Boa Cerveja-Feira…. com New Morning

By | 8 de julho de 2016

Esta semana vamos ver o amanhecer tomando uma New Morning.

Esta cerveja é produzida pela italiana Birrifício Del Ducato, esta é mais uma representante da nova geração de cervejarias italianas que tem criado o cenário cervejeiro renovado para a Itália.

A cervejaria Del Ducato foi inaugurada em 2007 em Roncole Verdi, uma pequena vila em Parma e não perdeu tempo em conseguir seu espaço no cenário italiano e europeu graças ao seu mestre cervejeiro Giovanni Campari e pela visão empreendedora do executivo Manuel Piccoli.

Mesmo sendo inaugurada em 2007, logo em 2008 recebeu um prêmio internacional na Alemanha pela sua Stout e com isso a Del Ducato foi a primeira cervejaria italiana a receber um premio internacional, em 2009 a New Morning foi indicada com uma das 25 melhores cervejas pelas revistas “Draft” e “The Wine Enthusiast”, e os prêmios continuaram em 2010 e 2011 onde a Del Ducato recebeu a medalha de cervejaria do ano em ambos os anos.

E esta é somente uma das cervejarias italianas em destaque, temos várias outras como o Anselmo escreveu em seu artigo que pode ser lido aqui.

New Morning

2016.07.08 New MorningDados Técnicos:

Cerveja: New Morning
Estilo: Saison / Farmhouse Ale
Teor: 5,8%
País de origem: Itália
Embalagem: 330 ml
Nota: 4

Ao servirmos encontramos uma cerveja amarelo clara e cristalina, porem com espuma de baixa duração.

No aroma as especiarias transbordam e inundam o olfato com notas de pimenta branca, herbal, coentro e camomila, além das notas levemente rústicas e perfumadas que a cerveja apresenta em segundo plano.

Ao provarmos a New Morning vemos que se trata de uma cerveja de corpo e carbonatação medianas, enquanto que no paladar encontramos o malte discreto e criando um plano de apresentação para as demais notas da cerveja que trazem uma percepção de condimentos, leve picância, herbal com toques florais acompanhadas por um amargor médio-baixo.

No aftertaste as notas herbais se mantêm no inicio, mas logo sentimos uma leve picância que se intensifica inesperadamente com toque de pimenta e gengibre e se mantém persistente por um longo tempo.

A New Morning é uma cerveja aromática, complexa com notas herbais e florais que surpreende com seu final picante e persistente.

Para harmonizar vamos aproveitar esta presença condimentada da cerveja e usá-la para destacar o prato.

Para isso minha sugestão é harmonizar com um ceviche de tilápia, assim buscamos colocar todas as notas herbais e florais para destacar o sabor do peixe enquanto que o final condimentado e picante irá salientar o final do prato.

Prost!

7 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com New Morning

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Winterlude - Beercast Brasil

  2. Luquita da Cerveja

    Grande Guzzon!

    O nome dessa cerveja e estilo me fazem pensar em tomar ela um tanto quanto jovem e em uma bel amanhã numa cidadela Italiano, acompanhado de um salame!

    Abraços

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,

      Imagino que beber esta cerveja on tap seja uma experiência fantástica… ainda mais se eu puder fazer isso na fábrica ou na cidade de origem… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Anselmo Mendo

    Guzzon, acho legal como as cervejas italianas tentam se diferenciar pelas garrafas, seguindo a proposta de design do Teo Musso. Isso me parece muito importante pra criar personalidade. Ainda não provei nenhuma do Birrifício Del Ducato. Acho que eles poderiam ter escolhido um nome melhor pra essa cerveja, tanta sonoridade na língua italiana e eles mandam um New Morning 😀 Excelente harmonização, pra ficar mais gourmet é só mudar o nome do peixe de tilápia pra st. peter 😀

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,
      Eu também acho que o design das garrafas e rotulos das cervejas italianas são muito legais e criam uma identidade visual muito forte.
      E o nome, creio que seja para as cervejas de exportação deles… no site eles fazem uma referência a Nuova Mattina, que deve ser o rotulo original.
      E vou aplicar o raio gourmetizador na harmonização e mudar a tilápia para St.Peter… rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
  4. Daniel Córdova

    Grande Guzzon!
    Mais uma cerveja que parece ser sensacional e que nunca nem vi para vender.
    Bela história dessa cervejaria, chegaram metendo os pés na porta pelo visto, ganhando um monte de prêmios.
    Certamente vou tentar pegar uma garrafa dela quando tiver a oportunidade.
    Pergunta de colecionador: a tampinha dela é personalizada? hehe
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      Esse breja me impressionou… normalmente acho as saison leves e com poucas notas diferentes, já esta apresentou uma picancia ao final com toque de pimenta branca e gengibre que são muito boas.

      E a tampinha é personalizada sim, tem o logo da cervejaria.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.