Boa Cerveja-Feira #431… Finito Tripel Pimenta Defumada

Esta é uma das linhas que mais aparecem nas minhas colunas, boa parte do motivo é o fato que a linha Finito tende a trazer experiências únicas e acima da média. Neste caso temos justamente a Cervejaria Experiência como parceira da Invicta na construção da receita. Olhando o histórico da Experiência fiquei feliz em ver uma cervejaria com estilos belgas clássicos como Quadrupel e Dubel disponíveis e mais que isso, uma torneira de Czech Pilsen em seu brewpub e somente uma IPA, mostrando que existe um espaço para experimentar mais do que o hype do mercado.


Finito Tripel Pimenta Defumada

Finito Tripel Pimenta DefumadaDados Técnicos:

Cerveja: Finito Tripel Pimenta Defumada
Estilo: Tripel
Teor: 9,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja dourada, levemente opaca e com espuma branca de boa formação e duração.

Aroma: Ésteres bastante presentes no aroma, trazendo percepção de frutas secas como damasco e uma percepção de dulçor que remete a mel. Em segundo plano notas de laranja e condimentos.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas frutadas de damasco, pessêgos e cascas de laranjas, suave condimentado que remete a cardamomo. Em segundo plano sentimos mais presente o corpo da cerveja com as notas de malte, mel e frutas em compota.

Aftertaste: No aftertaste temos o dulçor residual persistente com notas de mel e frutas secas e aqui finalmente encontramos a presença da pimenta, gerando uma picância leve e controlada na garganta.

Harmonização: Minha sugestão é harmonizarmos com ossobuco. Teremos uma carne saborosa, intensa e bastante gordurosa. O álcool da cerveja será fundamental para contrapor a untuosidade enquanto as notas frutadas e principalmente o final picante será o elemento adicional ao sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon