Mike’s Hard Lemonade. It’s been a hard day’s night, Mike?

Texto de Ana Castilho,
quase psicóloga, militante que
não cansa, chata, mãe e com crush
em testar bebidas malvistas.

Mike’s Hard Lemonade.

Vamos lá. O que é uma hard lemonade? De onde elas vêm, como vivem, dão cria de dúzia (tomara que não)? Hard lemonade é um termo norte-americano que indica toda uma categoria de bebidas feita com vodca e obviamente, limão. O “Hard” é usado ali como indicativo da bebida conter álcool, mesmo caso onde se lê “hard cider”, porque existe a sidra sem álcool e a sidra com álcool. Tem também as hard seltzer, praticamente refrigerantes alcoólicos. É o que em terras tupiniquins é chamado de ICE.

Como beber pra mim é um ato de reflexão e incentivo ao aprendizado (é sim!) fui atrás de descobrir qual era a do Mike. Infelizmente, não encontrei muitas informações a respeito da bebida em si ou mesmo da companhia que a produz. O que eu encontrei foi um verbete da Wikipedia, que diz o seguinte: a Mike’s Hard Lemonade é a bebida “ready to drink” número um nos USA, que tem uma linha extensa em relação aos sabores, que no início a base dessa bebida seria o malte e que a responsável pela marca era a Labbat, do Canadá, mas que depois foi comprada pela Ambev; o que explica até a presença dessa lata com cores berrantes na gôndola do mercado aqui perto de casa.

A minha motivação para experimentar essa bebida foi, além da curiosidade mórbida e pouco amor que eu tenho pelo meu fígado, o valor, cerca de dois reais por 350ml. A Mike’s Hard Lemonade tem 5,0% de teor alcoólico, nem tanto quanto uma daquelas bebidas parecidas que temos falado aqui, mas um pouco mais do que a mesma quantidade de uma cerveja de massa. Na composição não aponta a porcentagem dos ingredientes, mas é sempre do maior para o menor e tá assim: água gaseificada, vodka, açúcar, suco de limão siciliano, além de aromatizantes, acidulantes, ácidos e conservantes. Não encontrei a tabela nutricional na internet.

O sabor não é dos melhores. Na verdade, é bem ruim, um limão genérico tipo bala de limão, e não a fruta. Se você teve uma adolescência bem-vivida (claro que não, todo mundo aqui nasceu sommelier e só bebe La Trappe desde os 18), a Mike’s Hard Lemonade é aquele esquenta feito com refrigerante de limão duvidosamente aromatizado com vodka duvidosamente segura para consumo humano.

Não dá pra perceber o álcool muito bem, mas isso é praxe desse tipo de bebida, que mira nos xóvens. Só o que se sente é o açúcar, ele atrapalha toda e qualquer tentativa bem intencionada e esforçada de sentir algum aroma ou sabor. É bastante carbonatado, e isso dá uma sensação de bebida refrescante.

Enfim. É de todo ruim? Não. De repente, numa ocasião tipo festinha, e se o valor for mantido nessa faixa, vale à pena. E se estiver bem gelado, e só em caso da sua glicemia estar em dia. Caso contrário…