Pumpkin Ale, Cervejas ou Travessuras!

By | 3 de novembro de 2014

O site do Beercast Brasil está bem integrado entre seus colunistas e por isso essa semana, apesar de atrasado, a coluna de nerdices vai contar sobre a história da Pumpkin Ale (cerveja de abóbora / jerimum) feitas na época do Halloween.

Pumpkin Ale

A abóbora é um simbolo encrustado na tradição do Halloween, apesar que o seu uso tenha sido derivado de um leguminoso. A cerveja acabou incorporando o fruto e se tornando popular entre os adultos, já que não tem mais doce para eles.

Pumpkin AleA Pumpkin Ale não é uma invenção atual mas sim uma cerveja tradicional, feita no período do mês de setembro a novembro. Há citações em livros sobre o estilo já em meados de 1801, aonde ela é destacada ao lado das Ales e Porters.

A abóbora é uma planta frutífera nativa da America do norte, sendo cultivada e encontrada em larga escala, tornando- se um dos principais ingredientes na culinária local e assim também para a cerveja.

Flip

Em substituição, pela falta de malte, a abóbora entrou na receita da cerveja por completo para fornecer todo o açúcar necessário para a fermentação, virando um adjunto somente após o início da importação e plantio da cevada.

Registros de receitas da Pumpkin Ale são datados desde 1771 e a cerveja alcançou seu auge em meados de 1840, sendo já nesta época feita com malte e abóbora. Sua popularização se deu por parte de um cocktail chamado “flip“, que leva em sua receita cerveja, rum e açúcar.

Road Post

O renascimento do estilo veio em 1980 quando a Buffalo Bill’s Brewery resolveu recriar uma receita de George Washington, porém usando pedaços de torta de abóbora (ou doce) ao invés do fruto. Ainda hoje as cervejas remetem mais a um doce de abóbora do que ao fruto de fato, como deveria ser no início.

Há versões de Pumpkin que são feitas com o fruto, a versão da Brooklyn também leva a abóbora na receita e ainda faz uma homenagem à principal estrada Colonial que ligava Boston a New York, a Post Road.

Somente nos EUA atualmente há mais de 400 Pumpkin Ales sendo comercializadas, mas sem notícias de uma sendo 100% feita com abóbora.  Confira aqui uma a lista com as 47 melhores!

Pumpkin Ale

9 thoughts on “Pumpkin Ale, Cervejas ou Travessuras!

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Post Road | BeerCast Brasil

  2. Anselmo Mendo

    Luquita, o que quer dizer exatamente “sem notícias de uma sendo 100% feita com abóbora”? Você quer dizer malte, lúpulo, fermento e fruta?
    Segundo o Mario Coppini nos contou, a Jerimoon é feita com pedaços da fruta mesmo. Já provei essa e também a Brooklyn, são boas cervejas mas não me encantam o suficiente para provar novamente.

    Reply
  3. Daniel Córdova

    Fala Luquita!
    Tenho muita curiosidade de provar uma Pumpkin Ale. Ia comprar a Jerimoon da Bier Hoff e a da Brooklyn, mas não rolou.
    Negócio é tentar encontrar em alguma das minhas viagens por aí. Aqui em SC os mercados são meio fracos, ainda mais nessas mais diferentes.
    Abraço!

    Reply
  4. Fabrizio Guzzon

    Grande Luquita,
    Vamos ver se eu consigo uma pumpkin ainda esta semana para honrar a integração entre colunistas que você falou… rs

    Abç
    Guzzon

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*