Toda coluna de “cento” foi um marco na construção da história desta coluna e sempre com uma cerveja que já imagino que seja acima da média. Esta coluna em especial completa 500 degustações e textos voltados a criar um pequeno relato que possa ser usado como referência, sempre da forma mais imparcial possível e pensando no consumidor que irá encontrar este texto em uma busca. As mídias mudaram, os canais de comunicação mudaram e se expandiram, mas uma coisa continua a mesma, o meu interesse nesta jornada sensorial que realizo todas as semanas e que já faz parte do meu dia a dia.
Morning Gringo
Dados Técnicos:
Cerveja: Morning Gringo
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 10,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,50
Aparência: Cerveja completamente preta e fechada. A espuma se forma em tom chocolate, com boa formação, mas breve em duração.
Aroma: No aroma o café de destaca em primeiro plano trazendo notas marcantes de café expresso, seguida pelas notas de torrefação, percepção licorosa e notas de bordo. Em segundo plano suave percepção de madeira, chocolate e tosta.
Paladar: Carbonatação baixa e corpo alto com sensação aveludada. Enquanto que no paladar as notas de café expresso são o cartão de visitas deste rótulo que são ligeiramente suavizadas pela presença do bordo. Em segundo plano encontramos nuances de madeira e aquecimento alcóolico.
Aftertaste: O aftertaste traz as notas de café e o aquecimento alcóolico ainda mais presenta, mas apesar da potência da cerveja temos um final limpo e seco que mantem somente uma percepção de café expresso por uma duração maior e a sensação de aquecimento por ainda mais tempo.
Harmonização: Fechando esta pequena série de harmonizações fiz um creme brulé para harmonizar com esta RIS. A união dos dois resultou em uma redução da percepção de café e um ganho sensorial das notas de chocolate, madeira e até um toque de bourbon enquanto a sobremesa empresta notas de melado e caramelo.
Prost!
Fabrizio Guzzon


