Boa Cerveja-Feira…. com Pannepot Old Fisherman’s Ale

Esta semana vamos sentar na proa do nosso barco, lançar o anzol e abrir uma Pannepot Old Fisherman’s Ale enquanto vemos o horizonte.

2017.03.10 Pannepot Old Fishermans Ale Brasao

Brasão da DSB

Esta cerveja é produzida pela cervejaria belga De Struise Brouwers, que podemos traduzir de maneira livre como “Os cervejeiros robustos” ou podemos traduzir de maneira literal como “Os avestruzes cervejeiros”, e isso é proposital pois em flamengo “avestruz” é uma gíria para “robusto” e isso fica claro no brasão da cervejaria.

As atividades começaram como uma cervejaria caseira unicamente para atender os hóspedes de uma pousada de um dos sócios, mas a ideia foi evoluindo, assim como a produção, qualidade e empolgação até que em 2008 receberam o prêmio de melhores cervejeiros do mundo pelos membros do site Ratebeer.

A Pannepot Old Fisherman’s Ale que falaremos hoje é uma das séries mais conhecidas da cervejaria, que são a iniciativa deles em criar cervejas extremas, mas ainda mantendo toda a personalidade de cervejas belgas, e para garantir um perfil único estas cervejas ainda são envelhecidas em barris, inclusive de bourboun e calvados, a minha garrafa era da safra de 2014. E esta cerveja também me foi indicada pelo pessoal do Cateto – Beber e Comer Artesanal.

Pannepot Old Fisherman’s Ale

Dados Técnicos:

Cerveja: Pannepot Old Fisherman’s Ale
Estilo: Belgian Strong Dark Ale
Teor: 10%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,75

Quando servida a Pannepot Old Fisherman’s Ale se apresenta completamente negra, opaca e com espuma breve em tome bege que fica presente somente ao redor do interior do copo ao final do serviço.

Aroma complexo que se inicia com notas de malte, caramelo, amadeirado, frutas escuras secas como ameixa e passas, mas que desdobra para nuances de açúcar queimado e grão de café torrado.

Ao provarmos a Pannepot Old Fisherman’s Ale vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio alto e baixa carbonatação, enquanto que no paladar temos notas de caramelo, açúcar queimado, suave torra, madeira e em segundo plano temos a percepção de café, malte e suave dulçor de frutas vermelhas e frutas secas.

Já no aftertaste temos notas de torra de café, malte e toffe com final seco e levemente amargo e com toque de especiarias.

A Pannepot Old Fisherman’s Ale apresenta várias camadas, com notas de dulçor de caramelo e toffe, suave amargor de torra, percepção de frutas vermelhas e secas, notas de especiarias e madeira, todos inseridos de forma única.

Para a harmonização vou aproveitar novamente o ambiente do Cateto para usar o cardápio deles como fonte de inspiração.

Minha proposta é harmonizarmos esta bela cerveja com fatias finas de presunto serrano, com isso trazemos a presença de um toque defumado para compor o paladar, alem disso contrastamos o dulçor da cerveja com as notas mais salgadas do presunto serrano.

Prost!

Fabrizio Guzzon