Boa Cerveja-Feira…. com Summit Extra Pale Ale

A cerveja desta semana irá provar que as micro cervejarias dos Estados Unidos não vivem somente das Americans India Pale Ales.

A Summit Brewing tem uma história curiosa, seu fundador Mark Stutrud quando começou a fazer cerveja e a pensar em como deixar de ser um cervejeiro caseiro e passar a ser um micro cervejeiro enviou uma carta para a “Brewers’ Association of America” explicando seu interesse em criar uma cervejaria e no interesse em se filiar a associação. Mas a curiosa resposta que recebeu por esta carta, resumidamente, é que este seria um caminho muito longo e árduo e eles não o encorajavam a seguir com isso, e para completar ele não poderia se associar.

Mas felizmente isso não o impediu de continuar e abrir a micro cervejaria, que prosperou e se tornou uma das referências na região.

A Extra Pale Ale deles é uma English Pale Ale, fugindo da tendência das Americans IPA e demonstrando que uma boa cervejaria produz boas cervejas independente do estilo, tanto que este rotulo ganhou a medalha de ouro no estilo pela World Beer Cup em 2010 e prata em 2014.

Summit Extra Pale Ale

Dados Técnicos:

2014.07.25 Summit Extra Pale AleCerveja: Summit Extra Pale Ale
Estilo: English Pale Ale
Teor: 5,3 %
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

No copo encontramos uma cerveja dourada escura, com espuma branca duradoura e consistente.

Os aromas que encontramos em primeiro plano são os cítricos e herbais do lúpulo e notas de malte, já em segundo plano notamos a discreta presença de notas de caramelo e frutas amarelas como manga.

Quando provamos a cerveja temos um liquido de corpo médio-baixo e boa carbonatação, com um sabor que apresenta as notas cítricas do lúpulo em primeiro plano acompanhado pelo malte e a presença do amargor mediano, em segundo plano temos leves notas herbais.

No aftertaste o amargor ganha mais presença em equilíbrio com as notas cítricas, herbais e de malte persistindo alem do final do gole e dando um final seco e refrescante a cerveja.

Temos uma cerveja que apresenta um estilo clássico, o English Pale Ale, com alguns pequenos toques de personalização, como o uso do lúpulo cascade para dar o toque cítrico, mas sem tirar a identidade do estilo. O sabor é agradável e o final seco e refrescante.

Para harmonizar vou adaptar um prato tipicamente norte americano para dar um toque inglês, as clássicas asinhas com molho de blue cheese. Vamos trocar as asinhas por iscas de peixe a milanesa e manter o molho de blue cheese, que pode ser de gorgonzola ou roquefort.

As notas cítricas da cerveja irão acompanhar muito bem a carne de peixe, e o herbal e o amargor irão intensificar as notas do molho de blue cheese.

Prost!

Fabrizio Guzzon