Esta introdução irá sair um pouco do universo cervejeiro e ir para um campo de curiosidades, por conta do nome da cerveja. Apesar de vermos em muitos locais o uso do termo viking como uma designação de povos nórdicos existe um equivoco neste uso. Viking na verdade se tratada de uma profissão, onde uma tradução aproximada seria ‘pirata’ ou ‘invasor’, mas esta é somente um dos entendimentos. Outras fontes ligam o termo a uma região costeira de Oslo mas que ainda ligaria o termo ao moradores costeiros e navegantes. O importante é que viking não era um povo e sim um conjunto de diferentes povos que viviam em um uma mesma região e que os outros povos acabavam por agregar em um único ‘entendimento’
Viking Imperial Stout
Dados Técnicos:
Cerveja: Viking Imperial Stout
Cervejaria: Cervejaria Odin
Estilo: Imperial Stout
Teor: 10,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,50
Aparência: Cerveja preta completamente fechada. Espuma bege clara, com boa formação e duração inacreditável.
Aroma: No aroma temos notas de café, chocolate, cacau e torrefação. Em segundo plano leve nota licorosa.
Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de café expresso ocupam o primeiro plano seguida pelas notas de cacau e torra.
Aftertaste: Aftertaste pautado por notas de café e aquecimento alcoólico, o final trás leve nota picante e amargor de torrefação.
Harmonização: Para a harmonização vamos sugerir o bolo de coco gelado da casa. Colocando notas de café e cacau ao dulçor do bolo e migrando o sabor do coco para coco queimado.
Prost!
Fabrizio Guzzon