Boa Cerveja-Feira #604… Ipanema

O amadurecimento do mercado cervejeiro nacional tem criado espaço para internacionalização das marcas, seja por meio da exportação como é o caso da Japas ou pela instalação física de operações em outros países como é o caso da Novo Brazil. Essa expansão representa o reconhecimento da qualidade da produção brasileira, que já não se limita a reproduzir estilos clássicos, mas oferece interpretações com identidade própria, marcada por ingredientes locais, técnicas refinadas e ousadia sensorial. Seja enviando rótulos para prateleiras europeias e norte-americanas, ou inaugurando bares e fábricas em outras latitudes, as cervejarias brasileiras demonstram que o caminho da internacionalização não é apenas comercial, é também cultural.


Ipanema

IpanemaDados Técnicos:

Cerveja: Ipanema
Cervejaria: Novo Brazil Brewing
Estilo
: Imperial IPA
Teor: 8,3 %
País de origem: EUA
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja em tom dourado intenso com leves reflexos acobreados, cristalina e brilhante. Espuma branca, densa e com boa formação, já a duração é um tanto breve.

Aroma: No aroma temos notas de frutas amarelas frescas com toque de manga, seguido por notas mais discretas de herbal, caramelo e leve presença de frutas brancas.

Paladar: Corpo médio alto com média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos um amargor pungente pautado por notas frutadas com manga, grapefruit e leve herbal, logo temos a presença do caramelo trazendo um contraponto ao amargor. Em segundo plano leve presença de pinho e adstringência.

Aftertaste: No aftertaste as notas herbais e o caramelo ganham espaço, juntamente com a elevação da percepção de amargor que se mantem persistente e intensa.

Harmonização: Para harmonização minha sugestão é o Frango Thai. Vamos nos aproveitar da força do prato e a presença marcante do curry, gengibre e pimenta para enriquecer as notas herbais da cerveja, ao mesmo tempo que o amargor é equilibrado pelo molho.

Prost!

Fabrizio Guzzon