Boa Cerveja-Feira #337… Deep Darkness

Esta semana iremos nos aprofundar no conceito de um estilo até não ver um palmo a nossa frente, com a Deep Darkness

Esta bela Russian Imperial Stout é produzida pela Synergy, alocada em Sorocaba.

Seguindo a dica da semana passada, vocês devem estar imaginando por que eu daria a dica de um jogo de cartas em um período de isolamento social. E a resposta esta no Magic The Gathering Arena.

Tudo que eu falei das cartas físicas foi transforma em um jogo virtual, e o Magic Arena é gratuito e lhe dá todas as opções de criar baralhos e jogar campeonatos.

Obviamente, a Wizards of the Coast não é caridosa e o jogo tem inúmeras opções “Premium” que custam dinheiro de verdade, mas a boa notícia é que isso é uma opção e você pode jogar sem gastar um único dinheirinho seu. E mesmo para aqueles que gostam de competir, é possível ser um jogador de campeonatos com um baralho competitivo sem gastar dinheiro.


Deep Darkness

Deep DarknessDados Técnicos:

Cerveja: Deep Darkness
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 12,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25


A Deep Darkness é completamente negra e opaca, com praticamente nenhuma espuma ao final do serviço.

O aroma traz notas licorosas em primeiro plano, e juntamente com estas notas alcoólicas a percepção de café expresso, tosta e um suave herbal. Em segundo plano temos notas discretas de cacau e um leve amadeirado.

Ao provarmos a Deep Darkness temos uma cerveja densa e de baixa carbonatação. Enquanto que no paladar a pecepção de aquecimento alcoólico surge logo no início, acompanhada pelas notas de café expresso, tosta e chocolate amargo. Em segundo plano uma leve percepção de picância.

O aftertaste é simples e direto, café e chocolate amargo acompanhados por um aquecimento da garganta e peito que parece que você recebeu um abraço de Ninkasi. O final é prolongado, quente e com notas persistentes de chocolate.

A Deep Darkness é uma cerveja que apresenta uma simplicidade ímpar em sua construção e prova que uma Russian Imperial Stout pode ser incrível somente selecionando os maltes adequados, sem a necessidade de adjuntos ou outros insumos. A Deep Darkness não tira o mérito das receitas que usam adjuntos, pelo contrário, ela demonstra que boas cervejas podem ser encontradas em qualquer estilo.


Para a harmonização devemos pensar em algo que tenho potência o suficiente para não ser apagado pela cerveja, uma opção seria usar doces a base de chocolate, que por semelhança podem cumprir este papel, mas irei por outro caminho.

Minha sugestão é harmonizarmos com escondidinho de carne seca e coalho. Cervejas tostadas são ótimas para contrastar com comidas salgadas. Com base nisto iremos reduzir a percepção de salgado tanto da carne quanto do queijo e destacar seus sabores fortes juntamente com a tosta da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon