Boa Cerveja-Feira #291… Rarite

By | 27 de setembro de 2019

Nesta semana vamos conhecer um bom trabalho de envelhecimento em barril, com a Rarite.

A Rarite é produzida pela Thirsty Hawks, uma cervejaria cigana do Rio de Janeiro. Eles se colocam como uma cervejaria que quer matar a sede, sede de conhecimento, sede de apoiar a cultura cervejeira, sede de inovação.

Para esta coluna vamos conhecer um dos lançamentos que a cervejaria apresentou no Mondial de la Biere deste ano, no Rio de Janeiro. No total foram 11 lançamentos, muito deles com envelhecimento em barris. E algo interessante é que temos envelhecimento em uma grande variedade de tipos de barris, vinho, gin, Bourbon, dentre outros.

Rarite

RariteDados Técnicos:

Cerveja: Rarite
Estilo: Farmhouse Ale
Teor: 6,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 4,00

Ao servirmos encontramos uma cerveja em tom dourado escuro e opaca. A espuma é branca e com uma formação invejável, bolhas muito pequenas, uniforme e muito persistente.

No aroma somos apresentados a notas de madeira, herbal, uvas brancas e leve vinifica. Em segundo plano encontramos o malte criando todo o cenário e uma suave percepção rústica.

Quando provamos a Rarite encontramos uma cerveja de corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas herbais, leve amadeirado, vinho branco acompanhado pelo vinificado suave. A percepção frutada traz notas de pêssego. Em segundo plano malte, rústico, feno e um toque de madeira.

O aftertaste traz em destaque notas rústicas e vinificado de uvas verdes. E as notas de madeira remetem ao uso de madeira jovem.

A Rarite é uma Farmhouse Ale que além de trazer as notas rústicas esperadas, agrega o vinificado de Chardonnay de forma muito equilibrada. O final com toque de madeira jovem e feno trazem uma percepção com muita personalidade, mas sem agredir o paladar.

Para harmonizarmos a Rarite, podemos usar umas das opções mais clássicas para uma farmhouse ale, o risoto

Em específico para esta cerveja, vamos optar pelo risoto de alho poró. Vamos buscar a semelhança entre as notas herbais e o toque vinificado tanto da cerveja quanto do prato e destacar estas notas ainda mais.

Prost!

Fabrizio Guzzon

One thought on “Boa Cerveja-Feira #291… Rarite

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira #292... Stouteada - Beercast Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.