Game of Beers, as cervejas oficiais!

By | 29 de setembro de 2014

Game of Thrones é atualmente o maior sucesso do canal de TV paga HBO, sendo uma série roteirizada pelo próprio autor dos livros R.R.Martin. Um sucesso tão estrondoso merece também uma cerveja à altura e isso é feito pela Cervejaria Ommegang nos EUA, até porque o canal não iria perder a oportunidade de estar presente em todos os meios de consumo.

GoT

Galera, depois de mais um pequeno descanso, estou de volta para falar de mais nerdices cervejeiras e nada melhor do que juntar a melhor série de TV com uma bela cerveja (conforme reviews). Quem nunca assistiu ao Game of Thrones com uma cerveja do lado e não pensou que seria melhor se fosse a oficial lançada pela Ommegang.

Antes de falar da cerveja feita para a série Game of Thrones vamos falar rapidamente da cervejaria Ommegang, cujo nome em holandês significa “andar por ai” e está situada em Cooperstown, New York – EUA. Ao contrário do que podemos imaginar a cervejaria é Belga, pertencendo ao grupo da Duvel Moortgat, e assim também produz estilos de cervejas da Bélgica. A cervejaria leva realmente a cultura de cervejas belgas para os EUA e está também presente no país de sua origem.

OmmegangEm 2012 a Ommegang recebeu o convite da HBO para produzir oficialmente a cerveja da série Game of Thrones. Os livros e a série na TV já eram um sucesso e também tinham fisgado praticamente todos os colaboradores da cervejaria, tanto é que eles tinham até um clube de leitura dedicado ao Game of Thrones.

O acordo e comprometimento entre o canal e a cervejaria é de que se produzam 2 cervejas por ano em relação a série. Ambas as partes concordaram que o apelo da cerveja artesanal teria uma boa conexão com a série que se passa num cenário medieval.

Iron Throne

A cervejaria ainda se preocupou, inicialmente, em não fazer nenhuma cerveja muito extrema para que os fãs de Game of Thrones que só bebem Bud (ou cervejas do estilo) também possam se interessar em experimentar as cervejas exclusivas  sem ter uma má experiência na primeira degustação.

Game of Thrones

SEIZE YOUR DESTINY AND THE IRON THRONE.
O primeiro rótulo a ser lançado pela Ommegang foi “Iron Throne” , uma Blond Ale, fazendo uma referência direta ao trono tão desejado na série e que até então era ocupado por um membro do clã Lannister, o qual serviu de inspiração para o estilo escolhido. O fato de se relacionar uma Blond Ale com os Lannister se dá ao fato de a cerveja apresentar um brilho dourado e usar lúpulos nobres, remetendo ao padrão social elevado da família.

LIKE THE VERY LIVES OF THE MEN OF THE NIGHT’S WATCH, THIS BEER IS DARK, COMPLEX AND BOLD.
O segundo rótulo foi “Take the Black“, uma Imperial Stout em referência aos homens da patrulha noturna que ficam em um lugar isolado, escuro e que exige robustez. O rótulo demonstra a árvore onde Jon Snow jurou lealdade aos patrulheiros para defender Westeros.

DragonsI WILL TAKE WHAT IS MINE WITH FIRE AND BLOOD.
O terceiro rótulo foi “Fire and Blood“, uma Belgian Red Ale, inspirado na personagem Daenerys Targaryen (Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome) e nos seus dragões Viserion, Rhaegal e Drogon.

Essa edição teve 2 curiosidades, primeiro que ela foi lançada com 3 rótulos diferentes, um de cada dragão e a receita continha uma leve pitada de pimenta em referência ao fogo dos dragões.

Face off GoT

 

WHEN CONFRONTED WITH THE MOST FEARED SAYING IN HIGH VALYRIAN, TAKE A SIP AND CHOOSE YOUR WORDS WISELY.
O quarto e mais recente rótulo a ser lançado é o”Valar Morghulis“, uma Abbey Dubbel (Dubbel de Abadia), inspirada nos homens sem rosto de Braavos e tem representado no rótulo a moeda de “duas cabeças” que Jaqen H’ghar deu a Arya Stark.

A curiosidade aqui fica por conta de que essa cerveja teve o seu nome e estilo escolhidos por fãs via página do facebook da Ommegang. A frase Valar Morghulis para quem não sabe significa “Todos os homens tem que morrer“.

A Ommegang a HBO lançaram também itens cervejeiros relacionado ao assunto, como porta copos, canecas e puxadores para chopeira. Abaixo coloco imagens de alguns dos gadgets mais interessantes, mas não necessariamente todos da cervejaria:

Tap HandleGame of ThronesPorta Copos

Veja mais no blog do Maria Cevada e vamos agora esperar o próximo ano para mais 2 cervejas da série!

15 thoughts on “Game of Beers, as cervejas oficiais!

  1. Carlos Mendoza

    Adoro esas cevejas!! Quero uma. Estou ansiosa para a próxima temporada 7 Game of Thrones, o último capítulo me deixou super animado, eu compartilhar o link: http://br.hbomax.tv/serie/Game-of-Thrones-Temporada-07-/501441 onde podem verificar o tempo restante para a transmissão e que é muito emocionante! Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história.

    Reply
  2. Fabrizio Guzzon

    Grande Luquita!
    Ótimo artigo!
    O Cronicas de Gelo e Fogo é uma obra que tem crescido de audiencia cada vez mais, principalmente depois que virou série da HBO.
    A jogada de criar cervejas relativas a série foi uma grande sacada, até por que, o estilo de escrito do RR Martin é bem detalhado, inclusive no que diz respeito aos pratos e bebidas no livro, ele detalha o tipo da cerveja, do vinho, o recheio dos pratos, acompanhamentos… talvez por ser um gordinho bonachão… rsrs
    Mas vale a pena provar essas cervejas e usar o guia culinário de Westeros para fazer as harmonizações!
    Abç
    Guzzon

    Reply
      1. Fabrizio Guzzon

        Não… não achei nenhuma delas… e por aqui não tem tbm.
        Acho que vou pedir para trazerem para mim…
        Abç
        Guzzon

        Reply
  3. Daniel Córdova

    Valar Dohaeris!
    Caraio, como eu queria que tivesse essas coisas por aqui e que não custassem meu rim esquerdo.
    As cervejas só pelo apelo da série já parecem sensacionais. A que eu mais queria provar é a Take the Black. Imperial Stout fechou perfeitamente com eles, inclusive deve ser o que eles bebem lá (não deve não, mas deixa eu viajar aqui).
    Putz e esses itens ali no final são muito legais também. As bolachas de chope mesmo, vai ter muito colecionador jogando dinheiro na tela do computador e babando hehe
    Fiquei impressionado com a cervejaria também. Não conhecia a história, bem legal.
    Mandou bem demais hein Luquita. Valeu a espera.
    Abraço!

    Reply
    1. Luquita da Cerveja Post author

      Pior de tudo é que estavam para chegar aqui no Brasil por alguma importadora mas não sei que fim que levou. Os itens chegam a ser mais legais do que a cerveja, tem cada um mais interessante que o outro.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*