Boa Cerveja-Feira…. com Sour Dogma

By | 25 de novembro de 2016

Esta semana vamos azedar um pouco nossa escolha, e descobrir que isso pode ser bom, com a Sour Dogma.

Esta cerveja é produzida pela Dogma, uma cervejaria nacional bastante premiada, e um indicador disto é o fato que pelo site Ratebeer esta cervejaria foi considerada a melhor cervejaria nacional em 2016.

A Dogma é mais um exemplo de cervejaria cigana, abrindo mão de ter uma planta própria para ter mais liberdade para produzir cervejas mais complexas e com maior valor agregado, algo que os sócios trazem desde que trabalhavam com suas próprias marcas (Noturna, Serra de Três Pontas e Prima Satt).

A Sour Dogma é uma cerveja produzida para o clube cervejeiro WBeer e tem como diferencial o uso de centeio em sua formula, que trás uma personalidade única a cerveja.

Sour Dogma

Dados Técnicos:

Cerveja: Sour Dogma
Estilo: Sour Ale
Teor: 4,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml
Nota: 4,0

A Sour Dogma apresenta coloração amarelo palha, opaca e com presença discreta de sedimentos. Apresenta espuma delicada, com boa formação e persistência que mesmo baixando um pouco rápido mantém uma fina camada sobre toda a cerveja.

No aroma somos apresentados a percepção suave de malte, notas frutadas que remetem a jambo, melão verde e ameixa branca, em segundo plano encontramos notas de especiarias como pimenta síria e um leve toque de canfora.

Ao provarmos vemos que a Sour Dogma é uma cerveja de corpo leve e boa carbonatação, enquanto que no paladar temos notas de malte equilibradas com o frutado de jambo e melão, este conjunto é acompanhado por uma acidez bastante presente e notas de especiarias e uma suave picância e adstringência que remete a presença da aveia.

No aftertaste a acidez ganha ainda mais destaque junto com as notas frutadas causando refrescancia e salivação, e fecha com um final levemente condimentado.

A Sour Dogma é uma cerveja leve e muito refrescante, ácida no ponto certo e com final frutado e condimentado e com bom drinkability.

Para a harmonização desta cerveja é quase impossível ignorar as notas ácidas, toques azedos e a sua refrescancia.

Minha proposta é que seja harmonizada com uma porção generosa de camarão salteado no azeite. Vamos buscar a usar todas as notas ácidas e azedas da cerveja para destacar o sabor do camarão, quase como se trocássemos aquele limãozinho por um bom gole de cerveja.

Prost!

7 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Sour Dogma

  1. Pingback: Boa Cerveja-Feira.... com Hop Lover - Beercast Brasil

  2. Luquita da Cerveja

    Grande Guzzon, bom sua avaliação foi bastante contra o que andei vendo sobre essa cerveja. Vi algumas reclamações sobre ela.

    Agora estou na dúvida se aquela nova Sour que lançaram é igual a essa ai ou não?

    Abraços

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita

      Sério cara? Quais foram as reclamações que você viu? Pq as garrafas que recebi estavam bem legais.

      E esta que eles lançaram pela WBeer é bem diferente da que eles lançaram a pouco, a Sourmind… tbm provei e na sourmind eles colocaram goiaba e manga, o aroma é beeem forte de goiada muito madura e a acidez é até equilibrada… eu esperava um pouquinho mais, mas ainda assim achei uma sour muito boa.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Afonso bsb

    show de boa sua avaliação, estava de olho nessa cervejas. Vc ja fez harmonização de sour com doces? recomenda alguma?

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Afonso,

      Ainda não fiz harmonização de sour com doces… mas acho que dá para fazer sim…

      As Fruit Lambics que são ácidas e frutadas ficam bem com sobremesas a base de chocolate branco… se eu tivesse que arriscar começaria por ai… quem sabe um mouse de chocolate branco… ainda mais que temos várias sour no mercado que acabam usando frutas na composição, como as sour da Way e da Dogma.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  4. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Bom, parece que os caras da Dogma acertaram de novo né? Espero conseguir tomar essa cerveja através de um dos confrades meus que assina o WBeer mas só toma 1 das 2 que vem de cada tipo hehe

    Esses dias fizemos um churrasco e tinha bastante coisa legal por causa disso.

    E parece também que vc acertou em cheio na harmonização. Acho que eu deveria deixar pra ler tua coluna depois do almoço, porque sempre saio daqui morrendo de fome.

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel
      A Dogma é uma das cervejarias nacionais que eu pago um pau, sem vergonha de admitir… ainda não peguei uma breja ruim deles, e a maioria ainda fica acima da média.

      E Sour ale com frutos do mar é uma delicia…. nem precisa do limão… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*