Boa Cerveja-Feira #191…. Kaffee

Esta semana vamos ver que podemos ter cerveja em todas as refeições do dia com a Kaffee.

Esta cerveja é produzida pela já conhecida Baden Baden, e já falamos várias vezes das cervejas produzidas por eles aqui no site: Baden American IPA (beercast e Boa Cerveja Feira), Baden 15 anos, Baden Weiss e Baden Red Ale.

No caso da Baden Kaffee, a cerveja foi produzida usando como parte dos ingredientes dois tipos de café originados de Carmo de Minas, na região da Serra da Mantiqueira Mineira, o Acaiá e o Bourbon.

A descrição do estilo no untappd é indicado como Porter, mas degustando a cerveja tenho minhas dúvidas se eles realmente usaram este estilo como base. Na minha opinião esta cerveja poderia muito bem ser enquadrada em uma ‘Speciality Beer’ onde o uso do café é o protagonista em cima de uma base mais neutra.

 Kaffee

Dados Técnicos:

Cerveja: Kaffee
Estilo: Porter
Teor: 4,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,75

No copo a Kaffee se apresenta completamente negra e fechada, porem com espuma clara e bastante persistente e com uma boa formação.

Aroma de café muito evidente, bastante fresco e presente, notas de café expresso e grãos recém moídos. Em segundo plano encontramos notas de malte torrado e uma suave percepção de caramelo. Já no aroma vemos claramente que o café é o protagonista desta cerveja.

Ao provarmos encontramos uma cerveja com corpo e carbonatação médio baixa, enquanto que no paladar temos as notas de café expresso, malte torrado e pão preto, em segundo plano um suave toque de caramelo e amargor de torra mediano e pouco persistente.

O aftertaste traz as notas de café fresco e café recém coado, levemente adstringente e com final seco e muito limpo.

Apesar da cerveja ser dominada pelas notas de café, ela faz isso de uma maneira muito cuidadosa e consegue entregar uma cerveja muito saborosa que mesmo com notas marcantes se mantêm com um bom drinkability.

Para a harmonização vamos seguir a sugestão da cervejaria que indica tiramissu, sobremesas a base de chocolate, carne de porco defumada e queijos semiduros.

Minha proposta é harmonizarmos com costela suína no forno a lenha, temperada com pimenta caiena, páprica defumada e sal marinho, assim agregamos os toques de café ao sabor rico da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon