Boa Cerveja-Feira…. com Defender

Por | 1 de julho de 2016

Hoje vamos colocar nossa máscara e capa para lutar pela justiça e pela cerveja de qualidade com a Defender.

Produzida pela Brooklyn em parceria com a Comic Con de San Diego esta cerveja é um lote feito para ser a cerveja oficial do evento. A história desta cerveja foi trazida a nós algum tempo atrás na coluna de nerdices cervejeiras escrita pelo Luquita.

Hoje a Comic Con é reconhecido como o maior evento nerd do mundo e acontece em San Diego, Nova Iorque e São Paulo. O evento nasceu em 1970 em San Diego como uma convenção para reunir fãs de quadrinhos e começou pequena, com cerca de 300 participantes. A convenção ocorreu no hotel U.S. Grant Hotel, El Cortez Hotel, Universidade da Califórnia e o Golden Hall antes de mudar em definitivo para o Centro de Conferencia de San Diego em 1991, e neste ano a convenção já contava com 15 mil pessoas.

Em 2005 a convenção ultrapassou a marca de 100 mil participantes e continua crescendo desde então, e sempre sendo o foco do lançamento de qualquer novidade do mundo nerd, desde filmes e livros até jogos, seriados e colecionáveis.

Uma curiosidade é que a Comic Con Experience que ocorre em São Paulo desde 2014 já tem uma expectativa de cerca de 180 mil pessoas, podendo ultrapassar em tamanho a própria Comic Con de San Diego, mesmo trazendo alguns problemas de uma convenção que cresceu muito rápido.

Defender

2016.07.01 DefenderDados Técnicos:

Cerveja: Defender
Estilo: American IPA
Teor: 6,7%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 4

No copo a cerveja se apresenta dourada, levemente opaca e ainda assim com brilho e com espuma densa, persistente e cremosa.

No aroma encontramos notas evidentes de lúpulo cítrico e herbal com percepção de maracujá, grapefruit, leve cidreira e um toque de gramíneo fresco.

Ao provarmos vemos que a Defender é uma cerveja de corpo médio e baixa carbonatação, enquanto que no paladar encontramos o frutado e o cítrico com notas de maracujá, grapefruit, lima e casca de laranja e ainda em primeiro plano temos a presença do malte levemente adocicado sendo acompanhado pela presença herbal do lúpulo com trazendo o amargor evidente, limpo e crescente.

O aftertaste tem seu inicio bem marcado pelo malte que logo é seguido pelas notas cítricas e herbais do lúpulo que trazem consigo um amargor crescente que permanece no paladar por um bom tempo.

A Defender é uma cerveja com toque cítrico e herbal, com malte equilibrado com o amargor que se torna o protagonista ao ganhar ainda mais força no aftertaste.

Para a harmonização da Defender vamos usar não somente as características de sabor e aroma mas também sua história e conceito.

Eu proponho harmonizar com o Provo-Bacon-Dog, onde vamos buscar usar as notas cítricas e o malte da cerveja contrastar com o salgado e o defumado deste Dog.

Para preparar o Provo-Bacon-Dog usei salsichas frankfurt que primeiramente são enroladas em fatias de provolone e depois enroladas em fatias de bacon, para serem colocadas em um grill até o bacon ficar tostado e o provolone se tornar uma casquinha crocante.

2016.07.01 Defender Harmonização

Provo-Bacon-Dog, acompanhado de picles e molho barbecue

Prost!

Fabrizio Guzzon

8 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Defender

  1. Luquita da Cerveja

    Grande Guzzon, essa fiquei aguado de beber por aqui e não aproveitei. Ai essa semana que passou vc me posta isso e um amigo lá nos EUA tb me manda a foto dela, pelo visto é uma bela duma IPA.

    Seria muito legal se a CCXP tivesse uma cerveja exclusiva tb, com todo um trabalho de cervejaria e artista envolvido mas alguém por aqui iria encrencar para variar.

    Temos que ir para a Comic Con original…rs.

    Abraços

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita

      Uma breja para a CCXP seria uma grande jogada, fácil de achar uma cervejaria que topasse, acho que o mais difícil seria conseguir espaço com a organização, isso me parece bem mais complicado.

      E se você achar, prove mesmo, achei uma breja muito bacana.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Anselmo Mendo

    Reforço a pergunta do Daniel, Guzzon. Aonde você conseguiu essa aí? E sobre a harmonização, fui até procurar no Google “Provo-Bacon-Dog”, mas pelo jeito é uma Guzzon Invention, certo? Muito bom 😀 !

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,
      Essa eu trouxe dos EUA, pelo que me lembro até houve o lançamento dela no EAP, mas não participei.
      E o dog eh invenção minha mesmo, testando os limites da gordice…rsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder
  3. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Onde você conseguiu essa cerveja? Lá nos EUA ou ela chegou por aqui e não fiquei sabendo?
    Parece ser muito boa.

    E ótima harmonização com esse mega dog aí. Eu colocaria um purê de batata por cima só pra não esquecer das raízes hahaha

    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,
      Essa breja eu trouxe dos EUA, e eh muito boa.
      O dog estava com o purê por baixo, fazendo a “cama” para o resto…rsrs

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*