Beercast Brasil https://beercast.com.br/ Um podcast onde Cerveja é o tema principal. Toda Quarta-Feira! Fri, 28 Mar 2025 01:15:40 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2017/06/logo_bc_500x500-150x150.jpg Beercast Brasil https://beercast.com.br/ 32 32 Um podcast semanal onde cerveja é o tema principal, degustamos as melhores e piores cervejas do mundo, contamos o que achamos e damos boas risadas. <br /> <br /> Se você adora cervejas e quer estar por dentro deste mundo, o convidamos a ouvir nossos programas. Beercast Brasil false episodic Beercast Brasil contato@beercast.com.br podcast BeerCast Brasil Beercast Brasil http://beercast.com.br/wp-content/uploads/2020/02/logo_beercast_1400x1400.png https://beercast.com.br TV-MA São Paulo, SP São Paulo, SP Weekly 178092575 Boa Cerveja-Feira #576… Biota Da Flor Do Urucum https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-576-biota-da-flor-do-urucum/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-576-biota-da-flor-do-urucum/#respond Fri, 28 Mar 2025 03:45:21 +0000 https://beercast.com.br/?p=22542 Muitas vezes quando se pensa em harmonização existe a falsa percepção que se trata de unir pratos complexos com cervejas complexas. A harmonização esta muito mais focada em encontrar combinações que façam sentido, quem criem uma experiência onde a comida e a bebida tragam uma percepção diferente, e melhor, do que os itens em separado....

O post Boa Cerveja-Feira #576… Biota Da Flor Do Urucum apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Muitas vezes quando se pensa em harmonização existe a falsa percepção que se trata de unir pratos complexos com cervejas complexas. A harmonização esta muito mais focada em encontrar combinações que façam sentido, quem criem uma experiência onde a comida e a bebida tragam uma percepção diferente, e melhor, do que os itens em separado. Dito isto, pratos simples podem funcionar tão bem quanto pratos complexos se o foco for observar a interação em comida e bebida.


Biota Da Flor Do Urucum

Biota Da Flor Do UrucumDados Técnicos:

Cerveja: Biota Da Flor Do Urucum
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: Saison
Teor: 6,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja em um tom amarelo clara, próximo a um tom palha mais forte. Espuma de bolhas pequenas e boa formação e persistência.

Aroma: No aroma a percepção acética suave, seguida por notas frutadas que remetem a frutas amarelas e frutas de caroço. Em segundo plano um toque herbal discreto e perfumado.

Paladar: Cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma presença de acidez intensa como cartão de visitas, logo acompanhada por notas frutadas e um toque selvagem. Em segundo plano temos um frescor herbal.

Aftertaste: A acidez continua presente no aftertaste e as notas herbais ganham destaque, assim como a percepção de frescor. A cerveja traz um encerramento limpo e refrescante.

Harmonização: Para a harmonização trouxe cogumelos shitake recheado, onde usaremos gouda, tomate, cebola roxa e cobertura de parmesão. Esta opção de recheio busca reforçar o umami do cogumelo com os tomates e parmesão e um doce amanteigado com o gouda, e iremos agregar o selvagem da cerveja a esta percepção de umami.

Biota Da Flor Do Urucum

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #576… Biota Da Flor Do Urucum apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-576-biota-da-flor-do-urucum/feed/ 0 22542
BC#597 – Paulo do EAP – Parte 2 https://beercast.com.br/programas/bc597-paulo-do-eap-parte-2/ https://beercast.com.br/programas/bc597-paulo-do-eap-parte-2/#respond Tue, 25 Mar 2025 17:02:01 +0000 https://beercast.com.br/?p=22536 Segunda parte da conversa de Anselmo Mendo e Victor Marinho com Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo.

O post BC#597 – Paulo do EAP – Parte 2 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Segunda parte da conversa de Anselmo Mendo e Victor Marinho com Paulo Almeida, proprietário do EAP – Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#597 – Paulo do EAP – Parte 2 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc597-paulo-do-eap-parte-2/feed/ 0 Segunda parte da conversa de Anselmo Mendo e Victor Marinho com Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo. Segunda parte da conversa de Anselmo Mendo e Victor Marinho com Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo. Beercast Brasil full false 28:09 22536
Boa Cerveja-Feira #575… Os Contatinhos De Graham Bell https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-575-os-contatinhos-de-graham-bell/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-575-os-contatinhos-de-graham-bell/#respond Fri, 21 Mar 2025 03:45:15 +0000 https://beercast.com.br/?p=22529 Normalmente na semana de St Patrick eu procuro uma Dry Stout ou uma Red Ale inglesa para dar o tom da coluna, por vezes uma larger verde para falar no movimento dos bares e cervejarias nacionais em usar esta festividade para alavancar suas vendas. Mas amarrando o tema com a introdução da coluna da semana...

O post Boa Cerveja-Feira #575… Os Contatinhos De Graham Bell apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Normalmente na semana de St Patrick eu procuro uma Dry Stout ou uma Red Ale inglesa para dar o tom da coluna, por vezes uma larger verde para falar no movimento dos bares e cervejarias nacionais em usar esta festividade para alavancar suas vendas. Mas amarrando o tema com a introdução da coluna da semana passada, não encontrei uma opção inglesa para a coluna desta semana, ou pelo menos, nada muito diferente do comumente achado em qualquer gondola como Fuller ou Bombardier, reforçando que a minha percepção que depender de importações para preencher seu portifólio tem ficado somente para itens estratégicos.


Os Contatinhos De Graham Bell

Os Contatinhos De Graham BellDados Técnicos:

Cerveja: Os Contatinhos De Graham Bell
Cervejaria: Tesla Cervejaria
Estilo
: American Amber Ale
Teor: 5,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00


Aparência: Líquido em escarlate intenso, cristalina e brilhante. Espuma levemente bege, cremosa e com ótima formação e persistência.

Aroma: No aroma encontramos uma cerveja perfumada, com notas de caramelo, cítrico e suave presença de biscoitos assados. Em segundo plano encontramos ainda um leve toque floral.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos as notas de caramelo e casca de pão, seguidas por notas frutadas e leve amargor frutado. Em segundo leve toque vinificado.

Aftertaste: No aftertaste as notas frutadas são acompanhadas por um discreto amargor de tosta e uma presença complementar de notas de groselha.

Harmonização: Para a harmonização irei indicar um ensopado de perfil suíno com cebolas e tomates. Um prato rico que terá o sabor da carne acompanhado pelas notas de caramelo, mas ainda contamos com o destaque que a inserção da complexidade da cerveja, agregando as notas frutadas e vinificadas dará ao prato

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #575… Os Contatinhos De Graham Bell apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-575-os-contatinhos-de-graham-bell/feed/ 0 22529
BC#596 – Paulo do EAP – Parte 1 https://beercast.com.br/programas/bc596-paulo-do-eap-parte-1/ https://beercast.com.br/programas/bc596-paulo-do-eap-parte-1/#respond Tue, 18 Mar 2025 01:10:09 +0000 https://beercast.com.br/?p=22521 Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo, provavelmente, o bar cervejeiro mais emblemático do Brasil.

O post BC#596 – Paulo do EAP – Parte 1 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/03/BC596_paulo_eap_parte1.mp3

Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam Paulo Almeida, proprietário do EAP – Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo, provavelmente, o bar cervejeiro mais emblemático do Brasil.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#596 – Paulo do EAP – Parte 1 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc596-paulo-do-eap-parte-1/feed/ 0 Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo, provavelmente, o bar cervejeiro mais emblemático do Brasil. Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam Paulo Almeida, proprietário do EAP - Empório Alto dos Pinheiros em São Paulo, provavelmente, o bar cervejeiro mais emblemático do Brasil. Beercast Brasil full false 36:07 22521
Boa Cerveja-Feira #574… Walkdude https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-574-walkdude/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-574-walkdude/#respond Fri, 14 Mar 2025 03:59:07 +0000 https://beercast.com.br/?p=22514 Tenho notado a algum tempo como o mercado de cervejas tem se movimentado e neste caso não estou falando de uma foto atual. Pensando em como se portavam os pontos de venda há cinco, dez, quinze anos tínhamos uma presença de cervejas importadas ocupando boa parte das gondolas e taps. Com o tempo vimos esta...

O post Boa Cerveja-Feira #574… Walkdude apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Tenho notado a algum tempo como o mercado de cervejas tem se movimentado e neste caso não estou falando de uma foto atual. Pensando em como se portavam os pontos de venda há cinco, dez, quinze anos tínhamos uma presença de cervejas importadas ocupando boa parte das gondolas e taps. Com o tempo vimos esta presença internacional sendo reduzida e aqui vejo dois grandes pilares, um financeiro onde o custo de importação das cervejas tornam o produto pouco competitivo e outro por conta da indústria nacional que reagiu produzindo novas cervejarias, rótulos e opções.


Walkdude

WalkdudeDados Técnicos:

Cerveja: Walkdude
Cervejaria: Dude Brewing
Estilo
: American IPA
Teor: 6,00 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,75


Aparência: Liquido dourado, cristalino e brilhante com espuma branca de ótima formação.

Aroma: No aroma percepção clássica de uma american IPA com notas de maracujá, grapefruit, limão e leve presença de frutas de caroço.

Paladar: Corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que o paladar apresenta amargor médio com notas cítricas evidentes, principalmente as notas de grapefruit e maracujá. Em segundo plano leve presença de malte e suave nota de caramelo.

Aftertaste: No aftertaste temos o amargor cítrico mediano em primeiro plano seguido pelas notas mais frutadas de maracujá e fechando com leve adstringência.

Harmonização: Iremos propor para a harmonização desta cerveja um corte de flat iron levemente grelhado em chama aberta, desta forma iremos usar todas as notas cítricas para salientar ainda mais o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #574… Walkdude apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-574-walkdude/feed/ 0 22514
Boa Cerveja-Feira #573… Eu Bebi Como Se Fosse Um Poema https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-573-eu-bebi-como-se-fosse-um-poema/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-573-eu-bebi-como-se-fosse-um-poema/#respond Fri, 07 Mar 2025 03:45:24 +0000 https://beercast.com.br/?p=22510 Uma grande cervejaria pode agregar controles aos processos, redução de custo nos insumos e diversas outras vantagens. Por outro lado, uma pequena cervejaria tem maior autonomia, espaço para criatividade e facilidade em se adaptar e inovar, e a Captain Brew é um bom exemplo. Assim como eles mesmo dizem no site da cervejaria “Cervejaria artesanal...

O post Boa Cerveja-Feira #573… Eu Bebi Como Se Fosse Um Poema apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Uma grande cervejaria pode agregar controles aos processos, redução de custo nos insumos e diversas outras vantagens. Por outro lado, uma pequena cervejaria tem maior autonomia, espaço para criatividade e facilidade em se adaptar e inovar, e a Captain Brew é um bom exemplo. Assim como eles mesmo dizem no site da cervejaria “Cervejaria artesanal de Uberlândia, focada na produção de estilos variados e cervejas sazonais, produzidas sempre em pequenas quantidades”


Eu Bebi Como Se Fosse Um Poema

Eu Bebi Como Se Fosse Um PoemaDados Técnicos:

Cerveja: Eu Bebi Como Se Fosse Um Poema
Cervejaria: Captain Brew
Estilo
: Imperial Stout
Teor: 13,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,50


Aparência: Líquido completamente negro, fechado e brilhante. Espuma marrom, muito cremosa e persistente.

Aroma: Aroma pontuado fortemente por notas de café e chocolate, seguido por notas de tosta e leve presença de castanhas.

Paladar: Cerveja de corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas de café expresso, chocolate e leve presença de capuccino, doce de leite e amargor de torrefação. Em segundo plano encontramos umami, leve nota terrosa e notas de castanhas.

Aftertaste: O aftertaste é marcado pela torrefação, chocolate, café e leve presença de castanhas e doce de leite ao final.

Harmonização: Para a harmonização irei sugerir um merengue com morangos para ressaltar as notas de chocolate, doce de leite e capuccino e contrastar as notas de torrefação.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #573… Eu Bebi Como Se Fosse Um Poema apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-573-eu-bebi-como-se-fosse-um-poema/feed/ 0 22510
BC#595 – Ivan Tozzi – Sacramalte https://beercast.com.br/programas/bc595-ivan-tozzi-sacramalte/ https://beercast.com.br/programas/bc595-ivan-tozzi-sacramalte/#respond Fri, 07 Mar 2025 00:47:28 +0000 https://beercast.com.br/?p=22506 Anselmo Mendo bate papo com Ivan Tozzi sobre o seu trabalho como cervejeiro na Sacramalte em Franca, cidade de 360 mil habitantes do interior de São Paulo. A Cervejaria está montando seu próprio bar e esforça-se para destacar-se e deixar sua marca na região.

O post BC#595 – Ivan Tozzi – Sacramalte apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/03/BC595-Ivan-Tozzi.mp3

Anselmo Mendo bate papo com Ivan Tozzi sobre o seu trabalho como cervejeiro na Sacramalte em Franca, cidade de 360 mil habitantes do interior de São Paulo. A Cervejaria está montando seu próprio bar e esforça-se para destacar-se e deixar sua marca na região.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#595 – Ivan Tozzi – Sacramalte apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc595-ivan-tozzi-sacramalte/feed/ 0 Anselmo Mendo bate papo com Ivan Tozzi sobre o seu trabalho como cervejeiro na Sacramalte em Franca, cidade de 360 mil habitantes do interior de São Paulo. A Cervejaria está montando seu próprio bar e esforça-se para destacar-se e deixar sua marca na r... Anselmo Mendo bate papo com Ivan Tozzi sobre o seu trabalho como cervejeiro na Sacramalte em Franca, cidade de 360 mil habitantes do interior de São Paulo. A Cervejaria está montando seu próprio bar e esforça-se para destacar-se e deixar sua marca na região. Beercast Brasil full false 31:27 22506
Boa Cerveja-Feira #572… Ybyra Da Biota Do Cafe https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-572-ybyra-da-biota-do-cafe/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-572-ybyra-da-biota-do-cafe/#respond Fri, 28 Feb 2025 03:45:53 +0000 https://beercast.com.br/?p=22497 No universo das cervejas artesanais há uma conexão profunda com um ecossistema maior: o dos pequenos produtores. A produção artesanal, seja de cerveja, alimentos ou ingredientes especiais, carrega consigo, na maioria das vezes, valores como sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e fortalecimento da economia local. Temos dois exemplos nesta coluna, a ZalaZ com a produção...

O post Boa Cerveja-Feira #572… Ybyra Da Biota Do Cafe apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
No universo das cervejas artesanais há uma conexão profunda com um ecossistema maior: o dos pequenos produtores. A produção artesanal, seja de cerveja, alimentos ou ingredientes especiais, carrega consigo, na maioria das vezes, valores como sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e fortalecimento da economia local. Temos dois exemplos nesta coluna, a ZalaZ com a produção de cervejas autorais, cultivando os próprios insumos e valorizando práticas agrícolas regenerativas. Outro é a loja/restaurante Elo do Cogumelo, que aposta em uma alimentação saudável encabeçada por receitas com cogumelos, promovendo uma cadeia produtiva responsável e inovadora. Afinal, cada escolha que fazemos ao consumir também molda o mundo em que queremos viver.


Ybyra Da Biota Do Cafe

Ybyra Da Biota Do CafeDados Técnicos:

Cerveja: Ybyra Da Biota Do Cafe
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: Farmhouse Ale
Teor: 5,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja em tom amarelo claro, cristalina e brilhante. A espuma apresenta boa formação e média duração.

 Aroma: No aroma encontramos leve floral, notas acéticas, leve nota selvagem e percepção de frutas amarelas bastante frescas. Em segundo plano encontramos uma presença bastante discreta de notas de cereais e uma leve presença de abacaxi.

Paladar: Temos uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma acidez inicial pungente trazendo notas acéticas, selvagens e frutadas, logo seguida pela percepção frutas amarelas, casca de abacaxi e um leve amargor. Em segundo plano um leve frescor floral.

Aftertaste: No aftertaste a acidez se torna uma lembrança e as notas frutadas ganham destaque trazendo abacaxi, frutas amarelas e floral, mas de forma breve e logo somos apresentados ao final seco, limpo e leve frescor residual.

Harmonização: Para esta harmonização vamos atuar em duas frentes, contrastar a acidez com um leve dulçor de um purê de abobora e deixar as notas mais frutadas e selvagens serem destacadas pelos cogumelos ao molho.

Ybyra Da Biota Do Cafe

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #572… Ybyra Da Biota Do Cafe apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-572-ybyra-da-biota-do-cafe/feed/ 0 22497
BC#594 – PARTE 2 – Giba Tarantino – O trabalho da ABRACERVA em Brasília https://beercast.com.br/programas/bc594-parte-2-giba-tarantino-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/ https://beercast.com.br/programas/bc594-parte-2-giba-tarantino-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/#respond Tue, 25 Feb 2025 17:56:47 +0000 https://beercast.com.br/?p=22493 Anselmo Mendo e Victor Marinho continuam o bate papo com Giba Tarantino na Segunda Parte do programa sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito.

O post BC#594 – PARTE 2 – Giba Tarantino – O trabalho da ABRACERVA em Brasília apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/02/BC594-Giba-Tarantino-ABRACERVA-P2.mp3

Anselmo Mendo e Victor Marinho continuam o bate papo com Giba Tarantino na Segunda Parte do programa sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#594 – PARTE 2 – Giba Tarantino – O trabalho da ABRACERVA em Brasília apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc594-parte-2-giba-tarantino-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/feed/ 0 Anselmo Mendo e Victor Marinho continuam o bate papo com Giba Tarantino na Segunda Parte do programa sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito. Anselmo Mendo e Victor Marinho continuam o bate papo com Giba Tarantino na Segunda Parte do programa sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito. Beercast Brasil full false 47:37 22493
Boa Cerveja-Feira #571… Bromélia https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-571-bromelia/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-571-bromelia/#respond Fri, 21 Feb 2025 03:45:39 +0000 https://beercast.com.br/?p=22486 A Cervejaria Tábuas constrói sua identidade explorando a conexão com a natureza, refletida nos nomes de suas cervejas, inspirados em vegetais, árvores e flores. A Bromélia, por exemplo, traduz essa essência ao trazer sabores marcantes de frutas tropicais, evocando frescor e originalidade. Cada gole carrega a identidade botânica da marca, criando uma experiência sensorial que...

O post Boa Cerveja-Feira #571… Bromélia apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A Cervejaria Tábuas constrói sua identidade explorando a conexão com a natureza, refletida nos nomes de suas cervejas, inspirados em vegetais, árvores e flores. A Bromélia, por exemplo, traduz essa essência ao trazer sabores marcantes de frutas tropicais, evocando frescor e originalidade. Cada gole carrega a identidade botânica da marca, criando uma experiência sensorial que harmoniza sabor e conceito.


Bromélia

BroméliaDados Técnicos:

Cerveja: Bromélia
Cervejaria: Tábuas
Estilo
: NEIPA
Teor: 6,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja em amarelo intenso, completamente fechada. Espuma cremosa com média duração.

Aroma: No aroma encontramos um frescor incrível trazendo notas de pêssego e tangerina em primeiro plano. Já em segundo plano temos leves notas de melão, frutas de caroço e notas tropicais.

Paladar: Temos tanto o corpo quanto carbonatação medianos. Enquanto que no paladar encontramos leve amargor frutado com notas de frutas de caroço, tangerina e pêssego. Em segundo plano encontramos leve dulçor de malte e adstringência de frutas verdes.

Aftertaste: O aftertaste é marcado por notas tropicais, suave amargor frutado e adstringência remanescente.

Harmonização: Para a harmonização irei sugerir um steak tartar de mignon para agregarmos as notas de tropicais ao sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #571… Bromélia apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-571-bromelia/feed/ 0 22486
Boa Cerveja-Feira #570… ZalaZ Imperial Porter https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-570-zalaz-imperial-porter/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-570-zalaz-imperial-porter/#respond Fri, 14 Feb 2025 03:45:03 +0000 https://beercast.com.br/?p=22479 Para aproveitar o timming do lançamento do programa desta semana do podcast “Surra de Lúpulo” aproveitei para provar umas das cervejas que recebi na cesta de produtos da Zalaz. Para aqueles que ainda não conhecem a ZalaZ, sua história, seus eventos e sobre a cesta de produtos, aconselho fortemente a acessar seu tocados de podcast...

O post Boa Cerveja-Feira #570… ZalaZ Imperial Porter apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Para aproveitar o timming do lançamento do programa desta semana do podcast “Surra de Lúpulo” aproveitei para provar umas das cervejas que recebi na cesta de produtos da Zalaz. Para aqueles que ainda não conhecem a ZalaZ, sua história, seus eventos e sobre a cesta de produtos, aconselho fortemente a acessar seu tocados de podcast e procurar por esta entrevista da série “Case Cervejeiro” entrevistando o Fabricio Almeida.


ZalaZ Imperial Porter

ZalaZ Imperial PorterDados Técnicos:

Cerveja: ZalaZ Imperial Porter
Cervejaria: ZalaZ
Estilo
: Imperial Porter
Teor: 10,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja completamente preta e fechada, com espuma marrom clara de baixa formação e presença.

Aroma: No aroma notas de café e cacau, leve presença de madeira. Em segundo plano notas de tosta e açúcar queimado.

Paladar: Corpo alto e sedoso e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de torrefação surgem em equilíbrio com notas de chocolate amargo, cacau e café fresco. Em segundo plano um aquecimento alcoólico e notas de castanhas e madeira.

Aftertaste: O aftertaste ressalta as notas mais alcoólicas da cerveja, o aquecimento e um final de chocolate amargo persistente.

Harmonização: Esta imperial porter é uma cerveja bastante intensa e minha sugestão é harmonizarmos com um corte alto de picanha na chama aberta, a carne irá trazer sabores intensos e sua untuosidade será contrastada pelo teor alcoólico deixando as notas de castanhas, madeira e café complementarem o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #570… ZalaZ Imperial Porter apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-570-zalaz-imperial-porter/feed/ 0 22479
BC#593 – Giba Tarantino – Parte 1 – O trabalho da ABRACERVA em Brasília https://beercast.com.br/programas/bc593-giba-tarantino-parte-1-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/ https://beercast.com.br/programas/bc593-giba-tarantino-parte-1-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/#respond Thu, 13 Feb 2025 18:52:22 +0000 https://beercast.com.br/?p=22473 Anselmo Mendo e Victor Marinho conversaram com Giba Tarantino sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito.

O post BC#593 – Giba Tarantino – Parte 1 – O trabalho da ABRACERVA em Brasília apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/02/BC593-Giba-Tarantino-ABRACERVA-P1.mp3

Anselmo Mendo e Victor Marinho conversaram com Giba Tarantino sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#593 – Giba Tarantino – Parte 1 – O trabalho da ABRACERVA em Brasília apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc593-giba-tarantino-parte-1-o-trabalho-da-abracerva-em-brasilia/feed/ 0 Anselmo Mendo e Victor Marinho conversaram com Giba Tarantino sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito. Anselmo Mendo e Victor Marinho conversaram com Giba Tarantino sobre a atuação da ABRACERVA em Brasília durante os debates sobre a reforma tributária. Clique no play e ouça esse episódio inédito. Beercast Brasil full false 34:47 22473
Boa Cerveja-Feira #569… Pineapple Strike https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-569-pineapple-strike/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-569-pineapple-strike/#respond Fri, 07 Feb 2025 03:45:58 +0000 https://beercast.com.br/?p=22466 No mundo da cerveja, onde receitas complexas e combinações ousadas muitas vezes chamam atenção, há um encanto sutil – e frequentemente subestimado – na simplicidade. Uma abordagem direta aos sabores e aromas pode resultar em uma experiência sensorial autêntica, marcante e, acima de tudo, memorável. A simplicidade não significa falta de profundidade, mas sim uma...

O post Boa Cerveja-Feira #569… Pineapple Strike apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
No mundo da cerveja, onde receitas complexas e combinações ousadas muitas vezes chamam atenção, há um encanto sutil – e frequentemente subestimado – na simplicidade. Uma abordagem direta aos sabores e aromas pode resultar em uma experiência sensorial autêntica, marcante e, acima de tudo, memorável. A simplicidade não significa falta de profundidade, mas sim uma expressão pura e bem equilibrada dos elementos essenciais da cerveja. No fim, a magia de uma cerveja memorável não está na quantidade de ingredientes ou na ousadia da receita, mas na maneira como cada elemento é trabalhado para criar algo autêntico e equilibrado. Quando a complexidade não é o foco, cada detalhe se torna ainda mais importante – a escolha cuidadosa de ingredientes, a precisão na execução e a clareza no propósito. Muitas vezes, a sofisticação está justamente na simplicidade.


Pineapple Strike

Pineapple StrikeDados Técnicos:

Cerveja: Pineapple Strike
Cervejaria: Croma
Estilo
: Sour
Teor: 5,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,00


Aparência: Cerveja em dourado intenso, opaca e com reflexos acobreados. A espuma se forma densa e persistente.

Aroma: No aroma as notas são frutadas trazendo caju muito claramente e ocupando todo o cenário, deixando um leve cítrico de abacaxi para o segundo plano.

Paladar: Cerveja de corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar a acidez com notas de abacaxi estão equilibradas com o frutado de caju, ainda temos em segundo plano uma leve adstringência.

Aftertaste: O aftertaste apresenta um aumento da força da presença de notas frutadas de caju novamente e agregando um certo dulçor ao final do paladar.

Harmonização: Para a harmonização vamos nos aproveitar das frutas presentes na cerveja, minha sugestão são cubos de abacaxi grelhado com creme de leite, onde vamos usar a sobremesa para reforçar o sabor do abacaxi na cerveja e contrapor o dulçor trazido pelo caju com o creme de leite.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #569… Pineapple Strike apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-569-pineapple-strike/feed/ 0 22466
BC#592 – Alexandre Bleed e Victor Marinho – Parte 2 – debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 https://beercast.com.br/programas/bc592-alexandre-bleed-e-victor-marinho-parte-2-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/ https://beercast.com.br/programas/bc592-alexandre-bleed-e-victor-marinho-parte-2-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/#respond Mon, 03 Feb 2025 23:27:56 +0000 https://beercast.com.br/?p=22459 Vamos à segunda parte do bate papo com Victor Marinho e Alexandre Bleed. O que podemos esperar do mercado cervejeiro em 2025? Clique no Play.

O post BC#592 – Alexandre Bleed e Victor Marinho – Parte 2 – debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/02/BC592-Alexandre-Bleed-Victor-Marinho-P2.mp3

Vamos à segunda parte do bate papo com Victor Marinho e Alexandre Bleed. O que podemos esperar do mercado cervejeiro em 2025? Clique no Play.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#592 – Alexandre Bleed e Victor Marinho – Parte 2 – debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc592-alexandre-bleed-e-victor-marinho-parte-2-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/feed/ 0 Vamos à segunda parte do bate papo com Victor Marinho e Alexandre Bleed. O que podemos esperar do mercado cervejeiro em 2025? Clique no Play. Vamos à segunda parte do bate papo com Victor Marinho e Alexandre Bleed. O que podemos esperar do mercado cervejeiro em 2025? Clique no Play. Beercast Brasil full false 35:16 22459
Boa Cerveja-Feira #568… Funk IPA https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-568-funk-ipa/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-568-funk-ipa/#respond Fri, 31 Jan 2025 03:45:14 +0000 https://beercast.com.br/?p=22452 Às vezes, na busca por harmonizações marcantes, acreditamos que a complexidade é o único caminho. Mas a verdade é que as harmonizações clássicas e simples podem ser tão ou mais satisfatórias. Um exemplo perfeito é o hambúrguer, onde a beleza está na honestidade dos ingredientes e no equilíbrio dos sabores. Nem sempre é preciso buscar...

O post Boa Cerveja-Feira #568… Funk IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Às vezes, na busca por harmonizações marcantes, acreditamos que a complexidade é o único caminho. Mas a verdade é que as harmonizações clássicas e simples podem ser tão ou mais satisfatórias. Um exemplo perfeito é o hambúrguer, onde a beleza está na honestidade dos ingredientes e no equilíbrio dos sabores. Nem sempre é preciso buscar receitas complexas ou combinações sofisticadas para alcançar o melhor resultado. Às vezes, a escolha mais simples é também a mais deliciosa. O segredo está em valorizar o essencial.


Funk IPA

Dados Técnicos:

Funk IPACerveja: Funk IPA
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: IPA Brett
Teor: 7,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja em tom dourado intenso, opaca e leve reflexo cobre. Espuma branca de boa formação, porem breve.

Aroma: No aroma encontramos notas cítricas que remetem a maracujá e casca de laranja e logo depois surgem as notas selvagens que agregam notas de couro e feno. O segundo plano tem leve presença de caramelo, bastante discreto.

Paladar: Cerveja de corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar somos expostos a uma acidez inicial inesperada que reforça as notas cítricas de maracujá e laranja, sendo que logo após o primeiro impacto encontramos as notas de couro e selvagem. O amargor é muito discreto e pautado por percepções cítricas

Aftertaste: No aftertaste temos um cenário mais contido, apresentando as notas de maracujá em destaque e com as notas selvagens surgindo na persistência do paladar.

Harmonização: Algo que ao meu ver é sempre uma aposta certa e trazer o hamburguer para harmonizar com uma IPA. Mas desta vez trago o smash com cheddar e muçarela, trocamos suculência por crocância e usarmos as notas cítricas e selvagens para elevar os sabores a patamares mais altos.

Funk IPA

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #568… Funk IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-568-funk-ipa/feed/ 0 22452
Boa Cerveja-Feira #567… Bourbon Ale https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-567-bourbon-ale/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-567-bourbon-ale/#respond Fri, 24 Jan 2025 03:45:53 +0000 https://beercast.com.br/?p=22445 A paciência é essencial para saborear uma cerveja de guarda no momento ideal. Com o tempo, os aromas se transformam, os sabores se equilibram e nuances surpreendentes emergem, revelando toda a complexidade que só a maturação pode proporcionar. Esperar pelo ápice não é apenas valorizar o produto, mas também aprender a apreciar o que é...

O post Boa Cerveja-Feira #567… Bourbon Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A paciência é essencial para saborear uma cerveja de guarda no momento ideal. Com o tempo, os aromas se transformam, os sabores se equilibram e nuances surpreendentes emergem, revelando toda a complexidade que só a maturação pode proporcionar. Esperar pelo ápice não é apenas valorizar o produto, mas também aprender a apreciar o que é construído com calma e propósito. É o tempo que transforma uma boa cerveja em uma cerveja excepcional, mostrando que o melhor da vida se revela no momento certo.


Bourbon Ale

Bourbon AleDados Técnicos:

Cerveja: Bourbon Ale
Cervejaria: Cervejaria Astúcia
Estilo
: Imperial Porter
Teor: 8,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja em tom marrom escuro, levemente translúcida. A espuma se forma cremosa, em tom levemente bege e com duração baixa, porem deixando uma fina camada ainda sobre a cerveja.

Aroma: As notas de madeira e Bourbon surgem no primeiro plano de forma bastante evidente, seguidas posteriormente por notas de caramelo, cacau e melado de cana. Em segundo plano temos um toque discreto de coco queimado.

Paladar: Tanto corpo quanto carbonatação medianos. Já no paladar temos as notas de cacau, tosta, pão preto e madeira. Em segundo plano o amargor de torrefação surge, acompanhando as notas de Bourbon, malte torrado e o aquecimento alcoólico.

Aftertaste: No aftertaste as notas de cacau, coco queimado e madeira se tornam protagonistas, uma leve acidez pode ser notada e um final longo e persistente de notas de madeira e Bourbon.

Harmonização: Como estamos degustando uma cerveja intensa, minha sugestão é harmonizarmos com um corte de costela no bafo. Uma carne de sabor intenso que será destacada pelas notas de madeira e Bourbon ao mesmo tempo que nos valemos do teor alcoólico da cerveja para contrapor a untuosidade da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #567… Bourbon Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-567-bourbon-ale/feed/ 0 22445
BC#591 – Alexandre Bleed e Victor Marinho debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 https://beercast.com.br/programas/bc591-alexandre-bleed-e-victor-marinho-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/ https://beercast.com.br/programas/bc591-alexandre-bleed-e-victor-marinho-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/#respond Thu, 23 Jan 2025 23:21:18 +0000 https://beercast.com.br/?p=22441 Ano novo (2005? Não!!! 2025!), momento tenso, hora de analisarmos o status quo do nosso querido mercado cervejeiro. Pra isso, juntei experts, Victor Marinho e Alexandre Bleed têm opiniões bem claras sobre o que vem por aí. Está é a parte 1 de 2 desse excelente episódio do Beercast.

O post BC#591 – Alexandre Bleed e Victor Marinho debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/01/BC591-Alexandre-Bleed-Victor-Marinho-P1.mp3

Ano novo (2005? Não!!! 2025!), momento tenso, hora de analisarmos o status quo do nosso querido mercado cervejeiro. Pra isso, juntei experts, Victor Marinho e Alexandre Bleed têm opiniões bem claras sobre o que vem por aí. Está é a parte 1 de 2 desse excelente episódio do Beercast.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#591 – Alexandre Bleed e Victor Marinho debatendo sobre as perspectivas do Mercado Cervejeiro 2025 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc591-alexandre-bleed-e-victor-marinho-debatendo-sobre-as-perspectivas-do-mercado-cervejeiro-2025/feed/ 0 Ano novo (2005? Não!!! 2025!), momento tenso, hora de analisarmos o status quo do nosso querido mercado cervejeiro. Pra isso, juntei experts, Victor Marinho e Alexandre Bleed têm opiniões bem claras sobre o que vem por aí. Ano novo (2005? Não!!! 2025!), momento tenso, hora de analisarmos o status quo do nosso querido mercado cervejeiro. Pra isso, juntei experts, Victor Marinho e Alexandre Bleed têm opiniões bem claras sobre o que vem por aí. Está é a parte 1 de 2 desse excelente episódio do Beercast. Beercast Brasil full false 33:28 22441
Boa Cerveja-Feira #566… Kanpai https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-566-kanpai/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-566-kanpai/#respond Fri, 17 Jan 2025 03:45:53 +0000 https://beercast.com.br/?p=22432 Brindar é uma tradição que une pessoas em celebrações e momentos especiais, e cada cultura tem sua própria maneira de expressar esse gesto. No Japão, o termo “Kanpai” é amplamente utilizado, que significa “copos vazios” e é dito antes de beber, simbolizando um desejo de alegria e boa sorte. Na Alemanha, a expressão “Ein Prost”...

O post Boa Cerveja-Feira #566… Kanpai apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Brindar é uma tradição que une pessoas em celebrações e momentos especiais, e cada cultura tem sua própria maneira de expressar esse gesto. No Japão, o termo “Kanpai” é amplamente utilizado, que significa “copos vazios” e é dito antes de beber, simbolizando um desejo de alegria e boa sorte. Na Alemanha, a expressão “Ein Prost” é a forma tradicional de brindar, em países de língua espanhola é comum dizer “Salud”, enquanto em francês é usado o “Santé”. Essas expressões, embora diferentes, compartilham um mesmo sentimento: a celebração da vida e das relações. Seja em uma festa, um jantar ou uma reunião entre amigos, o ato de brindar é uma forma universal de compartilhar alegria e bons desejos.


Kanpai

KanpaiDados Técnicos:

Cerveja: Kanpai
Cervejaria: Japas Cervejaria
Estilo
: Grape Ale
Teor: 8,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja dourada, levemente opaca e com bela cor. Espuma branca de boa formação, baixo volume e média persistência.

Aroma: No aroma temos leve tanino e notas acéticas suaves. Em segundo plano encontramos percepção de uvas brancas.

Paladar: Cerveja de corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos acidez alta com toque acético, tanino, uvas brancas e ao final um leve dulçor. Já no segundo plano temos leve herbal e aquecimento alcoólico.

Aftertaste: O afertaste traz maior suavidade de percepção, acidez baixa, uvas brancas destacadas com final com leve presença de tanino.

Harmonização: Para a harmonização vamos nos valer das notas acidas da cerveja. Dito isso, minha sugestão é harmonizarmos com mini sonhos de forma a contrapor a acidez da cerveja com o dulçor da sobremesa e deixar as notas de tanino e uvas brancas agregar sabor ao creme de confeiteiro.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #566… Kanpai apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-566-kanpai/feed/ 0 22432
BC RELOAD #35 – Tripel Karmeliet https://beercast.com.br/programas/bc-reload-35-tripel-karmeliet/ https://beercast.com.br/programas/bc-reload-35-tripel-karmeliet/#respond Fri, 10 Jan 2025 21:15:51 +0000 https://beercast.com.br/?p=22422 Degustamos a famosa Belga Tripel Karmeliet na abertura da 2ª temporada do Beercast lá em 2014. Bons tempos onde podíamos comprar essa cerveja por menos de R$15 reais! Neste episódio clássico do BC, você conhecerá um bom, e único, motivo para virar monge e aprenderá, mais uma vez, que coentro não é só pra por no feijão.

O post BC RELOAD #35 – Tripel Karmeliet apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2025/01/RELOAD-cerveja-Tripel-Karmeliet-belgica-podcast-de-cerveja-beercast-temp02-ep35.mp3

Degustamos a famosa Belga Tripel Karmeliet na abertura da 2ª temporada do Beercast lá em 2014. Bons tempos onde podíamos comprar essa cerveja por menos de R$15 reais! Neste episódio clássico do BC, você conhecerá um bom, e único, motivo para virar monge e aprenderá, mais uma vez, que coentro não é só pra por no feijão.

Nessa época, tudo nos surpreendia, e provocávamos nossos ouvintes com perguntas do tipo: Vocês acreditam que em 1679 já faziam cervejas boas? Existe copo com saco embaixo? Já conhece a famosa tabela periódica de estilos de cervejas? Tripel, que diabos quer dizer isso?

O Beercast deseja um ótimo início de ano a todos da cerveja.

Cerveja Tripel Karmeliet

Cervejaria: Bosteels
Estilo: Belgian Tripel
Álcool (%): 8% ABV
Temperatura: 8-12 °C
Copo Ideal: Tulipa ou Taça
Preço Varejo: R$14,90 (Preço médio no varejo de São Paulo em 2014).

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.


Confira a nota dos Beerquesteiros para a Cerveja do episódio:

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC RELOAD #35 – Tripel Karmeliet apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc-reload-35-tripel-karmeliet/feed/ 0 Degustamos a famosa Belga Tripel Karmeliet na abertura da 2ª temporada do Beercast lá em 2014. Bons tempos onde podíamos comprar essa cerveja por menos de R$15 reais! Neste episódio clássico do BC, você conhecerá um bom, e único, Degustamos a famosa Belga Tripel Karmeliet na abertura da 2ª temporada do Beercast lá em 2014. Bons tempos onde podíamos comprar essa cerveja por menos de R$15 reais! Neste episódio clássico do BC, você conhecerá um bom, e único, motivo para virar monge e aprenderá, mais uma vez, que coentro não é só pra por no feijão. Beercast Brasil full false 28:39 22422
Boa Cerveja-Feira #565… Hyperboost https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-565-hyperboost/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-565-hyperboost/#respond Fri, 10 Jan 2025 03:45:29 +0000 https://beercast.com.br/?p=22418 No início de um novo ano, é comum renovarmos nossas metas e reavaliarmos nossos projetos, e nesta coluna não será diferente. Ao longo dos meses, traremos além das cervejas, histórias e análises para inspirar e informar. Este ano, um elemento especial marcará nossa jornada: a integração da inteligência artificial no processo de construção ou aprimoramento...

O post Boa Cerveja-Feira #565… Hyperboost apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
No início de um novo ano, é comum renovarmos nossas metas e reavaliarmos nossos projetos, e nesta coluna não será diferente. Ao longo dos meses, traremos além das cervejas, histórias e análises para inspirar e informar. Este ano, um elemento especial marcará nossa jornada: a integração da inteligência artificial no processo de construção ou aprimoramento das colunas. Essa novidade não apenas amplia as possibilidades criativas, mas também nos desafia a explorar novas formas de comunicação. Combinando tecnologia e criatividade humana, seguimos com o compromisso de oferecer conteúdo relevante e instigante a cada semana.


Hyperboost

HyperboostDados Técnicos:

Cerveja: Hyperboost
Cervejaria: Cervejaria Dádiva
Estilo
: New England IPA
Teor: 6,4 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,00


Aparência: Cerveja em tom amarelo claro e opaca. Espuma branca com ótima formação e persistência.

Aroma: No aroma a presença de lúpulos cítricos é marcante trazendo grapefruit, maracujá e manga. Em segundo plano uma presença discreta de abacaxi e lichia.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas cítricas trazem maracujá, lichia e manga, em segundo plano uma leve presença de malte, herbal e baixo amargor.

Aftertaste: Aftertaste com notas cítricas suaves, leve dulçor com residual de grapefruit e maracujá.

Harmonização: Como temos notas cítricas bastante marcantes minha sugestão de harmonização é um tender com calda de laranja para destacarmos ainda mais a carne suína com as notas de grapefruit e maracujá.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #565… Hyperboost apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-565-hyperboost/feed/ 0 22418
Boa Cerveja-Feira #564… Vienna Chocotone https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-564-vienna-chocotone/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-564-vienna-chocotone/#respond Fri, 03 Jan 2025 03:45:15 +0000 https://beercast.com.br/?p=22414 Viramos o ano, mas vamos nos valer do período de festas para trazer uma cerveja que pega como inspiração um dos itens sazonais. O uso de pratos típicos para inspirar cervejas no halloween, natal, festas juninas é algo comum, ainda mais quando falamos do Brasil e seu histórico em pegar qualquer culinária e tentar achar...

O post Boa Cerveja-Feira #564… Vienna Chocotone apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Viramos o ano, mas vamos nos valer do período de festas para trazer uma cerveja que pega como inspiração um dos itens sazonais. O uso de pratos típicos para inspirar cervejas no halloween, natal, festas juninas é algo comum, ainda mais quando falamos do Brasil e seu histórico em pegar qualquer culinária e tentar achar uma maneira de criar uma releitura ou um incidente diplomático ou os dois.


Vienna Chocotone

Vienna ChocotoneDados Técnicos:

Cerveja: Vienna Chocotone
Cervejaria: Cervejaria ZEV
Estilo
: Vienna Lager
Teor: 5,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,50


Aparência: Cerveja em tom castanho, cristalina e brilhante. Espuma branca com ótima formação e duração.

Aroma: As notas de baunilha são protagonistas no aroma, muito destacadas e encobrindo parte dos demais aspectos. Em segundo plano encontramos chocolate, cacau e avelãs, suave presença de tosta e casca de pão.

Paladar: Corpo e carbonatação médios. Enquanto que no paladar as notas de baunilha surgem exageradamente em primeiro plano, as notas de caramelo, cacau, avelãs e tosta ficam em segundo plano.

Aftertaste: Aftertaste mais suave, ainda com baunilha em primeiro plano, mas trazendo caramelo e cacau mais equilibrados.

Harmonização: Para a harmonização minha sugestão é uma fatia de chocotone chapeada com um toque de manteiga e polvilhada com canela, salientando as notas de chocolate e cacau e usando o artificio da canela para contrapor a baunilha.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #564… Vienna Chocotone apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-564-vienna-chocotone/feed/ 0 22414
Boa Cerveja-Feira #563… Westmalle Dubbel https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-563-westmalle-dubbel/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-563-westmalle-dubbel/#respond Fri, 27 Dec 2024 03:45:00 +0000 https://beercast.com.br/?p=22406 Pensando em como poderia fechar o ano fiquei avaliando qual cerveja eu poderia trazer, várias opções de lançamentos de final de ano ou cervejas com temáticas de final ano. Mas ao final notei que seria mais interessante trazer um rótulo bastante tradicional para reforçar que nem tudo  gira em cima de novidades e lançamentos, afinal...

O post Boa Cerveja-Feira #563… Westmalle Dubbel apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Pensando em como poderia fechar o ano fiquei avaliando qual cerveja eu poderia trazer, várias opções de lançamentos de final de ano ou cervejas com temáticas de final ano. Mas ao final notei que seria mais interessante trazer um rótulo bastante tradicional para reforçar que nem tudo  gira em cima de novidades e lançamentos, afinal é importante termos a consciência de que para termos lançamentos e inovações tivemos antes as bases criadas sobre os estilos clássicos.


Westmalle Dubbel

Westmalle DubbelDados Técnicos:

Cerveja: Westmalle Dubbel
Cervejaria: Brouwerij der Trappisten van Westmalle
Estilo
: Belgian Dubbel
Teor: 7,0 %
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75


Aparência: Líquido castanho escuro, levemente translúcido e brilhante. Espuma levemente bege com boa formação e duração baixa.

Aroma: No aroma notas de frutas secas, ameixas e tâmaras, leve nota de caramelo com presença herbal. Em segundo plano notas licorosas que remetem a Baileys .

Paladar: Corpo médio alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar a percepção de frutas secas ocupa primeiro plano trazendo ameixa e tâmaras, acompanhada por um suave amargor de tosta e notas de caramelo. Em segundo plano encontramos toffe, leve presença de açúcar queimado e leve herbal.

Aftertaste: No aftertaste somos apresentados ao aquecimento alcoólico, notas de toffe e leve amargor de tosta.

Harmonização: Iremos harmonizar a Westmalle com frango com crosta de ervas e cebolas assadas. Iremos agregar as notas de frutas secas ao sabor do frango e salientar os sabores da cebola com as notas de toffe.

Westmalle Dubbel

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #563… Westmalle Dubbel apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-563-westmalle-dubbel/feed/ 0 22406
BC RELOAD #86 – Cerveja Eisenbahn Lust Especial de Ano Novo 2015 https://beercast.com.br/descontos/bc-reload-86-cerveja-eisenbahn-lust-especial-de-ano-novo-2015/ https://beercast.com.br/descontos/bc-reload-86-cerveja-eisenbahn-lust-especial-de-ano-novo-2015/#respond Thu, 26 Dec 2024 23:59:36 +0000 https://beercast.com.br/?p=22398 Há 10 anos, na passagem de 2014 para 2015, nosso interesse em cervejas para comemoração era bem diferente dos dias de hoje. Considero este mais um programa histórico do BC, nosso segundo ano novo juntos na gravação do podcast. O clima era tão descontraído e o formato do programa, focado na cerveja, demostrava tanto nosso interesse pela bebida, que me despertou fortes lembranças dessa passagem boa do podcast. Tá aí pra vocês ouvirem novamente. Espero que se divirtam como eu ouvindo novamente.

O post BC RELOAD #86 – Cerveja Eisenbahn Lust Especial de Ano Novo 2015 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/12/RELOAD-cerveja-eisenbahn-lust-brasil-podcast-de-cerveja-beercast-temp02-ep86.mp3

 

Há 10 anos, na passagem de 2014 para 2015, nosso interesse em cervejas para comemoração era bem diferente dos dias de hoje. Considero este mais um programa histórico do BC, nosso segundo ano novo juntos na gravação do podcast. O clima era tão descontraído e o formato do programa, focado na cerveja, demonstrava tanto nosso interesse pela bebida, que me despertou fortes lembranças dessa passagem boa do podcast. Tá aí pra vocês ouvirem novamente. Espero que se divirtam como eu ouvindo novamente.

Cerveja Eisenbahn Lust

Cervejaria: Cervejaria Sudbrack / Eisenbahn
Estilo: Bière de Champagne / Bière Brut
Álcool (%): 11.5% ABV
Temperatura: 0-4 °C
Copo Ideal: Flauta
Preço Varejo: R$45,50 (375 ml) em 2015

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.


Confira a nota dos Beerquesteiros para a Cerveja do episódio:

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC RELOAD #86 – Cerveja Eisenbahn Lust Especial de Ano Novo 2015 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/descontos/bc-reload-86-cerveja-eisenbahn-lust-especial-de-ano-novo-2015/feed/ 0 Há 10 anos, na passagem de 2014 para 2015, nosso interesse em cervejas para comemoração era bem diferente dos dias de hoje. Considero este mais um programa histórico do BC, nosso segundo ano novo juntos na gravação do podcast. Há 10 anos, na passagem de 2014 para 2015, nosso interesse em cervejas para comemoração era bem diferente dos dias de hoje. Considero este mais um programa histórico do BC, nosso segundo ano novo juntos na gravação do podcast. O clima era tão descontraído e o formato do programa, focado na cerveja, demostrava tanto nosso interesse pela bebida, que me despertou fortes lembranças dessa passagem boa do podcast. Tá aí pra vocês ouvirem novamente. Espero que se divirtam como eu ouvindo novamente. Beercast Brasil full false 30:52 22398
BC#590 – Silvia Limberger – Parte 2 https://beercast.com.br/programas/bc590-silvia-limberger-parte-2/ https://beercast.com.br/programas/bc590-silvia-limberger-parte-2/#respond Fri, 20 Dec 2024 19:57:53 +0000 https://beercast.com.br/?p=22395 Essa é a segunda parte da conversa que Anselmo Mendo e Victor Marinho tiveram com a Silvia Limberger sobre o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional", lançamento da LF Editorial. 
Procure por "Beercast Brasil" no seu app de música favorito.

O post BC#590 – Silvia Limberger – Parte 2 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/12/BC590-Silvia-Limberger.mp3

Essa é a segunda parte da conversa que Anselmo Mendo e Victor Marinho tiveram com a Silvia Limberger sobre o livro “Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira – Formação da Cultura Cervejeira Nacional”, lançamento da LF Editorial.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#590 – Silvia Limberger – Parte 2 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc590-silvia-limberger-parte-2/feed/ 0 Essa é a segunda parte da conversa que Anselmo Mendo e Victor Marinho tiveram com a Silvia Limberger sobre o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional", lançamento da LF Editorial.  Essa é a segunda parte da conversa que Anselmo Mendo e Victor Marinho tiveram com a Silvia Limberger sobre o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional", lançamento da LF Editorial. <br /> Procure por "Beercast Brasil" no seu app de música favorito. Beercast Brasil full false 24:53 22395
Boa Cerveja-Feira #562… Sept 40% https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-562-sept-40/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-562-sept-40/#respond Fri, 20 Dec 2024 03:45:28 +0000 https://beercast.com.br/?p=22388 Cervejarias são normalmente ávidas por apresentar novidades ou releituras ao mercado, justamente para manter vivo o movimento, mas comemorações são especialmente interessantes para buscar inovar e apresentar algo completamente diferente. No caso do aniversário de 7 anos da cervejaria dádiva temos um exemplo de alto nível desta busca por inovação, uma Strong Gold Ale envelhecida...

O post Boa Cerveja-Feira #562… Sept 40% apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Cervejarias são normalmente ávidas por apresentar novidades ou releituras ao mercado, justamente para manter vivo o movimento, mas comemorações são especialmente interessantes para buscar inovar e apresentar algo completamente diferente. No caso do aniversário de 7 anos da cervejaria dádiva temos um exemplo de alto nível desta busca por inovação, uma Strong Gold Ale envelhecida em barricas de carvalho francês, e no caso da Sept 40% ainda temos 40% do volume da barrica com vinho Claret Cabernet Sauvignon e o resultado, como poderão ver abaixo, foi fantástico.


Sept 40%

Sept 40%Dados Técnicos:

Cerveja: Sept 40%
Cervejaria: Cervejaria Dádiva
Estilo
: Strong Gold Ale
Teor: 11,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja castanha, com reflexo dourado escuro e levemente opaca. Espuma branca e cremosa com formação baixa, porém persistente.

Aroma: No aroma encontramos leve vinificado, frutas vermelhas, tanino e madeira. Segundo plano com notas discretas de toffe, licor e acético.

Paladar: Cerveja de corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos acidez alta e pautada por notas acéticas, vinificadas e suave toque de madeira e frutas vermelhas. Em segundo plano com suaves notas de uvas e condimentos.

Aftertaste: Aftertaste limpo levando em consideração a potência da cerveja, mantendo longamente a percepção acética e de frutas vermelhas.

Harmonização: A sugestão de harmonização com cheesecake de doce de leite, onde iremos contrapor o dulçor com as notas acéticas e iremos agregar todas as notas intensas de vinho e frutas vermelhas ao sabor da sobremesa.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #562… Sept 40% apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-562-sept-40/feed/ 0 22388
BC#589 – Silvia Limberger – Parte 1 https://beercast.com.br/programas/bc589-silvia-limberger-parte-1/ https://beercast.com.br/programas/bc589-silvia-limberger-parte-1/#respond Fri, 13 Dec 2024 20:15:57 +0000 https://beercast.com.br/?p=22383 A LF Editorial acaba de lançar o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional" e neste programa Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam uma das autoras: Silvia Limberger. Venha entender porque a cerveja se tornou, no decorrer de séculos, a bebida mais popular do Brasil, encontrada, literalmente, do Oiapoque ao Chuí.

O post BC#589 – Silvia Limberger – Parte 1 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/12/BC589-Silvia-Limberger.mp3

A LF Editorial acaba de lançar o livro “Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira – Formação da Cultura Cervejeira Nacional” e neste programa Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam uma das autoras: Silvia Limberger. Venha entender porque a cerveja se tornou, no decorrer de séculos, a bebida mais popular do Brasil, encontrada, literalmente, do Oiapoque ao Chuí.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#589 – Silvia Limberger – Parte 1 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc589-silvia-limberger-parte-1/feed/ 0 A LF Editorial acaba de lançar o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional" e neste programa Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam uma das autoras: Silvia Limberger. A LF Editorial acaba de lançar o livro "Cerveja, a Mais Popular Bebida Brasileira - Formação da Cultura Cervejeira Nacional" e neste programa Anselmo Mendo e Victor Marinho entrevistam uma das autoras: Silvia Limberger. Venha entender porque a cerveja se tornou, no decorrer de séculos, a bebida mais popular do Brasil, encontrada, literalmente, do Oiapoque ao Chuí. Beercast Brasil full false 29:53 22383
Boa Cerveja-Feira #561… Viking Imperial Stout https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-561-viking-imperial-stout/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-561-viking-imperial-stout/#respond Fri, 13 Dec 2024 03:45:06 +0000 https://beercast.com.br/?p=22375 Esta introdução irá sair um pouco do universo cervejeiro e ir para um campo de curiosidades, por conta do nome da cerveja. Apesar de vermos em muitos locais o uso do termo viking como uma designação de povos nórdicos existe um equivoco neste uso. Viking na verdade se tratada de uma profissão, onde uma tradução...

O post Boa Cerveja-Feira #561… Viking Imperial Stout apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta introdução irá sair um pouco do universo cervejeiro e ir para um campo de curiosidades, por conta do nome da cerveja. Apesar de vermos em muitos locais o uso do termo viking como uma designação de povos nórdicos existe um equivoco neste uso. Viking na verdade se tratada de uma profissão, onde uma tradução aproximada seria ‘pirata’ ou ‘invasor’, mas esta é somente um dos entendimentos. Outras fontes ligam o termo a uma região costeira de Oslo mas que ainda ligaria o termo ao moradores costeiros e navegantes. O importante é que viking não era um povo e sim um conjunto de diferentes povos que viviam em um uma mesma região e que os outros povos acabavam por agregar em um único ‘entendimento’


Viking Imperial Stout

Viking Imperial StoutDados Técnicos:

Cerveja: Viking Imperial Stout
Cervejaria: Cervejaria Odin
Estilo
: Imperial Stout
Teor: 10,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,50


Aparência: Cerveja preta completamente fechada. Espuma bege clara, com boa formação e duração inacreditável.

Aroma: No aroma temos notas de café, chocolate, cacau e torrefação. Em segundo plano leve nota licorosa.

Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de café expresso ocupam o primeiro plano seguida pelas notas de cacau e torra.

Aftertaste: Aftertaste pautado por notas de café e aquecimento alcoólico, o final trás leve nota picante e amargor de torrefação.

Harmonização: Para a harmonização vamos sugerir o bolo de coco gelado da casa. Colocando notas de café e cacau ao dulçor do bolo e migrando o sabor do coco para coco queimado.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #561… Viking Imperial Stout apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-561-viking-imperial-stout/feed/ 0 22375
BC#588 – Cervejaria Perdizes https://beercast.com.br/programas/bc588-cervejaria-perdizes/ https://beercast.com.br/programas/bc588-cervejaria-perdizes/#respond Fri, 06 Dec 2024 16:13:04 +0000 https://beercast.com.br/?p=22369 Sempre incentivo aqui o "Beba Local", aquela ideia de prestigiarmos os bares e cervejarias perto de nossa casa. Assim conseguimos cervejas mais frescas, beneficiamos a prosperidade dos negócios e reforçamos as boas relações na nossa comunidade. Entrevistei o Guilherme, sócio e cervejeiro gente boa, que produz suas ales e lagers no quintal de uma casa dos anos 1940, em São Paulo. Venha ouvir e entender qual o segredo desse negócio que funciona há 4 anos no bairro de Perdizes.

O post BC#588 – Cervejaria Perdizes apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/12/BC588-Cervejaria-Perdizes.mp3

Sempre incentivo aqui o “Beba Local”, aquela ideia de prestigiarmos os bares e cervejarias perto de nossa casa. Assim conseguimos cervejas mais frescas, beneficiamos a prosperidade dos negócios e reforçamos as boas relações na nossa comunidade. Entrevistei o Guilherme, sócio da Cervejaria Perdizes e cervejeiro gente boa, que produz suas ales e lagers no quintal de uma casa dos anos 1940, em São Paulo. Venha ouvir e entender qual o segredo desse negócio que funciona há 4 anos no bairro de Perdizes.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#588 – Cervejaria Perdizes apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc588-cervejaria-perdizes/feed/ 0 Sempre incentivo aqui o "Beba Local", aquela ideia de prestigiarmos os bares e cervejarias perto de nossa casa. Assim conseguimos cervejas mais frescas, beneficiamos a prosperidade dos negócios e reforçamos as boas relações na nossa comunidade. Sempre incentivo aqui o "Beba Local", aquela ideia de prestigiarmos os bares e cervejarias perto de nossa casa. Assim conseguimos cervejas mais frescas, beneficiamos a prosperidade dos negócios e reforçamos as boas relações na nossa comunidade. Entrevistei o Guilherme, sócio e cervejeiro gente boa, que produz suas ales e lagers no quintal de uma casa dos anos 1940, em São Paulo. Venha ouvir e entender qual o segredo desse negócio que funciona há 4 anos no bairro de Perdizes. Beercast Brasil full false 35:50 22369
Boa Cerveja-Feira #560… Barleywine 10 anos https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-560-barleywine-10-anos/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-560-barleywine-10-anos/#respond Fri, 06 Dec 2024 03:45:02 +0000 https://beercast.com.br/?p=22365 Hoje iremos brindar aos 10 anos de existência da cervejaria Dávida, que surgiu em Várzea Paulista com objetivos e eu diria que ambiciosos, como dito no próprio site da cervejaria “Buscamos combinar leveza e intensidade em cada gole. Queremos proporcionar momentos de prosperidade com um toque de criatividade. A alegria de nossos clientes é nossa...

O post Boa Cerveja-Feira #560… Barleywine 10 anos apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Hoje iremos brindar aos 10 anos de existência da cervejaria Dávida, que surgiu em Várzea Paulista com objetivos e eu diria que ambiciosos, como dito no próprio site da cervejaria “Buscamos combinar leveza e intensidade em cada gole. Queremos proporcionar momentos de prosperidade com um toque de criatividade. A alegria de nossos clientes é nossa maior motivação, e é por isso que nos dedicamos a trazer inovação e originalidade em cada cerveja que produzimos”. Posso dizer, sem medo de errar, que estão cumprindo estes objetivos com maestria.


Barleywine 10 anos

Barleywine 10 anosDados Técnicos:

Cerveja: Barleywine 10 anos
Cervejaria: Cervejaria Dádiva
Estilo
: Barleywine
Teor: 12,7 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro e quase completamente fechada. Espuma em tom bege bastante claro, com boa formação e persistência.

Aroma: No aroma encontramos percepção de caramelo, frutas secas, toffe e leve torrefação com notas de café. Já em segundo plano encontramos suave presença de madeira e um leve selvagem.

Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar temos percepção licorosa destacada trazendo frutas secas, caramelo e toffe. Em segundo plano a complexidade aumenta com a inserção de notas de café, castanhas, anis e leve condimento e madeira.

Aftertaste: Aftertaste com notas de toffe, torrefação e frutas secas em um equilíbrio notável e seguido por aquecimento alcoólico, porem com a sensação alcóolica bastante baixa.

Harmonização: Nesta harmonização proponho um escondidinho de ragu de costela, um prato tão intenso quanto a cerveja que será potencializado pelas notas de frutas secas, madeira e caramelo da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #560… Barleywine 10 anos apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-560-barleywine-10-anos/feed/ 0 22365
Boa Cerveja-Feira #559… Hypnos Series https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-559-hypnos-series/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-559-hypnos-series/#respond Fri, 29 Nov 2024 03:45:15 +0000 https://beercast.com.br/?p=22359 Para fechar esta sequência de cervejas da Prússia trouxe a cerveja mais intensa do meu pacote, uma imperial Stout. Aqui vemos que a cervejaria conseguiu navegar bem desde os estilos de entrada até os rótulos mais extremos. E como em toda a última coluna do mês vamos trazer uma harmonização factual que possa destacar ainda...

O post Boa Cerveja-Feira #559… Hypnos Series apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Para fechar esta sequência de cervejas da Prússia trouxe a cerveja mais intensa do meu pacote, uma imperial Stout. Aqui vemos que a cervejaria conseguiu navegar bem desde os estilos de entrada até os rótulos mais extremos. E como em toda a última coluna do mês vamos trazer uma harmonização factual que possa destacar ainda mais as notas da cerveja.


Hypnos Series

Hypnos SeriesDados Técnicos:

Cerveja: Hypnos Series
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo
: Imperial Stout
Teor: 10,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00


Aparência: Cerveja preta e brilhante, completamente opaca. Espuma em tom bege, cremosa e com boa formação.

Aroma: Notas de café e Baileys ocupam o primeiro plano do aroma, logo seguido por notas de caramelo, torrefação, cacau e madeira, podemos notas ainda uma suave presença de menta bastante efêmera.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos as notas de café, capuccino e madeira acompanhadas por uma textura licorosa, em segundo plano as notas de torrefação e o amargor de tosta surgem acompanhadas pelo aquecimento alcoólico.

Aftertaste: O aftertaste apresenta um equilíbrio delicado entre as notas de café, capuccino e madeira e as notas com tom resinoso e pinho vindos do lúpulo, o amargor se mantem discreto com notas de torrefação.

Harmonização: Para a harmonização iremos trazer um prato tão intenso quanto a cerveja, um ossobuco na cama de polenta. Iremos nos aproveitar do teor alcoólico da cerveja para contrapor a untuosidade da carne e deixar as notas de café e madeira reforçarem seu sabor intenso.

Hypnos Series

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #559… Hypnos Series apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-559-hypnos-series/feed/ 0 22359
BC#587 – Boa Cerveja-Feira com Fabrizio Guzzon https://beercast.com.br/programas/bc587-boa-cerveja-feira-com-fabrizio-guzzon/ https://beercast.com.br/programas/bc587-boa-cerveja-feira-com-fabrizio-guzzon/#respond Mon, 25 Nov 2024 22:31:26 +0000 https://beercast.com.br/?p=22352 O Guzzon está comigo aqui no Beercast desde que tudo era mato. Lá se vão mais de 550 colunas com avaliações precisas sobre as melhores (ou nem tanto) cervejas que podemos beber no Brasil. Hoje conversaremos sobre suas degustações e harmonizações recentes, dicas de compras e a quantas anda o mercado cervejeiro do país. Procure...

O post BC#587 – Boa Cerveja-Feira com Fabrizio Guzzon apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/11/BC587_Boa_Cerveja_Feira_Fabrizio_Guzzon.mp3

O Guzzon está comigo aqui no Beercast desde que tudo era mato. Lá se vão mais de 550 colunas com avaliações precisas sobre as melhores (ou nem tanto) cervejas que podemos beber no Brasil. Hoje conversaremos sobre suas degustações e harmonizações recentes, dicas de compras e a quantas anda o mercado cervejeiro do país.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#587 – Boa Cerveja-Feira com Fabrizio Guzzon apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc587-boa-cerveja-feira-com-fabrizio-guzzon/feed/ 0 https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/11/BC587_Boa_Cerveja_Feira_Fabrizio_Guzzon.mp3 - O Guzzon está comigo aqui no Beercast desde que tudo era mato. Lá se vão mais de 550 colunas com avaliações precisas sobre as melhores (ou nem tanto) ... https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/11/BC587_Boa_Cerveja_Feira_Fabrizio_Guzzon.mp3<br /> <br /> <br /> <br /> O Guzzon está comigo aqui no Beercast desde que tudo era mato. Lá se vão mais de 550 colunas com avaliações precisas sobre as melhores (ou nem tanto) cervejas que podemos beber no Brasil. Hoje conversaremos sobre suas degustações e harmonizações recentes, dicas de compras e a quantas anda o mercado cervejeiro do país.<br /> <br /> Procure por "Beercast Brasil" no seu app de música favorito.<br /> <br /> Ouvir no Spotify<br /> Ouvir no Apple Podcasts<br /> Ouvir na Amazon Music<br /> Ouvir no Deezer<br /> Seja Patrono do Beercast contribuindo a partir de R$10,00 por mês.<br /> <br /> Links:<br /> <br /> <br /> <br /> Instagram do Guzzon<br /> Facebook do Guzzon<br /> <br /> <br /> <br /> Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:<br /> <br /> <br /> <br /> contato@beercast.com.br : Mande suas degustações, garrafadas, críticas, elogios e sugestões.<br /> Instagram Beercast Brasil<br /> Fanpage Beercast Brasil no Facebook<br /> Feed do Beercast (assine nosso feed) Beercast Brasil full false 45:55 22352
Boa Cerveja-Feira #558… Sweet Stout https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-558-sweet-stout/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-558-sweet-stout/#respond Fri, 22 Nov 2024 03:45:08 +0000 https://beercast.com.br/?p=22346 Algo que existe e talvez devesse ser ainda mais praticado é o fortalecimento do ecossistema das cervejas artesanais. Uma cervejaria não existe sozinha, ela depende da interação com o público, com os bares e com as demais cervejarias. Fruto destas relações são as cervejas colaborativas entre duas ou mais cervejarias ou com bares, mas neste...

O post Boa Cerveja-Feira #558… Sweet Stout apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Algo que existe e talvez devesse ser ainda mais praticado é o fortalecimento do ecossistema das cervejas artesanais. Uma cervejaria não existe sozinha, ela depende da interação com o público, com os bares e com as demais cervejarias. Fruto destas relações são as cervejas colaborativas entre duas ou mais cervejarias ou com bares, mas neste caso temos uma cerveja fruto da colaboração entre a cervejaria e uma escola com foco em cervejas, o ICB.


Sweet Stout

Sweet StoutDados Técnicos:

Cerveja: Sweet Stout
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo
: Sweet Stout
Teor: 4,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Líquido completamente preto e fechado. A espuma se forma em tom bege e bastante breve.

Aroma: No aroma as notas de café ocupam o primeiro plano, seguido com uma leve presença de grãos tostados. Em segundo plano encontramos um perfil mais adocicado que remete a chocolate ao leite.

Paladar: Tanto corpo quanto carbonatação medianos. Enquanto que no paladar temos notas de café, tosta, cacau e um fundo de caramelo e chocolate ao leite.

Aftertaste: O aftertaste ainda agrega um leve amargor de tosta ao leve dulçor de chocolate ao leite, colocando as notas de café em segundo plano.

Harmonização: Para a harmonização minha sugestão é uma fatia de bolo gelado de chocolate, o amargor e notas de café da cerveja irão contrapor o dulçor da sobremesa enquanto que a percepção do chocolate e caramelo serão colocadas em maior evidência.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #558… Sweet Stout apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-558-sweet-stout/feed/ 0 22346
Boa Cerveja-Feira #557… A I Black IPA https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-557-a-i-black-ipa/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-557-a-i-black-ipa/#respond Fri, 15 Nov 2024 03:45:59 +0000 https://beercast.com.br/?p=22324 Seguindo a proposta de navegar pelo portfólio da Prussia hoje iremos tratar de uma versão menos comum da IPA, no caso uma Black IPA. É sempre interessante, pensando na construção do portifólio, agregar versões dos seus rótulos de maior giro para agregar o nome e aumentar as opções. No caso da Black IPA ainda temos...

O post Boa Cerveja-Feira #557… A I Black IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Seguindo a proposta de navegar pelo portfólio da Prussia hoje iremos tratar de uma versão menos comum da IPA, no caso uma Black IPA. É sempre interessante, pensando na construção do portifólio, agregar versões dos seus rótulos de maior giro para agregar o nome e aumentar as opções. No caso da Black IPA ainda temos a abertura de trilha para as cervejas com notas tostadas e torradas.


A I Black IPA

A I Black IPADados Técnicos:

Cerveja: A I Black IPA
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo
: Black IPA
Teor: 6,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro, fechada e com espuma clara com formação breve, deixando uma fina camada sobre a cerveja depois de alguns instantes.

Aroma: No aroma as notas cítricas e herbais se destacam, trazendo grapefruit, casca de laranja e leve resinoso. Em segundo plano temos notas mais discretas de tosta e grãos torrados.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de grapefruit, pinho e lima ocupam o primeiro plano, em conjunto com um amargor médio alto pautado por notas herbais e tostadas. O segundo plano é ocupado pelas notas de tosta, cereal e cacau.

Aftertaste: No aftertaste o amargor perde força e as notas resinosas e de pinho ganham mais espaço se equilibrando com a percepção cítrica da cerveja, apresentando um fechamento com frescor cítrico inesperado.

Harmonização: Para a harmonização vamos nos valer do fato que as características de IPA são bastante destacadas. Minha sugestão é harmonizar com uma peça de entrecôte na brasa, onde as notas mais tostadas farão o papel de contrastar o salgado da carne e garantir os holofotes para a união das notas cítricas com o sabor intenso da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #557… A I Black IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-557-a-i-black-ipa/feed/ 0 22324
BC#586 – Com Karla Danitza – Rota da Cerveja Negra, História Cervejeira Afrodiaspórica https://beercast.com.br/programas/bc586-com-karla-danitza-rota-da-cerveja-negra-historia-cervejeira-afrodiasporica/ https://beercast.com.br/programas/bc586-com-karla-danitza-rota-da-cerveja-negra-historia-cervejeira-afrodiasporica/#respond Thu, 14 Nov 2024 02:46:10 +0000 https://beercast.com.br/?p=22329 Karla Danitza é gestora e programadora cultural com formação em Gestão para Organizações da Sociedade Civil pela Faculdade de Políticas Públicas/UEMG, tem especialização em Design para a Sustentabilidade pelo Gaia Education e Stakeholders e ESG pela FIA Business School, atualmente estuda pela mesma escola Ética em Negócios. Já Realizou exposições, fóruns e festivais, como: Fórum Internacional de Dança, Festival de Arte Negra, FINIT/Inforuso, Bienal de Arte Digital, Apps For Good – Lisboa, foi curadora para a She‘s Tech Conference 2020, Coordenadora de Programação Cultural no MM Gerdau e idealizou a iniciativa Enegrecer a Gestão Cultural. Integrante do Grupo Africanidades BH, onde desenvolve pesquisas relacionadas às cartografias da negritude na cidade de Belo Horizonte. É fundadora da Ponte Agência de Cultura, consultoria para curadoria de eventos e projetos culturais inclusivos, atualmente integra a equipe de projetos e captação do Brasil de Fato, integra o Coletivo Tereza de Benguela e escreve para a Bantumen Lisboa.

O post BC#586 – Com Karla Danitza – Rota da Cerveja Negra, História Cervejeira Afrodiaspórica apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/11/BC586_Rota_Cerveja_Negra_Karla_Danitza.mp3

Karla Danitza, mineira de Belo Horizonte, é gestora cultural e sociocultural com vasta experiência em criação de projetos que conectam cultura, impacto social e políticas públicas. Vive hoje em São Paulo e é a idealizadora de um dos projetos vencedores do Edital Fermenta da AMBEV deste ano. O Rota da Cerveja Negra, História Cervejeira Afrodiaspórica, visa promover a circulação e valorização da cultura cervejeira diversa, especialmente em espaços liderados por pessoas negras, como cervejarias, bares e outros locais de cultura cervejeira. Vem ouvir nossa conversa.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#586 – Com Karla Danitza – Rota da Cerveja Negra, História Cervejeira Afrodiaspórica apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc586-com-karla-danitza-rota-da-cerveja-negra-historia-cervejeira-afrodiasporica/feed/ 0 Karla Danitza é gestora e programadora cultural com formação em Gestão para Organizações da Sociedade Civil pela Faculdade de Políticas Públicas/UEMG, tem especialização em Design para a Sustentabilidade pelo Gaia Education e Stakeholders e ESG pela FI... Karla Danitza é gestora e programadora cultural com formação em Gestão para Organizações da Sociedade Civil pela Faculdade de Políticas Públicas/UEMG, tem especialização em Design para a Sustentabilidade pelo Gaia Education e Stakeholders e ESG pela FIA Business School, atualmente estuda pela mesma escola Ética em Negócios. Já Realizou exposições, fóruns e festivais, como: Fórum Internacional de Dança, Festival de Arte Negra, FINIT/Inforuso, Bienal de Arte Digital, Apps For Good – Lisboa, foi curadora para a She‘s Tech Conference 2020, Coordenadora de Programação Cultural no MM Gerdau e idealizou a iniciativa Enegrecer a Gestão Cultural. Integrante do Grupo Africanidades BH, onde desenvolve pesquisas relacionadas às cartografias da negritude na cidade de Belo Horizonte. É fundadora da Ponte Agência de Cultura, consultoria para curadoria de eventos e projetos culturais inclusivos, atualmente integra a equipe de projetos e captação do Brasil de Fato, integra o Coletivo Tereza de Benguela e escreve para a Bantumen Lisboa. Beercast Brasil full false 52:55 22329
Boa Cerveja-Feira #556… Prussia IPA https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-556-prussia-ipa/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-556-prussia-ipa/#respond Fri, 08 Nov 2024 03:45:33 +0000 https://beercast.com.br/?p=22319 Quando você tem a intensão de conhecer um fabricante a maioria das pessoas opta pelos rótulos exclusivos ou edições premiadas. Eu prefiro provar o rótulo de combate, aquela cerveja feita para estar engatada em todos os bares, promover o giro rápido do produto e expandir a visibilidade de marca, pois na minha opinião são estas...

O post Boa Cerveja-Feira #556… Prussia IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Quando você tem a intensão de conhecer um fabricante a maioria das pessoas opta pelos rótulos exclusivos ou edições premiadas. Eu prefiro provar o rótulo de combate, aquela cerveja feita para estar engatada em todos os bares, promover o giro rápido do produto e expandir a visibilidade de marca, pois na minha opinião são estas as cervejas que trazem o esforço da cervejaria em manter a estabilidade e qualidade de um rótulo. E no caso optei pela IPA da Prússia.


Prussia IPA

Prussia IPADados Técnicos:

Cerveja: Prussia IPA
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo
: English IPA
Teor: 6,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,25


Aparência: Cerveja em tom âmbar, levemente opaca e com ótima formação de espuma, trazendo uma espuma de boa qualidade e persistência.

Aroma: Aroma com notas cítricas e resinosas em primeiro plano, trazendo leve grapefruit. Em segundo plano temos notas de caramelo, cereal e um leve toque terroso.

Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Primeiro plano com caramelo e uma leve adstringência e logo encontramos um amargor crescente trazendo notas herbais e terrosas, um leve gramíneo fecha o palato.

Aftertaste: No aftertaste temos todas as notas perdendo intensidade, restante um amargor residual com herbal e gramíneo de maneira mais longa.

Harmonização: Para a harmonização minha sugestão é algo para compartilhar, uma porção de fritas rústicas com alecrim para destacar ainda mais estas notas herbais e gramíneas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #556… Prussia IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-556-prussia-ipa/feed/ 0 22319
BC#585 – Com Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis https://beercast.com.br/programas/bc585-com-gabriel-di-martino-mestre-cervejeiro-da-coca-cola-femsa-e-responsavel-pelas-cervejas-da-therezopolis/ https://beercast.com.br/programas/bc585-com-gabriel-di-martino-mestre-cervejeiro-da-coca-cola-femsa-e-responsavel-pelas-cervejas-da-therezopolis/#respond Fri, 01 Nov 2024 17:43:15 +0000 https://beercast.com.br/?p=22314 Nesse programa conversei com o Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis. Venha ouvir pra entender o que é trabalhar em uma empresa gigante e ser responsável pela produção de mais de 3.000.000 de litros de cerveja por mês. Gabriel nos conta sobre seus estudos na Califórnia e como foi mudar a trabalho de Teresópolis, no Rio de Janeiro, para o interior do Paraná. Esse é um podcast pra satisfazer a curiosidade de todos que pretendem se envolver profissionalmente um dia com produção de cerveja.

O post BC#585 – Com Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/10/bc585_podcast_therezopolis.mp3

Nesse programa conversei com o Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis. Venha ouvir pra entender o que é trabalhar em uma empresa gigante e ser responsável pela produção de mais de 3.000.000 de litros de cerveja por mês. Gabriel nos conta sobre seus estudos na Califórnia e como foi mudar a trabalho de Teresópolis, no Rio de Janeiro, para o interior do Paraná. Esse é um podcast pra satisfazer a curiosidade de todos que pretendem se envolver profissionalmente um dia com produção de cerveja.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#585 – Com Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc585-com-gabriel-di-martino-mestre-cervejeiro-da-coca-cola-femsa-e-responsavel-pelas-cervejas-da-therezopolis/feed/ 0 Nesse programa conversei com o Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis. Venha ouvir pra entender o que é trabalhar em uma empresa gigante e ser responsável pela produção de mais de 3.000. Nesse programa conversei com o Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis. Venha ouvir pra entender o que é trabalhar em uma empresa gigante e ser responsável pela produção de mais de 3.000.000 de litros de cerveja por mês. Gabriel nos conta sobre seus estudos na Califórnia e como foi mudar a trabalho de Teresópolis, no Rio de Janeiro, para o interior do Paraná. Esse é um podcast pra satisfazer a curiosidade de todos que pretendem se envolver profissionalmente um dia com produção de cerveja. Beercast Brasil 11 11 585 585 BC#585 - Com Gabriel Di Martino, Mestre Cervejeiro da Coca Cola FEMSA e responsável pelas cervejas da Therezópolis full false 41:32 22314
Boa Cerveja-Feira #555… Prussia Red Ale https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-555-prussia-red-ale/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-555-prussia-red-ale/#respond Fri, 01 Nov 2024 03:50:21 +0000 https://beercast.com.br/?p=22310 Algumas semanas atrás fui impactado por uma ação da Cervejaria Prussia com uma promoção bastante atraente para a compra de alguns rótulos, seduzido pela oferta realizei a compra e no decorrer deste mês irei degustar algumas das cervejas que recebi nesta aquisição. O primeiro rótulo será a Irish Red Ale, que faz parte da linha...

O post Boa Cerveja-Feira #555… Prussia Red Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Algumas semanas atrás fui impactado por uma ação da Cervejaria Prussia com uma promoção bastante atraente para a compra de alguns rótulos, seduzido pela oferta realizei a compra e no decorrer deste mês irei degustar algumas das cervejas que recebi nesta aquisição. O primeiro rótulo será a Irish Red Ale, que faz parte da linha regular deles, fato que ao meu ver é muito bem vindo dado a pouca penetração deste estilo no portifólio das cervejarias. Apesar da lata estar um pouco amassada, me parece que a cerveja não foi afetada.


Prussia Red Ale

Prussia Red AleDados Técnicos:

Cerveja: Prussia Red Ale
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo
: Irish Red Ale
Teor: 4,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,50


Aparência: Cerveja em tons castanhos com reflexos vermelhos bastante visíveis e espuma de boa formação, mas com duração mediana.

Aroma: No aroma as notas de malte, caramelo e toffe trazem uma percepção dulçor, em segundo plano encontramos a presença discreta de notas de tosta e um toque de diacetil que ainda está dentro do esperado para o estilo e acompanhado por notas de tosta e leve herbal.

Paladar: Tanto corpo quanto carbonatação baixos. Enquanto que no paladar temos as notas de tosta mais evidentes equilibradas com as notas de caramelo e toffe. Em segundo plano um amargor discreto pautado pela tosta surge em contraponto as notas mais voltadas para o caramelo.

Aftertaste: No aftertaste temos as notas mais discretas como um todos trazendo toffe, caramelo, suave tosta, herbal e leve terroso.

Harmonização: Para a harmonização deste exemplar muito bem construído de uma Irish Red Ale vou propor uma carne de panela com um corte de lagarto, a carne não é tão gordurosa e terá seu sabor incrementado pelas notas de caramelo e toffe e realçando ainda mais as notas de tosta, discretas no perfil deste rótulo.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #555… Prussia Red Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-555-prussia-red-ale/feed/ 0 22310
Boa Cerveja-Feira #554… Zeit Pumpkin Ale https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-554-zeit-pumpkin-ale/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-554-zeit-pumpkin-ale/#respond Fri, 25 Oct 2024 03:45:22 +0000 https://beercast.com.br/?p=22300 Nesta época do ano nos aproveitamos das comemorações do halloween para ver as cervejarias colocarem no mercado seus rótulos sazonais de pumpkin ale. Eu particularmente gosto do estilo pela surpresa que temos todos os anos, este ano encontrei versões sour e imperial stout com o uso de abóbora demonstrando que o uso deste adjunto não...

O post Boa Cerveja-Feira #554… Zeit Pumpkin Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Nesta época do ano nos aproveitamos das comemorações do halloween para ver as cervejarias colocarem no mercado seus rótulos sazonais de pumpkin ale. Eu particularmente gosto do estilo pela surpresa que temos todos os anos, este ano encontrei versões sour e imperial stout com o uso de abóbora demonstrando que o uso deste adjunto não é uma exclusividade do estilo clássico, mas apesar destas opções inovadores trouxe para esta coluna uma versão clássica, e premiada, de pumpkin ale.


Zeit Pumpkin Ale

Zeit Pumpkin AleDados Técnicos:

Cerveja: Zeit Pumpkin Ale
Cervejaria: Zeit Cervejaria
Estilo
: Pumpkin Ale
Teor: 5,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00


Aparência: O líquido apresenta um belo tom castanho escuro, levemente opaco e com espuma de boa formação e média duração.

Aroma: O aroma trás notas de condimentos, principalmente cravo e pimenta. Em segundo plano as notas de abóbora, canela e um toque de toffe.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos as notas de especiarias como cravo e canela equilibrados com as notas de abóbora. Em segundo plano temos uma presença condimentada de pimenta em contrapartida a suave presença de toffe.

Aftertaste: As notas mais picantes ganham ainda mais espaço no aftertaste, se tornando a protagonista e deixando a abóbora e cravo somente como um pano de fundo.

Harmonização: A harmonização foi realizada com abóbora cabotiá recheada com shimeji e gratinada com catupiry. Na degustação vemos que as notas terrosas do shimeji ganham destaque o toque apimentado reforça o sabor da abóbora.

Zeit Pumpkin Ale

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #554… Zeit Pumpkin Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-554-zeit-pumpkin-ale/feed/ 0 22300
BC#584 – Dia da IPA Brasileira (com Lúpulo Nacional)! Mesa Redonda com os Cervejeiros da Nacional, Central, Cybeer, 3 Brasseurs e Peixe para. https://beercast.com.br/programas/bc584-dia-da-ipa-brasileira-com-lupulo-nacional-mesa-redonda-com-os-cervejeiros-da-nacional-central-cybeer-3-brasseurs-e-peixe-para/ https://beercast.com.br/programas/bc584-dia-da-ipa-brasileira-com-lupulo-nacional-mesa-redonda-com-os-cervejeiros-da-nacional-central-cybeer-3-brasseurs-e-peixe-para/#respond Tue, 22 Oct 2024 21:13:32 +0000 https://beercast.com.br/?p=22284 Numa quarta-feira à noite em São Paulo, reunimos cervejeiros em uma mesa redonda para falarmos sobre o Dia da IPA Nacional (com lúpulos brasileiros) promovido pela Cervejaria Nacional. Do bate-papo participaram Marcos (Nacional), Max (Central), Rover e Karine (Cybeer), Sérgio e Tom (3B), Evandro (Peixe Para) e Henrique (Primo Lúpulos). Venham ouvir o que os mestres cervejeiros acham de utilizar lúpulos brazucas em suas criações.

O post BC#584 – Dia da IPA Brasileira (com Lúpulo Nacional)! Mesa Redonda com os Cervejeiros da Nacional, Central, Cybeer, 3 Brasseurs e Peixe para. apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/10/bc584_podcast_cervejeiros_lupulo_brasileiro.mp3

Numa quarta-feira à noite em São Paulo, reunimos cervejeiros em uma mesa redonda para falarmos sobre o Dia da IPA Nacional (com lúpulos brasileiros) promovido pela Cervejaria Nacional. Do bate-papo participaram Marcos (Nacional), Max (Central), Rover e Karine (Cybeer), Sérgio e Tom (3B), Evandro (Peixe Para) e Henrique (Primo Lúpulos). Venham ouvir o que os mestres cervejeiros acham de utilizar lúpulos brazucas em suas criações.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#584 – Dia da IPA Brasileira (com Lúpulo Nacional)! Mesa Redonda com os Cervejeiros da Nacional, Central, Cybeer, 3 Brasseurs e Peixe para. apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc584-dia-da-ipa-brasileira-com-lupulo-nacional-mesa-redonda-com-os-cervejeiros-da-nacional-central-cybeer-3-brasseurs-e-peixe-para/feed/ 0 Numa quarta-feira à noite em São Paulo, reunimos cervejeiros em uma mesa redonda para falarmos sobre o Dia da IPA Nacional (com lúpulos brasileiros) promovido pela Cervejaria Nacional. Do bate-papo participaram Marcos (Nacional), Max (Central), Numa quarta-feira à noite em São Paulo, reunimos cervejeiros em uma mesa redonda para falarmos sobre o Dia da IPA Nacional (com lúpulos brasileiros) promovido pela Cervejaria Nacional. Do bate-papo participaram Marcos (Nacional), Max (Central), Rover e Karine (Cybeer), Sérgio e Tom (3B), Evandro (Peixe Para) e Henrique (Primo Lúpulos). Venham ouvir o que os mestres cervejeiros acham de utilizar lúpulos brazucas em suas criações. Beercast Brasil full false 1:02:58 22284
Boa Cerveja-Feira #553… Cafezin https://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-553-cafezin/ https://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-553-cafezin/#respond Fri, 18 Oct 2024 03:45:36 +0000 https://beercast.com.br/?p=22277 Normalmente eu falo a respeito das cervejas, cervejarias, estilos e afins, porém hoje irei tratar de um outro aspecto do ritual de beber cerveja, que se trata do copo usado. Quando pensamos em degustar uma cerveja também podemos pensar onde ela será servida, copos de boca estreita para reter os aromas ou copos de boca...

O post Boa Cerveja-Feira #553… Cafezin apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Normalmente eu falo a respeito das cervejas, cervejarias, estilos e afins, porém hoje irei tratar de um outro aspecto do ritual de beber cerveja, que se trata do copo usado. Quando pensamos em degustar uma cerveja também podemos pensar onde ela será servida, copos de boca estreita para reter os aromas ou copos de boca mais aberta para o caso de aromas de volatilizam com maior facilidade, baixos e largos para aumentar área de contato ou longos para gerar turbilhonamento. Para esta cerveja irei colocar a academicidade de lado para trazer um copo americano, daqueles que tomamos um café coado pela manhã para combinar com as características da cerveja.


Cafezin

CafezinDados Técnicos:

Cerveja: Cafezin
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: Vienna Lager
Teor: 6,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja em um belo tom cobre e com leve opacidade. A espuma se forma em tom branco com boa formação e longa persistência.

Aroma: No aroma somos arrebatados por uma presença intensa de café fresco, simplesmente delicioso. Em segundo plano temos uma presença discreta do malte e grãos.

Paladar: Tanto corpo quanto carbonatação médios. Enquanto que no paladar temos notas destacadas de café verde, café recém coado. Em segundo plano encontramos um suave dulçor de malte, grãos e leve amargor com notas de café.

Aftertaste: No aftertaste a percepção café é reduzida e dá espaço para um maior protagonismo para a percepção de malte, suave dulçor equilibrado por um leve amargor de café.

Harmonização: Para a harmonização vamos manter o conceito estético da cerveja e trazer uma larga fatia de queijo meia cura. Vamos partir do principio da simplicidade e remeter ao café da tarde onde fazemos o mesmo com o café recém coado.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #553… Cafezin apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-553-cafezin/feed/ 0 22277
Boa Cerveja-Feira #552… Red Alert https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-552-red-alert/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-552-red-alert/#respond Fri, 11 Oct 2024 03:45:54 +0000 https://beercast.com.br/?p=22270 Existe um equilíbrio que as cervejarias precisam manter onde parte da atenção fica nos rótulos que geram o caixa e os rótulos que são de interesse criativo ou de gosto pessoal. Neste sentido vemos cervejarias apresentando IPAs, Stouts e NEIPAs ao mesmo tempo que apresentam Saison, Barley Wine e Mild Ale e neste mesmo sentido...

O post Boa Cerveja-Feira #552… Red Alert apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Existe um equilíbrio que as cervejarias precisam manter onde parte da atenção fica nos rótulos que geram o caixa e os rótulos que são de interesse criativo ou de gosto pessoal. Neste sentido vemos cervejarias apresentando IPAs, Stouts e NEIPAs ao mesmo tempo que apresentam Saison, Barley Wine e Mild Ale e neste mesmo sentido a Mad Brew havia me apresentado a The Walking Mad, uma Double NEIPA, que atende uma tendência do mercado e agora tenho a chance de provar uma Irish Red Ale, estilo inglês clássico e relativamente raro de se encontrar no mercado.


Red Alert

Red AlertDados Técnicos:

Cerveja: Red Alert
Cervejaria: Mad Brew
Estilo
: Irish Red Ale
Teor: 5,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja com um belo tom vermelho rubi, brilhante e cristalina. Espuma com boa formação, bolhas pequenas e longa persistência.

Aroma: No aroma as notas de caramelo ocupam o primeiro plano equilibrada por leve toque terroso e tosta discreta. Em segundo plano temos leve presença de casca de pão e açúcar queimado.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar somos apresentados a notas de caramelo, toffe, tosta e um amargor discreto que remeta a tosta e grãos. Em segundo plano um suave terroso que agrega ao amargor discreto maior complexidade.

Aftertaste: No aftertaste o dulçor perde intensidade e as notas de tosta se mantem, aliadas a uma suave percepção frutada que acompanha o final da degustação.

Harmonização: Esta Irish Red Ale apresenta uma leveza muito agradável e a sugestão para a harmonização será um lanche de pastrami na ciabatta. Escolhemos um pão com pouco impacto para que a cerveja intensifique os sabores da carne e agregue as notas de caramelo, tosta e leve frutado ao final.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #552… Red Alert apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-552-red-alert/feed/ 0 22270
BC#583 – Entrevista com Develon da Rocha, Presidente da Ablutec, sobre o Festival Brasileiro da Cerveja em Balneário Camboriú https://beercast.com.br/programas/entrevista-com-develon-da-rocha-presidente-da-ablutec-sobre-o-festival-brasileiro-da-cerveja-em-balneario-camboriu/ https://beercast.com.br/programas/entrevista-com-develon-da-rocha-presidente-da-ablutec-sobre-o-festival-brasileiro-da-cerveja-em-balneario-camboriu/#respond Thu, 10 Oct 2024 00:28:29 +0000 https://beercast.com.br/?p=22263 2025 promete ser um ano especial para a Cerveja no Brasil. Neste programa entrevistei Develon da Rocha que me contou como a ABLUTEC vai realizar o Festival Brasileiro da Cerveja em Balneário Camboriú, de 12 a 15 de março de 2025, com centenas de cervejarias, mais de 1 mil rótulos e 120 estilos. Na Semana...

O post BC#583 – Entrevista com Develon da Rocha, Presidente da Ablutec, sobre o Festival Brasileiro da Cerveja em Balneário Camboriú apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/10/BC_583_Podcast-Develon-FCB-Camboriu.mp3

2025 promete ser um ano especial para a Cerveja no Brasil. Neste programa entrevistei Develon da Rocha que me contou como a ABLUTEC vai realizar o Festival Brasileiro da Cerveja em Balneário Camboriú, de 12 a 15 de março de 2025, com centenas de cervejarias, mais de 1 mil rótulos e 120 estilos. Na Semana da Cerveja também acontecerão a Comenda da Cerveja Brasileira, o CBC Brasil – Concurso Brasileiro de Cervejas, o Conib – Congresso Internacional da Cerveja e a Feira Brasileira da Cerveja. Venha ouvir e entender como tudo isso funcionará!

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#583 – Entrevista com Develon da Rocha, Presidente da Ablutec, sobre o Festival Brasileiro da Cerveja em Balneário Camboriú apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/entrevista-com-develon-da-rocha-presidente-da-ablutec-sobre-o-festival-brasileiro-da-cerveja-em-balneario-camboriu/feed/ 0 https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/10/BC_583_Podcast-Develon-FCB-Camboriu.mp3 - 2025 promete ser um ano especial para a Cerveja no Brasil. Neste programa entrevistei Develon da Rocha que me contou como a ABLUTEC vai realizar o Festiva... https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/10/BC_583_Podcast-Develon-FCB-Camboriu.mp3<br /> <br /> <br /> <br /> 2025 promete ser um ano especial para a Cerveja no Brasil. Neste programa entrevistei Develon da Rocha que me contou como a ABLUTEC vai realizar o Festival Brasileiro da Cerveja em Balneário Camboriú, de 12 a 15 de março de 2025, com centenas de cervejarias, mais de 1 mil rótulos e 120 estilos. Na Semana da Cerveja também acontecerão a Comenda da Cerveja Brasileira, o CBC Brasil - Concurso Brasileiro de Cervejas, o Conib - Congresso Internacional da Cerveja e a Feira Brasileira da Cerveja. Venha ouvir e entender como tudo isso funcionará!<br /> <br /> Procure por "Beercast Brasil" no seu app de música favorito.<br /> <br /> Ouvir no Spotify<br /> Ouvir no Apple Podcasts<br /> Ouvir na Amazon Music<br /> Ouvir no Deezer<br /> Seja Patrono do Beercast contribuindo a partir de R$10,00 por mês.<br /> <br /> Links:<br /> <br /> <br /> <br /> Ingressos FBC Balneário Camboriú 2025<br /> Instagram FBC 2025<br /> <br /> <br /> <br /> Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:<br /> <br /> <br /> <br /> contato@beercast.com.br : Mande suas degustações, garrafadas, críticas, elogios e sugestões.<br /> Instagram Beercast Brasil<br /> Fanpage Beercast Brasil no Facebook<br /> Feed do Beercast (assine nosso feed) Beercast Brasil full false 55:33 22263
Boa Cerveja-Feira #551… Etera Single Barrel 33 Months Pikesville Rye https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-551-etera-single-barrel-33-months-pikesville-rye/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-551-etera-single-barrel-33-months-pikesville-rye/#respond Fri, 04 Oct 2024 03:45:18 +0000 https://beercast.com.br/?p=22257 Na semana anterior comentei a respeito da minha predileção por cervejas com características defumadas e nesta semana trago outra preferência, as cervejas envelhecidas em barril. Neste caso estamos vendo uma cerveja com envelhecimento de 33 meses em barril da destilaria Pikesville Rye do Kentucky. Alguns outros rótulos desta linha são formados por blends de envelhecimentos...

O post Boa Cerveja-Feira #551… Etera Single Barrel 33 Months Pikesville Rye apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Na semana anterior comentei a respeito da minha predileção por cervejas com características defumadas e nesta semana trago outra preferência, as cervejas envelhecidas em barril. Neste caso estamos vendo uma cerveja com envelhecimento de 33 meses em barril da destilaria Pikesville Rye do Kentucky. Alguns outros rótulos desta linha são formados por blends de envelhecimentos de tempos diversos e barris, neste caso temos um caso de paciência e persistência e ver o resultado.


Etera Single Barrel 33 Months Pikesville Rye

Etera Single Barrel 33 Months Pikesville RyeDados Técnicos:

Cerveja: Etera Single Barrel 33 Months Pikesville Rye
Cervejaria: Spartacus
Estilo
: Imperial Stout
Teor: 15,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,50


Aparência: Cerveja preta e completamente fechada. A espuma em tom marrom apresenta boa formação e média persistência.

Aroma: O aroma é pautado por notas de café, cacau e notas licorosas. Em segundo plano encontramos ainda a presença de madeira, whisky e torrefação.

Paladar: Corpo alto, média carbonatação e sensação aveludada no palato. Enquanto que no paladar encontramos café, torrefação e forte presença alcoólica que remete a whisky e licor de café com toque de caramelo. Já no segundo plano temos um complemento do cenário com notas de madeira e um amargor pautado pelas notas de tosta.

Aftertaste: Aftertaste com licoroso destacado trazendo notas de whisky e café, além da presença de cacau e madeira que ganha espaço no aftertaste. O final é limpo para a potência da cerveja que mantem um residual de café fresco.

Harmonização: Para a harmonização minha sugestão serão trufas de chocolate ao leite. Iremos nos apoiar na simplicidade da sobremesa para poder explorar todas as notas que a cerveja poderá agregar ao sabor ao mesmo tempo que contrastamos o dulçor da sobremesa com a torrefação da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #551… Etera Single Barrel 33 Months Pikesville Rye apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-551-etera-single-barrel-33-months-pikesville-rye/feed/ 0 22257
BC#582 – Entrevista com Carlo Bressiani sobre Festival Brasileiro da Cerveja 2025 https://beercast.com.br/programas/bc582-entrevista-com-carlo-bressiani-sobre-festival-brasileiro-da-cerveja-2025/ https://beercast.com.br/programas/bc582-entrevista-com-carlo-bressiani-sobre-festival-brasileiro-da-cerveja-2025/#respond Fri, 27 Sep 2024 21:11:20 +0000 https://beercast.com.br/?p=22249 Entrevista com Carlo Bressiani sobre o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau.

O post BC#582 – Entrevista com Carlo Bressiani sobre Festival Brasileiro da Cerveja 2025 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/09/bc_582_podcast_carlo_bressiani.mp3

Neste programa inédito, conversei com Carlo Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte e um dos responsáveis pela organização do Festival Brasileiro da Cerveja 2025. No podcast você vai saber TUDO a respeito do 16º FCB e sobre a expectativa de que o evento volte a ser o maior encontro de cervejeiros do Brasil com 7 dias de Feira, Seminário, Concurso e Festa.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#582 – Entrevista com Carlo Bressiani sobre Festival Brasileiro da Cerveja 2025 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc582-entrevista-com-carlo-bressiani-sobre-festival-brasileiro-da-cerveja-2025/feed/ 0 Entrevista com Carlo Bressiani sobre o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau. Entrevista com Carlo Bressiani sobre o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau. Beercast Brasil full false 1:01:59 22249
Boa Cerveja-Feira #550… Brumas https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-550-brumas/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-550-brumas/#respond Fri, 27 Sep 2024 03:45:04 +0000 https://beercast.com.br/?p=22240 Se tem algo que eu falo com frequência nos meus artigos é como as cervejas defumadas me atraem. Talvez tenha um componente emocional por ser algo que surgiu no inicio da minha caminhada nesta estrada cervejeira, talvez seja pela proximidade que traz dos churrascos. Mas é fato que encontrei ótimas cervejas durante este percurso e...

O post Boa Cerveja-Feira #550… Brumas apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Se tem algo que eu falo com frequência nos meus artigos é como as cervejas defumadas me atraem. Talvez tenha um componente emocional por ser algo que surgiu no inicio da minha caminhada nesta estrada cervejeira, talvez seja pela proximidade que traz dos churrascos. Mas é fato que encontrei ótimas cervejas durante este percurso e minha surpresa vem justamente daquelas que utilizam a defumação como adicional a um estilo diferente das rauchbiers, como é o caso da Brumas e diversas outras.


Brumas

BrumasDados Técnicos:

Cerveja: Brumas
Cervejaria: ZalaZ
Estilo
: Doppelbock
Teor: 9,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,50


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro, bastante opaca. Espuma em tom bege claro com boa formação e baixa persistência.

Aroma: No aroma encontramos as notas de malte, caramelo e o toque defumado e em segundo plano temos um suave frescor herbal, que surge ao final que revela o uso do eucalipto e agrega uma caraterística inesperada ao perfil da cerveja.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos as notas de caramelo, toffe e suave presença de açúcar queimado agregando um amargor discreto são acompanhadas por um toque de madeira e defumado que trás maior profundidade a cerveja. Em segundo plano a percepção de pão australiano e o frescor das notas de eucalipto suavizam a cerveja.

Aftertaste: O aftertaste traz um equilíbrio impecável entre dulçor, amargor, defumado e frescor herbal. Um fechamento limpo e sensacional para a cerveja.

Harmonização: A harmonização foi realizada com risoto de funghi seco e um corte de miolo de alcatra, usamos a tosta da cerveja para contrastar com o toque salgado do prato resultando em uma maior proeminência dos sabores amadeirados e defumados da cerveja e trazendo para primeiro plano o terroso do risoto.

Brumas harmonização

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #550… Brumas apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-550-brumas/feed/ 0 22240
Boa Cerveja-Feira #549… Bock Chocolate com Pimenta https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-549-bock-chocolate-com-pimenta/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-549-bock-chocolate-com-pimenta/#respond Fri, 20 Sep 2024 03:45:52 +0000 https://beercast.com.br/?p=22235 Um dos adjuntos que eu considero mais interessante, e complexo, de se usar na cerveja é a pimenta. Desde a clássica Habanero Sculpin até as nacionais que se enveredaram por este caminho encontramos cervejas que agregam um toque no sabor e olfato até outras que desafiam o público pela alta carga de ardência. Quando agregada...

O post Boa Cerveja-Feira #549… Bock Chocolate com Pimenta apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Um dos adjuntos que eu considero mais interessante, e complexo, de se usar na cerveja é a pimenta. Desde a clássica Habanero Sculpin até as nacionais que se enveredaram por este caminho encontramos cervejas que agregam um toque no sabor e olfato até outras que desafiam o público pela alta carga de ardência. Quando agregada a outros elementos podemos ter ainda mais complexidade, como é o caso deste rótulo que agrega nibs de cacau para criar novos elementos que se complementam.


Bock Chocolate com Pimenta

Bock Chocolate com PimentaDados Técnicos:

Cerveja: Bock Chocolate com Pimenta
Cervejaria: Schornstein
Estilo
: Bock
Teor: 7,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro com alta opacidade. A espuma se forma em tom bege, com uma boa estrutura e média duração.

Aroma: No aroma as notas de chocolate e cacau ocupam o primeiro plano, seguidas por uma percepção condimentada, suave tosta e caramelo.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar o cacau é bastante presente agregando o amargor característico e trazendo ainda notas de tosta e suave condimento. Em segundo plano temos ainda a presença de malte com notas de caramelo e pão preto.

Aftertaste: O aftertaste mantem o suave amargor de cacau, porem agora uma presença crescente da pimenta trazendo uma ardência mediana, controlada e prolongada.

Harmonização: Como temos uma ardência residual bastante interessante neste rótulo, minha sugestão é harmonizarmos com uma porção de linguiça de pernil, as notas de chocolate e tosta irão salientar o sabor da carne e a ardência ao final trará um final agradável a degustação.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #549… Bock Chocolate com Pimenta apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-549-bock-chocolate-com-pimenta/feed/ 0 22235
BC#581 – Lúpulos Brasileiros com Camila Gross da Éden Hops e Henrique Machado da Primo Lúpulos https://beercast.com.br/programas/bc581-lupulos-brasileiros-com-camila-gross-da-eden-hops-e-henrique-machado-da-primo-lupulos/ https://beercast.com.br/programas/bc581-lupulos-brasileiros-com-camila-gross-da-eden-hops-e-henrique-machado-da-primo-lupulos/#respond Fri, 13 Sep 2024 19:19:11 +0000 https://beercast.com.br/?p=22231 A produção de lúpulo no Brasil vem tomando forma, corpo e volume. Já são centenas de produtores espalhados por todo país abastecendo a indústria cervejeira. Neste longo episódio (é assim que serão os novos programas do Beercast, mais parrudos e densos), conversei com a Camila Gross da Éden Hops e Henrique Machado da Primo Lúpulos, pequenos produtores com muita vontade de crescer. Falamos sobre as dificuldades de trabalhar no campo no Brasil, os lúpulos que estão dando muito certo no nosso clima, os perrengues do empreendedorismo, a união de mercado, beneficiamento, cooperativismo e a qualidade incontestável do produto colhido. Se você quiser saber sobre as doçuras e amargores de se viver perto de nossa planta favorita, vem ouvir esse episódio inédito do BC.

O post BC#581 – Lúpulos Brasileiros com Camila Gross da Éden Hops e Henrique Machado da Primo Lúpulos apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2024/09/lupulos_brasileiros.mp3

A produção de lúpulo no Brasil vem tomando forma, corpo e volume. Já são centenas de produtores espalhados por todo país abastecendo a indústria cervejeira. Neste longo episódio (é assim que serão os novos programas do Beercast, mais parrudos e densos), conversei com a Camila Gross da Éden Hops e Henrique Machado da Primo Lúpulos, pequenos produtores com muita vontade de crescer. Falamos sobre as dificuldades de trabalhar no campo no Brasil, os lúpulos que estão dando muito certo no nosso clima, os perrengues do empreendedorismo, a união de mercado, beneficiamento, cooperativismo e a qualidade incontestável do produto colhido. Se você quiser saber sobre as doçuras e amargores de se viver perto de nossa planta favorita, vem ouvir esse episódio inédito do BC.

Procure por “Beercast Brasil” no seu app de música favorito.

Links:

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post BC#581 – Lúpulos Brasileiros com Camila Gross da Éden Hops e Henrique Machado da Primo Lúpulos apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bc581-lupulos-brasileiros-com-camila-gross-da-eden-hops-e-henrique-machado-da-primo-lupulos/feed/ 0 A produção de lúpulo no Brasil vem tomando forma, corpo e volume. Já são centenas de produtores espalhados por todo país abastecendo a indústria cervejeira. Neste longo episódio (é assim que serão os novos programas do Beercast, A produção de lúpulo no Brasil vem tomando forma, corpo e volume. Já são centenas de produtores espalhados por todo país abastecendo a indústria cervejeira. Neste longo episódio (é assim que serão os novos programas do Beercast, mais parrudos e densos), conversei com a Camila Gross da Éden Hops e Henrique Machado da Primo Lúpulos, pequenos produtores com muita vontade de crescer. Falamos sobre as dificuldades de trabalhar no campo no Brasil, os lúpulos que estão dando muito certo no nosso clima, os perrengues do empreendedorismo, a união de mercado, beneficiamento, cooperativismo e a qualidade incontestável do produto colhido. Se você quiser saber sobre as doçuras e amargores de se viver perto de nossa planta favorita, vem ouvir esse episódio inédito do BC. Beercast Brasil 12 12 581 581 BC#581 - Lúpulos Brasileiros com Camila Gross da Éden Hops e Henrique Machado da Primo Lúpulos full false 2:05:47 22231
Boa Cerveja-Feira #548… The Walking Mad https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-548-the-walking-mad/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-548-the-walking-mad/#respond Fri, 13 Sep 2024 03:45:23 +0000 https://beercast.com.br/?p=22225 Mais um rótulo obtido das visitas as cervejarias que fiz em Teresópolis, e neste caso temos um ponto interessante a se comentar a respeito da Mad Brew. É bastante normal vermos cervejarias com seus brew pubs apresentando cardápios interessantes e que suportam a visitação ao local, porém a Mad Brew deu um passo adiante e...

O post Boa Cerveja-Feira #548… The Walking Mad apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Mais um rótulo obtido das visitas as cervejarias que fiz em Teresópolis, e neste caso temos um ponto interessante a se comentar a respeito da Mad Brew. É bastante normal vermos cervejarias com seus brew pubs apresentando cardápios interessantes e que suportam a visitação ao local, porém a Mad Brew deu um passo adiante e abriu ‘marcas’ de suporte com a Mad Poke para pokes, Mad Smash para hamburgueres e Mad Sushi para comida japonesa. Essa proposta permite direcionar as marcas para eventos de forma apartada da cervejaria se necessário.


The Walking Mad

The Walking MadDados Técnicos:

Cerveja: The Walking Mad
Cervejaria: Mad Brew Cervejaria
Estilo
: Double New England IPA
Teor: 8,7 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja amarela clara, translúcida e com belo brilho. Espuma densa e com ótima formação e duração, provavelmente um bônus do uso de aveia.

Aroma: No aroma notas de frutas amarelas de caroço, notas tropicais e suave cítrico ao final. É possível perceber notas de nectarina, ameixa amarela, jambo e casca de laranja.

Paladar: Corpo médio alto com toque aveludado e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos as notas cítricas mais evidentes trazendo notas de grapefruit e laranja, em segundo plano retornam as notas frutadas com percepção de nectarina e um amargor cítrica bastante presente e limpo.

Aftertaste: O aftertaste mantem as notas cítricas e o amargor em patamar mais baixo, porém com longa persistência.

Harmonização: Com a carga de notas frutadas e o amargor bem pontuado desta cerveja minha sugestão é harmonizarmos com uma peça de lombo suíno assado com maças. As notas frutadas irão salientar ainda mais o sabor da carne e agregar ainda mais personalidade.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #548… The Walking Mad apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-548-the-walking-mad/feed/ 0 22225
Boa Cerveja-Feira #547… MD Saison Balsamo https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-547-md-saison-balsamo/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-547-md-saison-balsamo/#respond Fri, 06 Sep 2024 03:45:26 +0000 https://beercast.com.br/?p=22216 O cenário cervejeiro nacional já navega por todos os estilos, apesar de termos a predominância daqueles que são comercialmente mais aceitos por obvio, mas ainda assim encontramos com mais facilidade estilos um pouco mais nichados, como red ale, altbier, tripel e outros. Mas aqueles estilos com notas selvagens presentes nas belgas de fermentação espontânea ainda...

O post Boa Cerveja-Feira #547… MD Saison Balsamo apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
O cenário cervejeiro nacional já navega por todos os estilos, apesar de termos a predominância daqueles que são comercialmente mais aceitos por obvio, mas ainda assim encontramos com mais facilidade estilos um pouco mais nichados, como red ale, altbier, tripel e outros. Mas aqueles estilos com notas selvagens presentes nas belgas de fermentação espontânea ainda são raros, principalmente pelo seu público ser ainda mais restrito que outros estilos, por este motivo quando encontramos uma cerveja que trás estas notas selvagens temos que curtir o momento.


MD Saison Balsamo

MD Saison BalsamoDados Técnicos:

Cerveja: MD Saison Balsamo
Cervejaria: Cervejaria Mad Dwarf
Estilo
: Farmhouse Ale
Teor: 7,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,75


Aparência: Líquido em tom dourado intenso, levemente opaco e com espuma branca de ótima formação e persistência.

Aroma: No aroma encontramos frutas amarelas, leve condimento e notas rústicas que remetem a feno aliada a uma percepção herbal e gramínea.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos notas herbais intensas com percepção gramínea e madeira verde, leve toque condimentado que remete a pimenta branca e um toque de notas selvagens que agrega muita personalidade a cerveja que fecha com acidez discreta.

Aftertaste: No aftertaste temos notas selvagens ganhando predominância e com um final seco e limpo trazendo notas herbais e amadeiradas persistentes.

Harmonização: Minha sugestão para esta harmonização é espaguete ao mare onde iremos usar as notas selvagens para destacar o toque salgado dos mariscos e vôngoles e agregar as notas herbais e acidez ao prato.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #547… MD Saison Balsamo apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-547-md-saison-balsamo/feed/ 0 22216
BC RELOAD – Cerveja BrewDog Punk IPA com Raphael Rodrigues do All Beers – Beercast #28 https://beercast.com.br/programas/cerveja-brewdog-punk-ipa-com-raphael-rodrigues-do-all-beers-beercast-28-2/ https://beercast.com.br/programas/cerveja-brewdog-punk-ipa-com-raphael-rodrigues-do-all-beers-beercast-28-2/#respond Thu, 05 Sep 2024 19:27:00 +0000 https://beercast.com.br/?p=22208 No distante 2013, antes dos All Beer Session, antes das cervejas All Beers e no início do Blog All Beers, batemos um bom papo com o Raphael Rodrigues. Destaque pra nossas percepções sobre o que era uma "IPA Potente" e como o mercado brasileira já ia criando um gosto por cervejas muito lupuladas. 

O post BC RELOAD – Cerveja BrewDog Punk IPA com Raphael Rodrigues do All Beers – Beercast #28 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Download deste episódio em “.zip” clique aqui.

No distante 2013, antes dos All Beer Session, antes das cervejas All Beers e no início do Blog All Beers, batemos um bom papo com o Raphael Rodrigues. Destaque pra nossas percepções sobre o que era uma “IPA Potente” e como o mercado brasileira já ia criando um gosto por cervejas muito lupuladas.

A mais Punk das cervejas IPAs será provada no Beercast de hoje, com a presença ilustre do Raphael Rodrigues do blog AllBeers! Conversamos sobre a Brewdog, sobre o bar que será aberto em São Paulo e sobre muitas outras coisas. Informação sobrando nesse episódio!

Descubra o que significa o logo da Brewdog e também: Como usar a barça para pesquisar sobre cerveja? Porque a Brewdog tem uma ideologia Punk? Qual é a classificação da cerveja Punk IPA da Brewdog? Como surgiu e quem inspirou a Brewdog a ser criada? Quem foi o Michael Jackson “o Beer Hunter”? Qual é a verdade sobre o sumiço das cervejas Flying Dog do Brasil? Como a burocracia brasileira atrapalha a chegada de cervejas?

Não perca esse episódio mais do que Punk!

Cerveja BrewDog Punk IPA

Cervejaria: BrewDog
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Álcool (%): 6% ABV
Temperatura: 8-12 °C
Preço Varejo: R$ 13,00 ~ 24,00 (2013)

Avaliação da Cerveja BrewDog Punk IPA na Comunidade Brejas (Crie seu perfil e avalie também esta cerveja no brejas.)

História da Cervejaria Brewdog

A BrewDog é uma pequena cervejaria escocesa fundada em 2007, em Fraserburgh, na Escócia, por dois amigos: James Watt e Dickie Martin, na época ambos com 24 anos. Entediados com o mercado cervejeiro no Reino Unido e com a baixa qualidade das cervejas que encontravam, decidiram que a única maneira de fazer uma reviravolta neste negócio desinteressante, era criar sua própria cerveja. Eles batizaram o nome de sua cervejaria de BrewDog em homenagem ao “provador-chefe”, “comandante-geral” e cão de guarda: Bracken, o mascote da cervejaria, o verdadeiro BrewDog.

Em apenas 6 anos a BrewDog se tornou a maior empresa escocesa independente, produzindo atualmente mais de 120 mil garrafas/mês para consumo local e exportação para o mundo todo.

A BrewDog adotou desde o principio um posicionamento e estilo de comunicação bastante agressivo e despojado. Sempre exaltando as qualidades e ingredientes de uma boa cerveja artesanal, e desmerecendo as cervejas “aguadas e sem graça” produzidas em larga escala pelos gigantes do setor. O slogan “Beer for Punks” (Cerveja para punks), deixa bem claro o estilo e propósito que a marca quer transmitir.

Eles sempre deixam claro sua obstinação pela pureza dos ingredientes na produção de cervejas. Nada além de cevada, lúpulo, fermento e água entra em suas receitas clássicas. Nada de aditivos, conservantes e pasteurização.

Suas cervejas são produzidas inspiradas na escola americana. São aromáticas, muito frutadas e florais, sem ser nada enjoativas, mas sempre bem lupuladas.

Mais sobre a história da Cervejaria BrewDog (Conteúdo em Inglês)

Links comentados durante o episódio:

BeerNews

A nota dos Beerquesteiros para a Cerveja BrewDog Punk IPA:

Convidado: Raphael Rodrigues (5 de 5)
tampinha_oktampinha_oktampinha_oktampinha_oktampinha_ok
Anselmo Mendo (4 de 5)
tampinha_oktampinha_oktampinha_oktampinha_ok
Gustavo Passi (4,5 de 5)
tampinha_oktampinha_oktampinha_oktampinha_oktampinha_amassada
Renato Martins (4 de 5)
tampinha_oktampinha_oktampinha_oktampinha_ok

Trilha Sonora

  • DevilDriver – Clouds Over California
  • Helloween – I Want Out
  • Manowar – Warriors Of The World United
  • Slayer – Raining Blood
  • Scorpions – Hotel California
  • Motorhead – God Was Never On Your Side
  • Metallica – One

Acompanhe e Entre em contato com o Beercast:

Clique no play no inicio da página e escute nosso episódio. (34:14 de duração)

O post BC RELOAD – Cerveja BrewDog Punk IPA com Raphael Rodrigues do All Beers – Beercast #28 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/cerveja-brewdog-punk-ipa-com-raphael-rodrigues-do-all-beers-beercast-28-2/feed/ 0 No distante 2013, antes dos All Beer Session, antes das cervejas All Beers e no início do Blog All Beers, batemos um bom papo com o Raphael Rodrigues. Destaque pra nossas percepções sobre o que era uma "IPA Potente" e como o mercado brasileira já ia cr... No distante 2013, antes dos All Beer Session, antes das cervejas All Beers e no início do Blog All Beers, batemos um bom papo com o Raphael Rodrigues. Destaque pra nossas percepções sobre o que era uma "IPA Potente" e como o mercado brasileira já ia criando um gosto por cervejas muito lupuladas.  Beercast Brasil full false 34:14 22208