Boa Cerveja-Feira #348… Punktoberfest

Iremos fechar o mês de outubro com um estilo que surge das cinzas, tal qual uma Fenix, todos os anos neste período, ancorado pelas festas de Halloween iremos provar a Punktoberfest.

A Punktoberfest é produzida pelo Clube do Malte, e foi feita mesclando os dois temas festivos mais conhecidos do mês de outubro, a Oktoberfest e o Halloween.

Como última dica de séries deste mês irei indicar a web serie “The Gamers”. Para quem já jogou RPG irá reconhecer uma série de piadas referentes aos diversos chavões que ocorrem em qualquer mesa de jogo.

E mesmo para aqueles que não jogam, a série é bem interessante e mesmo sendo um filme feito com um orçamento menor que uma lata de Dogma, ainda é bem feito. E no caso, o link que encontrei já traz o serie em um único filme, pouco menos de uma hora de diversão.


Punktoberfest

PunktoberfestDados Técnicos:

Cerveja: Punktoberfest
Estilo: Pumpkin Ale
Teor: 5,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,25

 


Cerveja castanha, translucida e brilhante. Espuma bege com boa formação e média persistência.

O aroma apresenta em primeiro plano as notas de condimentos com cravo, canela e nós moscada, de maneira um pouco mais discreta as notas de abóbora adocicada. Em segundo plano encontramos suaves notas de caramelo, leve percepção de pimenta e toffe.

Ao provarmos a Punktoberfest vemos que se trata de uma cerveja de corpo e carbonatação médios. Enquanto que no paladar temos as notas condimentadas de noz moscada, canela e crava em primeiro plano, bastante evidentes. Em segundo plano podemos mapear a percepção de abobora, mais discreta que no aroma, pimenta e um suave amargor.

A percepção de abobora surge novamente no aftertaste, pautada pelas notas condimentadas. O final é persistente e carrega a percepção de condimentos por um longo tempo, finalizado seco e com resquício de pimenta, mas sem a picância, noz moscada e cravo.

A Punktoberfest apresenta uma pumpkin ale que foge um pouco do conceito de doce de abobora quanto ao dulçor, mas mantem as notas condimentadas. É uma cerveja com personalidade e a carga de condimentos a torna uma cerveja para degustar com calma.


Como temos uma presença destacada de condimentos, devemos pensar em uma harmonização que se aproveite destas características.

Minha sugestão é harmonizarmos a Punktoberfest com caldo de moqueca. A moqueca é naturalmente bem temperada e iremos agregar ainda mais aos sabores da cerveja com a inclusão do caldo na experiência.

Prost!

Fabrizio Guzzon