Boa Cerveja-Feira…. com Summit Extra Pale Ale

By | 25 de julho de 2014

A cerveja desta semana irá provar que as micro cervejarias dos Estados Unidos não vivem somente das Americans India Pale Ales.

A Summit Brewing tem uma história curiosa, seu fundador Mark Stutrud quando começou a fazer cerveja e a pensar em como deixar de ser um cervejeiro caseiro e passar a ser um micro cervejeiro enviou uma carta para a “Brewers’ Association of America” explicando seu interesse em criar uma cervejaria e no interesse em se filiar a associação. Mas a curiosa resposta que recebeu por esta carta, resumidamente, é que este seria um caminho muito longo e árduo e eles não o encorajavam a seguir com isso, e para completar ele não poderia se associar.

Mas felizmente isso não o impediu de continuar e abrir a micro cervejaria, que prosperou e se tornou uma das referências na região.

A Extra Pale Ale deles é uma English Pale Ale, fugindo da tendência das Americans IPA e demonstrando que uma boa cervejaria produz boas cervejas independente do estilo, tanto que este rotulo ganhou a medalha de ouro no estilo pela World Beer Cup em 2010 e prata em 2014.

Summit Extra Pale Ale

Dados Técnicos:

2014.07.25 Summit Extra Pale AleCerveja: Summit Extra Pale Ale
Estilo: English Pale Ale
Teor: 5,3 %
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

No copo encontramos uma cerveja dourada escura, com espuma branca duradoura e consistente.

Os aromas que encontramos em primeiro plano são os cítricos e herbais do lúpulo e notas de malte, já em segundo plano notamos a discreta presença de notas de caramelo e frutas amarelas como manga.

Quando provamos a cerveja temos um liquido de corpo médio-baixo e boa carbonatação, com um sabor que apresenta as notas cítricas do lúpulo em primeiro plano acompanhado pelo malte e a presença do amargor mediano, em segundo plano temos leves notas herbais.

No aftertaste o amargor ganha mais presença em equilíbrio com as notas cítricas, herbais e de malte persistindo alem do final do gole e dando um final seco e refrescante a cerveja.

Temos uma cerveja que apresenta um estilo clássico, o English Pale Ale, com alguns pequenos toques de personalização, como o uso do lúpulo cascade para dar o toque cítrico, mas sem tirar a identidade do estilo. O sabor é agradável e o final seco e refrescante.

Para harmonizar vou adaptar um prato tipicamente norte americano para dar um toque inglês, as clássicas asinhas com molho de blue cheese. Vamos trocar as asinhas por iscas de peixe a milanesa e manter o molho de blue cheese, que pode ser de gorgonzola ou roquefort.

As notas cítricas da cerveja irão acompanhar muito bem a carne de peixe, e o herbal e o amargor irão intensificar as notas do molho de blue cheese.

Prost!

Fabrizio Guzzon

10 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Summit Extra Pale Ale

  1. Emmanuel SIlva

    Fabrizio,

    A cervejaria Summit é espetacular. Morei em Minnesota e tive a possibilidade de tomar essa cerveja diariamente. Já tentei de tudo pra importar ela mas nunca consegui. Se souber como me avise.

    Um abraço

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Emmanuel,
      Eu provei essa breja justamente quando estava em Orlando, e depois que vim para o Brasil não encontrei por aqui.
      Creio que não tenha um importador que trabalhe com este fabricante, mas dado a frequência que o brasileiro vai para os EUA, é mais negócio pedir para alguém trazer umas garrafas… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Lucas Zurwellen

    Boa Guzzon parece interessante essa breja.

    O BA não é toda essa maravilha que costumam falar por ai, já li mto sobre as picuinhas e brigas dos caras.

    Abraços

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Lucas,

      Imagino que estas associações quanto mais crescem e ganham importância, mais tem a chance de se ter picuinhas e problemas…
      E a cerveja é bem saborosa, vale a pena provar se tiver a chance
      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Daniel,
      Sim, este é um bom exemplo da importância em se perseverar naquilo que gosta… se o cara tivesse parado quando leu esta carta não teriamos esta cervejaria hoje.
      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Renato,
      Provei essa quando estava viajando nos EUA. Nâo sei se temos disponível aqui no Brasil, eu pelo menos não vi ainda…

      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Anselmo Mendo

    Muito bom, principalmente a harmonização. O que será que levou a Brewers Association a dar aquela resposta mal educada ao Sr. Mark, heim?

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Anselmo, não sei ao certo, mas temos que lembrar que a resposta veio do inicio da década de 80, não sei ao certo qual era a mentalidade da Brewers Association naquele tempo. Creio que eles não acreditavam muito no conceito de micro cervejaria.
      Creio que hoje, a resposta seria bem diferente, inclusive por conta da Summit.
      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.