fundadora da NÓS – Inteligência e Inovação Social, uma holding de publicidade que conecta marcas e periferias em todo o Brasil. São eles os criadores do Tracking das Favelas que mapeia o comportamento de comunidades periféricas do Brasil em 10 categorias, entre elas, nossa querida cerveja.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#601 – Tracking das Favelas com Emília Rabello apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc601-tracking-das-favelas-com-emilia-rabello/feed/ 0 Hoje a entrevista é com Emília Rabello, fundadora da NÓS - Inteligência e Inovação Social, uma holding de publicidade que conecta marcas e periferias em todo o Brasil. São eles os criadores do Tracking das Favelas que mapeia o comportamento de comunida... Hoje a entrevista é com Emília Rabello, fundadora da NÓS - Inteligência e Inovação Social, uma holding de publicidade que conecta marcas e periferias em todo o Brasil. São eles os criadores do Tracking das Favelas que mapeia o comportamento de comunidades periféricas do Brasil em 10 categorias, entre elas, nossa querida cerveja. Beercast Brasil full false 32:43 22593
Boa Cerveja-Feira #581… Frevo https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-581-frevo/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-581-frevo/#respond Fri, 02 May 2025 03:45:05 +0000 https://beercast.com.br/?p=22588 Conversando a pouco tempo ouvi amigos comentando a respeito do “the twelve beers” em São Paulo, também a pouco tempo participei do “St Patrick Tour” em São Roque em maio teremos o “Iso Festival 2025” e a festa de 11 anos do bar La Maison de La Biere em São Roque. Todos estes festivais são...

O post Boa Cerveja-Feira #581… Frevo apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Conversando a pouco tempo ouvi amigos comentando a respeito do “the twelve beers” em São Paulo, também a pouco tempo participei do “St Patrick Tour” em São Roque em maio teremos o “Iso Festival 2025” e a festa de 11 anos do bar La Maison de La Biere em São Roque. Todos estes festivais são oportunidades incríveis para conhecer não somente os lançamentos, mas diversas cervejas já validadas pelo público em um único lugar. Estes festivais são uma oportunidade tanto para aqueles que já estão inseridos no mercado cervejeiro quanto para aqueles que estão abrindo esta porta agora.


Frevo

FrevoDados Técnicos:

Cerveja: Frevo
Cervejaria: Salvador Brewing
Estilo
: Fruited Sour
Teor: 4,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,00


Aparência: Cerveja em tom amarelo palha, completamente opaca. Espuma branco com longa duração e boa formação.

Aroma: As notas de morangos maduros ocupam o primeiro plano, acompanhadas por notas cítricas e levemente acéticas.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos o caju como protagonista, acompanhado por notas acéticas e frutas amarelas. Em segundo plano encontramos morangos maduros e leve dulçor.

Aftertaste: O aftertaste traz maior acidez e notas frutadas bastante limpas e agradáveis.

Harmonização: Iremos harmonizar com uma salada de camarões salteados com lascas de parmesão e folhas. Iremos realçar o sabor do camarão com as notas cítricas e acéticas e ajustar o toque mais salgado do parmesão com a presença do frutado.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #581… Frevo apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-581-frevo/feed/ 0 22588
BC#600 – Edição Especial https://beercast.com.br/programas/bc600-edicao-especial/ https://beercast.com.br/programas/bc600-edicao-especial/#respond Tue, 29 Apr 2025 00:37:23 +0000 https://beercast.com.br/?p=22581 Esta é uma edição especial que comemora o programa de número 600 do Beercast. Você vai ouvir uma compilação de bons momentos e registros de programas importantes do BC. Espero que goste tanto quando me diverti editando. Bom podcast!

O post BC#600 – Edição Especial apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/04/BC600.mp3

Esta é uma edição especial que comemora o programa de número 600 do Beercast. Você vai ouvir uma compilação de bons momentos e registros de programas importantes do BC. Espero que goste tanto quando me diverti editando. Bom podcast!

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#600 – Edição Especial apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc600-edicao-especial/feed/ 0 Esta é uma edição especial que comemora o programa de número 600 do Beercast. Você vai ouvir uma compilação de bons momentos e registros de programas importantes do BC. Espero que goste tanto quando me diverti editando. Bom podcast! Esta é uma edição especial que comemora o programa de número 600 do Beercast. Você vai ouvir uma compilação de bons momentos e registros de programas importantes do BC. Espero que goste tanto quando me diverti editando. Bom podcast! Beercast Brasil full false 50:07 22581
Boa Cerveja-Feira #580… X https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-580-x/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-580-x/#respond Fri, 25 Apr 2025 03:45:24 +0000 https://beercast.com.br/?p=22575 No universo das cervejas, a arte da harmonização é um território tão vasto quanto saboroso. Enquanto alguns pares clássicos já são bem conhecidos, como uma IPA com pratos apimentados ou uma stout com sobremesas à base de chocolate, há inúmeras possibilidades escondidas nas nuances dos temperos. Um toque de coentro, um traço de noz-moscada, ou...

O post Boa Cerveja-Feira #580… X apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
No universo das cervejas, a arte da harmonização é um território tão vasto quanto saboroso. Enquanto alguns pares clássicos já são bem conhecidos, como uma IPA com pratos apimentados ou uma stout com sobremesas à base de chocolate, há inúmeras possibilidades escondidas nas nuances dos temperos. Um toque de coentro, um traço de noz-moscada, ou mesmo uma pimenta bem dosada podem mudar completamente a interação com a cerveja no paladar. Pratos que a princípio pareceriam desalinhados com determinado estilo podem ganhar nova vida quando o tempero certo entra em cena.


X

XDados Técnicos:

Cerveja: X
Cervejaria: Paulistânia
Estilo
: Barleywine
Teor: 10,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 750 ml
Nota: 4,25


Aparência: Líquido castanho escuro, levemente translúcido e brilhante. A espuma apresenta tom bege com breve duração.

Aroma: Aroma com caramelo, leve presença de madeira, notas licorosas e percepção de pimenta rosa.

Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas de tosta, caramelo, leve presença de condimentos e pimenta rosa. Em segundo plano ainda encontramos notas de madeira e leve torrefação.

Aftertaste: No aftertaste encontramos as notas de tosta mais presentes, com leve amargor de pão preto e um final licoroso com notas de pimenta rosa.

Harmonização: Para a harmonização iremos trazer um salmão de forno e risoto napolitano. Iremos preparar o salmão com especiarias, pimenta rosa e cheiro verde que serão o elo de ligação com as notas de pimenta rosa e condimentos da cerveja, reforçando o sabor dos temperos e do salmão.

X

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #580… X apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-580-x/feed/ 0 22575
Boa Cerveja-Feira #579… Floor 35 https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-579-floor-35/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-579-floor-35/#respond Fri, 18 Apr 2025 03:45:51 +0000 https://beercast.com.br/?p=22572 A história da cerveja é também a história da sua constante reinvenção. Ao longo do tempo, estilos consagrados ganharam releituras que exploram novas intensidades, aromas e experiências sensoriais. Surgiram versões “Imperial”, que elevam potência alcoólica e complexidade, e as “Session”, que apostam na leveza e drinkability. Outras, como a Catharina Sour, mostram como a criatividade...

O post Boa Cerveja-Feira #579… Floor 35 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A história da cerveja é também a história da sua constante reinvenção. Ao longo do tempo, estilos consagrados ganharam releituras que exploram novas intensidades, aromas e experiências sensoriais. Surgiram versões “Imperial”, que elevam potência alcoólica e complexidade, e as “Session”, que apostam na leveza e drinkability. Outras, como a Catharina Sour, mostram como a criatividade local pode transformar um estilo clássico, como a Fruit Sour, em algo único. Nesse cenário dinâmico, a NEIPA se destaca como uma evolução turva, aromática e suculenta da tradicional IPA, e é sobre ela que falamos neste artigo.


Floor 35

Floor 35Dados Técnicos:

Cerveja: Floor 35
Cervejaria: Los Foragidos
Estilo
: NEIPA
Teor: 8,1 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,00


Aparência: Líquido amarelo palha, completamente opaco e fechado. Espuma de bolhas pequenas, boa formação e ótima duração.

Aroma: No aroma temos notas frutadas com forte presença de maracujá, casca de limão e leve percepção de gramíneas.

Paladar: Temos corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos um amargor médio com forte percepção de frutas cítricas como maracujá, grapefruit e frutas de caroço. Em segundo plano notas gramíneas e leve adstringência e harsh.

Aftertaste: Aftertaste com adstringência mais presente e notas cítricas, fechando seco e leve harsh persistente.

Harmonização: Minha sugestão para a harmonização é um corte alto de miolo de alcatra chapeado. Vamos trazer o frutado da cerveja para agregar ao sabor intenso da carne e da crosta caramelizada.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #579… Floor 35 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-579-floor-35/feed/ 0 22572
BC#599 – FBC com Victor Marinho https://beercast.com.br/programas/bc599-fbc-com-victor-marinho/ https://beercast.com.br/programas/bc599-fbc-com-victor-marinho/#respond Fri, 11 Apr 2025 18:12:51 +0000 https://beercast.com.br/?p=22569 Este ano, Victor Marinho foi o "Enviado Especial do Beercast" ao Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau. Momento confuso, com dois festivais de mesmo nome acontecendo em cidades diferentes ao mesmo tempo. Victor foi jurado do Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau e circulou por todas as áreas do festival. Venha ouvir suas impressões.

O post BC#599 – FBC com Victor Marinho apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/04/BC599_FBC_Victor_Marinho.mp3

 


Este ano, Victor Marinho foi o “Enviado Especial do Beercast” ao Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau. Momento confuso, com dois festivais de mesmo nome acontecendo em cidades diferentes ao mesmo tempo. Victor foi jurado do Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau e circulou por todas as áreas do festival. Venha ouvir suas impressões.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#599 – FBC com Victor Marinho apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc599-fbc-com-victor-marinho/feed/ 0 Este ano, Victor Marinho foi o "Enviado Especial do Beercast" ao Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau. Momento confuso, com dois festivais de mesmo nome acontecendo em cidades diferentes ao mesmo tempo. Este ano, Victor Marinho foi o "Enviado Especial do Beercast" ao Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau. Momento confuso, com dois festivais de mesmo nome acontecendo em cidades diferentes ao mesmo tempo. Victor foi jurado do Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau e circulou por todas as áreas do festival. Venha ouvir suas impressões. Beercast Brasil full false 46:49 22569
Boa Cerveja-Feira #578… Perfume da Laranjeira https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-578-perfume-da-laranjeira/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-578-perfume-da-laranjeira/#respond Fri, 11 Apr 2025 03:45:31 +0000 https://beercast.com.br/?p=22562 Em contraponto a introdução do artigo anterior, onde falamos das vantagens dos bares especializados, hoje iremos abordar o estoque próprio de cervejas em casa, que devem ser cuidadosamente selecionadas de cervejarias confiáveis e de alta qualidade. Afinal para quem tem interesse em criar conteúdo sobre o universo cervejeiro há a possibilidade de revisitar sabores, comparar...

O post Boa Cerveja-Feira #578… Perfume da Laranjeira apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Em contraponto a introdução do artigo anterior, onde falamos das vantagens dos bares especializados, hoje iremos abordar o estoque próprio de cervejas em casa, que devem ser cuidadosamente selecionadas de cervejarias confiáveis e de alta qualidade. Afinal para quem tem interesse em criar conteúdo sobre o universo cervejeiro há a possibilidade de revisitar sabores, comparar estilos com calma e mergulhar nos detalhes que muitas vezes passam despercebidos em ambientes mais agitados. Essa autonomia permite uma análise mais criteriosa e reflexiva, resultando em textos mais ricos, embasados e pessoais. É no silêncio da própria cozinha que muitas ideias fermentam melhor.


Perfume da Laranjeira

Perfume da LaranjeiraDados Técnicos:

Cerveja: Perfume da Laranjeira
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: Tripel
Teor: 9,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja em tom dourado intenso, cristalina e brilhante. A espuma tem formação bastante breve deixando somente uma fina camada sobre o liquido.

Aroma: Percepção de laranja, doce de laranja, leve presença de mel e especiarias como pimenta branca. Em segundo plano uma suave percepção alcoólica, frutas de compota e floral.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar somos apresentados a notas de laranja, suave floral e pimenta branca. Já em segundo plano temos um pano de fundo com notas de mel, especiarias e frutas amarelas secas.

Aftertaste: No aftertaste a potência alcoólica marca sua presença com o aquecimento alcoólico, leve toque de cointreau, suave presença de especiarias e um final que persiste longamente com notas de doce de casca de laranja Bahia.

Harmonização: Para a harmonização vou respeitar a memória afetiva que o aftertaste me trouxe e propor uma harmonização com doce de casca de laranja Bahia. Iremos deixar os sabores da laranja ainda mais intenso e contrapor o dulçor com as notas de especiarias da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #578… Perfume da Laranjeira apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-578-perfume-da-laranjeira/feed/ 0 22562
Boa Cerveja-Feira #577… Sourlicius Yellow https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-577-sourlicius-yellow/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-577-sourlicius-yellow/#respond Fri, 04 Apr 2025 03:45:53 +0000 https://beercast.com.br/?p=22558 Frequentar bares que oferecem uma ampla variedade de cervejas engatadas não é apenas um prazer para os amantes da bebida, mas também uma excelente estratégia para quem deseja aprofundar seu conhecimento sobre o universo cervejeiro e no meu caso é uma ótima oportunidade para criar um estoque de anotações para se tornarem artigos futuramente. Adicionalmente...

O post Boa Cerveja-Feira #577… Sourlicius Yellow apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Frequentar bares que oferecem uma ampla variedade de cervejas engatadas não é apenas um prazer para os amantes da bebida, mas também uma excelente estratégia para quem deseja aprofundar seu conhecimento sobre o universo cervejeiro e no meu caso é uma ótima oportunidade para criar um estoque de anotações para se tornarem artigos futuramente. Adicionalmente ao degustar diferentes rótulos, a conversa com os times dos bares e observar as tendências do mercado in loco, são fundamentais para entender o contexto do próprio mercado.


Sourlicius Yellow

Sourlicius YellowDados Técnicos:

Cerveja: Sourlicius Yellow
Cervejaria: Cervejaria Peregrinos
Estilo
: Sour
Teor: 6,3 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja de líquido amarelo, completamente opaco, quase como um suco. Espuma branca com formação de bolhas grandes e breve duração.

Aroma: No aroma as notas frutadas com perfil de maracujá e manga ocupam o primeiro plano. Em segundo plano as notas de limão, acidez e leve presença de casca de laranja.

Paladar: Tem tanto o corpo quanto a carbonatação se apresentam baixos. Enquanto que no paladar temos uma acidez destacada e acompanhada por notas de maracujá e limão. Quando a acidez reduz surgem notas de pêssego e manga que equilibram a experiência.

Aftertaste: Aftertaste com acidez baixa e notas frutadas evidentes com forte percepção de manga, maracujá e limão.

Harmonização: Para a harmonização iremos propor tulipas de frango com molho de mostarda feitas em chama aberta. Iremos usar as notas frutadas para destacar o sabor da carne e do molho.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #577… Sourlicius Yellow apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-577-sourlicius-yellow/feed/ 0 22558
BC#598 – Entrevista com Eduardo Andrade da ETAPP, Cerveja Sem Álcool https://beercast.com.br/programas/bc598-entrevista-com-eduardo-andrade-da-etapp-cerveja-sem-alcool/ https://beercast.com.br/programas/bc598-entrevista-com-eduardo-andrade-da-etapp-cerveja-sem-alcool/#respond Wed, 02 Apr 2025 01:59:45 +0000 https://beercast.com.br/?p=22553 A gente no mercado cervejeiro já percebeu que provavelmente estamos na hora e na vez das Cervejas Sem Álcool. O Beercast hoje conversa o com Eduardo Andrade, cofundador da ETAPP, empresa especializada no segmento

O post BC#598 – Entrevista com Eduardo Andrade da ETAPP, Cerveja Sem Álcool apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/04/BC598_Eduardo_Almeida_Etapp.mp3

A gente no mercado cervejeiro já percebeu que provavelmente estamos na hora e na vez das Cervejas Sem Álcool. O Beercast hoje conversa o com Eduardo Andrade, cofundador da ETAPP, empresa especializada no segmento. Venha descobrir porque os atletas deveriam experimentar essa marca.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#598 – Entrevista com Eduardo Andrade da ETAPP, Cerveja Sem Álcool apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc598-entrevista-com-eduardo-andrade-da-etapp-cerveja-sem-alcool/feed/ 0 A gente no mercado cervejeiro já percebeu que provavelmente estamos na hora e na vez das Cervejas Sem Álcool. O Beercast hoje conversa o com Eduardo Andrade, cofundador da ETAPP, empresa especializada no segmento A gente no mercado cervejeiro já percebeu que provavelmente estamos na hora e na vez das Cervejas Sem Álcool. O Beercast hoje conversa o com Eduardo Andrade, cofundador da ETAPP, empresa especializada no segmento Beercast Brasil full false 31:02 22553
Boa Cerveja-Feira #576… Biota Da Flor Do Urucum https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-576-biota-da-flor-do-urucum/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-576-biota-da-flor-do-urucum/#respond Fri, 28 Mar 2025 03:45:21 +0000 https://beercast.com.br/?p=22542 Muitas vezes quando se pensa em harmonização existe a falsa percepção que se trata de unir pratos complexos com cervejas complexas. A harmonização esta muito mais focada em encontrar combinações que façam sentido, quem criem uma experiência onde a comida e a bebida tragam uma percepção diferente, e melhor, do que os itens em separado....

O post Boa Cerveja-Feira #576… Biota Da Flor Do Urucum apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Muitas vezes quando se pensa em harmonização existe a falsa percepção que se trata de unir pratos complexos com cervejas complexas. A harmonização esta muito mais focada em encontrar combinações que façam sentido, quem criem uma experiência onde a comida e a bebida tragam uma percepção diferente, e melhor, do que os itens em separado. Dito isto, pratos simples podem funcionar tão bem quanto pratos complexos se o foco for observar a interação em comida e bebida.


Biota Da Flor Do Urucum

Biota Da Flor Do UrucumDados Técnicos:

Cerveja: Biota Da Flor Do Urucum
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: Saison
Teor: 6,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja em um tom amarelo clara, próximo a um tom palha mais forte. Espuma de bolhas pequenas e boa formação e persistência.

Aroma: No aroma a percepção acética suave, seguida por notas frutadas que remetem a frutas amarelas e frutas de caroço. Em segundo plano um toque herbal discreto e perfumado.

Paladar: Cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma presença de acidez intensa como cartão de visitas, logo acompanhada por notas frutadas e um toque selvagem. Em segundo plano temos um frescor herbal.

Aftertaste: A acidez continua presente no aftertaste e as notas herbais ganham destaque, assim como a percepção de frescor. A cerveja traz um encerramento limpo e refrescante.

Harmonização: Para a harmonização trouxe cogumelos shitake recheado, onde usaremos gouda, tomate, cebola roxa e cobertura de parmesão. Esta opção de recheio busca reforçar o umami do cogumelo com os tomates e parmesão e um doce amanteigado com o gouda, e iremos agregar o selvagem da cerveja a esta percepção de umami.

Biota Da Flor Do Urucum

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #576… Biota Da Flor Do Urucum apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-576-biota-da-flor-do-urucum/feed/ 0 22542
BC#597 – Paulo do EAP – Parte 2 https://beercast.com.br/programas/bc597-paulo-do-eap-parte-2/ https://beercast.com.br/programas/bc597-paulo-do-eap-parte-2/#respond Tue, 25 Mar 2025 17:02:01 +0000 https://beercast.com.br/?p=22536 Segunda parte da conversa de Anselmo Mendo e Victor Marinho com Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo.

O post BC#597 – Paulo do EAP – Parte 2 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/03/BC597_paulo_eap_parte2.mp3

Segunda parte da conversa de Anselmo Mendo e Victor Marinho com Paulo Almeida, proprietário do EAP – Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#597 – Paulo do EAP – Parte 2 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc597-paulo-do-eap-parte-2/feed/ 0 Segunda parte da conversa de Anselmo Mendo e Victor Marinho com Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo. Segunda parte da conversa de Anselmo Mendo e Victor Marinho com Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo. Beercast Brasil full false 28:09 22536
Boa Cerveja-Feira #575… Os Contatinhos De Graham Bell https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-575-os-contatinhos-de-graham-bell/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-575-os-contatinhos-de-graham-bell/#respond Fri, 21 Mar 2025 03:45:15 +0000 https://beercast.com.br/?p=22529 Normalmente na semana de St Patrick eu procuro uma Dry Stout ou uma Red Ale inglesa para dar o tom da coluna, por vezes uma larger verde para falar no movimento dos bares e cervejarias nacionais em usar esta festividade para alavancar suas vendas. Mas amarrando o tema com a introdução da coluna da semana...

O post Boa Cerveja-Feira #575… Os Contatinhos De Graham Bell apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Normalmente na semana de St Patrick eu procuro uma Dry Stout ou uma Red Ale inglesa para dar o tom da coluna, por vezes uma larger verde para falar no movimento dos bares e cervejarias nacionais em usar esta festividade para alavancar suas vendas. Mas amarrando o tema com a introdução da coluna da semana passada, não encontrei uma opção inglesa para a coluna desta semana, ou pelo menos, nada muito diferente do comumente achado em qualquer gondola como Fuller ou Bombardier, reforçando que a minha percepção que depender de importações para preencher seu portifólio tem ficado somente para itens estratégicos.


Os Contatinhos De Graham Bell

Os Contatinhos De Graham BellDados Técnicos:

Cerveja: Os Contatinhos De Graham Bell
Cervejaria: Tesla Cervejaria
Estilo
: American Amber Ale
Teor: 5,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00


Aparência: Líquido em escarlate intenso, cristalina e brilhante. Espuma levemente bege, cremosa e com ótima formação e persistência.

Aroma: No aroma encontramos uma cerveja perfumada, com notas de caramelo, cítrico e suave presença de biscoitos assados. Em segundo plano encontramos ainda um leve toque floral.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos as notas de caramelo e casca de pão, seguidas por notas frutadas e leve amargor frutado. Em segundo leve toque vinificado.

Aftertaste: No aftertaste as notas frutadas são acompanhadas por um discreto amargor de tosta e uma presença complementar de notas de groselha.

Harmonização: Para a harmonização irei indicar um ensopado de perfil suíno com cebolas e tomates. Um prato rico que terá o sabor da carne acompanhado pelas notas de caramelo, mas ainda contamos com o destaque que a inserção da complexidade da cerveja, agregando as notas frutadas e vinificadas dará ao prato

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #575… Os Contatinhos De Graham Bell apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-575-os-contatinhos-de-graham-bell/feed/ 0 22529
BC#596 – Paulo do EAP – Parte 1 https://beercast.com.br/programas/bc596-paulo-do-eap-parte-1/ https://beercast.com.br/programas/bc596-paulo-do-eap-parte-1/#respond Tue, 18 Mar 2025 01:10:09 +0000 https://beercast.com.br/?p=22521 Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo, provavelmente, o bar cervejeiro mais emblemático do Brasil.

O post BC#596 – Paulo do EAP – Parte 1 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/03/BC596_paulo_eap_parte1.mp3

Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam Paulo Almeida, proprietário do EAP – Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo, provavelmente, o bar cervejeiro mais emblemático do Brasil.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#596 – Paulo do EAP – Parte 1 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc596-paulo-do-eap-parte-1/feed/ 0 Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo, provavelmente, o bar cervejeiro mais emblemático do Brasil. Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo, provavelmente, o bar cervejeiro mais emblemático do Brasil. Beercast Brasil full false 36:07 22521
Boa Cerveja-Feira #574… Walkdude https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-574-walkdude/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-574-walkdude/#respond Fri, 14 Mar 2025 03:59:07 +0000 https://beercast.com.br/?p=22514 Tenho notado a algum tempo como o mercado de cervejas tem se movimentado e neste caso não estou falando de uma foto atual. Pensando em como se portavam os pontos de venda há cinco, dez, quinze anos tínhamos uma presença de cervejas importadas ocupando boa parte das gondolas e taps. Com o tempo vimos esta...

O post Boa Cerveja-Feira #574… Walkdude apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Tenho notado a algum tempo como o mercado de cervejas tem se movimentado e neste caso não estou falando de uma foto atual. Pensando em como se portavam os pontos de venda há cinco, dez, quinze anos tínhamos uma presença de cervejas importadas ocupando boa parte das gondolas e taps. Com o tempo vimos esta presença internacional sendo reduzida e aqui vejo dois grandes pilares, um financeiro onde o custo de importação das cervejas tornam o produto pouco competitivo e outro por conta da indústria nacional que reagiu produzindo novas cervejarias, rótulos e opções.


Walkdude

WalkdudeDados Técnicos:

Cerveja: Walkdude
Cervejaria: Dude Brewing
Estilo
: American IPA
Teor: 6,00 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,75


Aparência: Liquido dourado, cristalino e brilhante com espuma branca de ótima formação.

Aroma: No aroma percepção clássica de uma american IPA com notas de maracujá, grapefruit, limão e leve presença de frutas de caroço.

Paladar: Corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que o paladar apresenta amargor médio com notas cítricas evidentes, principalmente as notas de grapefruit e maracujá. Em segundo plano leve presença de malte e suave nota de caramelo.

Aftertaste: No aftertaste temos o amargor cítrico mediano em primeiro plano seguido pelas notas mais frutadas de maracujá e fechando com leve adstringência.

Harmonização: Iremos propor para a harmonização desta cerveja um corte de flat iron levemente grelhado em chama aberta, desta forma iremos usar todas as notas cítricas para salientar ainda mais o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #574… Walkdude apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-574-walkdude/feed/ 0 22514
Boa Cerveja-Feira #573… Eu Bebi Como Se Fosse Um Poema https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-573-eu-bebi-como-se-fosse-um-poema/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-573-eu-bebi-como-se-fosse-um-poema/#respond Fri, 07 Mar 2025 03:45:24 +0000 https://beercast.com.br/?p=22510 Uma grande cervejaria pode agregar controles aos processos, redução de custo nos insumos e diversas outras vantagens. Por outro lado, uma pequena cervejaria tem maior autonomia, espaço para criatividade e facilidade em se adaptar e inovar, e a Captain Brew é um bom exemplo. Assim como eles mesmo dizem no site da cervejaria “Cervejaria artesanal...

O post Boa Cerveja-Feira #573… Eu Bebi Como Se Fosse Um Poema apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Uma grande cervejaria pode agregar controles aos processos, redução de custo nos insumos e diversas outras vantagens. Por outro lado, uma pequena cervejaria tem maior autonomia, espaço para criatividade e facilidade em se adaptar e inovar, e a Captain Brew é um bom exemplo. Assim como eles mesmo dizem no site da cervejaria “Cervejaria artesanal de Uberlândia, focada na produção de estilos variados e cervejas sazonais, produzidas sempre em pequenas quantidades”


Eu Bebi Como Se Fosse Um Poema

Eu Bebi Como Se Fosse Um PoemaDados Técnicos:

Cerveja: Eu Bebi Como Se Fosse Um Poema
Cervejaria: Captain Brew
Estilo
: Imperial Stout
Teor: 13,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,50


Aparência: Líquido completamente negro, fechado e brilhante. Espuma marrom, muito cremosa e persistente.

Aroma: Aroma pontuado fortemente por notas de café e chocolate, seguido por notas de tosta e leve presença de castanhas.

Paladar: Cerveja de corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas de café expresso, chocolate e leve presença de capuccino, doce de leite e amargor de torrefação. Em segundo plano encontramos umami, leve nota terrosa e notas de castanhas.

Aftertaste: O aftertaste é marcado pela torrefação, chocolate, café e leve presença de castanhas e doce de leite ao final.

Harmonização: Para a harmonização irei sugerir um merengue com morangos para ressaltar as notas de chocolate, doce de leite e capuccino e contrastar as notas de torrefação.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #573… Eu Bebi Como Se Fosse Um Poema apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-573-eu-bebi-como-se-fosse-um-poema/feed/ 0 22510
BC#595 – Ivan Tozzi – Sacramalte https://beercast.com.br/programas/bc595-ivan-tozzi-sacramalte/ https://beercast.com.br/programas/bc595-ivan-tozzi-sacramalte/#respond Fri, 07 Mar 2025 00:47:28 +0000 https://beercast.com.br/?p=22506 Anselmo Mendo bate papo com Ivan Tozzi sobre o seu trabalho como cervejeiro na Sacramalte em Franca, cidade de 360 mil habitantes do interior de São Paulo. A Cervejaria está montando seu próprio bar e esforça-se para destacar-se e deixar sua marca na região.

O post BC#595 – Ivan Tozzi – Sacramalte apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/03/BC595-Ivan-Tozzi.mp3

Anselmo Mendo bate papo com Ivan Tozzi sobre o seu trabalho como cervejeiro na Sacramalte em Franca, cidade de 360 mil habitantes do interior de São Paulo. A Cervejaria está montando seu próprio bar e esforça-se para destacar-se e deixar sua marca na região.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#595 – Ivan Tozzi – Sacramalte apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc595-ivan-tozzi-sacramalte/feed/ 0 Anselmo Mendo bate papo com Ivan Tozzi sobre o seu trabalho como cervejeiro na Sacramalte em Franca, cidade de 360 mil habitantes do interior de São Paulo. A Cervejaria está montando seu próprio bar e esforça-se para destacar-se e deixar sua marca na r... Anselmo Mendo bate papo com Ivan Tozzi sobre o seu trabalho como cervejeiro na Sacramalte em Franca, cidade de 360 mil habitantes do interior de São Paulo. A Cervejaria está montando seu próprio bar e esforça-se para destacar-se e deixar sua marca na região. Beercast Brasil full false 31:27 22506
Boa Cerveja-Feira #572… Ybyra Da Biota Do Cafe https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-572-ybyra-da-biota-do-cafe/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-572-ybyra-da-biota-do-cafe/#respond Fri, 28 Feb 2025 03:45:53 +0000 https://beercast.com.br/?p=22497 No universo das cervejas artesanais há uma conexão profunda com um ecossistema maior: o dos pequenos produtores. A produção artesanal, seja de cerveja, alimentos ou ingredientes especiais, carrega consigo, na maioria das vezes, valores como sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e fortalecimento da economia local. Temos dois exemplos nesta coluna, a ZalaZ com a produção...

O post Boa Cerveja-Feira #572… Ybyra Da Biota Do Cafe apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
No universo das cervejas artesanais há uma conexão profunda com um ecossistema maior: o dos pequenos produtores. A produção artesanal, seja de cerveja, alimentos ou ingredientes especiais, carrega consigo, na maioria das vezes, valores como sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e fortalecimento da economia local. Temos dois exemplos nesta coluna, a ZalaZ com a produção de cervejas autorais, cultivando os próprios insumos e valorizando práticas agrícolas regenerativas. Outro é a loja/restaurante Elo do Cogumelo, que aposta em uma alimentação saudável encabeçada por receitas com cogumelos, promovendo uma cadeia produtiva responsável e inovadora. Afinal, cada escolha que fazemos ao consumir também molda o mundo em que queremos viver.


Ybyra Da Biota Do Cafe

Ybyra Da Biota Do CafeDados Técnicos:

Cerveja: Ybyra Da Biota Do Cafe
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: Farmhouse Ale
Teor: 5,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja em tom amarelo claro, cristalina e brilhante. A espuma apresenta boa formação e média duração.

 Aroma: No aroma encontramos leve floral, notas acéticas, leve nota selvagem e percepção de frutas amarelas bastante frescas. Em segundo plano encontramos uma presença bastante discreta de notas de cereais e uma leve presença de abacaxi.

Paladar: Temos uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma acidez inicial pungente trazendo notas acéticas, selvagens e frutadas, logo seguida pela percepção frutas amarelas, casca de abacaxi e um leve amargor. Em segundo plano um leve frescor floral.

Aftertaste: No aftertaste a acidez se torna uma lembrança e as notas frutadas ganham destaque trazendo abacaxi, frutas amarelas e floral, mas de forma breve e logo somos apresentados ao final seco, limpo e leve frescor residual.

Harmonização: Para esta harmonização vamos atuar em duas frentes, contrastar a acidez com um leve dulçor de um purê de abobora e deixar as notas mais frutadas e selvagens serem destacadas pelos cogumelos ao molho.

Ybyra Da Biota Do Cafe

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #572… Ybyra Da Biota Do Cafe apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-572-ybyra-da-biota-do-cafe/feed/ 0 22497
BC#594 – PARTE 2 – Giba Tarantino – O trabalho da ABRACERVA em Brasília https://beercast.com.br/programas/bc594-parte-2-giba-tarantino-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/ https://beercast.com.br/programas/bc594-parte-2-giba-tarantino-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/#respond Tue, 25 Feb 2025 17:56:47 +0000 https://beercast.com.br/?p=22493 Anselmo Mendo e Victor Marinho continuam o bate papo com Giba Tarantino na Segunda Parte do programa sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito.

O post BC#594 – PARTE 2 – Giba Tarantino – O trabalho da ABRACERVA em Brasília apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/02/BC594-Giba-Tarantino-ABRACERVA-P2.mp3

Anselmo Mendo e Victor Marinho continuam o bate papo com Giba Tarantino na Segunda Parte do programa sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#594 – PARTE 2 – Giba Tarantino – O trabalho da ABRACERVA em Brasília apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc594-parte-2-giba-tarantino-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/feed/ 0 Anselmo Mendo e Victor Marinho continuam o bate papo com Giba Tarantino na Segunda Parte do programa sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito. Anselmo Mendo e Victor Marinho continuam o bate papo com Giba Tarantino na Segunda Parte do programa sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito. Beercast Brasil full false 47:37 22493
Boa Cerveja-Feira #571… Bromélia https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-571-bromelia/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-571-bromelia/#respond Fri, 21 Feb 2025 03:45:39 +0000 https://beercast.com.br/?p=22486 A Cervejaria Tábuas constrói sua identidade explorando a conexão com a natureza, refletida nos nomes de suas cervejas, inspirados em vegetais, árvores e flores. A Bromélia, por exemplo, traduz essa essência ao trazer sabores marcantes de frutas tropicais, evocando frescor e originalidade. Cada gole carrega a identidade botânica da marca, criando uma experiência sensorial que...

O post Boa Cerveja-Feira #571… Bromélia apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A Cervejaria Tábuas constrói sua identidade explorando a conexão com a natureza, refletida nos nomes de suas cervejas, inspirados em vegetais, árvores e flores. A Bromélia, por exemplo, traduz essa essência ao trazer sabores marcantes de frutas tropicais, evocando frescor e originalidade. Cada gole carrega a identidade botânica da marca, criando uma experiência sensorial que harmoniza sabor e conceito.


Bromélia

BroméliaDados Técnicos:

Cerveja: Bromélia
Cervejaria: Tábuas
Estilo
: NEIPA
Teor: 6,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja em amarelo intenso, completamente fechada. Espuma cremosa com média duração.

Aroma: No aroma encontramos um frescor incrível trazendo notas de pêssego e tangerina em primeiro plano. Já em segundo plano temos leves notas de melão, frutas de caroço e notas tropicais.

Paladar: Temos tanto o corpo quanto carbonatação medianos. Enquanto que no paladar encontramos leve amargor frutado com notas de frutas de caroço, tangerina e pêssego. Em segundo plano encontramos leve dulçor de malte e adstringência de frutas verdes.

Aftertaste: O aftertaste é marcado por notas tropicais, suave amargor frutado e adstringência remanescente.

Harmonização: Para a harmonização irei sugerir um steak tartar de mignon para agregarmos as notas de tropicais ao sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #571… Bromélia apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-571-bromelia/feed/ 0 22486
Boa Cerveja-Feira #570… ZalaZ Imperial Porter https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-570-zalaz-imperial-porter/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-570-zalaz-imperial-porter/#respond Fri, 14 Feb 2025 03:45:03 +0000 https://beercast.com.br/?p=22479 Para aproveitar o timming do lançamento do programa desta semana do podcast “Surra de Lúpulo” aproveitei para provar umas das cervejas que recebi na cesta de produtos da Zalaz. Para aqueles que ainda não conhecem a ZalaZ, sua história, seus eventos e sobre a cesta de produtos, aconselho fortemente a acessar seu tocados de podcast...

O post Boa Cerveja-Feira #570… ZalaZ Imperial Porter apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Para aproveitar o timming do lançamento do programa desta semana do podcast “Surra de Lúpulo” aproveitei para provar umas das cervejas que recebi na cesta de produtos da Zalaz. Para aqueles que ainda não conhecem a ZalaZ, sua história, seus eventos e sobre a cesta de produtos, aconselho fortemente a acessar seu tocados de podcast e procurar por esta entrevista da série “Case Cervejeiro” entrevistando o Fabricio Almeida.


ZalaZ Imperial Porter

ZalaZ Imperial PorterDados Técnicos:

Cerveja: ZalaZ Imperial Porter
Cervejaria: ZalaZ
Estilo
: Imperial Porter
Teor: 10,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja completamente preta e fechada, com espuma marrom clara de baixa formação e presença.

Aroma: No aroma notas de café e cacau, leve presença de madeira. Em segundo plano notas de tosta e açúcar queimado.

Paladar: Corpo alto e sedoso e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de torrefação surgem em equilíbrio com notas de chocolate amargo, cacau e café fresco. Em segundo plano um aquecimento alcoólico e notas de castanhas e madeira.

Aftertaste: O aftertaste ressalta as notas mais alcoólicas da cerveja, o aquecimento e um final de chocolate amargo persistente.

Harmonização: Esta imperial porter é uma cerveja bastante intensa e minha sugestão é harmonizarmos com um corte alto de picanha na chama aberta, a carne irá trazer sabores intensos e sua untuosidade será contrastada pelo teor alcoólico deixando as notas de castanhas, madeira e café complementarem o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #570… ZalaZ Imperial Porter apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-570-zalaz-imperial-porter/feed/ 0 22479
BC#593 – Giba Tarantino – Parte 1 – O trabalho da ABRACERVA em Brasília https://beercast.com.br/programas/bc593-giba-tarantino-parte-1-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/ https://beercast.com.br/programas/bc593-giba-tarantino-parte-1-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/#respond Thu, 13 Feb 2025 18:52:22 +0000 https://beercast.com.br/?p=22473 Anselmo Mendo e Victor Marinho conversaram com Giba Tarantino sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito.

O post BC#593 – Giba Tarantino – Parte 1 – O trabalho da ABRACERVA em Brasília apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/02/BC593-Giba-Tarantino-ABRACERVA-P1.mp3

Anselmo Mendo e Victor Marinho conversaram com Giba Tarantino sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#593 – Giba Tarantino – Parte 1 – O trabalho da ABRACERVA em Brasília apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc593-giba-tarantino-parte-1-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/feed/ 0 Anselmo Mendo e Victor Marinho conversaram com Giba Tarantino sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito. Anselmo Mendo e Victor Marinho conversaram com Giba Tarantino sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito. Beercast Brasil full false 34:47 22473
Boa Cerveja-Feira #569… Pineapple Strike https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-569-pineapple-strike/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-569-pineapple-strike/#respond Fri, 07 Feb 2025 03:45:58 +0000 https://beercast.com.br/?p=22466 No mundo da cerveja, onde receitas complexas e combinações ousadas muitas vezes chamam atenção, há um encanto sutil – e frequentemente subestimado – na simplicidade. Uma abordagem direta aos sabores e aromas pode resultar em uma experiência sensorial autêntica, marcante e, acima de tudo, memorável. A simplicidade não significa falta de profundidade, mas sim uma...

O post Boa Cerveja-Feira #569… Pineapple Strike apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
No mundo da cerveja, onde receitas complexas e combinações ousadas muitas vezes chamam atenção, há um encanto sutil – e frequentemente subestimado – na simplicidade. Uma abordagem direta aos sabores e aromas pode resultar em uma experiência sensorial autêntica, marcante e, acima de tudo, memorável. A simplicidade não significa falta de profundidade, mas sim uma expressão pura e bem equilibrada dos elementos essenciais da cerveja. No fim, a magia de uma cerveja memorável não está na quantidade de ingredientes ou na ousadia da receita, mas na maneira como cada elemento é trabalhado para criar algo autêntico e equilibrado. Quando a complexidade não é o foco, cada detalhe se torna ainda mais importante – a escolha cuidadosa de ingredientes, a precisão na execução e a clareza no propósito. Muitas vezes, a sofisticação está justamente na simplicidade.


Pineapple Strike

Pineapple StrikeDados Técnicos:

Cerveja: Pineapple Strike
Cervejaria: Croma
Estilo
: Sour
Teor: 5,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,00


Aparência: Cerveja em dourado intenso, opaca e com reflexos acobreados. A espuma se forma densa e persistente.

Aroma: No aroma as notas são frutadas trazendo caju muito claramente e ocupando todo o cenário, deixando um leve cítrico de abacaxi para o segundo plano.

Paladar: Cerveja de corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar a acidez com notas de abacaxi estão equilibradas com o frutado de caju, ainda temos em segundo plano uma leve adstringência.

Aftertaste: O aftertaste apresenta um aumento da força da presença de notas frutadas de caju novamente e agregando um certo dulçor ao final do paladar.

Harmonização: Para a harmonização vamos nos aproveitar das frutas presentes na cerveja, minha sugestão são cubos de abacaxi grelhado com creme de leite, onde vamos usar a sobremesa para reforçar o sabor do abacaxi na cerveja e contrapor o dulçor trazido pelo caju com o creme de leite.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #569… Pineapple Strike apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-569-pineapple-strike/feed/ 0 22466
BC#592 – Alexandre Bleed e Victor Marinho – Parte 2 – debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 https://beercast.com.br/programas/bc592-alexandre-bleed-e-victor-marinho-parte-2-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/ https://beercast.com.br/programas/bc592-alexandre-bleed-e-victor-marinho-parte-2-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/#respond Mon, 03 Feb 2025 23:27:56 +0000 https://beercast.com.br/?p=22459 Vamos à segunda parte do bate papo com Victor Marinho e Alexandre Bleed. O que podemos esperar do mercado cervejeiro em 2025? Clique no Play.

O post BC#592 – Alexandre Bleed e Victor Marinho – Parte 2 – debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/02/BC592-Alexandre-Bleed-Victor-Marinho-P2.mp3

Vamos à segunda parte do bate papo com Victor Marinho e Alexandre Bleed. O que podemos esperar do mercado cervejeiro em 2025? Clique no Play.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#592 – Alexandre Bleed e Victor Marinho – Parte 2 – debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc592-alexandre-bleed-e-victor-marinho-parte-2-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/feed/ 0 Vamos à segunda parte do bate papo com Victor Marinho e Alexandre Bleed. O que podemos esperar do mercado cervejeiro em 2025? Clique no Play. Vamos à segunda parte do bate papo com Victor Marinho e Alexandre Bleed. O que podemos esperar do mercado cervejeiro em 2025? Clique no Play. Beercast Brasil full false 35:16 22459
Boa Cerveja-Feira #568… Funk IPA https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-568-funk-ipa/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-568-funk-ipa/#respond Fri, 31 Jan 2025 03:45:14 +0000 https://beercast.com.br/?p=22452 Às vezes, na busca por harmonizações marcantes, acreditamos que a complexidade é o único caminho. Mas a verdade é que as harmonizações clássicas e simples podem ser tão ou mais satisfatórias. Um exemplo perfeito é o hambúrguer, onde a beleza está na honestidade dos ingredientes e no equilíbrio dos sabores. Nem sempre é preciso buscar...

O post Boa Cerveja-Feira #568… Funk IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Às vezes, na busca por harmonizações marcantes, acreditamos que a complexidade é o único caminho. Mas a verdade é que as harmonizações clássicas e simples podem ser tão ou mais satisfatórias. Um exemplo perfeito é o hambúrguer, onde a beleza está na honestidade dos ingredientes e no equilíbrio dos sabores. Nem sempre é preciso buscar receitas complexas ou combinações sofisticadas para alcançar o melhor resultado. Às vezes, a escolha mais simples é também a mais deliciosa. O segredo está em valorizar o essencial.


Funk IPA

Dados Técnicos:

Funk IPACerveja: Funk IPA
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: IPA Brett
Teor: 7,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja em tom dourado intenso, opaca e leve reflexo cobre. Espuma branca de boa formação, porem breve.

Aroma: No aroma encontramos notas cítricas que remetem a maracujá e casca de laranja e logo depois surgem as notas selvagens que agregam notas de couro e feno. O segundo plano tem leve presença de caramelo, bastante discreto.

Paladar: Cerveja de corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar somos expostos a uma acidez inicial inesperada que reforça as notas cítricas de maracujá e laranja, sendo que logo após o primeiro impacto encontramos as notas de couro e selvagem. O amargor é muito discreto e pautado por percepções cítricas

Aftertaste: No aftertaste temos um cenário mais contido, apresentando as notas de maracujá em destaque e com as notas selvagens surgindo na persistência do paladar.

Harmonização: Algo que ao meu ver é sempre uma aposta certa e trazer o hamburguer para harmonizar com uma IPA. Mas desta vez trago o smash com cheddar e muçarela, trocamos suculência por crocância e usarmos as notas cítricas e selvagens para elevar os sabores a patamares mais altos.

Funk IPA

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #568… Funk IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-568-funk-ipa/feed/ 0 22452
Boa Cerveja-Feira #567… Bourbon Ale https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-567-bourbon-ale/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-567-bourbon-ale/#respond Fri, 24 Jan 2025 03:45:53 +0000 https://beercast.com.br/?p=22445 A paciência é essencial para saborear uma cerveja de guarda no momento ideal. Com o tempo, os aromas se transformam, os sabores se equilibram e nuances surpreendentes emergem, revelando toda a complexidade que só a maturação pode proporcionar. Esperar pelo ápice não é apenas valorizar o produto, mas também aprender a apreciar o que é...

O post Boa Cerveja-Feira #567… Bourbon Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A paciência é essencial para saborear uma cerveja de guarda no momento ideal. Com o tempo, os aromas se transformam, os sabores se equilibram e nuances surpreendentes emergem, revelando toda a complexidade que só a maturação pode proporcionar. Esperar pelo ápice não é apenas valorizar o produto, mas também aprender a apreciar o que é construído com calma e propósito. É o tempo que transforma uma boa cerveja em uma cerveja excepcional, mostrando que o melhor da vida se revela no momento certo.


Bourbon Ale

Bourbon AleDados Técnicos:

Cerveja: Bourbon Ale
Cervejaria: Cervejaria Astúcia
Estilo
: Imperial Porter
Teor: 8,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja em tom marrom escuro, levemente translúcida. A espuma se forma cremosa, em tom levemente bege e com duração baixa, porem deixando uma fina camada ainda sobre a cerveja.

Aroma: As notas de madeira e Bourbon surgem no primeiro plano de forma bastante evidente, seguidas posteriormente por notas de caramelo, cacau e melado de cana. Em segundo plano temos um toque discreto de coco queimado.

Paladar: Tanto corpo quanto carbonatação medianos. Já no paladar temos as notas de cacau, tosta, pão preto e madeira. Em segundo plano o amargor de torrefação surge, acompanhando as notas de Bourbon, malte torrado e o aquecimento alcoólico.

Aftertaste: No aftertaste as notas de cacau, coco queimado e madeira se tornam protagonistas, uma leve acidez pode ser notada e um final longo e persistente de notas de madeira e Bourbon.

Harmonização: Como estamos degustando uma cerveja intensa, minha sugestão é harmonizarmos com um corte de costela no bafo. Uma carne de sabor intenso que será destacada pelas notas de madeira e Bourbon ao mesmo tempo que nos valemos do teor alcoólico da cerveja para contrapor a untuosidade da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #567… Bourbon Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-567-bourbon-ale/feed/ 0 22445
BC#591 – Alexandre Bleed e Victor Marinho debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 https://beercast.com.br/programas/bc591-alexandre-bleed-e-victor-marinho-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/ https://beercast.com.br/programas/bc591-alexandre-bleed-e-victor-marinho-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/#respond Thu, 23 Jan 2025 23:21:18 +0000 https://beercast.com.br/?p=22441 Ano novo (2005? Não!!! 2025!), momento tenso, hora de analisarmos o status quo do nosso querido mercado cervejeiro. Pra isso, juntei experts, Victor Marinho e Alexandre Bleed têm opiniões bem claras sobre o que vem por aí. Está é a parte 1 de 2 desse excelente episódio do Beercast.

O post BC#591 – Alexandre Bleed e Victor Marinho debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/01/BC591-Alexandre-Bleed-Victor-Marinho-P1.mp3

Ano novo (2005? Não!!! 2025!), momento tenso, hora de analisarmos o status quo do nosso querido mercado cervejeiro. Pra isso, juntei experts, Victor Marinho e Alexandre Bleed têm opiniões bem claras sobre o que vem por aí. Está é a parte 1 de 2 desse excelente episódio do Beercast.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#591 – Alexandre Bleed e Victor Marinho debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc591-alexandre-bleed-e-victor-marinho-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/feed/ 0 Ano novo (2005? Não!!! 2025!), momento tenso, hora de analisarmos o status quo do nosso querido mercado cervejeiro. Pra isso, juntei experts, Victor Marinho e Alexandre Bleed têm opiniões bem claras sobre o que vem por aí. Ano novo (2005? Não!!! 2025!), momento tenso, hora de analisarmos o status quo do nosso querido mercado cervejeiro. Pra isso, juntei experts, Victor Marinho e Alexandre Bleed têm opiniões bem claras sobre o que vem por aí. Está é a parte 1 de 2 desse excelente episódio do Beercast. Beercast Brasil full false 33:28 22441
Boa Cerveja-Feira #566… Kanpai https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-566-kanpai/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-566-kanpai/#respond Fri, 17 Jan 2025 03:45:53 +0000 https://beercast.com.br/?p=22432 Brindar é uma tradição que une pessoas em celebrações e momentos especiais, e cada cultura tem sua própria maneira de expressar esse gesto. No Japão, o termo “Kanpai” é amplamente utilizado, que significa “copos vazios” e é dito antes de beber, simbolizando um desejo de alegria e boa sorte. Na Alemanha, a expressão “Ein Prost”...

O post Boa Cerveja-Feira #566… Kanpai apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Brindar é uma tradição que une pessoas em celebrações e momentos especiais, e cada cultura tem sua própria maneira de expressar esse gesto. No Japão, o termo “Kanpai” é amplamente utilizado, que significa “copos vazios” e é dito antes de beber, simbolizando um desejo de alegria e boa sorte. Na Alemanha, a expressão “Ein Prost” é a forma tradicional de brindar, em países de língua espanhola é comum dizer “Salud”, enquanto em francês é usado o “Santé”. Essas expressões, embora diferentes, compartilham um mesmo sentimento: a celebração da vida e das relações. Seja em uma festa, um jantar ou uma reunião entre amigos, o ato de brindar é uma forma universal de compartilhar alegria e bons desejos.


