Quero beber cervejas diferentes, mas qual escolher?

Por | 23 de agosto de 2014

Vou iniciar aqui uma nova coluna, trazendo semanalmente uma lista com 3 cervejas nos mais diversos temas. Vou dedicar esse meu primeiro post a todas as pessoas que querem iniciar nesse mundo das cervejas de verdade.

Está na moda postar fotos com uma cerveja diferente no facebook. Não posso falar nada porque faço isso também, e pior, utilizo uma rede social de cervejeiros chamada Untappd para me ajudar nessa tarefa.

Ao ver as fotos vários amigos comentam comigo:

– Renato, quero beber cervejas diferentes, mas qual escolher? Quando chego na prateleira do supermercado não sei qual pegar!

Não faltam opções de cervejas nas prateleiras dos supermercados

Não faltam opções de cervejas nas prateleiras dos supermercados

Esse pode ser um empecilho para quem ainda não conhece o maravilhoso mundo das cervejas de verdade.  A oferta de cervejas tem aumentado muito de certo tempo pra cá, e é comum encontrar dezenas de rótulos diferentes em uma visita a um supermercado qualquer, o problema está ai, dentre todas essas opções com nomes estranhos, valores, rótulos estilizados, cores variadas… Qual escolher?

Antes de qualquer coisa: não há uma regra.

Existe mais de uma centena de estilos de cerveja, e cada pessoa vai se identificar mais ou menos com cada um deles. Mas podemos iniciar nesse mundo novo com cervejas que são consideradas “coringas”, ou seja, se você já está habituado a beber uma cerveja comercial (Brahma, Skoll, Itaipava, Kaiser, etc) você não encontrará muita dificuldade em começar a saborear.

Se você se encaixa nesse perfil, vai aqui a minha lista pra você! São 3 cervejas de trigo, fáceis de tomar e não assustam quem está disposto a gastar um pouco mais para provar cervejas de verdade:

1) Erdinger Weissbier

Erdinger Weissbier

Erdinger Weissbier

Na prateleira dos supermercados desde sempre, 11 em cada 10 cervejeiros descobriram um mundo novo tendo essa cerveja como cartão de visita. Fizemos um episódio com ela, vale a pena escutar: http://beercast.com.br/programas/cerveja-erdinger-weissbier-beercast-08/

 

 

 

2) Colorado Appia

Colorado Appia

Colorado Appia

Não é uma cerveja de trigo comum, em sua fórmula vai mel. É uma cerveja fácil de ser encontrada e mais fácil ainda de ser consumida. Escute o episódio que gravamos com ela, com a participação especial de Dudu Sales do blog Papo de Gordo:  http://beercast.com.br/programas/cerveja-colorado-appia-com-dudu-sales-papo-de-gordo-beercast-26/

 

 

 

3) Baden Baden Weiss

Baden Baden Weiss

Baden Baden Weiss

Cervejaria tradicional de Campos do Jordão – SP, foi comprada pela Schincariol no início de 2007, por incrível que pareça a cerveja continua com uma qualidade impecável. Já falamos sobre ela em um dos nossos episódios com o Léo Lopes do podcast Radiofobia: http://beercast.com.br/programas/cerveja-baden-baden-weiss-leo-lopes-radiofobia-beercast-32/

 

 

 

É isso ai pessoal, se você ficou confiante e vai provar essas 3 brejas, nos conte o que achou.

13 comentários para “Quero beber cervejas diferentes, mas qual escolher?

  1. Fabio Murakami

    Eu, eu, fui um dos que perguntou a vcs, e vai cair como uma luva para mim.
    Mais uma bela iniciativa para incentivarem o pessoal a apreciar essa bebida tão querida.
    Estarei acompanhando a coluna.

    Responder
  2. Fabrizio Guzzon

    Renato,
    Ótima coluna! Muita gente acaba torcendo o nariz para as cervejas especiais pois começa com uma estilo que não agrada de começo…. para quem nunca tomou nada diferente começar com uma Imperal IPA é uma pancada muito forte.
    Ter essa indicação de que existem estilos “de entrada” é uma ótima ideia.
    Abç
    Guzzon

    Responder
  3. Luquita

    Gostei da coluna Renato, vai ser bem interessante apresentar aos leitores boas opções.

    Já me fizeram essa pergunta de ql escolher mtas vezes, o meu exemplo de qdo iniciei é sempre de pegar aquela que mais lhe chame a atenção.

    Eu não perguntei pra ngm, fui pegando o que me parecia interessante, antes logicamente eu tinha lido sobre a cerveja e o estilo. Acho que é a melhor forma de aprender a degustar cervejas e coisas novas.

    Responder
    1. Renato Martins Autor

      Boa Luquita, é verdade…vai do perfil de cada um. Mas já recebi esse comentário de vááários amigos.

      Vamos ver se agora eles criam coragem!!! hahaha

      Abs.
      Renato

      Responder
  4. Daniel Córdova

    Opa, coluna nova! Que beleza, parabéns Renato!
    Realmente é difícil indicar uma cerveja diferente pra quem nunca tomou nada parecido, bom começar com as de trigo. Incluiria umas Wit aí no meio também.
    Abraço!

    Responder
    1. Renato Martins Autor

      Verdade hein Daniel, a galera também gosta. Mas fui no tradicional mesmo, já falamos várias vezes sobre isso e acho que a grande maioria dos cervejeiros começou bebendo uma Erdinger ha alguns anos atras…hehe

      Falando nisso, com esse calorzinho de SP eu tomaria uma Vedett agora, fácil!

      Abs.
      Renato

      Responder
      1. Daniel Córdova

        Verdade, é muita coincidência essa história da Erdinger hehe
        No meu caso, como eu morava numa cidade perto de Blumenau, tomei muito chope de trigo Eisenbahn quando começou a ser vendido nos restaurantes da praça de alimentação no shopping. Fazem 10 anos isso já.
        Na real não foi aí que começou de verdade essa paixão. Quem sabe outra hora eu conto essa história.
        E uma Vedett cai sempre muito bem mesmo.
        Estou tomando uma Mac Queen’s Nessie agora. Saúde!

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*