O Presidente e a Primeira Cerveja

By | 6 de outubro de 2014

A eleição ideal seria se, entre outras aspectos, escolhessem o candidato por sua cerveja. Porém, como bem sabemos, aqui no Brasil iria ocorrer uma disputa de Lager massificada. Nos EUA isso também não ocorre mas o atual presidente Barack Obama resolveu fazer a sua própria cerveja dentro da Casa Branca. Enquanto isso aqui, o ex-Presidente Lula, de branca só tinha a caninha na Granja do Torto!

Whit House

Vou desta vez aproveitar o gancho das eleições que ocorreram neste último final de semana e falar da cerveja que é feita na Casa Branca nos EUA, porém confesso que gostaria de poder escrever sobre uma cerveja feita por algum dos nossos representantes nacionais mas a cultura ainda não permite.

Desde 2011 o presidente americano Barack Obama resolveu inovar, na Casa Branca, fazendo as suas próprias cervejas ao melhor estilo caseiro.

Honey AleO presidente americano comprou, com seu próprio dinheiro, um kit básico para fazer a sua receita na cozinha da sua residência oficial. Obama, com a ajuda de seu cozinheiro, pesquisou sobre o assunto obtendo algumas receitas de base de uma loja, da região, especializada em cerveja e recebeu dicas de outros cervejeiros caseiros da Casa Branca.

Presidente approve

Barack nunca tinham feito cerveja antes e com tamanha ajuda conseguiu chegar em bons resultados depois de poucos testes.

Foi o primeiro registro de um presidente fazendo cerveja, ou qualquer outra bebida alcoólica, dentro da Casa Branca. Antes de Obama, os ex-presidentes George Washington e Thomas Jefferson (conhecido como sendo o primeiro cervejeiro caseiro americano) chegaram a fazer cerveja, whiskey e vinho porém muito provavelmente fora das dependências oficiais.

A cerveja do presidente é feita ao estilo Britânico, levando lúpulos ingleses e ajustes para a água ficar no estilo de Burton-on-Trent (com mais sais minerais) ou Burtonizar, como é chamado o processo.

Cerveja do PresidenteAtualmente a Casa Branca produz 3 tipos de cervejas para o estoque do presidente e alguns eventos especiais. Na lista estão a House Honey Brown Ale (a primeira a ser feita), Honey Porter e a recente Honey Blonde. Podemos observar que todas elas levam mel em sua receita e este por sua vez também vem de uma produção própria dos jardins da Casa Branca.

Rótulo antigo

Por ser a cerveja do presidente americano, era de se esperar que houvesse uma grande procura em poder tomar lá e sendo ela uma cerveja caseira não há planos de comercialização ou grande produção.

Para deixar todos os eleitores satisfeitos, a Casa Branca resolveu disponibilizar em seu site 2 receitas e assim todos os interessados podem recriar-las. A cervejaria Northern disponibiliza de forma oficial um kit para se reproduzir a White House Honey Ale, contendo os ingredientes exatos e os rótulos para a garrafa.

BarackO cervejeiro Garret Oliver, da Brooklyn Brewery, resolveu recriar a cerveja seguindo a receita disponibilizada pela Casa Branca afim de se certificar que a cerveja do presidente é realmente boa. O veredito, depois de seguir a risca todos os passos para se fazer a cerveja, foi que se trata de uma cerveja realmente muito boa e de qualidade.

 
Por final veja a este vídeo sobre a produção:

7 thoughts on “O Presidente e a Primeira Cerveja

  1. Anselmo Mendo

    Isso me lembrou Cory na Casa Branca do Disney Channel, eu acho, hahaha. Excelente pesquisa Luquita. Diz a lenda que o Lula tentou montar seu kit destilaria caseira no Alvorada, mas o manual era muito complicado e ele deixou isso pra lá. Também rola o papo que dependendo de quem ganhar essa eleição, vão montar também uma refinaria por lá 😀

    Reply
  2. Fabrizio Guzzon

    Grande Luquita!
    Muito bacana o artigo, eu já tinha ouvido falar que o Obama fazia cerveja, mas não imaginava que era dentro da Casa Branca e que ele já tinha 3 rotulos bacanas!
    Por aqui é muito improvável que algo assim aconteça… ainda não temos essa cultura de cervejeiros caseiros irraigada e os politicos não tem o perfil de cervejeiros caseiros, os cervejeiros são gente boa…
    Abç
    Guzzon

    Reply
  3. Patrick

    Ótimo texto. Falando em Obama acho que todos leram a respeito dele com o Primeiro-Ministro belga durante a copa do mundo, e que como bom perdedor o Presidente cervejeiro tratou de enviar duas caixas de cerveja (Samuel Adams) para a embaixada da Bélgica em Washington para que essa fosse destinada ao Premier.

    Reply
    1. Luquita da Cerveja

      É vdd Patrick, o Obama gosta muito de cerveja e tanto é que se vê um monte de fotos dele bebendo. Ele costuma presentear com a Honey Ale será que foi SA mesmo?

      Reply
  4. Daniel Córdova

    Fala Luquita!
    Que legal o texto de hoje, não sabia dessa história.
    Deixando a política de lado, o Obama sempre nos surpreende com essas coisas fora do comum que ele faz.
    Ele deve ser um cara legal de se tomar umas cervejas junto.
    Falando em americanos históricos, o Samuel Adams foi um dos “founding fathers” lá de Boston. Só não sei dizer se ele era cervejeiro também, mas faria sentido se fosse.
    Abraço

    Reply
    1. Luquita da Cerveja Post author

      Fala Daniel, pois é o que o Obama não faz na política ele faz fora dela rs. Sempre aparecem coisas e fotos interessantes daquela família. Acho que o Sam Adams daria um bom post se ele realmente for um cervejeiro… o que acredito que seja.

      Abraços

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*