Boa Cerveja-Feira…. com L.I.M.A. Pale Ale

Esta semana vamos barbarizar o mundo das american pale ale com a L.I.M.A. Pale Ale.

Esta cerveja e produzida pela Cerveceria Barbarian, uma cervejaria peruana situada em Lima, fundada em 2009 por três amigos que estavam cansados das cervejas sem inspiração presentes no mercado, por sinal, este cenário é algo comum por aqui também.

A Barbarian começou como uma simples cervejaria caseira, mas com o tempo ganhou destaque na região e começou a fornecer cerveja para os bares locais, hoje ela ocupa uma fábrica de 500m² e produz 19 mil litros por mês.

A cervejaria foi convidada pelo clube WBeer a apresentar suas cervejas ao público brasileiro, e os sócios aceitaram de imediato, ainda mais tendo em vista que a cervejaria foca sua produções principalmente nos estilos da escola americana, algo que atualmente tem uma boa penetração em nosso mercado.

L.I.M.A. Pale Ale

Dados Técnicos:

Cerveja: L.I.M.A. Pale Ale
Estilo: American Pale Ale
Teor: 6,1%
País de origem: Peru
Embalagem: 350 ml
Nota: 3,75

Ao servimos a L.I.M.A. Pale Ale vemos que se trata de uma cerveja dourada, cristalina e com espuma de boa formação e persistência.

No quesito aroma a cerveja trás notas de malte com percepção de casca de pão e a percepção de notas cítricas com limão e laranja com um leve frutado ao final que remete a maracujá maduro.

A L.I.M.A. Pale Ale é uma cerveja de corpo médio baixo e boa carbonatação, enquanto que no paladar ela se apresenta equilibrada entre o dulçor do malte, as notas cítricas de lima e laranja e o final com toque herbal fresco e em meio a isto temos a presença de um amargor mediano muito bem inserido durante toda a experiência.

No aftertaste temos a percepção herbal e o amargor de lúpulo ganhando mais destaque, mas se mantendo limpo e agradável e persistente.

A L.I.M.A. Pale Ale é uma cerveja equilibrada com amargor limpo e persistente, mas sem atrapalhar os demais sabores, e com as notas cítricas e herbais bastante frescas.

Para a harmonização vamos pensar em algo que saliente as notas cítricas da cerveja, mas também vamos celebrar o fato de encontrarmos uma cervejaria peruana que pode trazer cervejas de qualidade para o nosso mercado.

Para isso eu optei por preparar um ceviche de peixe branco, camarões e cebola roxa. A citricidade do prato será complementada pelas notas cítricas da cerveja, e as notas de malte irão quebrar a acidez do limão usado no preparo.

Ceviche de pescada branca, camarões, cebola roxa, pimentão amarelo e pimenta dedo de moça

Prost!

Fabrizio Guzzon