Boa Cerveja-Feira #340… Flor de Bananeira

Esta semana vamos para o meio do mato nos esbaldar com a flora local e provar o resultado de uma mistura entre cerveja e uma iguaria que deveria agradar a todos com a Flor de Bananeira.

Esta cerveja é produzida pela Zalaz, situada em Paraisópolis/MG. A cervejaria é situada na Fazenda Santa Teresinha, que tem toda sua produção focada em produtos orgânicos e se movimenta para que suas cervejas sejam produzidas somente com itens da fazenda.

A Flor de Bananeira no caso é produzida com adição de Doce de Banana orgânico direto da fazenda.

Como começamos um novo mês, vamos começar um novo ciclo de indicações de podcast e a indicação de hoje é o podcast “Projeto Humanos” que conta nesta temporada o Caso Evandro. Este projeto é desenvolvido pelo Ivan Mizanzuk que também é responsável pelo Anticast que comentamos na coluna da Huit Pattes.

Mas deixo o aviso, este podcast conta um caso de desaparecimento da década de 90 e toda investigação e julgamento que tangem o tema, e é um tema pesada. Mas o cuidado no levantamento das informações é primoroso, mesmo que você não seja da área do direito para se interessar pelo tema, vale pela maneira como a toda a história é contada e o cuidado em tentar não empurrar a opinião para um lado ou outro.


Flor de Bananeira

Flor de BananeiraDados Técnicos:

Cerveja: Flor de Bananeira
Estilo: Weizenbock
Teor: 8,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25


Cerveja em tom âmbar, opaca e brilhante. A espuma se forma em bolhas pequena e uniformes, bastante consistente e persistente.

No aroma as notas de banana e o dulçor de caramelo e açúcar queimado, suaves notas de cravo e fermento. Em segundo plano encontramos suave floral e notas de casca de pão.

A Flor de Bananeira apresenta corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar temos notas destacadas de doce de banana, suave licoroso e caramelo. Em segundo plano encontramos notas cravo que agregam leve refrescância, um suave dulçor de açúcar queimado e um amargor muito discreto.

Já o aftertaste traz uma delicadeza inesperada, o alcoólico é muito discreto e é pautado por notas adocicadas de doce de banana e um frescor herbal de cravo. O final é seco e mantem somente uma leve presença de amargor frutado.

A Flor de Bananeira é uma Weizenbock com uma construção delicada, trazendo as notas esperadas para o estilo de forma equilibrada e agradável, com o uso de doce de banana potencializando as notas da cerveja. O final da cerveja, após deixarmos aquecer, traz notas licorosas com floral e frutada muito agradáveis.


Para a harmonização as notas que mais chamam a atenção são justamente o uso do doce de banana e o licoroso ao final.

Minha sugestão é harmonizarmos com banana assada na grelha com creme inglês. Ao assarmos a banana na grelha agregamos notas de caramelo e defumado na banana que irão destacar as notas frutadas da cerveja e o suave herbal, o creme inglês irá suavizar a percepção alcoólica da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon