Jekyll & Kirby, Criador e Monstro!

Por | 1 de setembro de 2014

O que Dr. Jekyll e Mr. Kirby tem em comum? Cerveja, é claro! Lógico que se trata de duas personalidades diferentes, um é criação de Robert Louis Stevenson, em 1886, na obra literária de “O Estranho caso de  Dr. Jekyll e Mr. Hyde” e outro é criador de “ficção”, o mestre Jack Kirby mas ambos estão estampados em uma garrafa de cerveja.

Jekyll Island

Dando continuidade ao tema, agora mais nerd, sobre cervejas fictícias e / ou reais, vou abordar sobre uma das cervejas que me fez pesquisar sobre o assunto pela primeira vez e também sobre uma notícia fresquinha publicada pelo BebendoBem.

A notícia mais recente é sobre uma cerveja em homenagem a Jack Kirby, que dispensa apresentações, postada pelo autor do site Bebendo Bem, Fabian Ponzi.

King Kirby

Kirby Beer

Ele nos conta que o aniversário de Kirby, que faleceu em ’94, é comemorado no dia 28 de Agosto pelos fãs e para homenagear-lo a Shmaltz Brewery se juntou com alguns donos de lojas de quadrinhos e desenhistas para fazer uma edição especial que estará disponível no bar da cervejaria. O rótulo foi criado por Paul Harding, famoso criador de action-figures, e a cerveja terá parte de sua renda revertida ao Hero Initiative, que auxilia desenhista com problemas financeiros e de saúde. Uma bela homenagem que deixaria qualquer fã louco atrás desta cerveja, só pelo rótulo é claro ou não.

Jekyll Beer

Seguindo mais a fundo no tema de cervejas fictícias, temos uma criação da Independent Studio Services (ISS) que cria marcas e produtos diversos para seriados. De lá saiu a cerveja Jekyll Island Lager e Red Ale, em homenagem a ilha Jekyll na Georgia, EUA. A sua proposta de criação teve o intuito de criar uma cervejaria e cerveja fictícia para as séries que se passam naquela região. A sua aparição mais notória foi no seriado Dexter (Born Free S01E12) em 2006 e com outras aparições em Lost, My Name Is Earl e Rules of Attraction.

A sua participação no seriado do Dexter sem dúvida chama mais atenção pelo fato de se poder ligar o personagem principal da série com o personagem que da o nome a cerveja (e ilha), além da notória caveira estampada. A princípio podemos acreditar que é uma ligação proposital criado pelos produtores da série mas a marca fictícia já existia e caiu como uma luva.

Jekyll Island

Irmão de Dexter

A ISS, além da Jekyll já criou outras cervejas fictícias, veja se reconhece alguma:

HeislerBilson Genuine Draft
Brockman Premium Dark Ale
Cerveza Clara
Cerveza Fresca
El Brazo
FG Beer
Haberkern
Heisler Gold Ale
O’Farren Original Ale
Olde British ’600′ Malt Liquor
Penzburg
Premium Beer

Vudweisser

Falando em lista de cervejas fictícias, o site Brookston Beer Bulletin fez uma lista ainda maior do que aquela do infográfico com cervejas que aparecem na mídia já a muito tempo, clique e confira. Destaque para as cervejas da revista MAD, como a Heffershessenheisenbrausendeuselbach!

5 comentários para “Jekyll & Kirby, Criador e Monstro!

  1. Anselmo Mendo

    Esse tema, como já falei, daria uma infinidade de matérias. Em suas pesquisas, Luquita, descobriu se o que vai dentro das garrafas de cerveja fictícia é mesmo cerveja (talvez sem álcool) ou algum outro tipo de bebida?

    Responder
  2. Fabrizio Guzzon

    Luquita,

    Ótimo artigo, não sabia dessa breja em homenagem a Jack Kirby. Vou procurar essa para dar uma olhada, apesar de achar que não deve ter em terras brasilis…
    E a ideia de criar uma marca ficticia para atender a demanda de seriados é bem interessante…
    E se não me engano, os livros de AD&D 2ª edição edição tinham uma quantidade gigantesca de itens disponíveis para os jogadores, inclusive com descrições de tipos de bebidas e comidas, creio que ali já haviam algumas “marcas”. Que eu me lembro havia a Shadowdark Ale (de Shadowdale) e a Baldurs Gate Pale (de Baldurs Gate), isso no cenário de Forgotten Realms, no cenário de Greyhawk sei que haviam outras…

    Abç
    Guzzon

    Responder
    1. Lucas Zurwellen Autor

      Essa do Kirby vai ser complicada, pois é só vendida no bar da cervejaria, mas se bobear aparece algo no eBay. Eu não manjo nd de RPG mas é legal saber que os caras se atentam a tal nível de detalhes para o jogo. Particularmente tb gostei da ideia dessa empresa de criar uma marca para atender a seriados que se passam na região, faz meio que parecer que tudo está interligado.

      Responder
      1. Fabrizio Guzzon

        Não manja nada de RPG…. vamos precisar trabalhar este ponto no futuro Luquita… rsrs
        Abç
        Guzzon

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*