Boa Cerveja-Feira #605… Balsamo e Café

Há algo de quase mágico na forma como a cerveja aproxima as pessoas. Mais do que uma bebida, ela é um fio condutor de histórias, encontros e descobertas compartilhadas. É ao redor de um copo que amizades se fortalecem, que novas conexões surgem e que os assuntos fluem com naturalidade, sejam eles sobre música, viagens, trabalho ou simplesmente sobre a próxima cerveja a ser aberta. Assim, a cerveja se torna mais do que um hobby, se torna um elo social. Uma desculpa para reunir amigos, um ponto de partida para novas ideias e um convite permanente à conversa. Neste contexto de cerveja, amizade, conversas e comemorações que nosso saudoso amigo Vini optou por viver sua vida, e neste mesmo contexto que brindamos a ele.


Balsamo e Café

Balsamo e CaféDados Técnicos:

Cerveja: Balsamo e Café
Cervejaria: ZalaZ
Estilo
: Baltic Porter
Teor: 7,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro e praticamente fechada, mas ainda mantendo brilho. Espuma em tom bege claro, com boa formação e duração.

Aroma: No aroma encontramos notas de café fresco, chocolate e uma suave presença amadeirada. Em segundo plano suave presença de caramelo, anis e herbal fresco.

Paladar: Corpo e carbonatação médios. Enquanto que no paladar temos as notas de chocolate e café equilibradas com a presença de madeira, anis e suave herbal. Já em segundo plano temos a presença de um amargor suave e pautado pelas notas de tosta e leve herbal.

Aftertaste: No aftertaste a presença da tosta, chocolate amargo e café ganham força e o amargor leve e notas de tosta seguem persistentes.

Harmonização: Para a harmonização minha sugestão será uma variação de uma sobremesa clássica. A proposta é um creme brulé de chocolate com especiarias onde elevaremos todas as notas da cerveja com o chocolate, especiarias o toque de açúcar queimado da superfície do creme.

Prost!

Fabrizio Guzzon