Boa Cerveja-Feira #343… Perfume de Laranjeira

Esta semana iremos fugir um pouco dos estilos mais presentes no mercado e correr para o meio do mato provar mais uma criação da Zalaz, com a Perfume de Laranjeira.

Esta cerveja é produzida pela Zalaz, e faz parte da mesma linha que apresentamos aqui algumas semanas atrás com a Flor de Bananeira. Mas agora ao invés de doce de banana, teremos uma cerveja com adição de raspas de laranja e folhas de laranjeira.

A dica de podcast desta semana é o Vira Casacas, um podcast que trata uma miríade de assuntos, mas em sua maioria focados em direito e política e tratando estes temas de forma crítica e com um humor bem dosado.

Em especial no período político que estamos vivenciando eles têm apresentado um cuidado em tratar os temas o mais breve possível para não deixar a pauta esfriar e sempre buscando convidados com conhecimento para enriquecer a discussão.


Perfume de Laranjeira

Perfume de LaranjeiraDados Técnicos:

Cerveja: Perfume de Laranjeira
Estilo: Belgian Tripel
Teor: 9,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

 


Cerveja dourada intensa e levemente opaca. A espuma tem boa formação com bolhas pequenas e uniformes e mesmo com uma duração breve se mantem uma camada fina sobre a cerveja por bastante tempo.

No aroma as notas de laranja, frutas amarelas, damasco, malte e suave cítrico surgem em primeiro plano, em especial as notas de laranja são bastante frescas. Em segundo plano encontramos suaves notas herbais, cardamomo, leve alcoólico que remete a cointreau.

Ao provar vemos que a Perfume de Laranjeira tem corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar notamos notas cítricas de laranja equilibradas pelo dulçor do malte e de frutas amarelas secas como damasco. Em segundo plano temos suave herbal e um amargor discreto vindo o lúpulo e notas de especiarias que persistem ao final.

O aftertaste parece reforçar a complexidade da cerveja, transformando as notas de laranja em uma leve adstringência cítrica e as notas condimentadas ganham mais espaço.

A Perfume de Laranjeira reforça toda a complexidade e uso de adjuntos que marcam a escola Belga, e neste caso com um crescente de complexidade que surpreende conforme avança a degustação do rótulo. O final adstringente e com percepção de especiarias, leve amargor e fundo cítrico é fenomenal.


Neste caso a harmonização pode se valer de uma vasta opção, pois as cervejas da escola belga são versáteis neste quesito. Mas iremos respeitar a concepção da cerveja e valorizar as laranjas do sítio da ZalaZ que foram usadas.

Minha sugestão é harmonizarmos a Perfume de Laranjeira com magret de pato ao molho da laranja. A carne de pato é gordurosa e de sabor intenso, que será equilibrado pelo teor alcoólico da cerveja. Desta forma as notas de laranja da cerveja e o molho irão destacar o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon