Jogo de Cerveja e não de Beber!

Por | 23 de fevereiro de 2015

Quem nunca participou de algum jogo onde o objetivo era ficar bêbado? Tomara que isto tenha ficado no passado, junto com as cervejas “populares”, e a filosofia do Beba Melhor também tenha refinado a apreciação por jogos de qualidade. A coluna de nerdices vai mostrar que cerveja boas e jogos bons podem coexistir e trazer descontração, aprendizado e diversão as reuniões de amigos!

jogo

Caros amigos leitores, estou preparando o material para abordar sobre a história das cervejarias no Brasil mas para isto vou precisar de um tempo, por tanto hoje resolvi falar de jogos com a temática cerveja.

jogoBrincar com algum jogo, seja de tabuleiro ou de cartas, faz parte de nossas vidas em algum momento, principalmente na infância. Os jogos estão presentes desde os primórdios da humanidade e atualmente estão evoluindo para o modo digital nos vídeo games, portáteis eletrônicos e via internet mas possuindo ainda um gigantesco mercado no seu formato tradicional.

Os nerds possuem um fascínio maior por esta diversão e acabam jogando até quando adultos, até por que há jogos com temáticas e regras mais elaboradas como os RPGs de tabuleiro. Diferente do objetivo dos jogos na adolescência, quando começamos a beber, aqueles com temática de cerveja não visam deixar o participante bêbado mas sim trazer cultura e aprendizado sobre a bebida.

jogoO primeiro jogo é do tipo Super Trunfo, onde o objetivo é colecionar as cartas do jogo comparando atributos com os adversários, vencendo aquele que tiver a maior pontuação na categoria escolhida. O BeerCards é uma variação do famoso jogo de cartas que possuía temas de carros esportivos, motos de corrida, barcos luxosos, aviões cargueiros ou até alguns temas mais genéricos.

Há poucos jogos que tratam da temática cerveja e este é o único feito exclusivamente no Brasil. O Beercards possuí duas edições, uma de cervejas Belgas e o outro com Brasileiras. O jogo reúne 36 cartas e respectivamente cervejas sendo 4 “BeerStars” e 2 “GhostCards“, cartas especiais no jogo com um acabamento ainda melhor. Cada um dos baralhos possuí uma ótima seleção de cervejas, classificando às conforme suas características sensoriais e sendo  as cartas especiais de produtos considerados melhores pelos criadores.

O diferencial deste jogo fica pela questão dele ser, praticamente, um guia sensorial das cervejas presentes, demostrando uma graduação de suas características. Trata-se de uma forma divertida de um guia de cervejas, transformando o em cards informativos. Além das informações necessárias para jogar há indicações de temperatura, álcool e harmonização!

jogoO segundo jogo “Beer Nerd: A Beer Tasting Trivia Game” traz uma aula e treinamento sobre cervejas, o  jogo é americano e pode ser adquirido pela Amazon. Neste jogo o objetivo é avançar pelo tabuleiro respondendo perguntas sobre conhecimentos gerais cervejeiros, algo que agrega com nosso conhecimento. A diversão fica por parte dos desafios de teste cego, pois há campos onde o jogo lhe propõe a descobrir alguma característica de uma cerveja. As cervejas são adquiridas a parte, lógico, e devem ser preparadas para uso no jogo. O ideal é que cada jogador traga uma cerveja para desafiar os amigos e ao final será necessário realizar um teste cego mais completo para se vencer. Este jogo agrega conhecimento não só em termos históricos e técnicos como também apura o lado sensorial e você ainda irá ter várias fichas de cervejas degustadas onde você mesmo fez a avaliação.

*O Amigo Raphael Vieira deu a dica que este jogo pode ser encontrado na Livraria da Vila.

jogoNa sequência temos o “Beer Tasting Tool Kit: How to Choose and Taste Beer Like a Brewer“, um jogo que até parece fazer parte do anterior. Trata se de um kit para degustação a cega mas que, por sugestão do autor, funciona também como jogo e este pode ser adquirido na Amazon ou com sorte na FNAC, onde o conheci. O objetivo neste jogo também é o de acertar as características sensoriais da cervejas mas sem a necessidade de se avançar em um tabuleiro ou responder perguntas de conhecimento cervejeiro. Não há uma regra de fato para este jogo pois o objetivo primário do kit é o de auxiliar com um bloco de anotação, semelhante ao de diários, possuindo espaço para inserção de informações e uma roda de aromas para as avaliações. No kit também se encontra um guia de degustação e sacos de papel para camuflar as cervejas e de fato podemos até montar este jogo por conta própria.

jogoPor final temos uma variação do famoso jogo Banco Imobiliário, o “Brew-Opoly“. Este jogo de tabuleiro faz uma brincadeira, como muitos outras variantes fazem, com o nome original da inspiração, Monopoly. Disponível também só pelo Amazon, este jogo de tabuleiro é mais simples e segue as regras da versão original. Aqui ao invés de comprar e vender imóveis e/ou empresas o objetivo fica por conta da compra de marcas cervejeiras e cervejarias ou algo relacionado, dependendo da versão. Uma possibilidade de jogo é a de não usar o dinheiro mas a cada $100 devido se tomar um copo de cerveja e se caso banco seja o devedor todos no jogo devem beber. Muito mais simples que os demais mas uma garantia de diversão em diversas formas, o interessante é agregar as cervejas reais que estão presentes no jogo para possuir o direito de beber lá quando comprada.

jogoA última dica é a de não só se prender a jogos voltados a cerveja mas também aproveitar locais cervejeiros que oferecem jogos para os consumidores, como é o exemplo do Brewdog Bar em São Paulo que possui uma estante com vários clássicos para qualquer cliente que estiver por lá. Há outros locais no Brasil que possuem a característica focada em board games, com serviço de bar.

Bom jogo e Saúde!

3 comentários para “Jogo de Cerveja e não de Beber!

  1. Daniel Córdova

    Fala Luquita!
    Ultimamente tenho tido muita curiosidade em jogar jogos de tabuleiro, grande parte por influência do Jovem Nerd, mas é complicado estar sozinho nessa.
    O mais perto disso que consegui esses tempos foi jogar UNO com a namorada e os sogros. Quem sabe um dia eu compre algum da Galápagos pra testar.
    Sobre esses de cerveja, achei legais… pra quem sempre se reúne com os amigos pra beber deve ser bem legal testar os conhecimentos e dar risada.
    Abraço!

    Responder
  2. Fabrizio Guzzon

    Grande Luquita.
    Ótimas dicas. Eu acho jogos de tabuleiro uma ótima opção para acompanhar as reuniõs de amigos, e esses jogos mais triviais são bem interessantes…
    Vou dar uma procurada nesse brew-opoly para ver se acho na amazon… me pareceu bem interessante a ideia.
    Abç
    Guzzon

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*