Boa Cerveja-Feira #376… Laranjeira no Jequitibá

Em relação a resenha da semana passada mudamos o estilo, a cervejaria e o conceito, mas existe uma semelhança. Esta tripel da cervejaria Zalaz foi envelhecida em barris de jequitibá, mas parte do lote foi mantido fora dos barris e para o envase ambas as cervejas foram “blendadas” para a criação deste rótulo. O resultado é uma tripel deliciosa, que agrega notas acidificadas a todas as notas esperadas do estilo.


Laranjeira no Jequitiba

Laranjeira no JequitibáDados Técnicos:

Cerveja: Laranjeira no Jequitiba
Estilo: Belgian Tripel
Teor: 9,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Líquido amarelo e opaco. Espuma branca com bolhas pequenas, ótima formação e longa duração.

Aroma: aroma de frutas brancas, pera, uva branca passa e damasco, acompanhada por notas condimentadas que remetem a pimenta síria, cardamomo e cravo. Em segundo plano suaves notas frutadas de pêssego e leve candy sugar.

Paladar: Corpo médio alto e carbonatação média baixa. Enquanto que no paladar encontramos uma suave acidez acompanhada de notas de damasco, uvas brancas, pera e condimentos. Em segundo plano leve funk e notas que mesclam terroso e herbal.

Aftertaste: A acidez reduz e se torna uma suave percepção, as notas frutadas crescem e se tornam marcantes enquanto os condimentos ocupam o pano de fundo, fechando de maneira seca e aquecida.

Harmonização: Como temos uma cerveja com personalidade forte, precisamos garantir um prato que não seja apagado. Minha sugestão é harmonizarmos com carne de pato grelhada, onde vamos usar as notas de frutas e condimentos da cerveja para destacar as notas da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon