Boa Cerveja-Feira #295… Boscaioli Sour

By | 25 de outubro de 2019

Esta semana vamos misturar tudo que conseguirmos, buscando surpreender os sentidos, com a Boscaioli Sour.

Este exemplar de American Sour é produzida por parceria entre as quase vizinhas Tábuas Campinas, a cervejaria Mafiosa , de Valinhos.

Esta sour trás uma identidade mesclada de ambas as cervejarias. Por um lado, temos adição de madeira de putumuju e jaqueira, trazendo notas frutadas. Por outro lado, temos o uso do  Duplo Dry Hopping com os lúpulos Barbe Rouge e Huell Melon.

Boscaioli Sour

Boscaioli Sour

Dados Técnicos:

Cerveja: Boscaioli Sour
Estilo: American Sour
Teor: 4,9%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,0

No copo a Boscaioli Sour é dourada, cristalina e brilhante. A espuma tem boa aparência e bolhas uniformes, porém com baixa duração

No aroma a primeira percepção é de frutas amarelas, como pitanga e carambola. Seguida por uma suave presença lática e notas levemente amadeiradas.

A percepção ao provar é de uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma acidez alta e agradável, marcada por notas de frutas amarelas, mas ainda verdes, com aquele toque de ‘amarrar a boca’. Em segundo plano temos leves notas amadeiradas e uma presença discreta de frutas vermelhas silvestres, como morangos e amoras.

O aftertaste volta a apresentar as notas presentes no paladar, mas com as frutas amarelas ganhando ainda mais espaço.

A Boscaioli Sour é uma sour que me agrada por trazer uma acidez forte e marcante. E ainda usa madeiras para trazer ainda mais complexidade.

Para a harmonização, vamos tentar sair um pouco das escolhas convencionais.

Minha sugestão é harmonizarmos com panceta braseada. A alta carbonatação da Boscaioli Sour vai contrastar com a untuosidade da carne, abrindo espaço para as notas de amadeiradas colocarem um segundo nível de sabor na carne de porco.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.