Boa Cerveja-Feira…. com Eisenbahn Weizenbock

By | 28 de outubro de 2016

Mais uma semana de outubro, mais festa e mais cerveja comemorando a Oktoberfest, esta semana com a Eisenbahn Weizenbock.

Como o próprio nome diz, esta cerveja é produzida pela Eisenbahn, a cervejaria artesanal de Blumenau adquirida pela Brasil Kirin e que tem forte participação e influência na Vila Germânica de Blumenau onde ocorre a maior Oktoberfest do Brasil, e se não me engano das Américas.

E como toda boa festa a Oktoberfest é regada a cerveja e comida e deixar de lado a culinária alemã seria um erro imperdoável.

Mesmo tendo pratos com nomes que estamos pouco familiarizados, sua base usa muitos pães, carne suína e batata  e portanto não está tão longe da nossa realidade, alguns bons exemplos da culinária alemã são:

Wurst : que são salsichas, na verdade a Alemanha tem mais de 1500 tipos diferentes de salcishas, como bratwurst, Weiner, blutwurst, schwarzwurst, currywurst, Weißwurst e Rostbratwurst.

Schnitzel : São costeletas que podem ser tanto de porco quanto de vitela

Sauerbraten : Carne marinada e assada

Kartoffelpuffer: Panquecas de batata

Brezel ou Pretzels : Pãezinhos assados que podem ou não ser salpicados com sementes

Eisben: O famoso joelho de porco

Chucrute: Salada de repolho

Apfelstrudel: torta de maça feita com massa folhada.

Estes são só alguns exemplos, mas o suficiente para ter me deixado com fome, então vamos logo para a cerveja desta semana….

Eisenbahn Weizenbock

Dados Técnicos:

Cerveja: Eisenbahn Weizenbock
Estilo: Weizenbock
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 4,5

Ao servirmos vemos que a Eisenbahn Weizenbock é uma cerveja castanho escuro com nuances avermelhados quando contra a luz, opaca e com espuma persistente e de boa formação.

O aroma trás a percepção de banana passa bastante evidente, seguido de caramelo, ameixa, notas licorosas suaves e em segundo plano encontramos o malte e notas condimentadas de cravo.

Ao provarmos vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio alto e média carbonatação, quanto que no paladar encontramos malte, caramelo, notas frutadas de banana e ameixa, dulçor equilibrado com as discretas notas de açúcar queimado e baixo amargor.

Já no aftertaste as notas de banana passa surgem de forma marcante, acompanhadas nas notas de caramelo e um fundo adstringente de banana verde e com um final seco, adocicado e aquecido.

A Eisenbahn Weizenbier é uma cerveja equilibrada com notas marcantes de banana passa e caramelo, com final quente e seco. E na minha opinião, esta é o melhor rótulo da linha regular da eisenbahn.

Depois da introdução desta coluna seria impensável não usar um prato da culinária alemã, e vendo força das notas frutadas desta cerveja vou buscar algo que acompanhe este espírito.

Eu proponho um apfelstrudel para acompanhar a eisenbahn weizenbock, vamos deixar o teor alcoólico da cerveja interagir com o dulçor do apfelstrudel e destacar as notas cítricas da maça e o frutado de banana passa da weizenbock.

Apfelstrudel – com maça, uvas passas e raspas de limão

Prost!

Fabrizio Guzzon

5 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Eisenbahn Weizenbock

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,

      Para fechar Outubro tinha que ser com culinária….
      E em minha defesa, vou dizer que são preparos possíveis …. rsrsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Essa cerveja é uma das minhas preferidas dessa linha tradicional da Eisenbahn. Só não é a preferida porque eu conto a 5 anos nessa lista e ela vence =)
    Sobre a culinária alemã que você citou, o Luquita que me corrija, mas a currywurst não é uma salsicha em si, mas um prato feito com bratwurst que leva bastante curry por cima. É sensacional! Faço às vezes em casa e está cada vez mais comum achar em festivais aqui na região.
    Kirschestrudel é feito com cereja e é muito bom, mas meu preferido é o Käsestrudel (ou strudel de queijo), que encontro facilmente na cidade onde meu pai mora (Jaraguá do Sul) e sempre trago congelado. É feito com queijo coalho, doce, muito saboroso e creio que também harmonizaria com essa Weizenbock.
    Schnitzel é um prato muito bom também! Minha dica para quem for visitar Blumenau, procurar o Restaurante Escola do Senac. O Chef é alemão (da Alemanha mesmo, não alemão-brasileiro hehe) e o cardápio tem diversos pratos típicos muito bem executados.
    Adiciona aí na tua lista o Spätzle, um “macarrão alemão” que acompanha bem um schnitzel ou eisbein.
    Hoje tive assunto pra escrever! hahaha
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      Eu tinha visto alguns outros pratos, inclusive este macarrão que você comentou… mas acabei não colocando para não alongar tanto a lista e também achei os outros mais ‘populares’ para a galera.

      Eu também gosto muito da 5 Anos… mas tenho uma predileção por cerveja escura…. ai a Weizenbock mata a pau… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*