Boa Cerveja-Feira #422… Heritage 2015

Quando se trata de cervejas de guarda nem sempre temos a paciência de esperar a cerveja amadurecer, e isso sem falar que o tempo é sempre uma incógnita, uma ano seria o suficiente? Talvez dois? Ou cinco. Neste caso eu mantive esta Heritage em guarda por sete anos e resolve abrir no meu aniversário deste ano. Ela poderia estar melhor? Não sei, o que eu sei é que a cerveja se mostrou fantástica, ainda bem carbonatada e com zero defeitos. Para mim, este foi o tempo perfeito de guarda, aquele onde se bebe a cerveja e se sente feliz.


Heritage 2015

Heritage 2015Dados Técnicos:

Cerveja: Heritage 2015
Estilo: Quadrupel
Teor: 11,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,75

 


Aparência: Cerveja castanha escura com reflexos cobre e opaca. A espuma se forma farta e duradoura, apresentando tom castanho claro.

Aroma: O aroma apresenta notas amadeiradas, frutas secas como ameixas e tâmaras em primeiro plano, uma leve presença licorosa e notas de tanino. Em segundo plano temos o aumento da complexidade deste rótulo, notas de baunilha, toffe, melaço e alcaçuz.

Paladar: Corpo médio alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar somos apresentados a notas vinificadas e amadeiradas em primeiro plano, seguidas pelas percepções frutadas com ameixas e tâmaras secas e então encontramos notas de baunilha, suave tosta, caramelo e leve adstringência.

Aftertaste: O aftertaste destaca as notas vinificadas com leve toque frutado e de baunilha, um crescente aquecimento alcoólico com final seco e adstringente.

Harmonização: A Heritage apresenta uma alta complexidade e muita personalidade, o prato neste caso será o coadjuvante. Minha sugestão é usarmos um escondidinho de costela bovina, a carne é intensa e gordurosa, mas ainda assim menos intensa que a cerveja e contrastará com o álcool permitindo que as notas vinificadas e frutadas se destaquem ainda mais.

Prost!

Fabrizio Guzzon