Boa Cerveja-Feira #400… Reserva 8

Para comemorar a quadringentésima coluna optei pela Reserva 8 da @damabier, afinal 400 semanas são quase 8 anos e eu acho que a equivalência é válida na escolha da cerveja. Minha percepção é que os anos de guarda suavizaram o amargor de torrefação da cerveja, em compensação as notas de madeira e os pequenos nuances ganharam espaço no sensorial.


Reserva 8

Reserva 8Dados Técnicos:

Cerveja: Reserva 8
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 10,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja completamente negra, com espuma marrom e muito densa, porem com baixa persistência.

Aroma: O aroma traz notas licorosas em primeiro plano, acompanhadas pela percepção de chocolate amargo, tosta e madeira. Em segundo plano encontramos melaço, ameixa, tâmara e café expresso.

Paladar: Corpo alto e carbonatação média baixa. Enquanto que no paladar a percepção de chocolate, licoroso e amadeirado ocupam o primeiro plano. Em segundo plano as notas de madeira trazem suaves percepções condimentadas, café, malte torrado e um suave frutado. O amargor é bastante discreto.

Aftertaste: Para uma cerveja potente como este, temos um aftertaste bastante limpo. São mantidas as notas de torrefação e madeira, acompanhadas por suaves notas condimentadas e uma leve adstringência.

Harmonização: Como estamos em um post comemorativo, minha sugestão de harmonização será uma sobremesa. Indico um tiramisú, afinal a cerveja tem potência para contrastar a untuosidade do mascarpone e deixamos as notas de café e chocolate amargo se elevarem no paladar.

Prost!

Fabrizio Guzzon