Kanpai

KanpaiDados Técnicos:

Cerveja: Kanpai
Cervejaria: Japas Cervejaria
Estilo
: Grape Ale
Teor: 8,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja dourada, levemente opaca e com bela cor. Espuma branca de boa formação, baixo volume e média persistência.

Aroma: No aroma temos leve tanino e notas acéticas suaves. Em segundo plano encontramos percepção de uvas brancas.

Paladar: Cerveja de corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos acidez alta com toque acético, tanino, uvas brancas e ao final um leve dulçor. Já no segundo plano temos leve herbal e aquecimento alcoólico.

Aftertaste: O afertaste traz maior suavidade de percepção, acidez baixa, uvas brancas destacadas com final com leve presença de tanino.

Harmonização: Para a harmonização vamos nos valer das notas acidas da cerveja. Dito isso, minha sugestão é harmonizarmos com mini sonhos de forma a contrapor a acidez da cerveja com o dulçor da sobremesa e deixar as notas de tanino e uvas brancas agregar sabor ao creme de confeiteiro.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #566… Kanpai apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-566-kanpai/feed/ 0 22432
BC RELOAD #35 – Tripel Karmeliet https://beercast.com.br/programas/bc-reload-35-tripel-karmeliet/ https://beercast.com.br/programas/bc-reload-35-tripel-karmeliet/#respond Fri, 10 Jan 2025 21:15:51 +0000 https://beercast.com.br/?p=22422 Degustamos a famosa Belga Tripel Karmeliet na abertura da 2ª temporada do Beercast lá em 2014. Bons tempos onde podíamos comprar essa cerveja por menos de R$15 reais! Neste episódio clássico do BC, você conhecerá um bom, e único, motivo para virar monge e aprenderá, mais uma vez, que coentro não é só pra por no feijão.

O post BC RELOAD #35 – Tripel Karmeliet apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/01/RELOAD-cerveja-Tripel-Karmeliet-belgica-podcast-de-cerveja-beercast-temp02-ep35.mp3

Degustamos a famosa Belga Tripel Karmeliet na abertura da 2ª temporada do Beercast lá em 2014. Bons tempos onde podíamos comprar essa cerveja por menos de R$15 reais! Neste episódio clássico do BC, você conhecerá um bom, e único, motivo para virar monge e aprenderá, mais uma vez, que coentro não é só pra por no feijão.

Nessa época, tudo nos surpreendia, e provocávamos nossos ouvintes com perguntas do tipo: Vocês acreditam que em 1679 já faziam cervejas boas? Existe copo com saco embaixo? Já conhece a famosa tabela periódica de estilos de cervejas? Tripel, que diabos quer dizer isso?

O Beercast deseja um ótimo início de ano a todos da cerveja.

Cerveja Tripel Karmeliet

Cervejaria: Bosteels
Estilo: Belgian Tripel
Álcool (%): 8% ABV
Temperatura: 8-12 °C
Copo Ideal: Tulipa ou Taça
Preço Varejo: R$14,90 (Preço médio no varejo de São Paulo em 2014).

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.


Confira a nota dos Beerquesteiros para a Cerveja do episódio:

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC RELOAD #35 – Tripel Karmeliet apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc-reload-35-tripel-karmeliet/feed/ 0 Degustamos a famosa Belga Tripel Karmeliet na abertura da 2ª temporada do Beercast lá em 2014. Bons tempos onde podíamos comprar essa cerveja por menos de R$15 reais! Neste episódio clássico do BC, você conhecerá um bom, e único, Degustamos a famosa Belga Tripel Karmeliet na abertura da 2ª temporada do Beercast lá em 2014. Bons tempos onde podíamos comprar essa cerveja por menos de R$15 reais! Neste episódio clássico do BC, você conhecerá um bom, e único, motivo para virar monge e aprenderá, mais uma vez, que coentro não é só pra por no feijão. Beercast Brasil full false 28:39 22422
Boa Cerveja-Feira #565… Hyperboost https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-565-hyperboost/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-565-hyperboost/#respond Fri, 10 Jan 2025 03:45:29 +0000 https://beercast.com.br/?p=22418 No início de um novo ano, é comum renovarmos nossas metas e reavaliarmos nossos projetos, e nesta coluna não será diferente. Ao longo dos meses, traremos além das cervejas, histórias e análises para inspirar e informar. Este ano, um elemento especial marcará nossa jornada: a integração da inteligência artificial no processo de construção ou aprimoramento...

O post Boa Cerveja-Feira #565… Hyperboost apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
No início de um novo ano, é comum renovarmos nossas metas e reavaliarmos nossos projetos, e nesta coluna não será diferente. Ao longo dos meses, traremos além das cervejas, histórias e análises para inspirar e informar. Este ano, um elemento especial marcará nossa jornada: a integração da inteligência artificial no processo de construção ou aprimoramento das colunas. Essa novidade não apenas amplia as possibilidades criativas, mas também nos desafia a explorar novas formas de comunicação. Combinando tecnologia e criatividade humana, seguimos com o compromisso de oferecer conteúdo relevante e instigante a cada semana.


Hyperboost

HyperboostDados Técnicos:

Cerveja: Hyperboost
Cervejaria: Cervejaria Dádiva
Estilo
: New England IPA
Teor: 6,4 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,00


Aparência: Cerveja em tom amarelo claro e opaca. Espuma branca com ótima formação e persistência.

Aroma: No aroma a presença de lúpulos cítricos é marcante trazendo grapefruit, maracujá e manga. Em segundo plano uma presença discreta de abacaxi e lichia.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas cítricas trazem maracujá, lichia e manga, em segundo plano uma leve presença de malte, herbal e baixo amargor.

Aftertaste: Aftertaste com notas cítricas suaves, leve dulçor com residual de grapefruit e maracujá.

Harmonização: Como temos notas cítricas bastante marcantes minha sugestão de harmonização é um tender com calda de laranja para destacarmos ainda mais a carne suína com as notas de grapefruit e maracujá.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #565… Hyperboost apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-565-hyperboost/feed/ 0 22418
Boa Cerveja-Feira #564… Vienna Chocotone https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-564-vienna-chocotone/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-564-vienna-chocotone/#respond Fri, 03 Jan 2025 03:45:15 +0000 https://beercast.com.br/?p=22414 Viramos o ano, mas vamos nos valer do período de festas para trazer uma cerveja que pega como inspiração um dos itens sazonais. O uso de pratos típicos para inspirar cervejas no halloween, natal, festas juninas é algo comum, ainda mais quando falamos do Brasil e seu histórico em pegar qualquer culinária e tentar achar...

O post Boa Cerveja-Feira #564… Vienna Chocotone apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Viramos o ano, mas vamos nos valer do período de festas para trazer uma cerveja que pega como inspiração um dos itens sazonais. O uso de pratos típicos para inspirar cervejas no halloween, natal, festas juninas é algo comum, ainda mais quando falamos do Brasil e seu histórico em pegar qualquer culinária e tentar achar uma maneira de criar uma releitura ou um incidente diplomático ou os dois.


Vienna Chocotone

Vienna ChocotoneDados Técnicos:

Cerveja: Vienna Chocotone
Cervejaria: Cervejaria ZEV
Estilo
: Vienna Lager
Teor: 5,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,50


Aparência: Cerveja em tom castanho, cristalina e brilhante. Espuma branca com ótima formação e duração.

Aroma: As notas de baunilha são protagonistas no aroma, muito destacadas e encobrindo parte dos demais aspectos. Em segundo plano encontramos chocolate, cacau e avelãs, suave presença de tosta e casca de pão.

Paladar: Corpo e carbonatação médios. Enquanto que no paladar as notas de baunilha surgem exageradamente em primeiro plano, as notas de caramelo, cacau, avelãs e tosta ficam em segundo plano.

Aftertaste: Aftertaste mais suave, ainda com baunilha em primeiro plano, mas trazendo caramelo e cacau mais equilibrados.

Harmonização: Para a harmonização minha sugestão é uma fatia de chocotone chapeada com um toque de manteiga e polvilhada com canela, salientando as notas de chocolate e cacau e usando o artificio da canela para contrapor a baunilha.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #564… Vienna Chocotone apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-564-vienna-chocotone/feed/ 0 22414
Boa Cerveja-Feira #563… Westmalle Dubbel https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-563-westmalle-dubbel/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-563-westmalle-dubbel/#respond Fri, 27 Dec 2024 03:45:00 +0000 https://beercast.com.br/?p=22406 Pensando em como poderia fechar o ano fiquei avaliando qual cerveja eu poderia trazer, várias opções de lançamentos de final de ano ou cervejas com temáticas de final ano. Mas ao final notei que seria mais interessante trazer um rótulo bastante tradicional para reforçar que nem tudo  gira em cima de novidades e lançamentos, afinal...

O post Boa Cerveja-Feira #563… Westmalle Dubbel apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Pensando em como poderia fechar o ano fiquei avaliando qual cerveja eu poderia trazer, várias opções de lançamentos de final de ano ou cervejas com temáticas de final ano. Mas ao final notei que seria mais interessante trazer um rótulo bastante tradicional para reforçar que nem tudo  gira em cima de novidades e lançamentos, afinal é importante termos a consciência de que para termos lançamentos e inovações tivemos antes as bases criadas sobre os estilos clássicos.


Westmalle Dubbel

Westmalle DubbelDados Técnicos:

Cerveja: Westmalle Dubbel
Cervejaria: Brouwerij der Trappisten van Westmalle
Estilo
: Belgian Dubbel
Teor: 7,0 %
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75


Aparência: Líquido castanho escuro, levemente translúcido e brilhante. Espuma levemente bege com boa formação e duração baixa.

Aroma: No aroma notas de frutas secas, ameixas e tâmaras, leve nota de caramelo com presença herbal. Em segundo plano notas licorosas que remetem a Baileys .

Paladar: Corpo médio alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar a percepção de frutas secas ocupa primeiro plano trazendo ameixa e tâmaras, acompanhada por um suave amargor de tosta e notas de caramelo. Em segundo plano encontramos toffe, leve presença de açúcar queimado e leve herbal.

Aftertaste: No aftertaste somos apresentados ao aquecimento alcoólico, notas de toffe e leve amargor de tosta.

Harmonização: Iremos harmonizar a Westmalle com frango com crosta de ervas e cebolas assadas. Iremos agregar as notas de frutas secas ao sabor do frango e salientar os sabores da cebola com as notas de toffe.

Westmalle Dubbel

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #563… Westmalle Dubbel apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-563-westmalle-dubbel/feed/ 0 22406
BC RELOAD #86 – Cerveja Eisenbahn Lust Especial de Ano Novo 2015 https://beercast.com.br/descontos/bc-reload-86-cerveja-eisenbahn-lust-especial-de-ano-novo-2015/ https://beercast.com.br/descontos/bc-reload-86-cerveja-eisenbahn-lust-especial-de-ano-novo-2015/#respond Thu, 26 Dec 2024 23:59:36 +0000 https://beercast.com.br/?p=22398 Há 10 anos, na passagem de 2014 para 2015, nosso interesse em cervejas para comemoração era bem diferente dos dias de hoje. Considero este mais um programa histórico do BC, nosso segundo ano novo juntos na gravação do podcast. O clima era tão descontraído e o formato do programa, focado na cerveja, demostrava tanto nosso interesse pela bebida, que me despertou fortes lembranças dessa passagem boa do podcast. Tá aí pra vocês ouvirem novamente. Espero que se divirtam como eu ouvindo novamente.

O post BC RELOAD #86 – Cerveja Eisenbahn Lust Especial de Ano Novo 2015 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/12/RELOAD-cerveja-eisenbahn-lust-brasil-podcast-de-cerveja-beercast-temp02-ep86.mp3

 

Há 10 anos, na passagem de 2014 para 2015, nosso interesse em cervejas para comemoração era bem diferente dos dias de hoje. Considero este mais um programa histórico do BC, nosso segundo ano novo juntos na gravação do podcast. O clima era tão descontraído e o formato do programa, focado na cerveja, demonstrava tanto nosso interesse pela bebida, que me despertou fortes lembranças dessa passagem boa do podcast. Tá aí pra vocês ouvirem novamente. Espero que se divirtam como eu ouvindo novamente.

Cerveja Eisenbahn Lust

Cervejaria: Cervejaria Sudbrack / Eisenbahn
Estilo: Bière de Champagne / Bière Brut
Álcool (%): 11.5% ABV
Temperatura: 0-4 °C
Copo Ideal: Flauta
Preço Varejo: R$45,50 (375 ml) em 2015

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.


Confira a nota dos Beerquesteiros para a Cerveja do episódio:

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC RELOAD #86 – Cerveja Eisenbahn Lust Especial de Ano Novo 2015 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/descontos/bc-reload-86-cerveja-eisenbahn-lust-especial-de-ano-novo-2015/feed/ 0 Há 10 anos, na passagem de 2014 para 2015, nosso interesse em cervejas para comemoração era bem diferente dos dias de hoje. Considero este mais um programa histórico do BC, nosso segundo ano novo juntos na gravação do podcast. Há 10 anos, na passagem de 2014 para 2015, nosso interesse em cervejas para comemoração era bem diferente dos dias de hoje. Considero este mais um programa histórico do BC, nosso segundo ano novo juntos na gravação do podcast. O clima era tão descontraído e o formato do programa, focado na cerveja, demostrava tanto nosso interesse pela bebida, que me despertou fortes lembranças dessa passagem boa do podcast. Tá aí pra vocês ouvirem novamente. Espero que se divirtam como eu ouvindo novamente. Beercast Brasil full false 30:52 22398
BC#590 – Silvia Limberger – Parte 2 https://beercast.com.br/programas/bc590-silvia-limberger-parte-2/ https://beercast.com.br/programas/bc590-silvia-limberger-parte-2/#respond Fri, 20 Dec 2024 19:57:53 +0000 https://beercast.com.br/?p=22395 Essa é a segunda parte da conversa que Anselmo Mendo e Victor Marinho tiveram com a Silvia Limberger sobre o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional", lançamento da LF Editorial. 
Procure por "Beercast Brasil" no seu app de música favorito.

O post BC#590 – Silvia Limberger – Parte 2 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/12/BC590-Silvia-Limberger.mp3

Essa é a segunda parte da conversa que Anselmo Mendo e Victor Marinho tiveram com a Silvia Limberger sobre o livro “Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira – Formação da Cultura Cervejeira Nacional”, lançamento da LF Editorial.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#590 – Silvia Limberger – Parte 2 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc590-silvia-limberger-parte-2/feed/ 0 Essa é a segunda parte da conversa que Anselmo Mendo e Victor Marinho tiveram com a Silvia Limberger sobre o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional", lançamento da LF Editorial.  Essa é a segunda parte da conversa que Anselmo Mendo e Victor Marinho tiveram com a Silvia Limberger sobre o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional", lançamento da LF Editorial. <br /> Procure por "Beercast Brasil" no seu app de música favorito. Beercast Brasil full false 24:53 22395
Boa Cerveja-Feira #562… Sept 40% https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-562-sept-40/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-562-sept-40/#respond Fri, 20 Dec 2024 03:45:28 +0000 https://beercast.com.br/?p=22388 Cervejarias são normalmente ávidas por apresentar novidades ou releituras ao mercado, justamente para manter vivo o movimento, mas comemorações são especialmente interessantes para buscar inovar e apresentar algo completamente diferente. No caso do aniversário de 7 anos da cervejaria dádiva temos um exemplo de alto nível desta busca por inovação, uma Strong Gold Ale envelhecida...

O post Boa Cerveja-Feira #562… Sept 40% apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Cervejarias são normalmente ávidas por apresentar novidades ou releituras ao mercado, justamente para manter vivo o movimento, mas comemorações são especialmente interessantes para buscar inovar e apresentar algo completamente diferente. No caso do aniversário de 7 anos da cervejaria dádiva temos um exemplo de alto nível desta busca por inovação, uma Strong Gold Ale envelhecida em barricas de carvalho francês, e no caso da Sept 40% ainda temos 40% do volume da barrica com vinho Claret Cabernet Sauvignon e o resultado, como poderão ver abaixo, foi fantástico.


Sept 40%

Sept 40%Dados Técnicos:

Cerveja: Sept 40%
Cervejaria: Cervejaria Dádiva
Estilo
: Strong Gold Ale
Teor: 11,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja castanha, com reflexo dourado escuro e levemente opaca. Espuma branca e cremosa com formação baixa, porém persistente.

Aroma: No aroma encontramos leve vinificado, frutas vermelhas, tanino e madeira. Segundo plano com notas discretas de toffe, licor e acético.

Paladar: Cerveja de corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos acidez alta e pautada por notas acéticas, vinificadas e suave toque de madeira e frutas vermelhas. Em segundo plano com suaves notas de uvas e condimentos.

Aftertaste: Aftertaste limpo levando em consideração a potência da cerveja, mantendo longamente a percepção acética e de frutas vermelhas.

Harmonização: A sugestão de harmonização com cheesecake de doce de leite, onde iremos contrapor o dulçor com as notas acéticas e iremos agregar todas as notas intensas de vinho e frutas vermelhas ao sabor da sobremesa.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #562… Sept 40% apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-562-sept-40/feed/ 0 22388
BC#589 – Silvia Limberger – Parte 1 https://beercast.com.br/programas/bc589-silvia-limberger-parte-1/ https://beercast.com.br/programas/bc589-silvia-limberger-parte-1/#respond Fri, 13 Dec 2024 20:15:57 +0000 https://beercast.com.br/?p=22383 A LF Editorial acaba de lançar o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional" e neste programa Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam uma das autoras: Silvia Limberger. Venha entender porque a cerveja se tornou, no decorrer de séculos, a bebida mais popular do Brasil, encontrada, literalmente, do Oiapoque ao Chuí.

O post BC#589 – Silvia Limberger – Parte 1 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/12/BC589-Silvia-Limberger.mp3

A LF Editorial acaba de lançar o livro “Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira – Formação da Cultura Cervejeira Nacional” e neste programa Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam uma das autoras: Silvia Limberger. Venha entender porque a cerveja se tornou, no decorrer de séculos, a bebida mais popular do Brasil, encontrada, literalmente, do Oiapoque ao Chuí.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#589 – Silvia Limberger – Parte 1 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc589-silvia-limberger-parte-1/feed/ 0 A LF Editorial acaba de lançar o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional" e neste programa Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam uma das autoras: Silvia Limberger. A LF Editorial acaba de lançar o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional" e neste programa Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam uma das autoras: Silvia Limberger. Venha entender porque a cerveja se tornou, no decorrer de séculos, a bebida mais popular do Brasil, encontrada, literalmente, do Oiapoque ao Chuí. Beercast Brasil full false 29:53 22383
Boa Cerveja-Feira #561… Viking Imperial Stout https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-561-viking-imperial-stout/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-561-viking-imperial-stout/#respond Fri, 13 Dec 2024 03:45:06 +0000 https://beercast.com.br/?p=22375 Esta introdução irá sair um pouco do universo cervejeiro e ir para um campo de curiosidades, por conta do nome da cerveja. Apesar de vermos em muitos locais o uso do termo viking como uma designação de povos nórdicos existe um equivoco neste uso. Viking na verdade se tratada de uma profissão, onde uma tradução...

O post Boa Cerveja-Feira #561… Viking Imperial Stout apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta introdução irá sair um pouco do universo cervejeiro e ir para um campo de curiosidades, por conta do nome da cerveja. Apesar de vermos em muitos locais o uso do termo viking como uma designação de povos nórdicos existe um equivoco neste uso. Viking na verdade se tratada de uma profissão, onde uma tradução aproximada seria ‘pirata’ ou ‘invasor’, mas esta é somente um dos entendimentos. Outras fontes ligam o termo a uma região costeira de Oslo mas que ainda ligaria o termo ao moradores costeiros e navegantes. O importante é que viking não era um povo e sim um conjunto de diferentes povos que viviam em um uma mesma região e que os outros povos acabavam por agregar em um único ‘entendimento’


Viking Imperial Stout

Viking Imperial StoutDados Técnicos:

Cerveja: Viking Imperial Stout
Cervejaria: Cervejaria Odin
Estilo
: Imperial Stout
Teor: 10,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,50


Aparência: Cerveja preta completamente fechada. Espuma bege clara, com boa formação e duração inacreditável.

Aroma: No aroma temos notas de café, chocolate, cacau e torrefação. Em segundo plano leve nota licorosa.

Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de café expresso ocupam o primeiro plano seguida pelas notas de cacau e torra.

Aftertaste: Aftertaste pautado por notas de café e aquecimento alcoólico, o final trás leve nota picante e amargor de torrefação.

Harmonização: Para a harmonização vamos sugerir o bolo de coco gelado da casa. Colocando notas de café e cacau ao dulçor do bolo e migrando o sabor do coco para coco queimado.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #561… Viking Imperial Stout apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-561-viking-imperial-stout/feed/ 0 22375
BC#588 – Cervejaria Perdizes https://beercast.com.br/programas/bc588-cervejaria-perdizes/ https://beercast.com.br/programas/bc588-cervejaria-perdizes/#respond Fri, 06 Dec 2024 16:13:04 +0000 https://beercast.com.br/?p=22369 Sempre incentivo aqui o "Beba Local", aquela ideia de prestigiarmos os bares e cervejarias perto de nossa casa. Assim conseguimos cervejas mais frescas, beneficiamos a prosperidade dos negócios e reforçamos as boas relações na nossa comunidade. Entrevistei o Guilherme, sócio e cervejeiro gente boa, que produz suas ales e lagers no quintal de uma casa dos anos 1940, em São Paulo. Venha ouvir e entender qual o segredo desse negócio que funciona há 4 anos no bairro de Perdizes.

O post BC#588 – Cervejaria Perdizes apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/12/BC588-Cervejaria-Perdizes.mp3

Sempre incentivo aqui o “Beba Local”, aquela ideia de prestigiarmos os bares e cervejarias perto de nossa casa. Assim conseguimos cervejas mais frescas, beneficiamos a prosperidade dos negócios e reforçamos as boas relações na nossa comunidade. Entrevistei o Guilherme, sócio da Cervejaria Perdizes e cervejeiro gente boa, que produz suas ales e lagers no quintal de uma casa dos anos 1940, em São Paulo. Venha ouvir e entender qual o segredo desse negócio que funciona há 4 anos no bairro de Perdizes.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#588 – Cervejaria Perdizes apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc588-cervejaria-perdizes/feed/ 0 Sempre incentivo aqui o "Beba Local", aquela ideia de prestigiarmos os bares e cervejarias perto de nossa casa. Assim conseguimos cervejas mais frescas, beneficiamos a prosperidade dos negócios e reforçamos as boas relações na nossa comunidade. Sempre incentivo aqui o "Beba Local", aquela ideia de prestigiarmos os bares e cervejarias perto de nossa casa. Assim conseguimos cervejas mais frescas, beneficiamos a prosperidade dos negócios e reforçamos as boas relações na nossa comunidade. Entrevistei o Guilherme, sócio e cervejeiro gente boa, que produz suas ales e lagers no quintal de uma casa dos anos 1940, em São Paulo. Venha ouvir e entender qual o segredo desse negócio que funciona há 4 anos no bairro de Perdizes. Beercast Brasil full false 35:50 22369
Boa Cerveja-Feira #560… Barleywine 10 anos https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-560-barleywine-10-anos/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-560-barleywine-10-anos/#respond Fri, 06 Dec 2024 03:45:02 +0000 https://beercast.com.br/?p=22365 Hoje iremos brindar aos 10 anos de existência da cervejaria Dávida, que surgiu em Várzea Paulista com objetivos e eu diria que ambiciosos, como dito no próprio site da cervejaria “Buscamos combinar leveza e intensidade em cada gole. Queremos proporcionar momentos de prosperidade com um toque de criatividade. A alegria de nossos clientes é nossa...

O post Boa Cerveja-Feira #560… Barleywine 10 anos apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Hoje iremos brindar aos 10 anos de existência da cervejaria Dávida, que surgiu em Várzea Paulista com objetivos e eu diria que ambiciosos, como dito no próprio site da cervejaria “Buscamos combinar leveza e intensidade em cada gole. Queremos proporcionar momentos de prosperidade com um toque de criatividade. A alegria de nossos clientes é nossa maior motivação, e é por isso que nos dedicamos a trazer inovação e originalidade em cada cerveja que produzimos”. Posso dizer, sem medo de errar, que estão cumprindo estes objetivos com maestria.


Barleywine 10 anos

Barleywine 10 anosDados Técnicos:

Cerveja: Barleywine 10 anos
Cervejaria: Cervejaria Dádiva
Estilo
: Barleywine
Teor: 12,7 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro e quase completamente fechada. Espuma em tom bege bastante claro, com boa formação e persistência.

Aroma: No aroma encontramos percepção de caramelo, frutas secas, toffe e leve torrefação com notas de café. Já em segundo plano encontramos suave presença de madeira e um leve selvagem.

Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar temos percepção licorosa destacada trazendo frutas secas, caramelo e toffe. Em segundo plano a complexidade aumenta com a inserção de notas de café, castanhas, anis e leve condimento e madeira.

Aftertaste: Aftertaste com notas de toffe, torrefação e frutas secas em um equilíbrio notável e seguido por aquecimento alcoólico, porem com a sensação alcóolica bastante baixa.

Harmonização: Nesta harmonização proponho um escondidinho de ragu de costela, um prato tão intenso quanto a cerveja que será potencializado pelas notas de frutas secas, madeira e caramelo da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #560… Barleywine 10 anos apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-560-barleywine-10-anos/feed/ 0 22365
Boa Cerveja-Feira #559… Hypnos Series https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-559-hypnos-series/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-559-hypnos-series/#respond Fri, 29 Nov 2024 03:45:15 +0000 https://beercast.com.br/?p=22359 Para fechar esta sequência de cervejas da Prússia trouxe a cerveja mais intensa do meu pacote, uma imperial Stout. Aqui vemos que a cervejaria conseguiu navegar bem desde os estilos de entrada até os rótulos mais extremos. E como em toda a última coluna do mês vamos trazer uma harmonização factual que possa destacar ainda...

O post Boa Cerveja-Feira #559… Hypnos Series apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Para fechar esta sequência de cervejas da Prússia trouxe a cerveja mais intensa do meu pacote, uma imperial Stout. Aqui vemos que a cervejaria conseguiu navegar bem desde os estilos de entrada até os rótulos mais extremos. E como em toda a última coluna do mês vamos trazer uma harmonização factual que possa destacar ainda mais as notas da cerveja.


Hypnos Series

Hypnos SeriesDados Técnicos:

Cerveja: Hypnos Series
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo
: Imperial Stout
Teor: 10,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00


Aparência: Cerveja preta e brilhante, completamente opaca. Espuma em tom bege, cremosa e com boa formação.

Aroma: Notas de café e Baileys ocupam o primeiro plano do aroma, logo seguido por notas de caramelo, torrefação, cacau e madeira, podemos notas ainda uma suave presença de menta bastante efêmera.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos as notas de café, capuccino e madeira acompanhadas por uma textura licorosa, em segundo plano as notas de torrefação e o amargor de tosta surgem acompanhadas pelo aquecimento alcoólico.

Aftertaste: O aftertaste apresenta um equilíbrio delicado entre as notas de café, capuccino e madeira e as notas com tom resinoso e pinho vindos do lúpulo, o amargor se mantem discreto com notas de torrefação.

Harmonização: Para a harmonização iremos trazer um prato tão intenso quanto a cerveja, um ossobuco na cama de polenta. Iremos nos aproveitar do teor alcoólico da cerveja para contrapor a untuosidade da carne e deixar as notas de café e madeira reforçarem seu sabor intenso.

Hypnos Series

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #559… Hypnos Series apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-559-hypnos-series/feed/ 0 22359
BC#587 – Boa Cerveja-Feira com Fabrizio Guzzon https://beercast.com.br/programas/bc587-boa-cerveja-feira-com-fabrizio-guzzon/ https://beercast.com.br/programas/bc587-boa-cerveja-feira-com-fabrizio-guzzon/#respond Mon, 25 Nov 2024 22:31:26 +0000 https://beercast.com.br/?p=22352 O Guzzon está comigo aqui no Beercast desde que tudo era mato. Lá se vão mais de 550 colunas com avaliações precisas sobre as melhores (ou nem tanto) cervejas que podemos beber no Brasil. Hoje conversaremos sobre suas degustações e harmonizações recentes, dicas de compras e a quantas anda o mercado cervejeiro do país. Procure...

O post BC#587 – Boa Cerveja-Feira com Fabrizio Guzzon apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/11/BC587_Boa_Cerveja_Feira_Fabrizio_Guzzon.mp3

O Guzzon está comigo aqui no Beercast desde que tudo era mato. Lá se vão mais de 550 colunas com avaliações precisas sobre as melhores (ou nem tanto) cervejas que podemos beber no Brasil. Hoje conversaremos sobre suas degustações e harmonizações recentes, dicas de compras e a quantas anda o mercado cervejeiro do país.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#587 – Boa Cerveja-Feira com Fabrizio Guzzon apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc587-boa-cerveja-feira-com-fabrizio-guzzon/feed/ 0 https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/11/BC587_Boa_Cerveja_Feira_Fabrizio_Guzzon.mp3 - O Guzzon está comigo aqui no Beercast desde que tudo era mato. Lá se vão mais de 550 colunas com avaliações precisas sobre as melhores (ou nem tanto) ... https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/11/BC587_Boa_Cerveja_Feira_Fabrizio_Guzzon.mp3<br /> <br /> <br /> <br /> O Guzzon está comigo aqui no Beercast desde que tudo era mato. Lá se vão mais de 550 colunas com avaliações precisas sobre as melhores (ou nem tanto) cervejas que podemos beber no Brasil. Hoje conversaremos sobre suas degustações e harmonizações recentes, dicas de compras e a quantas anda o mercado cervejeiro do país.<br /> <br /> Procure por "Beercast Brasil" no seu app de música favorito.<br /> <br /> Ouvir no Spotify<br /> Ouvir no Apple Podcasts<br /> Ouvir na Amazon Music<br /> Ouvir no Deezer<br /> Seja Patrono do Beercast contribuindo a partir de R$10,00 por mês.<br /> <br /> Links:<br /> <br /> <br /> <br /> Instagram do Guzzon<br /> Facebook do Guzzon<br /> <br /> <br /> <br /> Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:<br /> <br /> <br /> <br /> contato@beercast.com.br : Mande suas degustações, garrafadas, críticas, elogios e sugestões.<br /> Instagram Beercast Brasil<br /> Fanpage Beercast Brasil no Facebook<br /> Feed do Beercast (assine nosso feed) Beercast Brasil full false 45:55 22352
Boa Cerveja-Feira #558… Sweet Stout https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-558-sweet-stout/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-558-sweet-stout/#respond Fri, 22 Nov 2024 03:45:08 +0000 https://beercast.com.br/?p=22346 Algo que existe e talvez devesse ser ainda mais praticado é o fortalecimento do ecossistema das cervejas artesanais. Uma cervejaria não existe sozinha, ela depende da interação com o público, com os bares e com as demais cervejarias. Fruto destas relações são as cervejas colaborativas entre duas ou mais cervejarias ou com bares, mas neste...

O post Boa Cerveja-Feira #558… Sweet Stout apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Algo que existe e talvez devesse ser ainda mais praticado é o fortalecimento do ecossistema das cervejas artesanais. Uma cervejaria não existe sozinha, ela depende da interação com o público, com os bares e com as demais cervejarias. Fruto destas relações são as cervejas colaborativas entre duas ou mais cervejarias ou com bares, mas neste caso temos uma cerveja fruto da colaboração entre a cervejaria e uma escola com foco em cervejas, o ICB.


Sweet Stout

Sweet StoutDados Técnicos:

Cerveja: Sweet Stout
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo
: Sweet Stout
Teor: 4,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Líquido completamente preto e fechado. A espuma se forma em tom bege e bastante breve.

Aroma: No aroma as notas de café ocupam o primeiro plano, seguido com uma leve presença de grãos tostados. Em segundo plano encontramos um perfil mais adocicado que remete a chocolate ao leite.

Paladar: Tanto corpo quanto carbonatação medianos. Enquanto que no paladar temos notas de café, tosta, cacau e um fundo de caramelo e chocolate ao leite.

Aftertaste: O aftertaste ainda agrega um leve amargor de tosta ao leve dulçor de chocolate ao leite, colocando as notas de café em segundo plano.

Harmonização: Para a harmonização minha sugestão é uma fatia de bolo gelado de chocolate, o amargor e notas de café da cerveja irão contrapor o dulçor da sobremesa enquanto que a percepção do chocolate e caramelo serão colocadas em maior evidência.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #558… Sweet Stout apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-558-sweet-stout/feed/ 0 22346
Boa Cerveja-Feira #557… A I Black IPA https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-557-a-i-black-ipa/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-557-a-i-black-ipa/#respond Fri, 15 Nov 2024 03:45:59 +0000 https://beercast.com.br/?p=22324 Seguindo a proposta de navegar pelo portfólio da Prussia hoje iremos tratar de uma versão menos comum da IPA, no caso uma Black IPA. É sempre interessante, pensando na construção do portifólio, agregar versões dos seus rótulos de maior giro para agregar o nome e aumentar as opções. No caso da Black IPA ainda temos...

O post Boa Cerveja-Feira #557… A I Black IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Seguindo a proposta de navegar pelo portfólio da Prussia hoje iremos tratar de uma versão menos comum da IPA, no caso uma Black IPA. É sempre interessante, pensando na construção do portifólio, agregar versões dos seus rótulos de maior giro para agregar o nome e aumentar as opções. No caso da Black IPA ainda temos a abertura de trilha para as cervejas com notas tostadas e torradas.


A I Black IPA

A I Black IPADados Técnicos:

Cerveja: A I Black IPA
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo
: Black IPA
Teor: 6,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro, fechada e com espuma clara com formação breve, deixando uma fina camada sobre a cerveja depois de alguns instantes.

Aroma: No aroma as notas cítricas e herbais se destacam, trazendo grapefruit, casca de laranja e leve resinoso. Em segundo plano temos notas mais discretas de tosta e grãos torrados.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de grapefruit, pinho e lima ocupam o primeiro plano, em conjunto com um amargor médio alto pautado por notas herbais e tostadas. O segundo plano é ocupado pelas notas de tosta, cereal e cacau.

Aftertaste: No aftertaste o amargor perde força e as notas resinosas e de pinho ganham mais espaço se equilibrando com a percepção cítrica da cerveja, apresentando um fechamento com frescor cítrico inesperado.

Harmonização: Para a harmonização vamos nos valer do fato que as características de IPA são bastante destacadas. Minha sugestão é harmonizar com uma peça de entrecôte na brasa, onde as notas mais tostadas farão o papel de contrastar o salgado da carne e garantir os holofotes para a união das notas cítricas com o sabor intenso da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #557… A I Black IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-557-a-i-black-ipa/feed/ 0 22324
BC#586 – Com Karla Danitza – Rota da Cerveja Negra, História Cervejeira Afrodiaspórica https://beercast.com.br/programas/bc586-com-karla-danitza-rota-da-cerveja-negra-historia-cervejeira-afrodiasporica/ https://beercast.com.br/programas/bc586-com-karla-danitza-rota-da-cerveja-negra-historia-cervejeira-afrodiasporica/#respond Thu, 14 Nov 2024 02:46:10 +0000 https://beercast.com.br/?p=22329 Karla Danitza é gestora e programadora cultural com formação em Gestão para Organizações da Sociedade Civil pela Faculdade de Políticas Públicas/UEMG, tem especialização em Design para a Sustentabilidade pelo Gaia Education e Stakeholders e ESG pela FIA Business School, atualmente estuda pela mesma escola Ética em Negócios. Já Realizou exposições, fóruns e festivais, como: Fórum Internacional de Dança, Festival de Arte Negra, FINIT/Inforuso, Bienal de Arte Digital, Apps For Good – Lisboa, foi curadora para a She‘s Tech Conference 2020, Coordenadora de Programação Cultural no MM Gerdau e idealizou a iniciativa Enegrecer a Gestão Cultural. Integrante do Grupo Africanidades BH, onde desenvolve pesquisas relacionadas às cartografias da negritude na cidade de Belo Horizonte. É fundadora da Ponte Agência de Cultura, consultoria para curadoria de eventos e projetos culturais inclusivos, atualmente integra a equipe de projetos e captação do Brasil de Fato, integra o Coletivo Tereza de Benguela e escreve para a Bantumen Lisboa.

O post BC#586 – Com Karla Danitza – Rota da Cerveja Negra, História Cervejeira Afrodiaspórica apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/11/BC586_Rota_Cerveja_Negra_Karla_Danitza.mp3

Karla Danitza, mineira de Belo Horizonte, é gestora cultural e sociocultural com vasta experiência em criação de projetos que conectam cultura, impacto social e políticas públicas. Vive hoje em São Paulo e é a idealizadora de um dos projetos vencedores do Edital Fermenta da AMBEV deste ano. O Rota da Cerveja Negra, História Cervejeira Afrodiaspórica, visa promover a circulação e valorização da cultura cervejeira diversa, especialmente em espaços liderados por pessoas negras, como cervejarias, bares e outros locais de cultura cervejeira. Vem ouvir nossa conversa.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#586 – Com Karla Danitza – Rota da Cerveja Negra, História Cervejeira Afrodiaspórica apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc586-com-karla-danitza-rota-da-cerveja-negra-historia-cervejeira-afrodiasporica/feed/ 0 Karla Danitza é gestora e programadora cultural com formação em Gestão para Organizações da Sociedade Civil pela Faculdade de Políticas Públicas/UEMG, tem especialização em Design para a Sustentabilidade pelo Gaia Education e Stakeholders e ESG pela FI... Karla Danitza é gestora e programadora cultural com formação em Gestão para Organizações da Sociedade Civil pela Faculdade de Políticas Públicas/UEMG, tem especialização em Design para a Sustentabilidade pelo Gaia Education e Stakeholders e ESG pela FIA Business School, atualmente estuda pela mesma escola Ética em Negócios. Já Realizou exposições, fóruns e festivais, como: Fórum Internacional de Dança, Festival de Arte Negra, FINIT/Inforuso, Bienal de Arte Digital, Apps For Good – Lisboa, foi curadora para a She‘s Tech Conference 2020, Coordenadora de Programação Cultural no MM Gerdau e idealizou a iniciativa Enegrecer a Gestão Cultural. Integrante do Grupo Africanidades BH, onde desenvolve pesquisas relacionadas às cartografias da negritude na cidade de Belo Horizonte. É fundadora da Ponte Agência de Cultura, consultoria para curadoria de eventos e projetos culturais inclusivos, atualmente integra a equipe de projetos e captação do Brasil de Fato, integra o Coletivo Tereza de Benguela e escreve para a Bantumen Lisboa. Beercast Brasil full false 52:55 22329
Boa Cerveja-Feira #556… Prussia IPA https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-556-prussia-ipa/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-556-prussia-ipa/#respond Fri, 08 Nov 2024 03:45:33 +0000 https://beercast.com.br/?p=22319 Quando você tem a intensão de conhecer um fabricante a maioria das pessoas opta pelos rótulos exclusivos ou edições premiadas. Eu prefiro provar o rótulo de combate, aquela cerveja feita para estar engatada em todos os bares, promover o giro rápido do produto e expandir a visibilidade de marca, pois na minha opinião são estas...

O post Boa Cerveja-Feira #556… Prussia IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Quando você tem a intensão de conhecer um fabricante a maioria das pessoas opta pelos rótulos exclusivos ou edições premiadas. Eu prefiro provar o rótulo de combate, aquela cerveja feita para estar engatada em todos os bares, promover o giro rápido do produto e expandir a visibilidade de marca, pois na minha opinião são estas as cervejas que trazem o esforço da cervejaria em manter a estabilidade e qualidade de um rótulo. E no caso optei pela IPA da Prússia.


Prussia IPA

Prussia IPADados Técnicos:

Cerveja: Prussia IPA
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo
: English IPA
Teor: 6,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,25


Aparência: Cerveja em tom âmbar, levemente opaca e com ótima formação de espuma, trazendo uma espuma de boa qualidade e persistência.

Aroma: Aroma com notas cítricas e resinosas em primeiro plano, trazendo leve grapefruit. Em segundo plano temos notas de caramelo, cereal e um leve toque terroso.

Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Primeiro plano com caramelo e uma leve adstringência e logo encontramos um amargor crescente trazendo notas herbais e terrosas, um leve gramíneo fecha o palato.

Aftertaste: No aftertaste temos todas as notas perdendo intensidade, restante um amargor residual com herbal e gramíneo de maneira mais longa.

Harmonização: Para a harmonização minha sugestão é algo para compartilhar, uma porção de fritas rústicas com alecrim para destacar ainda mais estas notas herbais e gramíneas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #556… Prussia IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-556-prussia-ipa/feed/ 0 22319
BC#585 – Com Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis https://beercast.com.br/programas/bc585-com-gabriel-di-martino-mestre-cervejeiro-da-coca-cola-femsa-e-responsavel-pelas-cervejas-da-therezopolis/ https://beercast.com.br/programas/bc585-com-gabriel-di-martino-mestre-cervejeiro-da-coca-cola-femsa-e-responsavel-pelas-cervejas-da-therezopolis/#respond Fri, 01 Nov 2024 17:43:15 +0000 https://beercast.com.br/?p=22314 Nesse programa conversei com o Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis. Venha ouvir pra entender o que é trabalhar em uma empresa gigante e ser responsável pela produção de mais de 3.000.000 de litros de cerveja por mês. Gabriel nos conta sobre seus estudos na Califórnia e como foi mudar a trabalho de Teresópolis, no Rio de Janeiro, para o interior do Paraná. Esse é um podcast pra satisfazer a curiosidade de todos que pretendem se envolver profissionalmente um dia com produção de cerveja.

O post BC#585 – Com Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/10/bc585_podcast_therezopolis.mp3

Nesse programa conversei com o Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis. Venha ouvir pra entender o que é trabalhar em uma empresa gigante e ser responsável pela produção de mais de 3.000.000 de litros de cerveja por mês. Gabriel nos conta sobre seus estudos na Califórnia e como foi mudar a trabalho de Teresópolis, no Rio de Janeiro, para o interior do Paraná. Esse é um podcast pra satisfazer a curiosidade de todos que pretendem se envolver profissionalmente um dia com produção de cerveja.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#585 – Com Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc585-com-gabriel-di-martino-mestre-cervejeiro-da-coca-cola-femsa-e-responsavel-pelas-cervejas-da-therezopolis/feed/ 0 Nesse programa conversei com o Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis. Venha ouvir pra entender o que é trabalhar em uma empresa gigante e ser responsável pela produção de mais de 3.000. Nesse programa conversei com o Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis. Venha ouvir pra entender o que é trabalhar em uma empresa gigante e ser responsável pela produção de mais de 3.000.000 de litros de cerveja por mês. Gabriel nos conta sobre seus estudos na Califórnia e como foi mudar a trabalho de Teresópolis, no Rio de Janeiro, para o interior do Paraná. Esse é um podcast pra satisfazer a curiosidade de todos que pretendem se envolver profissionalmente um dia com produção de cerveja. Beercast Brasil 11 11 585 585 BC#585 - Com Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis full false 41:32 22314
Boa Cerveja-Feira #555… Prussia Red Ale https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-555-prussia-red-ale/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-555-prussia-red-ale/#respond Fri, 01 Nov 2024 03:50:21 +0000 https://beercast.com.br/?p=22310 Algumas semanas atrás fui impactado por uma ação da Cervejaria Prussia com uma promoção bastante atraente para a compra de alguns rótulos, seduzido pela oferta realizei a compra e no decorrer deste mês irei degustar algumas das cervejas que recebi nesta aquisição. O primeiro rótulo será a Irish Red Ale, que faz parte da linha...

O post Boa Cerveja-Feira #555… Prussia Red Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Algumas semanas atrás fui impactado por uma ação da Cervejaria Prussia com uma promoção bastante atraente para a compra de alguns rótulos, seduzido pela oferta realizei a compra e no decorrer deste mês irei degustar algumas das cervejas que recebi nesta aquisição. O primeiro rótulo será a Irish Red Ale, que faz parte da linha regular deles, fato que ao meu ver é muito bem vindo dado a pouca penetração deste estilo no portifólio das cervejarias. Apesar da lata estar um pouco amassada, me parece que a cerveja não foi afetada.


Prussia Red Ale

Prussia Red AleDados Técnicos:

Cerveja: Prussia Red Ale
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo
: Irish Red Ale
Teor: 4,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,50


Aparência: Cerveja em tons castanhos com reflexos vermelhos bastante visíveis e espuma de boa formação, mas com duração mediana.

Aroma: No aroma as notas de malte, caramelo e toffe trazem uma percepção dulçor, em segundo plano encontramos a presença discreta de notas de tosta e um toque de diacetil que ainda está dentro do esperado para o estilo e acompanhado por notas de tosta e leve herbal.

Paladar: Tanto corpo quanto carbonatação baixos. Enquanto que no paladar temos as notas de tosta mais evidentes equilibradas com as notas de caramelo e toffe. Em segundo plano um amargor discreto pautado pela tosta surge em contraponto as notas mais voltadas para o caramelo.

Aftertaste: No aftertaste temos as notas mais discretas como um todos trazendo toffe, caramelo, suave tosta, herbal e leve terroso.

Harmonização: Para a harmonização deste exemplar muito bem construído de uma Irish Red Ale vou propor uma carne de panela com um corte de lagarto, a carne não é tão gordurosa e terá seu sabor incrementado pelas notas de caramelo e toffe e realçando ainda mais as notas de tosta, discretas no perfil deste rótulo.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #555… Prussia Red Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-555-prussia-red-ale/feed/ 0 22310
Boa Cerveja-Feira #554… Zeit Pumpkin Ale https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-554-zeit-pumpkin-ale/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-554-zeit-pumpkin-ale/#respond Fri, 25 Oct 2024 03:45:22 +0000 https://beercast.com.br/?p=22300 Nesta época do ano nos aproveitamos das comemorações do halloween para ver as cervejarias colocarem no mercado seus rótulos sazonais de pumpkin ale. Eu particularmente gosto do estilo pela surpresa que temos todos os anos, este ano encontrei versões sour e imperial stout com o uso de abóbora demonstrando que o uso deste adjunto não...

O post Boa Cerveja-Feira #554… Zeit Pumpkin Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Nesta época do ano nos aproveitamos das comemorações do halloween para ver as cervejarias colocarem no mercado seus rótulos sazonais de pumpkin ale. Eu particularmente gosto do estilo pela surpresa que temos todos os anos, este ano encontrei versões sour e imperial stout com o uso de abóbora demonstrando que o uso deste adjunto não é uma exclusividade do estilo clássico, mas apesar destas opções inovadores trouxe para esta coluna uma versão clássica, e premiada, de pumpkin ale.


Zeit Pumpkin Ale

Zeit Pumpkin AleDados Técnicos:

Cerveja: Zeit Pumpkin Ale
Cervejaria: Zeit Cervejaria
Estilo
: Pumpkin Ale
Teor: 5,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00


Aparência: O líquido apresenta um belo tom castanho escuro, levemente opaco e com espuma de boa formação e média duração.

Aroma: O aroma trás notas de condimentos, principalmente cravo e pimenta. Em segundo plano as notas de abóbora, canela e um toque de toffe.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos as notas de especiarias como cravo e canela equilibrados com as notas de abóbora. Em segundo plano temos uma presença condimentada de pimenta em contrapartida a suave presença de toffe.

Aftertaste: As notas mais picantes ganham ainda mais espaço no aftertaste, se tornando a protagonista e deixando a abóbora e cravo somente como um pano de fundo.

Harmonização: A harmonização foi realizada com abóbora cabotiá recheada com shimeji e gratinada com catupiry. Na degustação vemos que as notas terrosas do shimeji ganham destaque o toque apimentado reforça o sabor da abóbora.

Zeit Pumpkin Ale

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #554… Zeit Pumpkin Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-554-zeit-pumpkin-ale/feed/ 0 22300
BC#584 – Dia da IPA Brasileira (com Lúpulo Nacional)! Mesa Redonda com os Cervejeiros da Nacional, Central, Cybeer, 3 Brasseurs e Peixe para. https://beercast.com.br/programas/bc584-dia-da-ipa-brasileira-com-lupulo-nacional-mesa-redonda-com-os-cervejeiros-da-nacional-central-cybeer-3-brasseurs-e-peixe-para/ https://beercast.com.br/programas/bc584-dia-da-ipa-brasileira-com-lupulo-nacional-mesa-redonda-com-os-cervejeiros-da-nacional-central-cybeer-3-brasseurs-e-peixe-para/#respond Tue, 22 Oct 2024 21:13:32 +0000 https://beercast.com.br/?p=22284 Numa quarta-feira à noite em São Paulo, reunimos cervejeiros em uma mesa redonda para falarmos sobre o Dia da IPA Nacional (com lúpulos brasileiros) promovido pela Cervejaria Nacional. Do bate-papo participaram Marcos (Nacional), Max (Central), Rover e Karine (Cybeer), Sérgio e Tom (3B), Evandro (Peixe Para) e Henrique (Primo Lúpulos). Venham ouvir o que os mestres cervejeiros acham de utilizar lúpulos brazucas em suas criações.

O post BC#584 – Dia da IPA Brasileira (com Lúpulo Nacional)! Mesa Redonda com os Cervejeiros da Nacional, Central, Cybeer, 3 Brasseurs e Peixe para. apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/10/bc584_podcast_cervejeiros_lupulo_brasileiro.mp3

Numa quarta-feira à noite em São Paulo, reunimos cervejeiros em uma mesa redonda para falarmos sobre o Dia da IPA Nacional (com lúpulos brasileiros) promovido pela Cervejaria Nacional. Do bate-papo participaram Marcos (Nacional), Max (Central), Rover e Karine (Cybeer), Sérgio e Tom (3B), Evandro (Peixe Para) e Henrique (Primo Lúpulos). Venham ouvir o que os mestres cervejeiros acham de utilizar lúpulos brazucas em suas criações.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#584 – Dia da IPA Brasileira (com Lúpulo Nacional)! Mesa Redonda com os Cervejeiros da Nacional, Central, Cybeer, 3 Brasseurs e Peixe para. apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc584-dia-da-ipa-brasileira-com-lupulo-nacional-mesa-redonda-com-os-cervejeiros-da-nacional-central-cybeer-3-brasseurs-e-peixe-para/feed/ 0 Numa quarta-feira à noite em São Paulo, reunimos cervejeiros em uma mesa redonda para falarmos sobre o Dia da IPA Nacional (com lúpulos brasileiros) promovido pela Cervejaria Nacional. Do bate-papo participaram Marcos (Nacional), Max (Central), Numa quarta-feira à noite em São Paulo, reunimos cervejeiros em uma mesa redonda para falarmos sobre o Dia da IPA Nacional (com lúpulos brasileiros) promovido pela Cervejaria Nacional. Do bate-papo participaram Marcos (Nacional), Max (Central), Rover e Karine (Cybeer), Sérgio e Tom (3B), Evandro (Peixe Para) e Henrique (Primo Lúpulos). Venham ouvir o que os mestres cervejeiros acham de utilizar lúpulos brazucas em suas criações. Beercast Brasil full false 1:02:58 22284