Boa Cerveja-Feira #354… Eleanor

Esta semana vamos nos rebelar e vamos jogar para fora de nosso convés tudo que nos desagrada acompanhados pela Eleanor.

Esta cerveja é produzida pela Seelaender. Já falamos anteriormente desta cervejaria na coluna que falamos da Christina’O. Esta cerveja é batizada com o nome do navio envolvido na ‘Boston Tea Party’.

Assim como na semana passada, vamos usar as dicas para trazer outra coluna do nosso histórico e como podemos contemporizar o tema.

Esta semana vou trazer a coluna 146 de 2016, do tempo em que as colunas nem número tinham, onde eu falava da Burton Baton da Dogfish Head Brewing.

Revendo este artigo notei como os estilos se reconstroem durante o tempo, pensando nas IPA que tínhamos no mercado em 2016 e nas IPA que vemos hoje em dia, temos uma migração das IPA e Imperial IPA, para a NEIPA, West Coast IPA, Juicy IPA e diversas outras variações. Talvez hoje em dia estas IPA mais puristas sejam justamente o nicho de mercado.


Eleanor

EleanorDados Técnicos:

Cerveja: Eleanor
Estilo: Amber Ale
Teor: 5,3 %
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 4,00

 


A Eleanor se apresenta em tom castanho e com líquido opaco. Espuma pendendo para o bege e com boa duração

No aroma encontramos notas de tosta predominante e o herbal agradável. Em segundo plano encontramos a presença do malte sendo traduzido por notas de pão australiano e biscoitos.

Ao provarmos a Eleanor encontramos uma cerveja de corpo e carbonatação médios. Enquanto que no paladar temos um amargor de média intensidade com notas herbais e um leve terroso, acompanhado pelas notas de pão preto e malte tostato. Em segundo plano uma leve presença de biscoitos e casca de pão.

O aftertaste é marcado pelas notas herbais de forma bastante persistente, enquanto que o amargor é uma presença tênue e trazendo principalmente a percepção de tosta.

A Eleaner é uma Amber Ale que se apega as raízes do estilo deixando qualquer expectativa de dulçor excessivo para trás e trazendo uma cerveja que se pauta pelas notas de tosta, panificação e um agradável herbal. E sempre agradável encontrarmos uma cervejaria que apresenta um rótulo que foge do hype e busca resgatar um pouco das raízes dos estilos.


Para a harmonização a Eleanor nos dá um conceito sólido em suas notas de tosta e herbal para seguirmos, e vamos aproveitar um dos passatempos mais usuais entre os patronos.

Minha sugestão é harmonizarmos com pão de ervas, temos as notas herbais e pão preto na cerveja que seriam salientadas pelo pão.

Prost!

Fabrizio Guzzon