Boa Cerveja-Feira #259… Jundiahy 2

By | 15 de fevereiro de 2019

Se na semana anterior comemoramos pela coluna, agora iremos trazer um cerveja que comemora as raízes de uma cervejaria, com a Jundiahy 2.

Produzida pela cervejaria Biernards de Jundiaí. Já havíamos falado um pouco da cervejaria na coluna sobre a Haar e da Haar Cinnamon Wood.

Falando com o Luquita consegui algumas declarações do mestre cervejeiro da Biernards sobre como foi o desenvolvimento da Jundiahy 2. Irei resumir um pouco as palavras dele, fazendo o possível para não perder o principal.

A Jundiahy 2 é uma celebração de uma nova fase da biernards, com uma pegada moderna com forte influência norte americana.

Mais importante ainda, a Jundiahy é uma série. Todo ano, desde 2015 a Jundiahy é lançada e a deste ano é um divisor de águas, primeira de uma série. Todas as produções futuras terão adição de mosto de vinho, mas podendo ser trabalhado qualquer estilo tendo sempre o trabalho com a uva para lembrar e honrar as origens.

E o resultado foi como o esperado no processo criativo, trazer uma cerveja com uma pegada de smooth, quase uma sobremesa.

Jundiahy 2

Jundiahy 2Dados Técnicos:

Cerveja: Jundiahy 2
Estilo: Sour
Teor: 5,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 4,00

A cerveja apresenta um tom rubro intenso, praticamente bordo. A espuma é espessa, uma ótima formação e bastante duradoura.

O aroma apresenta notas láticas e vinificadas ao início, as notas de baunilhas são discretas e surgem em segundo plano. A composição do aroma traz o início lático, mas logo remete para notas de vinho tinto.

Ao provarmos a Jundiahy 2 encontramos uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar a acidez é média alta, bastante agradável e é acompanhada por notas láticas e com um toque de vinho tinto. Além de um leve adocicado proveniente da baunilha que torna a experiência muito refrescante e agradável.

No aftertaste temos o crescimento das notas de baunilha e uva bordo. Enquanto que a acidez perde um pouco da força inicial e fica o suficiente para manter a refrescância da cerveja.

A Jundiahy 2 é uma sour muito bem estruturada, mantendo o equilíbrio entre notas láticas, acidas e frutadas. Se for para a cada ano termos uma nova versão desta cerveja, com esta qualidade, eu apoio integralmente.

Para esta harmonização lembrei de um prato específico aqui de São Roque, da pizzaria Port’Alba, que interagirá muito bem com esta cerveja.

Minha sugestão é harmonizarmos a Jundiahy 2 com a pizza de presunto alemão com geleia de vinho. A nossa proposta neste caso é contrastar o dulçor da geleia com a acides da cerveja e com isso colocar os holofotes nas notas de uva e vinho tanto da cerveja quanto da geleia. Trazendo assim uma nova composição juntamente com o presunto alemão.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.