Copos: taça de vinho

By | 20 de novembro de 2014

Olá, pessoal! Alguma vez vocês foram viajar, compraram algumas cervejas pra tomar no hotel, mas chegando lá descobriram (ou lembraram) que geralmente os hotéis não têm os copos ideais para os estilos de cervejas adquiridos? É, eu já passei por isso, mas calma que eu tenho uma ótima solução pra quando isso acontecer! A maioria dos hotéis servem vinhos e a taça usada é uma ótima opção para a degustação de alguns estilos de cervejas.

Cervejas degustadas em uma viagem utilizando as taças do hotel: Belgian Ale (Orval) e Russian Imperial Stout (Péché Mortel)

Cervejas degustadas em uma viagem utilizando as taças do hotel: Belgian Ale (Orval) e Russian Imperial Stout (Péché

Abaixo listarei alguns estilos de cerveja que, a meu ver, podem ser degustados nesse copo: – Belgian Dark Strong Ale – Barley Wine – Red e Brown Ales de Flanders – Belgian Style Lambic ou Gueuze Lambic – Belgian Style Golden Strong Ale – Belgian Stlyle Dubbel/Tripel – Scoth Ale – Old Ale – Russian Imperial Stout (podendo ser a versão americana ou a inglesa) E aí vocês me perguntam: por que podemos usar esse copo para esses estilos? Vou explicar. 10799610_857377687640928_951205169_n Esses estilos geralmente tem uma boa complexidade de aromas e gostos, essa taça com base mais larga pode ser usada para as Belgian Dark Strong Ale, Barley Wine ou Rusian Imperial Stout, a base larga vai propiciar a maior transferência de calor das mãos para a cerveja ajudando na volatilização dos aromas.

10819032_857375554307808_230717124_n Os outros estilos podem ser servidos no copo acima que, na minha opinião, é o melhor, porque tem quase as mesmas características do outro citado, a diferença é a boca um pouco mais estreita e o corpo mais fino, que vai ajudar a segurar um pouco a carbonatação. Os dois têm hastes, caso você não queira transferir o calor das suas mãos para a cerveja. Bom, espero ter ajudado. Vale a pena lembrar que em alguns lugares existem dois tipos desses copos: o de cristal e o de vidro (mais grosso), de preferência para o de cristal (as paredes mais finas ajudam a manter a temperatura da cerveja). Abraços e até a próxima!

3 thoughts on “Copos: taça de vinho

  1. Fabrizio Guzzon

    Grande Adriano,
    A dica de copos de vinho é super importante… eu mesmo faço uso dessa dica sempre que estou fora de casa. Por sinal, muitas das fotos que tiro acabam sendo com copos de vinho.
    Mas por falta de opção, acabo usando para todos os estilos, mesmo sabendo que isso as vezes prejudica um pouco as percepões de um ou outro estilo.
    Abç
    Guzzon

    Reply
  2. Daniel Córdova

    E aí Adriano, blz?

    Muito boas as dicas e certamente vou tentar lembrar quando surgir uma situação assim.
    Pode acontecer também em bares que vendem cervejas especiais, mas que não tiveram atenção/tempo suficiente para ter os copos ideais de cada estilo (como bares de vinho que passam a vender cervejas também).

    Só complementando a informação: a primeira taça mostrada (p/ RIS, Barley Wine, etc) é a Borgonha e a segunda (p/ demais estilos), a Bordeaux =)

    Abraço!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*