Boa Cerveja-Feira #289… Paulaner Non Alcoholic

By | 13 de setembro de 2019

Esta semana vamos ser solidários com a gravidez da esposa e se manter desalcoolizado, mas com as resenhas em dia, com a Paulaner Non Alcoholic.

Esta é a cerveja sem álcool da clássica Paulaner Weisbier. E seguindo o modelo clássico de cervejas sem álcool, a Paulaner opta por interromper a fermentação prematuramente.

Esta decisão gera alguns fatores interessantes. As notas de banana e cravo ficam praticamente desaparecidas, pois são geradas justamente na fermentação. Apesar de falarmos de cerveja sem álcool ela tem 0,5% de ABV, afinal, na Alemanha isso é praticamente zero.

E falando em cervejas sem álcool, a exatos 5 anos atrás o Renato Martins publicou uma resenha sobre cervejas que podem ser usadas após exercícios, e dentre elas consta uma cerveja sem álcool.

Paulaner Non Alcoholic

Paulaner Non AlcoholicDados Técnicos:

Cerveja: Paulaner Non Alcoholic
Estilo: Weisbier
Teor: 0,5%
País de origem: Alemanha
Embalagem: 500ml
Nota: 3,00

Cerveja dourada escura e opaca. Com espuma completamente branca, densa e de longa duração.

No aroma temos a presença marcante de notas de biscoito, casca de pão, mosto e fermento. A presença de notas de banana e cravo, esperadas em uma weisbier, são geradas na fermentação e neste caso não foram incentivadas, dado o encerramento prematuro do processo.

Ao provarmos a Paulaner Non Alcoholic temos uma cerveja bastante densa e com carbonatação média. Enquanto que no paladar temos as notas de biscoito e casca de pão sendo trazidas em primeiro plano, densas e preenchendo todo o paladar. Parece que estamos provando uma rosca de páscoa. Em segundo plano temos um leve floral e dulçor remanescente.

O aftertaste mantem as notas de biscoito, mas agora aliamos uma percepção de pão doce. Um leve dulçor é agregado a percepção juntamente com um suave floral.

A Paulaner Non Alcoholic é uma cerveja bastante densa e saborosa, as notas de biscoito e casca de pão evoluem agregando um suave dulçor e notas florais.

A harmonização desta cerveja que remeteu a uma tentativa que já fiz e creio que esta cerveja será bem mais eficaz. O malte destacado torna esta cerveja uma ótima opção para pratos apimentados.

Vamos optar por harmonizar com tulipas de frango com geleia de pimenta defumada. O malte destacado irá contrastar com a ardência, deixando espaço para o sabor da carne de frango e notas defumadas ganharem destaque.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.