Boa Cerveja-Feira #215….Catharina Sour Uva Goethe

By | 13 de abril de 2018

Esta semana estamos a fim de curtir aquele clima de confraternização e harmonia. Então vamos partir para um estilo novo que é unanimidade com a Catharina Sour Uva Goethe.

Nossa cerveja de hoje é produzida pela Cervejaria Lohn, uma cervejaria relativamente nova, natural de Santa Catarina fundada em 2014, mas mesmo assim tem alguns rótulos bastante reconhecidos, além das Catharina Sour, como a Carvoeira, uma Imperial Stout fantástica.

Mas a cerveja de hoje se trata de uma das Catharinas Sour produzida Lohn, um estilo amplamente reconhecido por praticamente toda a comunidade cervejeira como o primeiro estilo brasileiro. As Catharinas Sour apresentam uma descrição de suas caracteristicas bem definidas e feitas pelas cervejarias de Santa Catarina, foi elogiada pelo Gordon Strong a ponto de levantar que o estilo tem potencial para entrar no BJCP e tem apresentado uma projeção nacional, mesmo que seja gerando polemica como no Beercast #245 … rsrsrs

Catharina Sour Uva Goethe

Catharina Sour Uva GoetheDados Técnicos:

Cerveja: Catharina Sour Uva Goethe
Estilo: Catharina Sour
Teor: 3,4%
País de origem: Brasil
Embalagem: 300 ml
Nota: 4,25

Quando observamos o copo vemos uma cerveja amarelo clara, brilhante e transparente. Com espuma baixa mas com ótima formação de bolhas.

Já no aroma temos a percepção acética, notas de uva branca, vinho branco e espumante. A primeira impressão aromática é muito semelhante a um lambrusco.

Ao provarmos a Catharina Sour Uva Goethe vemos que se trata de uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar ela se apresenta bastante ácida, com percepção frutada e notas de uva branca. A semelhança do paladar ao espumante é notável, mas ainda mais refrescante, suave e o ‘crisp’ da carbonatação.

O aftertaste se mantem com uma acidez leve, agradável e persistente, com notas frutadas e de vinho branco e final levemente seco.

A Catharina Sour Uva Goethe é uma cerveja com paladar de vinho branco muito destacado, muito refrescante, agradável e final acético e seco.

Ao provar este cerveja as notas de vinho branco me chamaram muito a atenção e me vieram diversas opões de harmonização usando estes notas.

Minha sugestão é harmonizarmos a Catharina Sour Uva Goethe com uma filé de lombo suíno grelhado com laminas de uva Itália salteadas no azeite. O uso das laminas de uva irá ressaltar toda a percepção de vinho branco da cerveja. Enquanto que a carbonatação da cerveja ajudará a cortar a untuosidade do filé de lombo.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #215….Catharina Sour Uva Goethe

  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Essa é uma das que mais gosto das catharinas da lohn. Acho legal o sabor da uva com a acidez da cerveja.

    É isso aí, Catharina Sour dominando o mundo hahaha

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      Eu provei a de jabuticaba e esta de uva, e apesar de achar a de jabuticaba bem boa esta de uva me surpreendeu, achei a acidez dela junto com as notas de uva branca e vinho fantásticas…

      Por mim podiam vender em garrafas de 600 ml que eu compraria fácil.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*