Hophead, ToyArt e Pantone

O que Hophead, Toyart e Pantone tem em comum? Isto a coluna de nerdices do Beercast, que tenta abranger tudo o que possa ser pertinente ao mundo nerd ou melhor dizendo aquilo que atrai os Nerds Cervejeiros, vai responder hoje. Já falamos de história, quadrinhos, filmes, seriados e gadgets mas ainda há muitos assuntos que podem ser abordados!

Brewce taça Teku

Me desculpem por não ter postado nada na semana passada mas a vida está corrida. Esta semana irei falar do primeiro “brinquedo” voltado ao mundo cervejeiro, que eu conheço! Sei que há vários jogos sobre cerveja no mercado, e até podem vir a ser assuntos de um próximo post, mas realmente me refiro a um estilo de brinquedo colecionável.

Beer HopheadO termo Hophead é utilizado para designar os aficionados por cerveja lúpulada, isto é, a galera que realmente gosta de sua cerveja com bastante amargor de lúpulo. Porém a expressão Hophead não surgiu no meio cervejeiro para indicar os viciados na flor verde mas remete aos usuários de sua prima, a Cannabis Sativa!

Hophead já foi utilizado de forma pejorativa e rotulava todo usuário de qualquer entorpecente, sendo originado nos EUA em meados dos anos ’30 e ’40 apelidando os músicos de Jazz, usuários de maconha. Depois de ter caído em desuso foi revivido pelos cervejeiros de forma não tão pejorativa, o Hophead atual é um viciado no lúpulo da cerveja.

Untappd Hophead

Toy art, designer toys, urban vinyl, vinyl toy… são tantos nomes diferentes para definir o “brinquedo de arte“, ou seja, trata-se de um brinquedo para adultos, nerds, colecionadores e por ai vai. O toy art não é feito para brincar mas sim algo para se colecionar e expor, ele foi idealizado em 1998 por Michael Lau e os designer o consideram uma tela de pintura 3D que envolve conceitos contemporâneos. O toy art costuma ser baseado em temas diversos, ter tiragem limitada e é tratado como verdadeira obras de arte em alguns casos.

brewce-hophead-toy_pic_5

Na união de dois conceitos nasceu a ideia do Brewce Hophead, o primeiro toy art para o mundo cervejeiro. O Brewce, nome com qual foi batizado pelos criadores, é um vinyl toy que possui a cabeça em formato de lúpulo. O toy art está em fase de concepção pois ele está num crowdfunding (financiamento coletivo), para poder sair do papel e ir para as estantes dos cervejeiros.

O grande “barato” do toy art é de se tornar o mascote para as fotos de check-in no Instagram, Untappd e etc. Brewce irá vir em duas versões e a primeira é toda branca. O material do toy art é totalmente customizável, conforme o seu objetivo, sendo assim qualquer um poderá pintar lo como preferir e empresas poderão estampar seu logo nele para depois comercializar o mascote.

Tampinhas HopHead

A segunda versão possui um espaço em sua barriga para colocar uma tampinha de cerveja. Assim quando for tirar uma foto do cerveja que está bebendo a tampinha irá ter maior destaque, ficando exposta no toy art. Há tampinhas personalizadas para o Brewce que o acompanham, feitas especialmente para o produto e não sendo de cervejarias. Durante a campanha também será lançada a versão com a cabeça colorida para quem optar em adquirir desta forma.

Brewce Hophead foi criado pelos mesmos criadores do Beertone, que inclusive já foi tema no Beercast com o convidado Alexander Michelbach. O beertone para quem não se lembra é um livro / paleta de cor tipo Pantone, uma outra ideia fantástica que qualquer nerd deveria ter em sua coleção.

O “livro” classifica as cervejas por cores, sempre indicando sua escala nos padrões de cor SRM (Standard Reference Method), EBC (European Brewery Convention), CMYK, RGB e HTML. O guia foi feito em uma base de 202 cervejas brasileiras (e suíças na sua primeira versão), trazendo várias informações sobre as cervejas. O interessante que vários estilos podem estar classificados em um mesmo range de cores, contrariando a afirmação de se dizer que um estilo X tem que ser da cor Y. O Beertone foi lançado em uma versão exclusiva para o Beercast mas atualmente pode ser adquirido pelo site próprio da empresa, que possui diversos outros produtos interessantes, como a taça Teku, demonstrada pelo Adriano.

Brewce Hophead

Brewce, como mencionado anteriormente, está num crowdfunding da Indiegogo e pode ser apoiado (adquirido se alcançar a meta) a partir de US$15 (Dollar), mais barato do que a maioria dos toy art que podem ser comprados aqui no Brasil. O melhor de tudo é que ajudando no projeto do Brewce, o mesmo será enviado totalmente de graça para o Brasil, ao contrário de qualquer outro lugar!

Para saber mais detalhes como especificações técnicas, bonificação e sobre todo o desenvolvimento do projeto, acesse o site e também apoie!

Link: www.indiegogo.com/projects/brewce-hophead-vinyl-toy

Campanha Hophead