O que Hophead, Toyart e Pantone tem em comum? Isto a coluna de nerdices do Beercast, que tenta abranger tudo o que possa ser pertinente ao mundo nerd ou melhor dizendo aquilo que atrai os Nerds Cervejeiros, vai responder hoje. Já falamos de história, quadrinhos, filmes, seriados e gadgets mas ainda há muitos assuntos que podem ser abordados!
Me desculpem por não ter postado nada na semana passada mas a vida está corrida. Esta semana irei falar do primeiro “brinquedo” voltado ao mundo cervejeiro, que eu conheço! Sei que há vários jogos sobre cerveja no mercado, e até podem vir a ser assuntos de um próximo post, mas realmente me refiro a um estilo de brinquedo colecionável.
O termo Hophead é utilizado para designar os aficionados por cerveja lúpulada, isto é, a galera que realmente gosta de sua cerveja com bastante amargor de lúpulo. Porém a expressão Hophead não surgiu no meio cervejeiro para indicar os viciados na flor verde mas remete aos usuários de sua prima, a Cannabis Sativa!
Hophead já foi utilizado de forma pejorativa e rotulava todo usuário de qualquer entorpecente, sendo originado nos EUA em meados dos anos ’30 e ’40 apelidando os músicos de Jazz, usuários de maconha. Depois de ter caído em desuso foi revivido pelos cervejeiros de forma não tão pejorativa, o Hophead atual é um viciado no lúpulo da cerveja.
Toy art, designer toys, urban vinyl, vinyl toy… são tantos nomes diferentes para definir o “brinquedo de arte“, ou seja, trata-se de um brinquedo para adultos, nerds, colecionadores e por ai vai. O toy art não é feito para brincar mas sim algo para se colecionar e expor, ele foi idealizado em 1998 por Michael Lau e os designer o consideram uma tela de pintura 3D que envolve conceitos contemporâneos. O toy art costuma ser baseado em temas diversos, ter tiragem limitada e é tratado como verdadeira obras de arte em alguns casos.
Na união de dois conceitos nasceu a ideia do Brewce Hophead, o primeiro toy art para o mundo cervejeiro. O Brewce, nome com qual foi batizado pelos criadores, é um vinyl toy que possui a cabeça em formato de lúpulo. O toy art está em fase de concepção pois ele está num crowdfunding (financiamento coletivo), para poder sair do papel e ir para as estantes dos cervejeiros.
O grande “barato” do toy art é de se tornar o mascote para as fotos de check-in no Instagram, Untappd e etc. Brewce irá vir em duas versões e a primeira é toda branca. O material do toy art é totalmente customizável, conforme o seu objetivo, sendo assim qualquer um poderá pintar lo como preferir e empresas poderão estampar seu logo nele para depois comercializar o mascote.
A segunda versão possui um espaço em sua barriga para colocar uma tampinha de cerveja. Assim quando for tirar uma foto do cerveja que está bebendo a tampinha irá ter maior destaque, ficando exposta no toy art. Há tampinhas personalizadas para o Brewce que o acompanham, feitas especialmente para o produto e não sendo de cervejarias. Durante a campanha também será lançada a versão com a cabeça colorida para quem optar em adquirir desta forma.
Brewce Hophead foi criado pelos mesmos criadores do Beertone, que inclusive já foi tema no Beercast com o convidado Alexander Michelbach. O beertone para quem não se lembra é um livro / paleta de cor tipo Pantone, uma outra ideia fantástica que qualquer nerd deveria ter em sua coleção.
O “livro” classifica as cervejas por cores, sempre indicando sua escala nos padrões de cor SRM (Standard Reference Method), EBC (European Brewery Convention), CMYK, RGB e HTML. O guia foi feito em uma base de 202 cervejas brasileiras (e suíças na sua primeira versão), trazendo várias informações sobre as cervejas. O interessante que vários estilos podem estar classificados em um mesmo range de cores, contrariando a afirmação de se dizer que um estilo X tem que ser da cor Y. O Beertone foi lançado em uma versão exclusiva para o Beercast mas atualmente pode ser adquirido pelo site próprio da empresa, que possui diversos outros produtos interessantes, como a taça Teku, demonstrada pelo Adriano.
Brewce, como mencionado anteriormente, está num crowdfunding da Indiegogo e pode ser apoiado (adquirido se alcançar a meta) a partir de US$15 (Dollar), mais barato do que a maioria dos toy art que podem ser comprados aqui no Brasil. O melhor de tudo é que ajudando no projeto do Brewce, o mesmo será enviado totalmente de graça para o Brasil, ao contrário de qualquer outro lugar!
Para saber mais detalhes como especificações técnicas, bonificação e sobre todo o desenvolvimento do projeto, acesse o site e também apoie!
Luquita, esse seu post entrou quando eu estava viajando e acabei não dando a devida atenção. Acho que é o melhor artigo sobre o Brewce que li.
Grande Luquita!
Acho muito bacana esses “inventos” para agradar os nerds… rsrs.. ainda mais dando um modelo em branco para cada um poder caracterizar como quiser…
Já tinha dado uma olhada pelas fotos e compartilhamentos que recebi, mas sem grandes detalhes.
Abç
Guzzon
Tem muito gadget legal saindo por ai, vou dar uma explorada no assunto.
Fala Luquita!
Já tinha feito minha contribuição esses dias atrás, muito legal a iniciativa.
Espero que consigam o necessário pra que logo eu tenha o meu na estante e figurando nas fotos das cervejas.
Abraço
Grande Daniel, fiz esse post por que apoio muito a ideia e vc já deve ter visto que tiro fotos com action figures e afins ao lado das cervejas rs.