Boa Cerveja-Feira #236…. Nooner

By | 7 de setembro de 2018

Esta semana vamos dar aquela escapada no horário do almoço para experimentar algo bem gostoso, com a Nooner.

Esta cerveja é produzida pela, já conhecida, Sierra Nevada. Cervejaria californiana e fundada na década de 1970. E já falamos um pouco mais sobre a cervejaria e seu estilo de produção de cervejas quando falamos sobre a Stout e pela Gose produzida por eles.

Já a Nooner é uma German Pilsner que foge um pouco do “west coast style” que a cervejaria segue, e mantém o lúpulo dentro de um limite que não apaga o restante das notas.

E uma curiosidade é a respeito no nome da cerveja. Nooner é um termo usado quando se usa um intervalo no período diurno, normalmente o almoço, para um “encontro sexual”.

Nooner

Nooner Sierra NevadaDados Técnicos:

Cerveja: Nooner
Estilo: German Pilsner
Teor: 5,2%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,75

A cerveja se apresenta amarelo clara, brilhante e translucida. A espuma se forma com bolhas pequenas e de duração invejável, se mantendo sobre a cerveja por muito tempo.

No aroma temos as notas de malte acompanhada por suaves notas de casca de pão, biscoito doce e calda de caramelo. Em segundo plano uma suave presença de fermento, que remete a massa de pão e suave herbal.

Ao provarmos a Nooner vemos que se trata de uma cerveja de corpo baixo e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar temos a percepção de malte, casca de pão e biscoito. Em segundo plano encontramos notas herbais oriundas do lúpulo que ocupam o paladar em contraponto ao dulçor do malte.

No aftertaste o amargor herbal do lúpulo se mantém presente, em intensidade médio baixa, mas limpa e agradável. O final é bastante refrescante e com suave crisp.

A Nooner é uma pilsner leve, refrescante e com um perfil de amargor herbal que poderia se aproximar de uma session IPA. A composição final demonstra que é uma cerveja feito com muito cuidado e o resultado é um rótulo que é muito bem adaptado para o nosso clima.

Para a harmonização pensei em qual prato poderia aproveitar tanto as notas herbais da cerveja quanto da leveza da cerveja.

Minha sugestão é harmonizar a Nooner com costelinha de tucunaré grelhadas. Por ser um peixe de rio ele trará um sabor mais forte e que será ainda mais destacado pelo toque herbal da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #236…. Nooner

  1. Anselmo Mendo

    Eita que eu não sabia o que significava Nooner, Guzzon 😀 Muito bom ter Pilsners nas suas avaliações. Harmonização com peixe fica excelente, mas está certo esse nome aí?

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo
      Faz um bom tempo que eu não coloco pilsen aqui na coluna, e já resolvi colocar duas seguidas para mostrar que o mercado não vive somente de IPAs.

      E sim, o nome do peixe estava errado, mas já editei… meu tupi guarani anda meio enferrujado…. rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*