Quero beber cervejas diferentes, mas qual escolher?

Vou iniciar aqui uma nova coluna, trazendo semanalmente uma lista com 3 cervejas nos mais diversos temas. Vou dedicar esse meu primeiro post a todas as pessoas que querem iniciar nesse mundo das cervejas de verdade.

Está na moda postar fotos com uma cerveja diferente no facebook. Não posso falar nada porque faço isso também, e pior, utilizo uma rede social de cervejeiros chamada Untappd para me ajudar nessa tarefa.

Ao ver as fotos vários amigos comentam comigo:

– Renato, quero beber cervejas diferentes, mas qual escolher? Quando chego na prateleira do supermercado não sei qual pegar!

Não faltam opções de cervejas nas prateleiras dos supermercados

Não faltam opções de cervejas nas prateleiras dos supermercados

Esse pode ser um empecilho para quem ainda não conhece o maravilhoso mundo das cervejas de verdade.  A oferta de cervejas tem aumentado muito de certo tempo pra cá, e é comum encontrar dezenas de rótulos diferentes em uma visita a um supermercado qualquer, o problema está ai, dentre todas essas opções com nomes estranhos, valores, rótulos estilizados, cores variadas… Qual escolher?

Antes de qualquer coisa: não há uma regra.

Existe mais de uma centena de estilos de cerveja, e cada pessoa vai se identificar mais ou menos com cada um deles. Mas podemos iniciar nesse mundo novo com cervejas que são consideradas “coringas”, ou seja, se você já está habituado a beber uma cerveja comercial (Brahma, Skoll, Itaipava, Kaiser, etc) você não encontrará muita dificuldade em começar a saborear.

Se você se encaixa nesse perfil, vai aqui a minha lista pra você! São 3 cervejas de trigo, fáceis de tomar e não assustam quem está disposto a gastar um pouco mais para provar cervejas de verdade:

1) Erdinger Weissbier

Erdinger Weissbier

Erdinger Weissbier

Na prateleira dos supermercados desde sempre, 11 em cada 10 cervejeiros descobriram um mundo novo tendo essa cerveja como cartão de visita. Fizemos um episódio com ela, vale a pena escutar: http://beercast.com.br/programas/cerveja-erdinger-weissbier-beercast-08/

 

 

 

2) Colorado Appia

Colorado Appia

Colorado Appia

Não é uma cerveja de trigo comum, em sua fórmula vai mel. É uma cerveja fácil de ser encontrada e mais fácil ainda de ser consumida. Escute o episódio que gravamos com ela, com a participação especial de Dudu Sales do blog Papo de Gordo:  http://beercast.com.br/programas/cerveja-colorado-appia-com-dudu-sales-papo-de-gordo-beercast-26/

 

 

 

3) Baden Baden Weiss

Baden Baden Weiss

Baden Baden Weiss

Cervejaria tradicional de Campos do Jordão – SP, foi comprada pela Schincariol no início de 2007, por incrível que pareça a cerveja continua com uma qualidade impecável. Já falamos sobre ela em um dos nossos episódios com o Léo Lopes do podcast Radiofobia: http://beercast.com.br/programas/cerveja-baden-baden-weiss-leo-lopes-radiofobia-beercast-32/

 

 

 

É isso ai pessoal, se você ficou confiante e vai provar essas 3 brejas, nos conte o que achou.