Boa Cerveja-Feira #384… Guerreira Ruiva

Existem estilos que são mais difíceis de se encontrar no mercado, a Irish Red Ale é um exemplo, e quando encontramos um rótulo como a Guerreira Ruiva somos recompensados. A cervejaria Brewto’s nos apresenta um Irish Red Ale clássica, com uma intensa presença de notas de tosta aliadas a um drinkability alto temos uma Red deliciosa para se beber.


Guerreira Ruiva

Guerreira RuivaDados Técnicos:

Cerveja: Guerreira Ruiva
Estilo: Irish Red Ale
Teor: 4,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Vermelho intenso beirando o castanho, levemente opaca e brilhante, belo reflexo contra a luz. Espuma densa e persistente, com ótima formação.

Aroma: Aroma de tosta em primeiro plano trazendo notas de café fresco, chocolate amargo, frutas secas e toffe. Em segundo plano encontramos notas de biscoito e suave terroso.

Paladar: Corpo médio baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar somos apresentados a notas de toffe, pão preto, biscoitos e chocolate amargo, em segundo plano encontramos a percepção de café compondo o amargor juntamente com um leve terroso.

Aftertaste: Enquanto o paladar traz todas as notas de maneira equilibrada, o aftertaste salienta as notas tostadas trazendo novamente a mesma percepção intensa do olfato. Notas de café, chocolate amargo e grãos tostados ganham o protagonismo e seguem persistentes no palato, acompanhados por um final seco.

Harmonização: Minha sugestão é harmonizarmos com uma sheppard’s pie com base de carne seca. As notas intensas de tosta irão contrastar com o salgado da carne e deixamos as notas de café e chocolate amargo salientarem o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon