Boa Cerveja-Feira #236…. Nooner

Esta semana vamos dar aquela escapada no horário do almoço para experimentar algo bem gostoso, com a Nooner.

Esta cerveja é produzida pela, já conhecida, Sierra Nevada. Cervejaria californiana e fundada na década de 1970. E já falamos um pouco mais sobre a cervejaria e seu estilo de produção de cervejas quando falamos sobre a Stout e pela Gose produzida por eles.

Já a Nooner é uma German Pilsner que foge um pouco do “west coast style” que a cervejaria segue, e mantém o lúpulo dentro de um limite que não apaga o restante das notas.

E uma curiosidade é a respeito no nome da cerveja. Nooner é um termo usado quando se usa um intervalo no período diurno, normalmente o almoço, para um “encontro sexual”.

Nooner

Nooner Sierra NevadaDados Técnicos:

Cerveja: Nooner
Estilo: German Pilsner
Teor: 5,2%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,75

A cerveja se apresenta amarelo clara, brilhante e translucida. A espuma se forma com bolhas pequenas e de duração invejável, se mantendo sobre a cerveja por muito tempo.

No aroma temos as notas de malte acompanhada por suaves notas de casca de pão, biscoito doce e calda de caramelo. Em segundo plano uma suave presença de fermento, que remete a massa de pão e suave herbal.

Ao provarmos a Nooner vemos que se trata de uma cerveja de corpo baixo e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar temos a percepção de malte, casca de pão e biscoito. Em segundo plano encontramos notas herbais oriundas do lúpulo que ocupam o paladar em contraponto ao dulçor do malte.

No aftertaste o amargor herbal do lúpulo se mantém presente, em intensidade médio baixa, mas limpa e agradável. O final é bastante refrescante e com suave crisp.

A Nooner é uma pilsner leve, refrescante e com um perfil de amargor herbal que poderia se aproximar de uma session IPA. A composição final demonstra que é uma cerveja feito com muito cuidado e o resultado é um rótulo que é muito bem adaptado para o nosso clima.

Para a harmonização pensei em qual prato poderia aproveitar tanto as notas herbais da cerveja quanto da leveza da cerveja.

Minha sugestão é harmonizar a Nooner com costelinha de tucunaré grelhadas. Por ser um peixe de rio ele trará um sabor mais forte e que será ainda mais destacado pelo toque herbal da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon