Boa Cerveja-Feira #240…. Haar

By | 5 de outubro de 2018

Aproveitando o inicio de Outubro, o mês da Oktoberfest, vamos abordar um dos estilos clássicos na escola alemã com a Haar.

Esta weizenbock é produzida pela Bier Nards, de Jundiaí. A cervejaria é relativamente nova, em operação desde 2013, e apostou em estilos clássicos para formar seu portfólio. No inicio a Bier Nards contava com uma Bohemian Pilsner, uma Red Ale e uma Weizen, porem em pouco tempo agregou outros estilos como uma weizenbock, uma Fruit Beer, uma Schwarzbier e uma IPA.

Mas em momento algum a cervejaria se distanciou do seu propósito, produzir cervejas diferenciadas e de alta qualidade para os fundadores, amigos e todos os apreciadores de cervejas.

Haar

weizenbock biernards haarDados Técnicos:

Cerveja: Haar
Estilo: Weizenbock
Teor: 7,3%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,75

A Haar apresenta cor castanha avermelhada, levemente opaca porem com brilho. A espuma se forma cremosa e bastante persistente.

O aroma traz notas de bananada com cravo, além de notas de caramelo, toffe, leve açúcar queimado, percepção de dulçor e banana madura. Em segundo plano encontramos leves notas de malte e fermento.

Ao provarmos a Haar encontramos uma cerveja de corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar é mantida a percepção frutada de banana e leves notas de condimento e cravo. Seguido pelo percepção de malte, caramelo e pão australiano.

O aftertaste traz notas frutadas, mas a percepção de fermento e pão é mais notável ainda. Acompanhado por uma percepção levemente picante na língua, muito provavelmente vinda do fermento e do trigo. E a Haar fecha a experiencia com um leve aquecimento adocicado, que chega a remeter a licor.

A Haar cumpre seu papel em trazer uma leitura de um estilo clássico, sem reinventar a roda – neste caso – e criando uma experiência muito agradável. E mesmo com seus mais de 7% de álcool a Haar mantem um bom drinkability e refrescância.

Apesar de estar deste a apresentação da coluna falar sobre o estilo e a escola alemã, minhas harmonização vai ser totalmente nacional, como a cerveja.

Minha proposta é harmonizarmos a Haar com tapioca recheada de bananada. A tapioca agrega pouco ao paladar, mas a cerveja irá encorporar aspectos de açúcar queimado, cravo e caramelo. Além de destacar o sabor da banana.

Prost!

Fabrizio Guzzon

3 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #240…. Haar

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira #241.... Haar Cinnamon Wood - Beercast Brasil

  2. Anselmo Mendo

    Também gostei dessa Bier Nards, Guzzon. Apesar do Luquita, rs. Tem um bom custo benefício e deveria ter mais exemplares do estilo nas prateleiras. Ficou bem curiosa a sua harmonização, não teria pensado nisso. Vou experimentar com doce também!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo

      As cervejas da Bier Nards tem se mostrado com uma qualidade bastante constante, sem decepcionar. Acho a Red Ale bem bacana e esta Weizenbock é bem gostosa, e o preço é bastante justo oque a torna ainda mais atrativa.

      Eu sempre acho que a Weizenbock vai bem com doce…. é quase como as Stout harmonizando com chocolate, mas usando algo que puxe mais para o malte e para banana.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*