Boa Cerveja-Feira #394… Oakstanding Basis

Cervejas envelhecidas deixaram de ser algo incomum nas prateleiras de artesanais, e por isso mesmo temos que elogiar cervejas como a Oakstanding Basis por ser um conjunto de aromas, sabores e experiências que surpreendem. O envelhecimento em barris de Bourbon por 7 meses agrega as características que a primeira impressão no aroma é se tratar de bourbon. A Oakstanding Basis me faz lembrar de rótulos como Old Engine Oil e Ola Dubh dada a sua qualidade.


Oakstanding Basis

Oakstanding BasisDados Técnicos:

Cerveja: Oakstanding Basis
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 15,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: cerveja completamente preta e fechada, leves reflexos castanhos contra a luz. Espuma marrom com baixa persistência, restante somente uma fina renda acompanhando a lateral do copo

Aroma: Aroma marcante de bourbon, madeira e café acompanhado por notas alcoólicas. Em segundo plano podemos buscar as notas discretas de torrefação e açúcar queimado.

Paladar: Corpo alto e percepção aveludada, com baixa carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de café, torra e madeira são acompanhadas por notas alcoólicas que remetem a bourbon. Em segundo plano uma leve picância causada pelo teor alcoólico e notas de chocolate amargo e fumaça.

Aftertaste: O aftertaste se apresenta mais suave que o esperado, notas de café, torrefação, Bourbon e madeira equilibrados, chega a remeter a irish coffe.

Harmonização: Como temos uma cerveja intensa em sabores e aroma e com alto teor alcoólico minha sugestão é harmonizarmos com bolo fudge de chocolate. A notas de torrefação irão contrastar com o dulçor do bolo deixando as notas de café e Bourbon complementarem a presença do chocolate.

Prost!

Fabrizio Guzzon